CodigoLancamento |
34473 |
NumeroRegistro |
PRJ-136/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO RECICLAR E O PLANO DE GERENCIAMENT... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
JEFFERSON MACHADO FONTES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 31/12/2014), ROLF PUSCHMANN (Coordenador, 01/03/2014 a 31/12/2014), LORENA PEREIRA DOS SANTOS (Bolsista - Outros, 01/03/2014 a 31/12/2014), LUANA CANDIDO DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 30/06/2014), TATIANE ANGELICA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 31/12/2014), DÉLCIA DOS SANTOS NEPOMUCENO (Estagiário, 01/03/2014 a 31/12/2014), NADIA DUTRA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 31/12/2014), ANA AUGUSTA PASSOS REZENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 31/12/2014), ULISSES BIFANO COMINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 31/12/2014), LENICE APARECIDA ALVES DO VALE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 31/12/2014), SÂMARA DE OLIVEIRA FÓFANO (Bolsista PIBEX, 01/03/2014 a 31/12/2014), ROLF PUSCHMANN (Orientador, 01/03/2014 a 31/12/2014), RODRIGO ABRANCHES XAVIER (Bolsista - Outros, 01/03/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-03-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Resíduos sólidos |
Objetivo |
Objetivo Geral: Tornar a coleta seletiva parte integral do dia-a-dia das pessoas e das atividades do campus, aumentando assim a porcentagem de material reciclável destinada diariamente a ACAMARE. Complementar a formação técnica e profissional dos estudantes membros da equipe. Obletivos Específicos: %u2022Aumentar a visibilidade do Projeto Reciclar e do conhecimento a respeito da destinação dos resíduos no campus, %u2022Fortalecer a coleta seletiva nos alojamentos e núcleos existentes, %u2022Capacitar a equipe de trabalho e aprimorar os conhecimentos referentes aos aspectos relacionados com a área de resíduo sólidos e coleta seletiva, %u2022Fortalecer a equipe do Projeto Reciclar juntamente com as ações da Gerência de Resíduos e Rejeitos. |
PalavrasChave |
coleta seletiva, resíduos sólidos, Projeto Reciclar da UFV |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Metodologia e ações participativas : A essência da metodologia de trabalho do Projeto Reciclar será mantida em conformidade com a utilizada nos anos anteriores, como forma de dar continuidade aos trabalhos que vem sendo realizados. Busca-se porem, como inovador, atrair um maior número de estudantes para a equipe de trabalho e intensificar a parte técnica de treinamento, a fim de complementar os conhecimentos adquiridos na vida acadêmica dos estudantes. As atividades serão desenvolvidas em três frentes principais: 1.Atividades de educação ambiental: Na área educacional o Projeto Reciclar pretende trabalhar levando em consideração cada situação, atuando de acordo com o público alvo, para despertar o interesse dos participantes de acordo com seus perfis e áreas de atuação. Devidamente motivados, esses se tornam agentes multiplicadores de educação ambiental e colaboradores do projeto em seu bom funcionamento e expansão. As formas de atuação serão: %u2022Palestras para as turmas de novos estudantes, a respeito da importância da participação da comunidade acadêmica na coleta seletiva, %u2022Participação em eventos com realização de mini-cursos a respeito de coleta seletiva e gerenciamento de resíduos, inspirando e apoiando iniciativas em prédios do Campus, %u2022Planejar e montar o stand de divulgação do Projeto Reciclar na Semana de Graduação e na Semana do Fazendeiro, de forma dinâmica e que desperte a atenção dos visitantes, %u2022Atualização constante do site do projeto reciclar, divulgando notícias sobre eventos do mesmo e assuntos relacionados que despertem o interesse dos estudantes para a causa, %u2022Divulgação do Projeto por meio de comunicação interna por site, jornal, TV e rádio da Universidade e pela confecção de material de mídia como cartazes e faixas para exposição nos locais de maior circulação de pessoas ou locais nos quais a coleta seletiva ocorrer eficientemente. 2.Atividades de implantação e monitoramento dos núcleos: São considerados núcleos do Projeto Reciclar prédios, departamentos ou setores nos quais a coleta seletiva ocorre ou está em processo de instalação. O projeto pretende continuar atuando nesses locais junto à administração dos mesmos, para construir de maneira integrada um plano de ação individual de cada núcleo que inclui o planejamento, a implantação e o monitoramento da coleta seletiva no local. %u2022Planejamento: Reuniões com grupos de alunos, professores e/ou funcionários do setor que manifestem interesse em colaborar com o projeto, identificação dos problemas e particularidades do núcleo em questão, desenvolvimento do plano e cronograma da implantação da coleta que será apresentado aos chefes do local, %u2022Implantação: Treinamento e conscientização motivacional da equipe de limpeza que executará o trabalho de recolhimento dos materiais, adequações logísticas, incluindo localização e tipo de coletores, divulgação por cartazes, palestras, e-mail, para alcançar a participação do grupo de pessoas do setor, %u2022Monitoramento: Visitas frequentes ao núcleo para acompanhar e apoiar o andamento da coleta seletiva, solucionando eventuais problemas ou duvidas relacionadas, por exemplo, a pontos de coleta, quantidade e identificação dos coletores e utilização correta dos sacos plásticos. Cada núcleo será monitorado por um grupo menor de estudantes da equipe do Projeto Reciclar, com número de integrantes proporcional às necessidades requeridas pela quantidade de resíduos produzidos e o tamanho do público alvo. Mantendo um grupo fixo de alunos para determinado grupo cria-se relação de confiança e facilidade de comunicação. 3.Atividades internas: As atividades internas visam integrar a equipe de forma a facilitar o trabalho em grupo,mostra-se cada vez mais necessário trabalhar o perfil profissional dos estudantes e melhor prepará-los para lidar com as atividades referentes ao gerenciamento de resíduos. %u2022Palestras de Introdução ao Projeto Reciclar, para os novos estagiários e voluntários participantes, %u2022Reuniões semanais e integração da equipe, %u2022Apresentações Técnicas e realização de Minicursos com o apoio da Gerência de Resíduos e Rejeitos da UFV , %u2022Visitas técnicas a campo, %u2022Seminários desenvolvidos pelos estudantes da equipe de trabalho. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade Universitária |
PessoasAtendidas |
15000 |
PessoasAtendidasPorMes |
1500 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34473 |
CodigoLancamento |
30867 |
NumeroRegistro |
PRJ-109/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO E... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
IARA SILVA JAQUES (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), ALANA DE OLIVEIRA PEREIRA VILETE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), ALINE CRISTINA FERNANDES DE FARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), AMANDA DE OLIVEIRA ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), ULISSES BIFANO COMINI (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), RODRIGO SCHITINI DAHER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), SOFIA FONTANA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), TAMIRES CARDOSO PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), THALES SILVA HECK (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), ANA BEATRIZ VILELA FÉLIX (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), ANA MARIA RODRIGUES COSTA DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), CAMILA NASCIMENTO NEVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), DANIELA LOURES MOURÃO GONÇALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), FERNANDA GIRARDI REIS CARVALHAES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), GUILHERME DA SILVA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), GUILHERME LOPES GALVÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), JÉSSICA BANDEIRA DE MELO CARVALHO PASSOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), JULIA NOVAES COSTA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), LAURA LIMA GUAITOLINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), MATHEUS RANGEL DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), NICOLAS FLORENTINO ASSALIM DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
OBJETIVO: Popularização, de modo participativo, do Plano Municipal de Saneamento Básico de Viçosa (PMSBV) por meio de educação ambiental e mobilização social para o saneamento de crianças e adolescentes do ensino fundamental de escolas da rede pública de Viçosa. Assim como elaboração e realização de dinâmicas sobre o saneamento básico, a fim de se formarem cidadãos conscientes e comprometidos quanto a essa temática. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Capacitar à equipe de trabalho em conceitos e metodologias participativas de educação sanitária, - Manter contato da equipe de trabalho com a equipe técnica do PMSBV realizando uma interlocução das diretrizes e ações propostas, - Desenvolver de forma participativa oficinas temáticas, baseadas nas diretrizes do Plano Diretor de Viçosa e no PMSBV, - Elaborar, de forma coletiva, material didático sobre saneamento ambiental e disponibilizá-lo para crianças e adolescentes da escola beneficiada. |
PalavrasChave |
Educação Ambiental, Viçosa Verde, Ambiental Jr. |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Atividades - Pesquisa da realidade sanitária de Viçosa, - Seleção da equipe de trabalho, - Capacitação da equipe de trabalho, - Familiarização com o PMSBV, - Oficinas de Educação Ambiental na Escola beneficiada, - Reuniões entre a equipe de trabalho, - Elaboração do material didático, - Elaboração de relatórios parcial e final, - Divulgação e publicação dos resultados do projeto, - Apresentação do seminário, |
LocalidadeAtendida |
Escolas municipais de Viçosa (3º a 6º anos do Ensino Fundamental) |
PessoasAtendidas |
180 |
PessoasAtendidasPorMes |
180 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30867 |
CodigoLancamento |
31204 |
NumeroRegistro |
PRG-004/2013 |
Tipo |
Programa |
Titulo |
CADASTRO MULTIFINALITÁRIO COM O USO DE AREFOFOTOS NAO-CONVEN... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
JOAO LUIZ LANI (Coordenador, 01/01/2010 a 31/12/2015), DANIEL CAMILO DE OLIVEIRA DUARTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 31/12/2015), DEIVYSON SOARES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 31/12/2015), ALVIMAR RODRIGUES LEITE JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 31/12/2015), RODRIGO VINICIUS RODRIGUES LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 31/12/2015), DANIEL DE SOUZA ANJOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 31/12/2015), GABRIEL REZENDE MARQUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 31/12/2015), JULIANA DE SOUZA PAIVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 31/12/2015), THAMIRES PACHECO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2010-01-01 |
DataTermino |
2015-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento urbano |
Objetivo |
USO DE GEOPROCESSAMENTO, AEROFOTOS NAO-CONVENCIONAIS E IMAGENS DE SATÉLITE NO CADASTRO E PLANEJAMENTO URBANO. |
PalavrasChave |
CADASTRO MULTIFINALITARIO, PLANEJAMENTO URBANO, INFORMACOES GEOGRAFICAS |
ProjetosVinculados |
PRJ-030/2007, PRJ-101/2005 |
AtividadesProjeto |
|
LocalidadeAtendida |
|
PessoasAtendidas |
|
PessoasAtendidasPorMes |
|
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=1&codigoLancamento=31204 |
CodigoLancamento |
31417 |
NumeroRegistro |
PRJ-187/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
VISITANTES CONSCIENTE:HORTO BOTÂNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
CELSO ANTONIO DA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 01/03/2014), RITA MARIA DE CARVALHO OKANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 01/03/2014), GINIA CEZAR BONTEMPO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2013 a 01/03/2014), ITA DE OLIVEIRA E SILVA (Coordenador, 01/03/2013 a 01/03/2014), ITA DE OLIVEIRA E SILVA (Orientador, 01/03/2013 a 01/03/2014), GILMARA FERNANDA COURA (Bolsista PIBEX, 01/03/2013 a 01/03/2014) |
DataInicio |
2013-03-01 |
DataTermino |
2014-03-01 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Consolidar o Horto Botânico como um espaço para promover a educação ambiental de seus visitantes através de atividades recreativas, dinâmicas e visitas monitoradas. |
PalavrasChave |
Educação, Meio Ambiente, Sustentabilidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
visitas monitoradas aos visitantes do Horto, Desenvolvimento de atividades lúdicas e recreativas junto aos visitantes através de temas como: Biodversidade, aquecimento global, sutentabilidade entre outros Construção de uma consciência ambiental |
LocalidadeAtendida |
Escolas Públicas e Particulares de Viçosa e Região |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=31417 |
CodigoLancamento |
31586 |
NumeroRegistro |
PRJ-153/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROGRAMA DE INCENTIVO AO USO RACIONAL DE ÁGUA NA AGRICULTURA... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
