CodigoLancamento |
32496 |
NumeroRegistro |
PRJ-201/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ARTESANATO E CULTURA LOCAL: CAPACITAÇÃO TÉCNICA E DE GESTÃO ... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
JESSICA LUIZA MARTINS DE LIMA (Bolsista PIBEX, 01/03/2014 a 31/07/2014), MICHELE APARECIDA SILVA (Bolsista PIBEX, 01/08/2014 a 30/12/2015), MICHELLE CRISTINA FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2015 a 30/12/2015), ARÍCIA TUANY DE PAULA GONÇALVES (Bolsista PIBEX, 01/03/2016 a 30/04/2016), LUANA MARTINS GUIMARÃES SOUSA (Bolsista PIBEX, 01/05/2016 a 30/09/2017), MICHELE MORAIS OLIVEIRA PEREIRA (Coordenador, 01/07/2013 a 30/03/2017), LEONARDO PINHEIRO DEBOCA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2013 a 01/07/2014), ADRIANA ZANELLA MARTINHAGO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2013 a 30/12/2015), GILBERTO VENANCIO LUIZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2013 a 01/07/2014), MAYARA DOS SANTOS ALVES MENDES (Estagiário, 01/07/2013 a 30/12/2014), PAULO JUNIO DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2013 a 01/07/2014), DAYANNE IZABELLE DOS SANTOS SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2013 a 01/07/2014), SOFIA MARIA SILVA E SATO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2013 a 01/07/2014), JANAÍNA ASSIS DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2013 a 01/07/2014), LARRANNA SILVA RODRIGUES (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 01/03/2014), LUCIANE CRISTINA DE OLIVEIRA LISBOA (Coordenador, 01/04/2017 a 30/12/2017) |
DataInicio |
2017-02-01 |
DataTermino |
2017-12-30 |
LinhaExtensao |
Empreendedorismo |
Objetivo |
Realizar workshop´s de técnicas artesanais, palestras e debates entre artesãos e docentes e discentes da Universidade Federal de Viçosa- Campus Rio Paranaíba, promovendo o incentivo ao empreendedorismo e à capacitação de artesãos para o mercado. |
PalavrasChave |
Gestão do trabalho, Artesanato, Cultura |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Realização de reuniões quinzenais com artesãos - Realização de 3 treinamentos sobre empreendedorismo, investimento em pequenos negócios e finanças. - Realizar treinamentos quinzenais para desenvolvimento de novas técnicas artesanais. - Exposição dos produtos semanalmente em feiras da cidade. - 1 publicação em revista científica sobre a temática - 1 apresentação de trabalho em evento científico |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba-MG |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32496 |
CodigoLancamento |
33917 |
NumeroRegistro |
PRJ-270/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PRESERVAÇÃO E PROTEÇÃO DE NASCENTES: ALTERNATIVAS DE MANEJO ... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
CARLOS EDUARDO DE ANDRADE (Coordenador, 02/04/2013 a 30/12/2013), ELISLENE APARECIDA SILVEIRA MOREIRA (Bolsista PIBEX, 02/04/2013 a 30/12/2013) |
DataInicio |
2013-02-04 |
DataTermino |
2014-12-30 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Objetivo Geral. Preservar as nascentes por meio de técnicas conservacionistas de solo, assegurando à presente e futuras gerações, disponibilidade de água em quantidade e qualidade adequadas aos seus diversos fins no município de Ervália, MG. Objetivos Específicos. Constituem objetivos específicos do presente projeto a realização das seguintes atividades: Refletir com os produtores rurais sobre a importância da conservação das nascentes de suas propriedades, Contribuir para a formação acadêmica, possibilitando aos estudantes amadurecimento profissional e humanitário, %uF0B7 Garantir a biodiversidade local, %uF0B7 Aumentar a capacidade de infiltração de água no solo, %uF0B7 Desenvolver trabalhos de educação ambiental, visando à mudança de mentalidade e hábitos dos moradores das comunidades envolvidas no projeto, Promover reflexão sobre a importância dos recursos hídricos, Potencializar possibilidades de inclusão social e fortalecimento da cidadania, por meio de ações interativas que levem em conta as dimensões sociocultural, político-econômico e ambiental para a sustentabilidade do meio ambiente. |
