PWG                          Fontes de Dados     Política de privacidade     Termos de Uso     Quem Somos     FAQ    

gov - CodigoLancamento:29493,NumeroRegistro:PRJ-049/2013,Tipo:Projeto,Titulo:GOLDEN5: MÃOS UNIDAS POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:,Envolvidos:RITA DE CA

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

29493

NumeroRegistro

PRJ-049/2013

Tipo

Projeto

Titulo

GOLDEN5: MÃOS UNIDAS POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Envolvidos

RITA DE CASSIA DE SOUZA (Coordenador, 02/01/2013 a 31/12/2013), MARIA JOSE LERA RODRIGUEZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), MARIANA APARECIDA MARTINS MENDES (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 31/12/2013)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2013-12-31

LinhaExtensao

Infância e adolescência

Objetivo

Objetivo Geral: desenvolver um projeto de melhoria das relações entre professores e alunos em sala de aula de uma escola secundária. Objetivos Específicos: - promover uma melhorar do "clima social" nas classes, diminuindo situações de conflito e violência, - facilitar o trabalho do professor criando um ambiente de maior concentração no trabalho para os estudantes, - promover a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas em classe, dando-lhes mais satisfação e auto-confiança em seus trabalhos, - criar um grupo de apoio entre os professores para melhorarem seu trabalho, - promover o desenvolvimento de uma atuação crítica, reflexiva e investigativa da atuação docente, entre os professores.

PalavrasChave

educação, escola, clima escolar

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

As áreas básicas Golden5 são: 1)Gestão de aula, 2) Construindo relações, 3) Clima Social, 4) Aprendizagem ajustada e 5) Relações família-escola. O educador pode começar a aplicação do processo desde o conhecimento da primeira área. É um processo gradual, de observação e experimentação que pode ser vivenciado de forma diferente por cada aplicador. Trata-se de uma proposta flexível pois as ferramentas são oferecidas e cada um escolhe como utilizá-las. Há algumas sugestões básicas, mas boa parte do processo é construída pelo próprio professor. Para começar a aplicação, são importantes as seguintes fases: 1.Auto avaliação do professorado que consiste em conhecer cada realidade com suas especificidades. Como forma de sensibilizar os professores a conhecerem a sua realidade, há um questionário para cada área Golden5 que pode ser preenchido pelo próprio professor, o questionário "Eu e a Escola" para ser preenchido pelos alunos e a proposta de um sociograma que auxilia o professor a entender as relações estabelecidas em classe pelos estudantes. 2.Seleção de 5 ou 6 passos chaves de uma, duas ou quantas áreas Golden5 o educador escolher. Existem vários passos chaves disponíveis e cada um escolhe os que lhe parecem melhores. 3.Seleção de 5 estudantes Golden5 para uma aplicação mais sistemática de alguns passos. Deve-se trabalhar com um grupo de 5 estudantes por um período de 5 dias e avaliar os resultados. É fundamental que este grupo de estudantes seja o mais heterogêneo possível. Se o professor trabalhar sempre com um grupo conhecido como participativo, apático, indisciplinado, etc., logo criará suspeitas nos alunos. A heterogeneidade permite observar como diferentes estudantes respondem às estratégias utilizadas. Estes estudantes precisam ser trocados a cada 5 dias pois todos os alunos devem ter seu momento Golden5. O professor precisa registrar e acompanhar sistematicamente quem são os alunos Golden5 da semana para não enfatizar uns e esquecer outros. 4.Aplicação dos passos chaves e anotação do que foi feito e dos resultados obtidos. Os 5 passos chaves escolhidos devem ser aplicados durante 5 dias em cada turma. A aplicação dos passos é importante, mas o resultado depende da sistematicidade do processo. Para isso, o professor precisa controlar o que fez e os resultados de seu trabalho. Pode usar uma folha de avaliação em que registra suas próprias observações acerca desta experiência. Feito isso, avalia e escolhe os passos chaves da próxima semana. Estes podem ser os mesmos da semana anterior, ser completamente diferentes ou mesclar novos e outros já utilizados. 5.Comprovando resultados. O processo inicia e finaliza com uma auto avaliação. Deve-se analisar o que deu certo, o que precisa ser melhorado e, a partir daí reiniciar o processo. O Golden5 não se propõe como uma alternativa passageira e emergencial. Aqueles que o experimentam e confirmem seus resultados devem seguir utilizando e compartilhando suas experiências com outros educadores.

LocalidadeAtendida

Escolas públicas de Viçosa

PessoasAtendidas

500

PessoasAtendidasPorMes

500

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=29493


gov - CodigoLancamento:30120,NumeroRegistro:PRJ-112/2013,Tipo:Projeto,Titulo:CONHECENDO O CAMPUS UFV-FLORESTAL,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Comunicação,Envolvidos:JOSE FERNA

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

30120

NumeroRegistro

PRJ-112/2013

Tipo

Projeto

Titulo

CONHECENDO O CAMPUS UFV-FLORESTAL

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Comunicação

Envolvidos

JOSE FERNANDO DA SILVA (Coordenador, 02/01/2013 a 30/12/2013), FERNANDO DE SOUZA BASTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), LEONARDO LINCOLN LEITE DE LACERDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), SUZANA SANTOS CAMPOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), OSCAR PRAGA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), JULIA CRISTINA LUZ GOUVEIA (Bolsista PIBEX JR, 02/01/2013 a 31/12/2013)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2013-12-31

LinhaExtensao

Comunicação estratégica

Objetivo

- DIMINUIR AS BARREIRAS ENTRE A UNIVERSIDADE E A SOCIEDADE, - ESTIMULAR A APROXIMAÇÃO DOS ALUNOS DAS DIVERSAS ESCOLAS VISITANTES COM O AMBIENTE EDUCACIONAL TECNICO, TECNOLÓGICO E SUPERIOR DISPONÍVEL NA UFV-CAMPUS FLORETAL, - DIVULGAR O CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE FLORESTAL ÀS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, INTERESSADAS EM REALIZAR VISITAS GUIADAS, - CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE ALUNOS DO CURSO TECNICO EM HOSPEDAGEM, - CONTRIBUIR PARA A POLÍTICA DE EXTENSÃO PREVISTA PELO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE FLORESTAL.

PalavrasChave

TURISMO, CAMPUS DE FLORESTAL, COMUNICAÇÃO

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1.PREPARAÇÃO DE MATERIAL DE DIVULGAÇÃO IMPRESSO 2.PALESTRAS INFORMATIVAS SOBRE PROCEDIMENTOS, CURSOS, OPORTUNIDADES E ESPAÇOS NO CAMPUS

LocalidadeAtendida

MUNICIPIO DE FLORESTAL E EM TORNO

PessoasAtendidas

5000

PessoasAtendidasPorMes

600

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30120


gov - CodigoLancamento:30161,NumeroRegistro:PRJ-037/2013,Tipo:Projeto,Titulo:IMPACTO DO ATENDIMENTO NUTRICIONAL SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚ...,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Educaç

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

30161

NumeroRegistro

PRJ-037/2013

Tipo

Projeto

Titulo

IMPACTO DO ATENDIMENTO NUTRICIONAL SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚ...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

FERNANDA DE ALBUQUERQUE VASSALLI (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), MARIA SONIA LOPES DUARTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), ELIANA CARLA GOMES DE SOUZA (Coordenador, 02/01/2013 a 31/12/2013), MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), NÉLIA PINHEIRO MENDES (Bolsista PIBEX, 05/01/2013 a 31/12/2013), CAMILA CARLA DA SILVA CAETANO (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 05/01/2013)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2013-12-31

LinhaExtensao

Saúde Humana

Objetivo

Avaliar o impacto do atendimento nutricional sobre as condições de saúde em crianças com sobrepeso e obesidade atendidas na Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa.

PalavrasChave

Obesidade, Sobrepeso, Infantil

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

%u2022Avaliar nutricionalmente as crianças atendidas, %u2022Conhecer os hábitos alimentares da população estudada, %u2022Analisar qualitativa e quantitativamente a alimentação dessas crianças, %u2022Promover educação nutricional para as crianças, pais ou responsáveis, %u2022Envolver os familiares na oferta de condições e alimentos que possibilitem a mudança de hábito alimentar, %u2022Propor plano alimentar adequado, bem como desenvolver novas preparações dietéticas que substituam as mais calóricas consumidas pelas crianças com excesso de peso, %u2022Analisar sensorialmente as receitas desenvolvidas em laboratório.

LocalidadeAtendida

Crianças com sobrepeso e obesidade atendidas na Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa.

