CodigoLancamento |
28658 |
NumeroRegistro |
PRJ-224/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
OBSERVATÓRIO DOS (DES) ENVOLVIMENTOS TERRITORIAIS NA ZONA DA... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
KIM SÁ DA SILVA (Estagiário, 01/01/2012 a 24/12/2012), RENAN FERREIRA NASCIMENTO (Bolsista FUNARBEX, 01/01/2012 a 24/12/2012), JOSÉ ANTONIO GOMES JÚNIOR (Estagiário, 01/01/2012 a 24/12/2012), ANA CRISTINA LOPES JORGE (Estagiário, 01/01/2012 a 24/12/2012), TUWILE JORGE KIN BRAGA (Estagiário, 01/01/2012 a 24/12/2012), ZEONYR BARBOSA CONRADO (Estagiário, 01/01/2012 a 24/12/2012), TIAGO VANDRÉ SANTOS DE LIMA (Estagiário, 01/01/2012 a 24/12/2012), BRUNA TAVARES MILAGRE (Estagiário, 01/01/2012 a 24/12/2012), MAYSA DA MATA SILVEIRA (Estagiário, 01/01/2012 a 24/12/2012), LIDIA LUCIA ANTONGIOVANNI (Coordenador, 01/01/2012 a 24/12/2012) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2012-12-24 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
Este projeto tem como objetivo geral construir um diálogo permanente com a sociedade a partir da abordagem territorial, isto é, a partir das diversas expressões de apropriação e vivência do território a partir das quais podemos subsidiar intervenções na condução do processo de desenvolvimento que permita uma verdadeira democratização dos usos dos territórios. |
PalavrasChave |
Território, (Des)envolvimentos, Saberes |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
-Consolidar um grupo de estudos e pesquisas sobre desenvolvimentos territoriais. -Levantar fontes de pesquisa documentais -Constituição do observatório para promover espaços permanentes de trocas de saberes entre universidade e sociedade afim de fomentar o diálogos entre os sujeitos sociais com diferentes perspectivas de desenvolvimentos territoriais. -Realizar oficinas para a construção de cartografias sociais dos usos dos territórios. -Contribuir na construção de metodologias de inserção do conhecimento popular na elaboração de políticas públicas rurais e urbanas. -Realização de trabalhos de campo que promovam vivências com base na troca de saberes. -Criar um boletim eletrônico que discuta os usos dos territórios e suas cartografias sociais. |
LocalidadeAtendida |
Sindicato dos trabalhadores rurais de Espera Feliz (MG) e Comunidade do Morro Rebenta Rabicho(MG) |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28658 |
CodigoLancamento |
33446 |
NumeroRegistro |
PRJ-004/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO BÁSICO - CIÊNCIAS DA NATUR... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
OSVALDO COSTA MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/09/2013 a 05/09/2015), BRUNA DIAS RIOS (Bolsista - Outros, 05/09/2013 a 05/09/2015), JOAO PAULO DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/09/2013 a 05/09/2015), LEANDRO JOSE DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/09/2013 a 05/09/2015), GERMANO CARNEIRO DA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/09/2013 a 05/09/2015), HELDER CANTO RESENDE (Coordenador, 05/09/2013 a 05/09/2015), AFONSO TIMAO SIMPLICIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/09/2013 a 05/09/2015), BRENNO SANTOS LEITE (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/09/2013 a 05/09/2015), CLAUDIO DOS SANTOS FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/09/2013 a 05/09/2015), EDUARDO FRANÇA CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/09/2013 a 05/09/2015), GUILHERME DE AZAMBUJA PUSSIELDI (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/09/2013 a 05/09/2015), ANTONIO WILSON DE OLIVEIRA MALTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/09/2013 a 05/09/2015), CLIVER FERNANDES FARDER GOMES (Bolsista - Outros, 05/09/2013 a 05/09/2015) |
DataInicio |
2013-09-05 |
DataTermino |
2016-06-01 |
LinhaExtensao |
Formação Docente |
Objetivo |
Objetivo Geral: Aprimoramento e atualização de professores e estudantes da Educação Básica, a fim de melhorar o ensino de ciências nas escolas públicas do país, por meio da realização de atividades extracurriculares, como cursos, oficinas, discussões teórico/práticas, trilhas interpretativas, pesquisa e outras equivalentes, para o público-alvo, nas dependências da Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal (nos Laboratórios de Ensino e Pesquisa, nos Centros de Pesquisa, e nos setores do Campus, como piscicultura, holericultura, bovinocultura, caprinocultura, fruticultura, fragmentos de mata nativa) Objetivos Específicos: - Apresentar as Ciências da Natureza de forma inter e transdisciplinar, tais como: atividade física, bioenergética, biofísica, bioquímica, biologia celular, biologia do desenvolvimento, botânica, ecologia, física, morfofisiologia animal, química, patologia, e zoologia, - Associar o conhecimento básico com as diversas aplicações tecnológicas utilizadas na agricultura e pecuária, na biotecnologia, na medicina, na química industrial, na recuperação e manejo de ambientes naturais e outros, - Ofertar atividades de difusão e estímulo ao conhecimento científico e inovações tecnológicas, a estudantes e professores da rede pública da Educação Básica, - Estimular o pensamento ecológico, refletindo sobre as mudanças climáticas que vem ocorrendo em nosso planeta visando uma mudança de atitude nas ações diárias dos estudantes e professores, - Estimular atitudes importantes ao processo de exercício da cidadania, como a curiosidade, a responsabilidade ecológica, a colaboração e o respeito. - Valorizar o trabalho em grupo/equipe, capacitando estudantes e professores para uma ação crítica e cooperativa na construção coletiva do conhecimento, - Contribuir para a melhoria da Educação Básica das Escolas Públicas da região de Florestal (MG), permitindo a formação de cidadãos críticos, conscientes sobre sua inserção no mundo e na sociedade, capazes de compreender conhecimentos de natureza científica e tecnológica, e identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida. - Promover ações/atividades que visem a melhoria da saúde dos estudantes e conscientização dos professores e a sua prática educativa, abordando temas, como: hábitos alimentares, prática de exercícios físicos, higiene pessoal e ambiental, prevenção de DSTs, planejamento familiar e gravidez na adolescência, prevenção quanto ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, - Promover a capacitação profissional de educadores da rede pública de ensino básico, auxiliando-o na busca pela autonomia pedagógica, de forma a compor o perfil profissional de professor-educador, - Incentivar a criação de novas metodologias pedagógicas que busquem a interdisciplinaridade, o lúdico e a interatividade. Acho que está redundante. - Despertar vocações em estudantes da rede pública de educação básica para carreiras tecnológicas, científicas e docência, propiciando sua preparação para o acesso ao ensino superior. |
PalavrasChave |
Rede pública de ensino básico, Formação Continuada, Educação Científica |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O projeto engloba três atividades diferentes nas quais poderão estar envolvidos os professores ou estudantes da rede pública de ensino básico: - Oferta de cursos de curta duração (8 a 24h) como processo de Formação Continuada dos Professores da rede pública de ensino básico, - Semana da Ciência, em que a UFV-Florestal abrirá as portas durante uma semana útil (período das férias escolares), para desenvolver atividades práticas diversas ligadas ao ensino e à pesquisa. - Capacitação técnica de professores em centros de referência de ensino e divulgação científica como museus, parques, zoológicos, etc. |
LocalidadeAtendida |
Rede pública de ensino básico dos municípios de Florestal, Juatuba, Mateus Leme e Pará de Minas |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=33446 |
CodigoLancamento |
34210 |
NumeroRegistro |
PRJ-013/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA PARA MONITORAMENTO E ... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
LUANA CRISTINA DE OLIVEIRA (Bolsista - Outros, 01/06/2012 a 01/06/2013), PETER FELIPE DOS SANTOS (Bolsista - Outros, 01/06/2012 a 01/06/2013), RAFAEL FARIA DE ABREU CAMPOS (Bolsista - Outros, 01/06/2012 a 01/06/2013), THAÍSA CAETANO LIRA (Bolsista - Outros, 01/06/2012 a 01/06/2013), EVONIR PONTES DE OLIVEIRA (Coordenador, 01/06/2012 a 01/06/2013), ADRIANO PROVEZANO GOMES (Orientador, 01/06/2012 a 01/06/2013), BEATRIZ PEREIRA DE ALMEIDA (Bolsista - Outros, 01/06/2012 a 01/06/2013) |
DataInicio |
2012-06-01 |
DataTermino |
2013-06-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Realizar o mapeamento topográfico e auxiliar a defesa civil local na identificação de áreas de risco ou com necessidade de manutenção. |
PalavrasChave |
Estradas, Infraestrutura, Viçosa |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Manutenção da infraestrutura das estradas rurais de Viçosa/MG. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa/MG |
PessoasAtendidas |
12000 |
PessoasAtendidasPorMes |
1000 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34210 |
CodigoLancamento |
34402 |
NumeroRegistro |
PRJ-214/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
JOGOS DE CONTROVÉRSIAS SÓCIO-CIENTÍFICAS |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Comunicação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
LORENA MELGAÇO ORNELAS (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), NATAN HUAN RESENDE CAMPIDELI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), MARLUANA ALMEIDA FERREIRA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), BERNARDO JEFFERSON DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), LUIS MORAES COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), MARINA ASSIS FONSECA (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014), MARINA ASSIS FONSECA (Coordenador, 01/07/2015 a 31/12/2015), GERMANO CARNEIRO DA COSTA (Coordenador, 01/02/2015 a 30/06/2015), MAYRA CRISTINA DA SILVA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), MAYRA CRISTINA DA SILVA COSTA (Bolsista PIBEX, 01/02/2015 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2015-12-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
O objetivo deste projeto é incrementar o uso de jogos como estratégia para o envolvimento ativo e crítico da comunidade da região metropolitana de Belo Horizonte na discussão de temas sócio-científico, especialmente de interesse local, e incrementar o nível de alfabetização científica funcional dos envolvidos. |
PalavrasChave |
controvérsias sócio-científicas, estratégia didática, jogos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Identificação de jogos de controvérsias já existentes (a exemplo dos que estão disponíveis no site http://www.playdecide.eu, onde estão disponibilizados jogos com versões em português), - Leitura de artigos e textos sobre tendências curriculares contemporâneas, controvérsias sócio científicas, - Uso de jogos como estratégia pedagógica, - Identificação das temáticas de maior interesse e relevância para público envolvido, a partir de conjunto de temas iniciais apresentados, - Seleção de diferentes tipos de jogos e das temáticas, - Divulgação das oficinas de jogos através de folders, fixação de cartazes, anúncio nas salas de aula e na comunidade local, - Experimentação dos jogos selecionados em ações sistemáticas abertas ao público espontâneo (no Campus UFV Florestal ou na cidade de Florestal, e Espaço do Conhecimento UFMG) e ao público escolar do ensino médio (escolas de Betim e Contagem), - Análise da qualidade dos jogos para atender aos objetivos propostos, - Proposição de adaptações a serem feitas nos jogos disponíveis on line, - Sistematização dos conhecimentos para divulgação em fóruns de discussão sobre educação e comunicação científica. |
LocalidadeAtendida |
Florestal, Contagem |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
10 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34402 |
CodigoLancamento |
34422 |
NumeroRegistro |
PRJ-292/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA DO MUNIC... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
MICHELLE NAVE VALADÃO (Coordenador, 02/01/2014 a 31/12/2014), CHARLEY PEREIRA SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2014), CARLA REJANE DE PAULA BARROS CAETANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2014), TUANE MARTINS ROSA (Bolsista FUNARBEX, 02/01/2014 a 31/12/2014), SIRLARA DONATO ASSUNÇÃO WANDENKOLK ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais |
Objetivo |
%u2022Fortalecer a educação inclusiva de alunos surdos no âmbito da educação básica da rede pública de ensino do município de Viçosa-MG, por meio do ensino de LIBRAS para a comunidade escolar e da formação inicial e continuada de professores, com foco no desenvolvimento de metodologias de ensino adequadas aos alunos surdos. |
PalavrasChave |
LIBRAS, inclusão, surdez |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
%u2022Articular ações de saúde e de educação, desenvolvidas por meio de oficinas, de forma a prevenir possíveis situações de vulnerabilidade, os quais os alunos venham a estar expostos, %u2022Desenvolver 20 (vinte) oficinas com temáticas referentes à inclusão, cultura e diversidade linguística, distribuídas em 2 (dois) Módulos (módulos 1 e 2). As oficinas terão duração de 2 (duas) horas cada, serão ofertada semanalmente e serão subdivididas de acordo com as características de cada sub-grupo que compõe o público alvo: professores, funcionários, alunos ou familiares. %u2022Oferecer 70 (setenta) oficinas de LIBRAS distribuídas em 7 (sete) Módulos (módulos 3,4,5,6,7,8 e 9). As oficinas terão duração de 2 (duas) horas cada, serão ofertadas semanalmente e serão subdivididas de acordo com as características de cada sub-grupo que compõe o público alvo: professores, funcionários, alunos ou familiares. %u2022Oferecer 10 (dez) oficinas de ensino e aprendizagem e metodologias de ensino distribuídas em 1 (um) Módulo (módulo 10) ao corpo docente da escola. As oficinas terão duração de 2 (duas) horas cada, serão ofertadas semanalmente e serão subdivididas de acordo com a área de formação, atuação e interesse do corpo docente da escola: português, matemática, ciências, história/geografia, educação física/artes/língua estrangeira, pedagogia. As oficinas enfatizarão a produção de material pedagógico, elaboração de planos de aula e desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem referente aos diversos conteúdos acadêmicos por meio da LIBRAS e de recursos concretos e visuais, %u2022Construir e disponibilizar para a escola parceira, um laboratório de LIBRAS, onde ficarão alocados os recursos didáticos e pedagógicos elaborados e adquiridos no decorrer do projeto, %u2022 Realizar 40 (quarenta) reuniões, oferecidas semanalmente, com duração de 2 (duas) horas, para formação e capacitação da equipe de trabalho, %u2022Realizar 40 (quarenta) reuniões, oferecidas semanalmente, com duração de 2 (duas) horas, para estudo, planejamento e produção de recursos didáticos e pedagógicos e metodologias de ensino, %u2022Realizar 80 (oitenta) reuniões de orientação, com duração de 1 (uma) hora, oferecidas duas vezes por semana, %u2022Realizar 1 (uma) publicação científica sobre educação de surdos na perspectiva da educação inclusiva, %u2022Realizar 2 (duas) apresentações em eventos científicos. %u2022Realizar 1(um) seminário local sobre educação de surdos na perspectiva da educação inclusiva. |
LocalidadeAtendida |
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Edmundo Lins |
PessoasAtendidas |
600 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34422 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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