PalavrasChave |
Nascentes, Meio ambiente, Manejo e conservação do solo |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Encontro da equipe de trabalho para discussões e planejamento das ações. Visita aos produtores para caracterização das nascentes em suas propriedades. Visita aos produtores em suas propriedades a fim de orienta-los na utilização de técnicas conservacionistas. Monitoramento das nascentes. Realização de oficinas. Atividades interativas nas comunidades enfatizando a educação ambiental. Encontros com os produtores para avaliações. Encontros de avaliação da equipe de extensão. Elaboração de relatórios. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade de Vargem Alegre, no município de Ervália, Zona da Mata de Minas Gerais |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
10 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=33917 |
CodigoLancamento |
33930 |
NumeroRegistro |
PRJ-016/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CIRANDA INFANTIL: UM ESPAÇO LÚDICO COM OS SEM TERRINHA |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
PAOLA DE CASTRO DOS SANTOS (Bolsista PIBEX, 21/01/2013 a 31/12/2013), VERÔNICA APARECIDA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), ANDRÉIA APARECIDA TOLEDO BICALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), CARMEM INEZ DE OLIVEIRA (Coordenador, 21/01/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares |
Objetivo |
Desenvolver momentos de recreação para as crianças do Assentamento Olga Benário como espaço de lazer, cultura e educação através de intervenções lúdicas e culturais para retomada da infância. |
PalavrasChave |
Infância, Lúdico, MST |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Reunião do Projeto Ciranda Infantil Pesquisa Bibliográfica Apresentação às famílias assentadas Contação de História MusicArt Conta de Novo Visita ao Campus/Ludoteca UFV Oficina de Confecção de Brinquedos com Sucata Cine Ciranda Elaboração de Zine para distribuição aos Sem Terrinha Varal de Artes (exposição na Casa sede) Avaliação final coletiva do Projeto Elaboração do Relatórios |
LocalidadeAtendida |
Assentamento Olga Benário e Acampamento Denis Gonçalves |
PessoasAtendidas |
103 |
PessoasAtendidasPorMes |
22 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=33930 |
CodigoLancamento |
34201 |
NumeroRegistro |
PRJ-023/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CONCESSÃO DE ESPAÇO PÚBLICO E MOBILIÁRIO URBANO PARA FINS PU... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
EVONIR PONTES DE OLIVEIRA (Coordenador, 01/03/2012 a 01/03/2013), ADRIANO PROVEZANO GOMES (Orientador, 01/03/2012 a 01/03/2013), GABRIEL TEIXEIRA ERVILHA (Bolsista - Outros, 01/03/2012 a 01/03/2013), BEATRIZ PEREIRA DE ALMEIDA (Bolsista - Outros, 01/03/2012 a 01/03/2013), THAÍSA CAETANO LIRA (Bolsista - Outros, 01/03/2012 a 01/03/2013), LUANA CRISTINA DE OLIVEIRA (Bolsista - Outros, 01/03/2012 a 01/03/2013), PETER FELIPE DOS SANTOS (Bolsista - Outros, 01/03/2012 a 01/03/2013), RAFAEL FARIA DE ABREU CAMPOS (Bolsista - Outros, 01/03/2012 a 01/03/2013) |
DataInicio |
2012-03-01 |
DataTermino |
2013-03-01 |
LinhaExtensao |
Gestão pública |
Objetivo |
Concessão de espaço público onde estão localizados os pontos de ônibus para empresas interessadas em financiar melhorias nos mesmos. |
PalavrasChave |
Espaço público, Pontos de ônibus, Viçosa |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Melhorias nos pontos de ônibus de Viçosa/MG, tendo como contrapartida a possibilidade de utilização dos mesmos para fins publicitários. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa/MG |
PessoasAtendidas |
60000 |
PessoasAtendidasPorMes |
5000 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34201 |
CodigoLancamento |
29493 |
NumeroRegistro |
PRJ-049/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
GOLDEN5: MÃOS UNIDAS POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
RITA DE CASSIA DE SOUZA (Coordenador, 02/01/2013 a 31/12/2013), MARIA JOSE LERA RODRIGUEZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), MARIANA APARECIDA MARTINS MENDES (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Infância e adolescência |
Objetivo |
Objetivo Geral: desenvolver um projeto de melhoria das relações entre professores e alunos em sala de aula de uma escola secundária. Objetivos Específicos: - promover uma melhorar do "clima social" nas classes, diminuindo situações de conflito e violência, - facilitar o trabalho do professor criando um ambiente de maior concentração no trabalho para os estudantes, - promover a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas em classe, dando-lhes mais satisfação e auto-confiança em seus trabalhos, - criar um grupo de apoio entre os professores para melhorarem seu trabalho, - promover o desenvolvimento de uma atuação crítica, reflexiva e investigativa da atuação docente, entre os professores. |
PalavrasChave |
educação, escola, clima escolar |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As áreas básicas Golden5 são: 1)Gestão de aula, 2) Construindo relações, 3) Clima Social, 4) Aprendizagem ajustada e 5) Relações família-escola. O educador pode começar a aplicação do processo desde o conhecimento da primeira área. É um processo gradual, de observação e experimentação que pode ser vivenciado de forma diferente por cada aplicador. Trata-se de uma proposta flexível pois as ferramentas são oferecidas e cada um escolhe como utilizá-las. Há algumas sugestões básicas, mas boa parte do processo é construída pelo próprio professor. Para começar a aplicação, são importantes as seguintes fases: 1.Auto avaliação do professorado que consiste em conhecer cada realidade com suas especificidades. Como forma de sensibilizar os professores a conhecerem a sua realidade, há um questionário para cada área Golden5 que pode ser preenchido pelo próprio professor, o questionário "Eu e a Escola" para ser preenchido pelos alunos e a proposta de um sociograma que auxilia o professor a entender as relações estabelecidas em classe pelos estudantes. 2.Seleção de 5 ou 6 passos chaves de uma, duas ou quantas áreas Golden5 o educador escolher. Existem vários passos chaves disponíveis e cada um escolhe os que lhe parecem melhores. 3.Seleção de 5 estudantes Golden5 para uma aplicação mais sistemática de alguns passos. Deve-se trabalhar com um grupo de 5 estudantes por um período de 5 dias e avaliar os resultados. É fundamental que este grupo de estudantes seja o mais heterogêneo possível. Se o professor trabalhar sempre com um grupo conhecido como participativo, apático, indisciplinado, etc., logo criará suspeitas nos alunos. A heterogeneidade permite observar como diferentes estudantes respondem às estratégias utilizadas. Estes estudantes precisam ser trocados a cada 5 dias pois todos os alunos devem ter seu momento Golden5. O professor precisa registrar e acompanhar sistematicamente quem são os alunos Golden5 da semana para não enfatizar uns e esquecer outros. 4.Aplicação dos passos chaves e anotação do que foi feito e dos resultados obtidos. Os 5 passos chaves escolhidos devem ser aplicados durante 5 dias em cada turma. A aplicação dos passos é importante, mas o resultado depende da sistematicidade do processo. Para isso, o professor precisa controlar o que fez e os resultados de seu trabalho. Pode usar uma folha de avaliação em que registra suas próprias observações acerca desta experiência. Feito isso, avalia e escolhe os passos chaves da próxima semana. Estes podem ser os mesmos da semana anterior, ser completamente diferentes ou mesclar novos e outros já utilizados. 5.Comprovando resultados. O processo inicia e finaliza com uma auto avaliação. Deve-se analisar o que deu certo, o que precisa ser melhorado e, a partir daí reiniciar o processo. O Golden5 não se propõe como uma alternativa passageira e emergencial. Aqueles que o experimentam e confirmem seus resultados devem seguir utilizando e compartilhando suas experiências com outros educadores. |
LocalidadeAtendida |
Escolas públicas de Viçosa |
PessoasAtendidas |
500 |
PessoasAtendidasPorMes |
500 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=29493 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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