PessoasAtendidas

100

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30161


gov - CodigoLancamento:30277,NumeroRegistro:PRJ-077/2013,Tipo:Projeto,Titulo:VIVA MELHOR: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E ALIMENTOS FUNCIONAIS NA ...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Saúde,AreaTemati

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

30277

NumeroRegistro

PRJ-077/2013

Tipo

Projeto

Titulo

VIVA MELHOR: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E ALIMENTOS FUNCIONAIS NA ...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

BRUNA FERNANDA LOPES RODRIGUES (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 31/12/2013), ALINE RODRIGUES DE MORAIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), MÔNICA XAVIER DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), POLLYANNA CARDOSO PEREIRA (Coordenador, 02/01/2013 a 31/12/2013)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2013-12-31

LinhaExtensao

Segurança alimentar

Objetivo

Promover e estimular a mudança de hábitos alimentares dos jovens do ensino médio da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, incentivando o consumo de alimentos funcionais e proporcionando uma vida mais saudável, com menor risco de contrair certas doenças advindas do sobrepeso e obesidade.

PalavrasChave

Educação nutricional, Alimentos funcionais, Obesidade

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1. 1.Identificar características que compõem o perfil dos estudantes, como: idade, gênero, altura, peso, hábitos alimentares e atividades de lazer. 2. Coletar e analisar os dados antropométricos do Índice de Massa Corporal (IMC) e Circunferência da Cintura e do Quadril (CCQ) dos adolescentes participantes do projeto. 3.Desenvolver um trabalho de orientação aos jovens sobre o consumo dos alimentos funcionais, sua importância para uma vida mais saudável e a consequência de uma vida sedentária e dos maus hábitos alimentares, 4.Proporcionar aos estudantes adolescentes o contato direto com os alimentos funcionais e incentivar o cultivo de hortas domiciliares e árvores frutíferas, 5.Realizar um documentário para análise da alimentação destes jovens antes e após o projeto ressaltando a necessidade da educação nutricional nas escolas e para saber o grau de conhecimento dos mesmos sobre o assunto, 6.Promover a integração e socialização entre os alunos e a comunidade, 7.Elaborar uma Cartilha de orientação alimentar e hábitos saudáveis de vida tendo como base os resultados obtidos neste projeto.

LocalidadeAtendida

Florestal

PessoasAtendidas

111

PessoasAtendidasPorMes

35

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30277


gov - CodigoLancamento:27050,NumeroRegistro:PRJ-012/2012,Tipo:Projeto,Titulo:VIVENCIANDO O LAZER COM OS IDOSOS DE SÃO JOSE DO TRIUNFO E N...,AreaCNPQ:,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Educação,Envolvidos:IV

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

27050

NumeroRegistro

PRJ-012/2012

Tipo

Projeto

Titulo

VIVENCIANDO O LAZER COM OS IDOSOS DE SÃO JOSE DO TRIUNFO E N...

AreaCNPQ

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

IVANI SOLEIRA GOMES (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2014), ANDREIA QUEIROZ RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2014), LUCIENE FÁTIMA FERNANDES ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2014), ANA VLADIA BANDEIRA MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2014), SYLVIA DO CARMO CASTRO FRANCESCHINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2014), SABRINA SOUZA CORRÊA (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 30/11/2012), SARA MARIA LOPES SALGADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2013), EDILAINE LOPES DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 07/03/2014), ADRIELE CAMPOS MOREIRA (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 30/11/2013), ROBERTO WAKIM DA SILVA ALMEIDA (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Terceira Idade

Objetivo

Desenvolver um trabalho na perspectiva da vivência do Lazer de forma a possibilitar aos idosos Qualidade de Vida e Saúde.

PalavrasChave

saude, envelhecimento, lazer

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

-Desenvolver atividades de lazer com os idosos das comunidades de São José do Triunfo e Nova Viçosa, -Construir junto aos idosos um conceito de lazer que considere a vivência do grupo, -Viabilizar a participação de acadêmicos em atividades de extensão universitária, contribuindo assim para a formação de um profissional com uma visão mais crítica e engajada nos reais problemas da sociedade brasileira, - Integrar as ações de promoção da saúde do projeto de extensão: Promoção da saúde na Terceira Idade: uma proposta baseada em ações integradas.

LocalidadeAtendida

Saõ Jose do Triunfo e Nova Viçosa

PessoasAtendidas

100

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27050


PWG

PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o
acesso a dados já publicados pelo governo

      

Sobre nós

  • Fontes de Dados
  • Política de privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • FAQ
  • Privacidade

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato