CodigoLancamento |
34210 |
NumeroRegistro |
PRJ-013/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA PARA MONITORAMENTO E ... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
LUANA CRISTINA DE OLIVEIRA (Bolsista - Outros, 01/06/2012 a 01/06/2013), PETER FELIPE DOS SANTOS (Bolsista - Outros, 01/06/2012 a 01/06/2013), RAFAEL FARIA DE ABREU CAMPOS (Bolsista - Outros, 01/06/2012 a 01/06/2013), THAÍSA CAETANO LIRA (Bolsista - Outros, 01/06/2012 a 01/06/2013), EVONIR PONTES DE OLIVEIRA (Coordenador, 01/06/2012 a 01/06/2013), ADRIANO PROVEZANO GOMES (Orientador, 01/06/2012 a 01/06/2013), BEATRIZ PEREIRA DE ALMEIDA (Bolsista - Outros, 01/06/2012 a 01/06/2013) |
DataInicio |
2012-06-01 |
DataTermino |
2013-06-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Realizar o mapeamento topográfico e auxiliar a defesa civil local na identificação de áreas de risco ou com necessidade de manutenção. |
PalavrasChave |
Estradas, Infraestrutura, Viçosa |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Manutenção da infraestrutura das estradas rurais de Viçosa/MG. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa/MG |
PessoasAtendidas |
12000 |
PessoasAtendidasPorMes |
1000 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34210 |
CodigoLancamento |
34402 |
NumeroRegistro |
PRJ-214/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
JOGOS DE CONTROVÉRSIAS SÓCIO-CIENTÍFICAS |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Comunicação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
LORENA MELGAÇO ORNELAS (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), NATAN HUAN RESENDE CAMPIDELI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), MARLUANA ALMEIDA FERREIRA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), BERNARDO JEFFERSON DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), LUIS MORAES COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), MARINA ASSIS FONSECA (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014), MARINA ASSIS FONSECA (Coordenador, 01/07/2015 a 31/12/2015), GERMANO CARNEIRO DA COSTA (Coordenador, 01/02/2015 a 30/06/2015), MAYRA CRISTINA DA SILVA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), MAYRA CRISTINA DA SILVA COSTA (Bolsista PIBEX, 01/02/2015 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2015-12-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
O objetivo deste projeto é incrementar o uso de jogos como estratégia para o envolvimento ativo e crítico da comunidade da região metropolitana de Belo Horizonte na discussão de temas sócio-científico, especialmente de interesse local, e incrementar o nível de alfabetização científica funcional dos envolvidos. |
PalavrasChave |
controvérsias sócio-científicas, estratégia didática, jogos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Identificação de jogos de controvérsias já existentes (a exemplo dos que estão disponíveis no site http://www.playdecide.eu, onde estão disponibilizados jogos com versões em português), - Leitura de artigos e textos sobre tendências curriculares contemporâneas, controvérsias sócio científicas, - Uso de jogos como estratégia pedagógica, - Identificação das temáticas de maior interesse e relevância para público envolvido, a partir de conjunto de temas iniciais apresentados, - Seleção de diferentes tipos de jogos e das temáticas, - Divulgação das oficinas de jogos através de folders, fixação de cartazes, anúncio nas salas de aula e na comunidade local, - Experimentação dos jogos selecionados em ações sistemáticas abertas ao público espontâneo (no Campus UFV Florestal ou na cidade de Florestal, e Espaço do Conhecimento UFMG) e ao público escolar do ensino médio (escolas de Betim e Contagem), - Análise da qualidade dos jogos para atender aos objetivos propostos, - Proposição de adaptações a serem feitas nos jogos disponíveis on line, - Sistematização dos conhecimentos para divulgação em fóruns de discussão sobre educação e comunicação científica. |
LocalidadeAtendida |
Florestal, Contagem |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
10 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34402 |
CodigoLancamento |
34422 |
NumeroRegistro |
PRJ-292/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA DO MUNIC... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
MICHELLE NAVE VALADÃO (Coordenador, 02/01/2014 a 31/12/2014), CHARLEY PEREIRA SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2014), CARLA REJANE DE PAULA BARROS CAETANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2014), TUANE MARTINS ROSA (Bolsista FUNARBEX, 02/01/2014 a 31/12/2014), SIRLARA DONATO ASSUNÇÃO WANDENKOLK ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais |
Objetivo |
%u2022Fortalecer a educação inclusiva de alunos surdos no âmbito da educação básica da rede pública de ensino do município de Viçosa-MG, por meio do ensino de LIBRAS para a comunidade escolar e da formação inicial e continuada de professores, com foco no desenvolvimento de metodologias de ensino adequadas aos alunos surdos. |
PalavrasChave |
LIBRAS, inclusão, surdez |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
%u2022Articular ações de saúde e de educação, desenvolvidas por meio de oficinas, de forma a prevenir possíveis situações de vulnerabilidade, os quais os alunos venham a estar expostos, %u2022Desenvolver 20 (vinte) oficinas com temáticas referentes à inclusão, cultura e diversidade linguística, distribuídas em 2 (dois) Módulos (módulos 1 e 2). As oficinas terão duração de 2 (duas) horas cada, serão ofertada semanalmente e serão subdivididas de acordo com as características de cada sub-grupo que compõe o público alvo: professores, funcionários, alunos ou familiares. %u2022Oferecer 70 (setenta) oficinas de LIBRAS distribuídas em 7 (sete) Módulos (módulos 3,4,5,6,7,8 e 9). As oficinas terão duração de 2 (duas) horas cada, serão ofertadas semanalmente e serão subdivididas de acordo com as características de cada sub-grupo que compõe o público alvo: professores, funcionários, alunos ou familiares. %u2022Oferecer 10 (dez) oficinas de ensino e aprendizagem e metodologias de ensino distribuídas em 1 (um) Módulo (módulo 10) ao corpo docente da escola. As oficinas terão duração de 2 (duas) horas cada, serão ofertadas semanalmente e serão subdivididas de acordo com a área de formação, atuação e interesse do corpo docente da escola: português, matemática, ciências, história/geografia, educação física/artes/língua estrangeira, pedagogia. As oficinas enfatizarão a produção de material pedagógico, elaboração de planos de aula e desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem referente aos diversos conteúdos acadêmicos por meio da LIBRAS e de recursos concretos e visuais, %u2022Construir e disponibilizar para a escola parceira, um laboratório de LIBRAS, onde ficarão alocados os recursos didáticos e pedagógicos elaborados e adquiridos no decorrer do projeto, %u2022 Realizar 40 (quarenta) reuniões, oferecidas semanalmente, com duração de 2 (duas) horas, para formação e capacitação da equipe de trabalho, %u2022Realizar 40 (quarenta) reuniões, oferecidas semanalmente, com duração de 2 (duas) horas, para estudo, planejamento e produção de recursos didáticos e pedagógicos e metodologias de ensino, %u2022Realizar 80 (oitenta) reuniões de orientação, com duração de 1 (uma) hora, oferecidas duas vezes por semana, %u2022Realizar 1 (uma) publicação científica sobre educação de surdos na perspectiva da educação inclusiva, %u2022Realizar 2 (duas) apresentações em eventos científicos. %u2022Realizar 1(um) seminário local sobre educação de surdos na perspectiva da educação inclusiva. |
LocalidadeAtendida |
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Edmundo Lins |
PessoasAtendidas |
600 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34422 |
CodigoLancamento |
30284 |
NumeroRegistro |
PRJ-078/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CAPACITAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE ... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
LAYLA BARBOSA ALVES (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 31/12/2013), JOSE CARLOS BAFFA JUNIOR (Orientador, 02/01/2013 a 31/12/2013), BRUNA PALOMA RIBEIRO (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 31/12/2013), POLLYANNA CARDOSO PEREIRA (Coordenador, 02/01/2013 a 31/12/2013), ADRIANA GONÇALVES MARTYR (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 31/12/2013), BIANCA MARISE PEREIRA E SILVEIRA (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 31/12/2013), RITA DE CÁSSIA FERREIRA (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 31/12/2013), NEWTON MORENO SANCHES (Orientador, 02/01/2013 a 31/12/2013), FABIO TAKAHASHI (Orientador, 02/01/2013 a 31/12/2013), GLAUCIANE ARAÚJO (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
Promover a gestão dos custos da pequena produção familiar, por meio da aplicação de noções básicas de uma planilha de custos. Promover o conhecimento sobre o PAA e capacitar sobre os pré-requisitos exigidos no Programa |
PalavrasChave |
Desenvolvimento regional, Agricultura familiar, Qualidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Caracterização das agroindústrias familiares 2. Sensibilização sobre a qualidade de alimentos 3. Seleção das agroindústrias familiares que participarão do projeto 4. Elaboração de uma cartilha de BPF para os produtores. 5. Avaliação das condições de processamento dos alimentos antes da aplicação das ferramentas de qualidade (local do processamento, equipamentos, utensílios, manipuladores) 6. Introdução do conceito de sustentabilidade 7. Avaliação final |
LocalidadeAtendida |
Florestal: Tapera, Ribeirão do Ouro, Cachoeira de Almas, Floresta. |
PessoasAtendidas |
75 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30284 |
CodigoLancamento |
30588 |
NumeroRegistro |
PRJ-211/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MATEMÁTICA PARA A VIDA:CRIANDO UM NOVO CENÁRIO PARA O ENSINO... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA (Coordenador, 01/02/2013 a 31/12/2013), TONIMAR DE SOUZA CÂNDIDO (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Proporcionar a um grupo de alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, do município de Teixeiras- MG, experiências de aprendizagem diversificadas e ricas que envolvam conteúdos de Matemática. Além de oferecer a oportunidade de acesso ao conhecimento científico em que os conteúdos de Matemática sejam tratados de modo contextualizado, estabelecendo relações interdisciplinares. |
PalavrasChave |
Educação Matemática, Contextualização matemática, Metodologia de ensino aprendizagem |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Visita à escola onde será implantado o projeto, para a integração com seus alunos e respectivos professores responsáveis. 2. Pesquisa de referências, de trabalhos similares e de materiais lúdicos, 3. Preparo de materiais lúdicos, de roteiros de estudo e de um planejamento de atividades para cada Encontro de Matemática. Este planejamento será feito em conjunto com a equipe composta por Professores e o bolsista. 4. Elaboração, aplicação e correção de testes com o intuito de verificar se os alunos assistidos pelo projeto estão desenvolvendo habilidades matemáticas de raciocínio lógico e resolução de problemas do dia a dia. 5. Participação em todas as atividades do projeto, monitorando os Encontros de Matemática. 6. Reuniões semanais com a Coordenadora do Projeto. |
LocalidadeAtendida |
Teixeiras |
PessoasAtendidas |
90 |
PessoasAtendidasPorMes |
90 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30588 |
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