CodigoLancamento |
26020 |
NumeroRegistro |
PRJ-030/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
LIBRAS EM INTERFACE COM AS UNIDADES DE SAÚDE: PRÁTICAS REFLE... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Direitos Humanos e Justiça |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
ANA LUISA BORBA GEDIEL (Coordenador, 01/01/2012 a 31/12/2012), CARLA CRISTINA ALMEIDA TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012), JANAYNA AVELAR MOTTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012), LUANA ISABEL GONCALVES DE LIMA (Bolsista FUNARBEX, 01/01/2012 a 31/12/2012), GISLAINE APARECIDA DE ASSIS SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012), DÉBORA DE FREITAS RIBAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012), DÉBORA DORNELAS FERREIRA TAVARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 30/06/2012), THIAGO NOGUEIRA PINTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2012 a 31/12/2012), LAIS BONFIM ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2012 a 31/12/2012), SANDRA CRISTINA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2012 a 31/12/2012), ELISA MARIOA ALMEIDA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2012 a 31/12/2012), PAOLA GARCIA FERREIRA (Estagiário, 01/07/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Grupos sociais vulneráveis |
Objetivo |
1- realizar aos profissionais das 14 Unidades de Saúde de Viçosa-MG, cursos de formação no que diz respeito ao ensino-aprendizagem da LIBRAS e a capacitação para a orientação na saúde sexual e reprodutiva das mulheres surdas de Viçosa. 2-oferecer aos profissionais da saúde de viçosa-MG, um curso apresentando aspectos que envolvem a cultura surda, a sensibilização a respeito da inclusão e os aspectos gramaticais da LIBRAS de modo a favorecer o conhecimento desses profissionais a respeito da Língua e da especificidade do grupo, 3-promover curso de formação em LIBRAS aos (às) profissionais que atuam nas unidades de saúde em Viçosa-MG de modo a possibilitar a comunicação com as mulheres e de toda a comunidade surda, 4-propiciar aos profissionais da saúde uma capacitação voltada para a conscientização em torno dos direitos humanos, saúde sexual e reprodutiva das mulheres surdas com a finalidade de possibilitar uma inclusão, acessibilidade e diminuição da vulnerabilidade vivenciada cotidianamente por esse grupo, 5-promover a circularidade de experiências entre profissionais da saúde e graduandos da UFV de modo a suscitar o interesse investigativo dos cursistas para os aspectos linguísticos da LIBRAS, da Comunidade Surda e de sua construção enquanto grupo minoritário interface com a saúde mulher surda nas Unidades de Saúde Dependências da UFV e Unidades de Saúde de Viçosa. |
PalavrasChave |
mulher surda, saude sexual e reprodutiva, inclusão |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-articular reuniões junto à Secretaria Municipal de Saúde para a organização dos cursos, 2-dar continuidade aos estudos no Curso de Extensão em LIBRAS CELIB, para possibilitar a obtenção de conhecimentos necessários, com a finalidade de ministrar o curso de capacitação do Módulo I primeira e segunda etapa, 3-construir material didático para a preparação das aulas em LIBRAS aos profissionais da Saúde, referente ao Módulo I primeira e segunda etapa, 4-articular os conhecimentos apreendidos no CELIB com os conhecimentos gerados por meio do grupo de estudos ?Corpo e Saúde? (realizado quinzenalmente, desde o primeiro semestre de 2011), para a construção da segunda etapa do curso de capacitação Módulo I, 5-participar das reuniões do NIEG para discutir teoricamente a respeito da gênero, vulnerabilidade social e direitos da mulher para consolidação do material a ser utilizado no Módulo II primeira e segunda etapa, 6-promover a articulação com os integrantes do núcleo para a construção de apostila, separação do material já existente do NIEG e a organização do material didático referente ao Módulo II primeira e segunda etapa, 7-sistematizar as experiências realizadas neste projeto e o material teórico do grupo de estudos em uma publicação acerca da acessibilidade e inclusão das mulheres surdas no serviço público de saúde. |
LocalidadeAtendida |
14 unidades de saúde de viçosa-MG |
PessoasAtendidas |
180 |
PessoasAtendidasPorMes |
15 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26020 |
CodigoLancamento |
