CodigoLancamento |
34201 |
NumeroRegistro |
PRJ-023/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CONCESSÃO DE ESPAÇO PÚBLICO E MOBILIÁRIO URBANO PARA FINS PU... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
EVONIR PONTES DE OLIVEIRA (Coordenador, 01/03/2012 a 01/03/2013), ADRIANO PROVEZANO GOMES (Orientador, 01/03/2012 a 01/03/2013), GABRIEL TEIXEIRA ERVILHA (Bolsista - Outros, 01/03/2012 a 01/03/2013), BEATRIZ PEREIRA DE ALMEIDA (Bolsista - Outros, 01/03/2012 a 01/03/2013), THAÍSA CAETANO LIRA (Bolsista - Outros, 01/03/2012 a 01/03/2013), LUANA CRISTINA DE OLIVEIRA (Bolsista - Outros, 01/03/2012 a 01/03/2013), PETER FELIPE DOS SANTOS (Bolsista - Outros, 01/03/2012 a 01/03/2013), RAFAEL FARIA DE ABREU CAMPOS (Bolsista - Outros, 01/03/2012 a 01/03/2013) |
DataInicio |
2012-03-01 |
DataTermino |
2013-03-01 |
LinhaExtensao |
Gestão pública |
Objetivo |
Concessão de espaço público onde estão localizados os pontos de ônibus para empresas interessadas em financiar melhorias nos mesmos. |
PalavrasChave |
Espaço público, Pontos de ônibus, Viçosa |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Melhorias nos pontos de ônibus de Viçosa/MG, tendo como contrapartida a possibilidade de utilização dos mesmos para fins publicitários. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa/MG |
PessoasAtendidas |
60000 |
PessoasAtendidasPorMes |
5000 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34201 |
CodigoLancamento |
29493 |
NumeroRegistro |
PRJ-049/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
GOLDEN5: MÃOS UNIDAS POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
RITA DE CASSIA DE SOUZA (Coordenador, 02/01/2013 a 31/12/2013), MARIA JOSE LERA RODRIGUEZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), MARIANA APARECIDA MARTINS MENDES (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Infância e adolescência |
Objetivo |
Objetivo Geral: desenvolver um projeto de melhoria das relações entre professores e alunos em sala de aula de uma escola secundária. Objetivos Específicos: - promover uma melhorar do "clima social" nas classes, diminuindo situações de conflito e violência, - facilitar o trabalho do professor criando um ambiente de maior concentração no trabalho para os estudantes, - promover a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas em classe, dando-lhes mais satisfação e auto-confiança em seus trabalhos, - criar um grupo de apoio entre os professores para melhorarem seu trabalho, - promover o desenvolvimento de uma atuação crítica, reflexiva e investigativa da atuação docente, entre os professores. |
PalavrasChave |
educação, escola, clima escolar |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As áreas básicas Golden5 são: 1)Gestão de aula, 2) Construindo relações, 3) Clima Social, 4) Aprendizagem ajustada e 5) Relações família-escola. O educador pode começar a aplicação do processo desde o conhecimento da primeira área. É um processo gradual, de observação e experimentação que pode ser vivenciado de forma diferente por cada aplicador. Trata-se de uma proposta flexível pois as ferramentas são oferecidas e cada um escolhe como utilizá-las. Há algumas sugestões básicas, mas boa parte do processo é construída pelo próprio professor. Para começar a aplicação, são importantes as seguintes fases: 1.Auto avaliação do professorado que consiste em conhecer cada realidade com suas especificidades. Como forma de sensibilizar os professores a conhecerem a sua realidade, há um questionário para cada área Golden5 que pode ser preenchido pelo próprio professor, o questionário "Eu e a Escola" para ser preenchido pelos alunos e a proposta de um sociograma que auxilia o professor a entender as relações estabelecidas em classe pelos estudantes. 2.Seleção de 5 ou 6 passos chaves de uma, duas ou quantas áreas Golden5 o educador escolher. Existem vários passos chaves disponíveis e cada um escolhe os que lhe parecem melhores. 3.Seleção de 5 estudantes Golden5 para uma aplicação mais sistemática de alguns passos. Deve-se trabalhar com um grupo de 5 estudantes por um período de 5 dias e avaliar os resultados. É fundamental que este grupo de estudantes seja o mais heterogêneo possível. Se o professor trabalhar sempre com um grupo conhecido como participativo, apático, indisciplinado, etc., logo criará suspeitas nos alunos. A heterogeneidade permite observar como diferentes estudantes respondem às estratégias utilizadas. Estes estudantes precisam ser trocados a cada 5 dias pois todos os alunos devem ter seu momento Golden5. O professor precisa registrar e acompanhar sistematicamente quem são os alunos Golden5 da semana para não enfatizar uns e esquecer outros. 4.Aplicação dos passos chaves e anotação do que foi feito e dos resultados obtidos. Os 5 passos chaves escolhidos devem ser aplicados durante 5 dias em cada turma. A aplicação dos passos é importante, mas o resultado depende da sistematicidade do processo. Para isso, o professor precisa controlar o que fez e os resultados de seu trabalho. Pode usar uma folha de avaliação em que registra suas próprias observações acerca desta experiência. Feito isso, avalia e escolhe os passos chaves da próxima semana. Estes podem ser os mesmos da semana anterior, ser completamente diferentes ou mesclar novos e outros já utilizados. 5.Comprovando resultados. O processo inicia e finaliza com uma auto avaliação. Deve-se analisar o que deu certo, o que precisa ser melhorado e, a partir daí reiniciar o processo. O Golden5 não se propõe como uma alternativa passageira e emergencial. Aqueles que o experimentam e confirmem seus resultados devem seguir utilizando e compartilhando suas experiências com outros educadores. |
LocalidadeAtendida |
Escolas públicas de Viçosa |
PessoasAtendidas |
500 |
PessoasAtendidasPorMes |
500 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=29493 |
CodigoLancamento |
30120 |
NumeroRegistro |
PRJ-112/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CONHECENDO O CAMPUS UFV-FLORESTAL |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
JOSE FERNANDO DA SILVA (Coordenador, 02/01/2013 a 30/12/2013), FERNANDO DE SOUZA BASTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), LEONARDO LINCOLN LEITE DE LACERDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), SUZANA SANTOS CAMPOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), OSCAR PRAGA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), JULIA CRISTINA LUZ GOUVEIA (Bolsista PIBEX JR, 02/01/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Comunicação estratégica |
Objetivo |
- DIMINUIR AS BARREIRAS ENTRE A UNIVERSIDADE E A SOCIEDADE, - ESTIMULAR A APROXIMAÇÃO DOS ALUNOS DAS DIVERSAS ESCOLAS VISITANTES COM O AMBIENTE EDUCACIONAL TECNICO, TECNOLÓGICO E SUPERIOR DISPONÍVEL NA UFV-CAMPUS FLORETAL, - DIVULGAR O CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE FLORESTAL ÀS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, INTERESSADAS EM REALIZAR VISITAS GUIADAS, - CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE ALUNOS DO CURSO TECNICO EM HOSPEDAGEM, - CONTRIBUIR PARA A POLÍTICA DE EXTENSÃO PREVISTA PELO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE FLORESTAL. |
PalavrasChave |
TURISMO, CAMPUS DE FLORESTAL, COMUNICAÇÃO |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1.PREPARAÇÃO DE MATERIAL DE DIVULGAÇÃO IMPRESSO 2.PALESTRAS INFORMATIVAS SOBRE PROCEDIMENTOS, CURSOS, OPORTUNIDADES E ESPAÇOS NO CAMPUS |
LocalidadeAtendida |
MUNICIPIO DE FLORESTAL E EM TORNO |
PessoasAtendidas |
5000 |
PessoasAtendidasPorMes |
600 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30120 |
CodigoLancamento |
30161 |
NumeroRegistro |
PRJ-037/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
IMPACTO DO ATENDIMENTO NUTRICIONAL SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚ... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
FERNANDA DE ALBUQUERQUE VASSALLI (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), MARIA SONIA LOPES DUARTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), ELIANA CARLA GOMES DE SOUZA (Coordenador, 02/01/2013 a 31/12/2013), MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), NÉLIA PINHEIRO MENDES (Bolsista PIBEX, 05/01/2013 a 31/12/2013), CAMILA CARLA DA SILVA CAETANO (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 05/01/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Avaliar o impacto do atendimento nutricional sobre as condições de saúde em crianças com sobrepeso e obesidade atendidas na Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa. |
PalavrasChave |
Obesidade, Sobrepeso, Infantil |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
%u2022Avaliar nutricionalmente as crianças atendidas, %u2022Conhecer os hábitos alimentares da população estudada, %u2022Analisar qualitativa e quantitativamente a alimentação dessas crianças, %u2022Promover educação nutricional para as crianças, pais ou responsáveis, %u2022Envolver os familiares na oferta de condições e alimentos que possibilitem a mudança de hábito alimentar, %u2022Propor plano alimentar adequado, bem como desenvolver novas preparações dietéticas que substituam as mais calóricas consumidas pelas crianças com excesso de peso, %u2022Analisar sensorialmente as receitas desenvolvidas em laboratório. |
LocalidadeAtendida |
Crianças com sobrepeso e obesidade atendidas na Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa. |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30161 |
CodigoLancamento |
30277 |
NumeroRegistro |
PRJ-077/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
VIVA MELHOR: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E ALIMENTOS FUNCIONAIS NA ... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
BRUNA FERNANDA LOPES RODRIGUES (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 31/12/2013), ALINE RODRIGUES DE MORAIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), MÔNICA XAVIER DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), POLLYANNA CARDOSO PEREIRA (Coordenador, 02/01/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
Promover e estimular a mudança de hábitos alimentares dos jovens do ensino médio da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, incentivando o consumo de alimentos funcionais e proporcionando uma vida mais saudável, com menor risco de contrair certas doenças advindas do sobrepeso e obesidade. |
PalavrasChave |
Educação nutricional, Alimentos funcionais, Obesidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. 1.Identificar características que compõem o perfil dos estudantes, como: idade, gênero, altura, peso, hábitos alimentares e atividades de lazer. 2. Coletar e analisar os dados antropométricos do Índice de Massa Corporal (IMC) e Circunferência da Cintura e do Quadril (CCQ) dos adolescentes participantes do projeto. 3.Desenvolver um trabalho de orientação aos jovens sobre o consumo dos alimentos funcionais, sua importância para uma vida mais saudável e a consequência de uma vida sedentária e dos maus hábitos alimentares, 4.Proporcionar aos estudantes adolescentes o contato direto com os alimentos funcionais e incentivar o cultivo de hortas domiciliares e árvores frutíferas, 5.Realizar um documentário para análise da alimentação destes jovens antes e após o projeto ressaltando a necessidade da educação nutricional nas escolas e para saber o grau de conhecimento dos mesmos sobre o assunto, 6.Promover a integração e socialização entre os alunos e a comunidade, 7.Elaborar uma Cartilha de orientação alimentar e hábitos saudáveis de vida tendo como base os resultados obtidos neste projeto. |
LocalidadeAtendida |
Florestal |
PessoasAtendidas |
111 |
PessoasAtendidasPorMes |
35 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30277 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |