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gov - CodigoLancamento:34210,NumeroRegistro:PRJ-013/2014,Tipo:Projeto,Titulo:ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA PARA MONITORAMENTO E ...,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:Multidisciplinar

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

34210

NumeroRegistro

PRJ-013/2014

Tipo

Projeto

Titulo

ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA PARA MONITORAMENTO E ...

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Multidisciplinar

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

LUANA CRISTINA DE OLIVEIRA (Bolsista - Outros, 01/06/2012 a 01/06/2013), PETER FELIPE DOS SANTOS (Bolsista - Outros, 01/06/2012 a 01/06/2013), RAFAEL FARIA DE ABREU CAMPOS (Bolsista - Outros, 01/06/2012 a 01/06/2013), THAÍSA CAETANO LIRA (Bolsista - Outros, 01/06/2012 a 01/06/2013), EVONIR PONTES DE OLIVEIRA (Coordenador, 01/06/2012 a 01/06/2013), ADRIANO PROVEZANO GOMES (Orientador, 01/06/2012 a 01/06/2013), BEATRIZ PEREIRA DE ALMEIDA (Bolsista - Outros, 01/06/2012 a 01/06/2013)

DataInicio

2012-06-01

DataTermino

2013-06-01

LinhaExtensao

Desenvolvimento rural e questão agrária

Objetivo

Realizar o mapeamento topográfico e auxiliar a defesa civil local na identificação de áreas de risco ou com necessidade de manutenção.

PalavrasChave

Estradas, Infraestrutura, Viçosa

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Manutenção da infraestrutura das estradas rurais de Viçosa/MG.

LocalidadeAtendida

Viçosa/MG

PessoasAtendidas

12000

PessoasAtendidasPorMes

1000

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34210


gov - CodigoLancamento:34402,NumeroRegistro:PRJ-214/2014,Tipo:Projeto,Titulo:JOGOS DE CONTROVÉRSIAS SÓCIO-CIENTÍFICAS,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Comunicação,AreaTematica2:Educação,Envolvidos:

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

34402

NumeroRegistro

PRJ-214/2014

Tipo

Projeto

Titulo

JOGOS DE CONTROVÉRSIAS SÓCIO-CIENTÍFICAS

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Comunicação

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

LORENA MELGAÇO ORNELAS (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), NATAN HUAN RESENDE CAMPIDELI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), MARLUANA ALMEIDA FERREIRA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), BERNARDO JEFFERSON DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), LUIS MORAES COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), MARINA ASSIS FONSECA (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014), MARINA ASSIS FONSECA (Coordenador, 01/07/2015 a 31/12/2015), GERMANO CARNEIRO DA COSTA (Coordenador, 01/02/2015 a 30/06/2015), MAYRA CRISTINA DA SILVA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), MAYRA CRISTINA DA SILVA COSTA (Bolsista PIBEX, 01/02/2015 a 31/12/2015)

DataInicio

2014-02-01

DataTermino

2015-12-31

LinhaExtensao

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Objetivo

O objetivo deste projeto é incrementar o uso de jogos como estratégia para o envolvimento ativo e crítico da comunidade da região metropolitana de Belo Horizonte na discussão de temas sócio-científico, especialmente de interesse local, e incrementar o nível de alfabetização científica funcional dos envolvidos.

PalavrasChave

controvérsias sócio-científicas, estratégia didática, jogos

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Identificação de jogos de controvérsias já existentes (a exemplo dos que estão disponíveis no site http://www.playdecide.eu, onde estão disponibilizados jogos com versões em português), - Leitura de artigos e textos sobre tendências curriculares contemporâneas, controvérsias sócio científicas, - Uso de jogos como estratégia pedagógica, - Identificação das temáticas de maior interesse e relevância para público envolvido, a partir de conjunto de temas iniciais apresentados, - Seleção de diferentes tipos de jogos e das temáticas, - Divulgação das oficinas de jogos através de folders, fixação de cartazes, anúncio nas salas de aula e na comunidade local, - Experimentação dos jogos selecionados em ações sistemáticas abertas ao público espontâneo (no Campus UFV Florestal ou na cidade de Florestal, e Espaço do Conhecimento UFMG) e ao público escolar do ensino médio (escolas de Betim e Contagem), - Análise da qualidade dos jogos para atender aos objetivos propostos, - Proposição de adaptações a serem feitas nos jogos disponíveis on line, - Sistematização dos conhecimentos para divulgação em fóruns de discussão sobre educação e comunicação científica.

LocalidadeAtendida

Florestal, Contagem

PessoasAtendidas

50

PessoasAtendidasPorMes

10

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34402


gov - CodigoLancamento:34422,NumeroRegistro:PRJ-292/2014,Tipo:Projeto,Titulo:EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA DO MUNIC...,AreaCNPQ:Linguistica,Letras e Artes,AreaTematica:Educação,AreaTem

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

34422

NumeroRegistro

PRJ-292/2014

Tipo

Projeto

Titulo

EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA DO MUNIC...

AreaCNPQ

Linguistica,Letras e Artes

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Envolvidos

MICHELLE NAVE VALADÃO (Coordenador, 02/01/2014 a 31/12/2014), CHARLEY PEREIRA SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2014), CARLA REJANE DE PAULA BARROS CAETANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2014), TUANE MARTINS ROSA (Bolsista FUNARBEX, 02/01/2014 a 31/12/2014), SIRLARA DONATO ASSUNÇÃO WANDENKOLK ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2014)

DataInicio

2014-02-01

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais

Objetivo

%u2022Fortalecer a educação inclusiva de alunos surdos no âmbito da educação básica da rede pública de ensino do município de Viçosa-MG, por meio do ensino de LIBRAS para a comunidade escolar e da formação inicial e continuada de professores, com foco no desenvolvimento de metodologias de ensino adequadas aos alunos surdos.

PalavrasChave

LIBRAS, inclusão, surdez

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

%u2022Articular ações de saúde e de educação, desenvolvidas por meio de oficinas, de forma a prevenir possíveis situações de vulnerabilidade, os quais os alunos venham a estar expostos, %u2022Desenvolver 20 (vinte) oficinas com temáticas referentes à inclusão, cultura e diversidade linguística, distribuídas em 2 (dois) Módulos (módulos 1 e 2). As oficinas terão duração de 2 (duas) horas cada, serão ofertada semanalmente e serão subdivididas de acordo com as características de cada sub-grupo que compõe o público alvo: professores, funcionários, alunos ou familiares. %u2022Oferecer 70 (setenta) oficinas de LIBRAS distribuídas em 7 (sete) Módulos (módulos 3,4,5,6,7,8 e 9). As oficinas terão duração de 2 (duas) horas cada, serão ofertadas semanalmente e serão subdivididas de acordo com as características de cada sub-grupo que compõe o público alvo: professores, funcionários, alunos ou familiares. %u2022Oferecer 10 (dez) oficinas de ensino e aprendizagem e metodologias de ensino distribuídas em 1 (um) Módulo (módulo 10) ao corpo docente da escola. As oficinas terão duração de 2 (duas) horas cada, serão ofertadas semanalmente e serão subdivididas de acordo com a área de formação, atuação e interesse do corpo docente da escola: português, matemática, ciências, história/geografia, educação física/artes/língua estrangeira, pedagogia. As oficinas enfatizarão a produção de material pedagógico, elaboração de planos de aula e desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem referente aos diversos conteúdos acadêmicos por meio da LIBRAS e de recursos concretos e visuais, %u2022Construir e disponibilizar para a escola parceira, um laboratório de LIBRAS, onde ficarão alocados os recursos didáticos e pedagógicos elaborados e adquiridos no decorrer do projeto, %u2022 Realizar 40 (quarenta) reuniões, oferecidas semanalmente, com duração de 2 (duas) horas, para formação e capacitação da equipe de trabalho, %u2022Realizar 40 (quarenta) reuniões, oferecidas semanalmente, com duração de 2 (duas) horas, para estudo, planejamento e produção de recursos didáticos e pedagógicos e metodologias de ensino, %u2022Realizar 80 (oitenta) reuniões de orientação, com duração de 1 (uma) hora, oferecidas duas vezes por semana, %u2022Realizar 1 (uma) publicação científica sobre educação de surdos na perspectiva da educação inclusiva, %u2022Realizar 2 (duas) apresentações em eventos científicos. %u2022Realizar 1(um) seminário local sobre educação de surdos na perspectiva da educação inclusiva.

LocalidadeAtendida

Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Edmundo Lins

PessoasAtendidas

600

PessoasAtendidasPorMes

100

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34422


gov - CodigoLancamento:30284,NumeroRegistro:PRJ-078/2013,Tipo:Projeto,Titulo:CAPACITAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE ...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Multidisciplinar,AreaTema

gov

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CodigoLancamento

30284

NumeroRegistro

PRJ-078/2013

Tipo

Projeto

Titulo

CAPACITAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE ...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Multidisciplinar

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

LAYLA BARBOSA ALVES (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 31/12/2013), JOSE CARLOS BAFFA JUNIOR (Orientador, 02/01/2013 a 31/12/2013), BRUNA PALOMA RIBEIRO (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 31/12/2013), POLLYANNA CARDOSO PEREIRA (Coordenador, 02/01/2013 a 31/12/2013), ADRIANA GONÇALVES MARTYR (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 31/12/2013), BIANCA MARISE PEREIRA E SILVEIRA (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 31/12/2013), RITA DE CÁSSIA FERREIRA (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 31/12/2013), NEWTON MORENO SANCHES (Orientador, 02/01/2013 a 31/12/2013), FABIO TAKAHASHI (Orientador, 02/01/2013 a 31/12/2013), GLAUCIANE ARAÚJO (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 31/12/2013)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2013-12-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento Regional

Objetivo

Promover a gestão dos custos da pequena produção familiar, por meio da aplicação de noções básicas de uma planilha de custos. Promover o conhecimento sobre o PAA e capacitar sobre os pré-requisitos exigidos no Programa

PalavrasChave

Desenvolvimento regional, Agricultura familiar, Qualidade

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1. Caracterização das agroindústrias familiares 2. Sensibilização sobre a qualidade de alimentos 3. Seleção das agroindústrias familiares que participarão do projeto 4. Elaboração de uma cartilha de BPF para os produtores. 5. Avaliação das condições de processamento dos alimentos antes da aplicação das ferramentas de qualidade (local do processamento, equipamentos, utensílios, manipuladores) 6. Introdução do conceito de sustentabilidade 7. Avaliação final

LocalidadeAtendida

Florestal: Tapera, Ribeirão do Ouro, Cachoeira de Almas, Floresta.

PessoasAtendidas

75

PessoasAtendidasPorMes

25

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30284


gov - CodigoLancamento:30588,NumeroRegistro:PRJ-211/2013,Tipo:Projeto,Titulo:MATEMÁTICA PARA A VIDA:CRIANDO UM NOVO CENÁRIO PARA O ENSINO...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Educação,AreaTem

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

30588

NumeroRegistro

PRJ-211/2013

Tipo

Projeto

Titulo

MATEMÁTICA PARA A VIDA:CRIANDO UM NOVO CENÁRIO PARA O ENSINO...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Envolvidos

LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA (Coordenador, 01/02/2013 a 31/12/2013), TONIMAR DE SOUZA CÂNDIDO (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2013-12-31

LinhaExtensao

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Objetivo

Proporcionar a um grupo de alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, do município de Teixeiras- MG, experiências de aprendizagem diversificadas e ricas que envolvam conteúdos de Matemática. Além de oferecer a oportunidade de acesso ao conhecimento científico em que os conteúdos de Matemática sejam tratados de modo contextualizado, estabelecendo relações interdisciplinares.

PalavrasChave

Educação Matemática, Contextualização matemática, Metodologia de ensino aprendizagem

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1. Visita à escola onde será implantado o projeto, para a integração com seus alunos e respectivos professores responsáveis. 2. Pesquisa de referências, de trabalhos similares e de materiais lúdicos, 3. Preparo de materiais lúdicos, de roteiros de estudo e de um planejamento de atividades para cada Encontro de Matemática. Este planejamento será feito em conjunto com a equipe composta por Professores e o bolsista. 4. Elaboração, aplicação e correção de testes com o intuito de verificar se os alunos assistidos pelo projeto estão desenvolvendo habilidades matemáticas de raciocínio lógico e resolução de problemas do dia a dia. 5. Participação em todas as atividades do projeto, monitorando os Encontros de Matemática. 6. Reuniões semanais com a Coordenadora do Projeto.

LocalidadeAtendida

Teixeiras

PessoasAtendidas

90

PessoasAtendidasPorMes

90

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30588


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