MAURICIO BERNARDES COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2013 a 31/05/2016), RUBENS ALVES DE OLIVEIRA (Coordenador, 01/06/2013 a 31/05/2016) |
DataInicio |
2013-06-01 |
DataTermino |
2016-05-31 |
LinhaExtensao |
Recursos hídricos |
Objetivo |
a) Nas áreas irrigadas das propriedades indicadas pelos comitês das bacias hidrográficas dos rios Caratinga e Guandu serão verificadas as condições das estruturas de captação, as condições operacionais do sistema de irrigação, a condução técnica das lavouras e os processos de outorga e de licenciamento, b) caracterizar fisicamente os solos das áreas irrigadas localizadas nas propriedades identificadas na Unidade de Gestão de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Caratinga UGRH5 CARATINGA, no Estado de Minas Gerais, e na Unidade de Gestão de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Guandu - UGRH7 GUANDU, no Estado do Espírito Santo, c) avaliar os sistemas de irrigação das áreas indicadas, d) instalar um Irrigâmetro em cada propriedade indicada pelos comitês e treinar os irrigantes na operação do aparelho, e) fazer o acompanhamento sistemático do manejo da irrigação em cada propriedade indicada, fazendo ajustes e correções, se necessário, f) ampliar o conhecimento dos produtores rurais das propriedades indicadas a respeito das necessidades de água das culturas, g) estabelecer estratégias de apoio e divulgação de informações sobre as necessidades de água das culturas e da eficiência de aplicação de água na irrigação e h) identificar e georreferenciar áreas que apresentam potencial de poluição devido ao beneficiamento de produtos agrícolas. |
PalavrasChave |
Recursos hídricos, Bacia do Caratinga, Bacia do Guandu |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Ação 1 Elaboração do plano de trabalho detalhado, circunstanciado no cronograma de execução dos trabalhos. Apresentação do Plano de Trabalho Detalhado RP0 aos comitês e ao Instituto BioAtlântica (IBIO - AGB Doce. Uma vez aprovado, as ações serão imediatamente iniciadas. Ação 2 A primeira ação a ser desenvolvida, após aprovação do Plano de Trabalho Detalhado RP0 será agendar reunião com cada um dos dois comitês e com as entidades regionais de apoio, com a intermediação e participação do Instituto BioAtlântica (IBIO - AGB Doce). Nessa reunião serão definidos o cronograma de execução e a participação do comitê e das entidades, como facilitadores do contato entre a equipe executora da Funarbe e os usuários irrigantes. Nessa oportunidade, os comitês já deverão fornecer a listagem das 40 propriedades rurais que serão contempladas no Programa de Incentivo ao Uso Racional de Água na Agricultura na Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Ação 3 Contratação de um técnico agrícola, de preferência da região e conhecedor das peculiaridades locais. Este profissional será de suma importância nos trabalhos de campo para amostragem dos solos, caracterização dos sistemas de irrigação e instalação dos Irrigâmetros, além da orientação e do acompanhamento do manejo da irrigação pelos usuários. Ação 4 Com a lista das propriedades indicadas, será traçado o roteiro de visitas a cada uma delas com apoio de pessoal do comitê da bacia e das entidades envolvidas. Em seguida, será elaborado um cronograma de visitas às propriedades considerando-se a disponibilidade do proprietário, de maneira a otimizar tempo e recursos financeiros. Ação 5 Com o agendamento elaborado, cada uma das propriedades indicadas será visitada pela equipe da Funarbe, ocasião em que o proprietário irá responder a um questionário sobre as características do sistema e as práticas de irrigação, as técnicas de condução das lavouras e o planejamento da propriedade no curto e no médio prazo. Ação 6 Na visita serão avaliadas as condições gerais dos sistemas de captação e de irrigação, além da condução técnica das lavouras. Também será verificado se os produtores possuem outorga de uso de água e licenciamento ambiental. Ação 7 Amostras de solo serão retiradas em três locais representativos da área irrigada para sua caracterização físico-hídrica. |
LocalidadeAtendida |
Produtores das Bacia Hidrográfica do Rio Doce |
PessoasAtendidas |
240 |
PessoasAtendidasPorMes |
7 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=31586 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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