26136 |
NumeroRegistro |
PRJ-036/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
NARRADORES DA CIDADE: MOSTRA DE FILMES ETNOGRÁFICOS E DOCUME... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
GUSTAVO CORREA ZENHA CORDEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2014), JONATAN CRISTIAN DE LIMA VILA NOVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2014), JONATAN CRISTIAN DE LIMA VILA NOVA (Bolsista PROCULTURA, 02/01/2014 a 31/12/2014), JOÃO LUCAS FRANÇA DIAS RODRIGUES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2014), NICOLY OLIVEIRA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2014), LUCAS FERREIRA PIMENTEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2014), ROSA MARIA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2014), DANUSI DE PAULA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2014), TATIELE APARECIDA TENSOL (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2014), NARA LIMA MASCARENHAS BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2014), ANNA CLÁUDIA CAMPOS E SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2014), RAISSA ROSA QUADRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2014), JAMILLE MYLENA DE FREITAS GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2014), AMANDA GONCALVES DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2014), ISRAEL LOPES DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2014), NINA ZAMAGNO PINHEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2014), MARCELO JOSE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2014), DANUSI DE PAULA RODRIGUES (Bolsista PROCULTURA, 02/01/2013 a 31/12/2014), DOUGLAS MANSUR DA SILVA (Coordenador, 02/01/2012 a 31/12/2014), FÁBIO CABRAL DURSO (Bolsista PROCULTURA, 02/01/2012 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Artes visuais (gráficas, fotografia, cinema, vídeo) |
Objetivo |
Objetivo Geral: - estimular o debate em torno das transformações no meio urbano e o modo como tais processos são percebidos e narrados por especialistas e moradores a partir de uma Mostra de vídeos-etnográficos e cinematográficos. Objetivos Específicos: - disseminar a produção audiovisual em Ciências Sociais e formar público, - oferecer à população local programação audiovisual alternativa, acompanhada de debates, - contribuir com a formação/profissionalização de estudantes interessados no tema, - estimular a futura produção de material audiovisual acerca de processos sociais. |
PalavrasChave |
Etnografia, Cidades, Cinema |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Mostra de vídeos-etnográficos e de filmes em linguagem cinematográfica (ficção ou documentário). A programação constitui-se de sessões quinzenais na Casa Arthur Bernardes em Viçosa/MG. Cada sessão de filme será precedida da divulgação hipermídia e impressa, além da disponibilização de textos para leitura. Após a exibição haverá um debate e nova divulgação dos resultados, com base nas discussões e avaliação do público. Estima-se um público médio de 50 pessoas em cada uma das 20 sessões, incluindo estudantes, pesquisadores e cidadãos interessados na temática. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e entorno |
PessoasAtendidas |
1100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26136 |
CodigoLancamento |
26281 |
NumeroRegistro |
PRJ-106/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO URBANA: CONSTRUINDO CIDADANIA E SOCIABILIDADE EM ES... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
GERALDO BROWNE RIBEIRO FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 23/12/2012), JOSARLETE MAGALHAES SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 23/12/2012), CLARISSA FERREIRA ALBRECHT DA SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 20/12/2012), JULIANA TEIXEIRA DO VALE RAMOS (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 23/12/2012), GELSNER DA SILVA PENHA (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 23/12/2012), MARIA ALBA PEREIRA DE DEUS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 23/12/2012), MARISTELA SIOLARI DA SILVA (Coordenador, 01/01/2012 a 23/12/2012), SINVALINA MARIA FONTES DE CARVALHO (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 23/12/2012), JÉSSICA DE FREITAS DA SILVA (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 23/12/2012), JANSEN LEMOS FARIA (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 23/12/2012), DÉBORA ELISA GOUVEIA (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 23/12/2012), THAÍSA NUNES NEVES (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 20/12/2012), IZABELA FARIAS OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 01/01/2012 a 20/12/2012), FERNANDA KELLY GREGÓRIO (Estagiário, 01/01/2012 a 23/06/2012), MAÍRES SILVA MARTINS MEDEIROS (Estagiário, 01/01/2012 a 23/06/2012) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2012-12-23 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento urbano |
Objetivo |
Despertar nos estudantes do ensino fundamental de escolas públicas municipais de Viçosa e de Ervália - MG o interesse pelas questões urbanas, possibilitando-lhes exercitar plenamente a sua cidadania. Objetivos Específicos %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto os elementos que compõem o espaço urbano. %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto sobre os agentes que produzem o espaço urbano. %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto sobre as principais instituições públicas e privadas urbanas. %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto sobre os papéis dos poderes públicos locais. %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto sobre a arquitetura da cidade e seu patrimônio edificado. %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto sobre a importância da preservação do meio ambiente, do patrimônio histórico e cultural do município e dos espaços públicos na cidade. %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto acerca dos direitos e deveres deles enquanto cidadãos. %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto sobre a importância da participação da população na definição dos destinos da cidade. |
PalavrasChave |
Educação urbana, educação patrimonial, cidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Oficinas e dinâmicas interativas (desenhos, fotografias da cidade, colagens, maquetes, etc). Pretende-se com essas oficinas interativas um maior envolvimento e participação das crianças instigando o interesse delas para com a cidade. Ao fim da atividade, a equipe de trabalho utiliza os produtos como ponto de partida para debater as questões urbanas com as crianças. As exposições destes produtos são também de grande importância para o entendimento do projeto pelos pais e professores dos alunos. - Percursos urbanos por Viçosa e por Ervália. Essa atividade é realizada com grupos de até 20 alunos. Estes percursos são realizados principalmente na área central procurando identificar edifícios, conjuntos edificados, ruas, praças, vazios urbanos, patrimônio histórico, problemas ambientais e espaços verdes, discutindo-se também as questões de mobilidade e de acessibilidade urbana, exercitando a observação crítica e a memória das crianças. - Apresentação de teatros, fantoches que envolvam temas relacionados ao urbano. O teatro e os fantoches assim como outras formas de expressão de arte, são métodos lúdicos de disseminar ideias, captando mais a atenção e o interesse das crianças acerca do tema. - Visitas dirigida à Câmara Municipal e à Prefeitura. - Construção, juntamente com as crianças, de um vídeo-documentário sobre Viçosa. Este vídeo-documentário é construído mutuamente envolvendo as crianças, a equipe de coordenação e os profissionais da educação, como forma de concretizar o aprendizado dos partícipes. São propostos o uso de desenhos, fotografias e outros elementos produzidos pelas crianças, além de depoimentos dos envolvidos no projeto. Além de ser uma forma de difusão para outros cidadãos que o assistirem se conscientizarem sobre seus direitos e deveres e desenvolverem um outro olhar sobre a cidade. As crianças aprendem também algumas noções de como se construir um vídeo-documentário. |
LocalidadeAtendida |
Escolas públicas de Viçosa e Ervália/ MG |
PessoasAtendidas |
250 |
PessoasAtendidasPorMes |
250 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26281 |
CodigoLancamento |
26283 |
NumeroRegistro |
PRJ-002/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MÉTODO ALTERNATIVO PARA O MANEJO DA IRRIGAÇÃO PARA PEQUENOS ... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
RUBENS ALVES DE OLIVEIRA (Coordenador, 01/02/2011 a 31/12/2011), MARCIO MOTA RAMOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), MAURO APARECIDO MARTINEZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), PAULO ROBERTO CECON (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), EDNALDO MIRANDA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), REGINALDO MIRANDA DE OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento tecnológico |
Objetivo |
1.Disponibilizar, treinar, avaliar e difundir o Irrígrafo junto a pequenos produtores que atuem na agricultura irrigada, nas condições edafoclimáticas da Zona da Mata Mineira e do Noroeste de Minas. 2.Obter feedback da parte dos irrigantes sobre o uso do Irrígrafo em condições de campo, de maneira a identificar possíveis ajustes necessários para sua praticidade e aceitabilidade no âmbito da agricultura irrigada. |
PalavrasChave |
Irrígrafo, Irrigação, Agricultura irrigada |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1.Determinação das características físico-hídricas do solo. 2.Avaliação dos equipamentos de irrigação. 3.Adequação final do Irrígrafo às condições de solo, cultura e equipamento de irrigação. 4.Ajuste de gráficos. 5.Acompanhamento do manejo de irrigação junto aos produtores. 6.Aplicação dos questionários de avaliação. 7.Análise dos resultados do projeto. 8.Elaboração do relatório final. |
LocalidadeAtendida |
Pequenos produtores da Zona da Mata Mineira e médio produtor do Noroeste de Minas Gerais.. |
PessoasAtendidas |
5 |
PessoasAtendidasPorMes |
5 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26283 |
CodigoLancamento |
26801 |
NumeroRegistro |
PRJ-015/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DA TOLERÂNCIA À LIBERDADE: ECOS DA LITERATURA FRANCESA |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
ROSELIA APARECIDA GONCALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2012 a 12/12/2012), MARCIO BATISTA DELFINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/04/2012 a 12/12/2012), MARIANA REIS FURST (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/04/2012 a 12/12/2012), JUAN PABLO CHIAPPARA CABRERA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/04/2012 a 12/12/2012), NILSON ADAUTO GUIMARAES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/04/2012 a 12/12/2012), CHRISTIANNE BENATTI ROCHEBOIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/04/2012 a 12/12/2012), DOUGLAS RIBEIRO DE MOURA (Bolsista PROEXT, 01/09/2012 a 12/04/2013), DOUGLAS PARAGUASSÚ COELHO (Bolsista PROEXT, 10/04/2012 a 31/08/2012), VENAN LUCAS DE OLIVEIRA ALENCAR (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/04/2012 a 12/12/2012), LUIZA AMALIA SOARES FRANKLIN (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/04/2012 a 12/12/2012), LARISSA REIS MATOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/04/2012 a 12/12/2012), JÉSSICA OLIVEIRA VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/04/2012 a 12/12/2012), MARCUS VINICIUS DUARTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/04/2012 a 12/12/2012), MONIKI ANDRADE COSTA LINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/04/2012 a 12/12/2012), DÉBORA DE PAULA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/04/2012 a 12/12/2012), JUSCÉLIA DE SALES DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/04/2012 a 12/12/2012), RAFAELA ARAUJO FELIPE (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/04/2012 a 12/12/2012), THAÍS BOTIN NASCIMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/04/2012 a 12/12/2012), DAIANE BASILIO DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/04/2012 a 12/12/2012), YURI TEIXEIRA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/04/2012 a 12/12/2012) |
DataInicio |
2012-04-10 |
DataTermino |
2013-04-12 |
LinhaExtensao |
Artes integradas |
Objetivo |
Apresentar ao público universitário e à comunidade em geral, clássicos da literatura francesa que levem à reflexão sobre valores universais como a tolerância e a liberdade de expressão. |
PalavrasChave |
Literatura Francesa, Direitos humanos, Tolerância |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Preleçõs de professores do DLA relacionados à literatura francesa e aos direitos humanos. 2. Blog sobre literatura 3. ?Chuva de livros? ( comunidade acadêmica e comunidade irão convidados a participar) |
LocalidadeAtendida |
Comunidade acadêmica e comunidade em geral. |
PessoasAtendidas |
60 |
PessoasAtendidasPorMes |
60 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26801 |
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