CodigoLancamento |
34537 |
NumeroRegistro |
PRJ-084/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CULTURA E CIDADANIA: ARTE, EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR PELA C... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
RUBENS LEONARDO PANEGASSI (Coordenador, 02/01/2014 a 30/11/2014), GABRIELA CRISTINA FRANCESCHI PEREIRA (Bolsista PROCULTURA, 02/01/2014 a 30/11/2014) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2014-11-30 |
LinhaExtensao |
Alfabetização, leitura e escrita |
Objetivo |
Objetivo Geral Em nossa perspectiva educacional a socialização do conhecimento é essencial por considerarmos todos os sujeitos filósofos e intelectuais, no sentido que Gramsci propõe. Através do projeto Cultura e Cidadania, tencionamos fomentar a reflexão dos educandos sob uma perspectiva social, pensando na busca pela autonomia, inspirados pela práxis que compõe a educação libertadora. Auxiliar no reconhecimento da cultura local, na interação e reintegração em relação ao espaço e ao lugar, propiciar atuação no habitus perante a comunidade de Paula Cândido, tomar como princípio a educação libertadora e humanista, e perceber que o conhecimento do indivíduo parte do entendimento da cultura local, da vivência dos educandos, aliados ao diálogo, em conjunto com o saber acadêmico que possibilitará o acesso ao ensino superior, negado às classes populares. Objetivos Específicos Trabalhar de forma interdisciplinar com as demais áreas que compõem o CPPC e auxiliar os educandos das camadas populares a ingressar no ensino superior inclusive com discussões sobre os saberes locais e suas implicações no cotidiano dos sujeitos. Através da metodologia aplicada, objetiva-se instigar os educandos e todos os participantes do Cursinho Popular a conhecer as diversas realidades da cidade e do país. Promover através da arte, vídeos, palestras, aulas e debates, estimular a criatividade, o questionamento, a sensibilidade sobre o saber local. Pretende-se alcançar uma efetiva troca de saberes, respeitando a cultura da comunidade e seus indivíduos, conhecendo em primeiro lugar quem são os educandos, qual a realidade em que vivem, para depois buscar mecanismos de interação. Assim, importante será a prática do debate que visa à apresentação da diversidade cultural, introduzindo os assuntos pertinentes para enriquecer os encontros entre educadores e educandos. |
PalavrasChave |
cultura, educação, cidadania |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
A ação se dará através da troca de saberes acadêmicos e populares, pela interação entre os educandos e educadores, somados à comunidade local. Os educadores realizam aulas com a finalidade de discutir e refletir sobre questões relativas à cidadania, cultura, meio ambiente, política, consumismo entre outros, de forma participativa, lúdica, criativa, para estimular a autonomia e a participação cidadã, com olhares também para o acesso ao ensino superior. Os integrantes do Cursinho Popular de Paula Cândido articulam-se com membros da comunidade local através de oficinas, vídeos para debate, caminhadas, seminários, para que esses agentes percebam a importância da reflexão das problemáticas locais, repensando a cultura e o espaço pela construção coletiva do conhecimento. As atividades articularão o ensino com práticas de educação informal e formação cidadã e os resultados serão percebidos a partir da inclusão social e da inserção dos educandos no mundo acadêmico, mobilizando instrumentos que proporcionem a articulação com todos os agentes do projeto e a comunidade, interagindo com a realidade social de Paula Cândido e Viçosa. |
LocalidadeAtendida |
ovens e adultos egressos do ensino médio da zona rural e urbana do Município de Paula Cândido. |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34537 |
CodigoLancamento |
30432 |
NumeroRegistro |
PRJ-066/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CÓLERA DO DRAGÃO, ROCK AND ROLL E CULTURA NO ALTO PARANAÍBA |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
ANDRE RODRIGUES DA CRUZ (Coordenador, 03/01/2013 a 30/12/2013), WILLIAN EMILIANO BATISTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2013 a 31/07/2014), RAUL VAZ DE LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2013 a 30/12/2013), MATHEUS DE FREITAS ARAÚJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2013 a 30/12/2013), DOUGLAS MARTINS MORATO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2013 a 31/07/2013), WARLEY JUNIO SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2013 a 31/07/2014), ALEX JÚNIOR LOPES MENDONÇA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2013 a 30/12/2013), BALTAZAR DE ARAUJO JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2013 a 31/07/2014) |
DataInicio |
2013-01-03 |
DataTermino |
2014-07-31 |
LinhaExtensao |
Música |
Objetivo |
O projeto Cólera do Dragão, Rock and Roll e Cultura no Alto Paranaíba possui como objetivo principal a formação de um grupo musical do estilo rock and roll, denominado Cólera do Dragão, para oferecer à comunidade universitária e externa oportunidades de entretenimento através de apresentações artísticas com música de qualidade. As apresentações poderão ocorrer em eventos dentro da universidade, como por exemplo, em palestras, simpósios, congressos ou mesmo em algum momento particular em que o grupo for acionado. Como é objetivo também oferecer entretenimento para a comunidade externa, apresentações em locais externos à universidade também são almejadas, como por exemplo, em bares, festas ou em eventos municipais particulares. O projeto será desenvolvido por um professor e quatro alunos do curso de bacharelado em Sistemas de Informação. Conforme a tabela Equipe de Trabalho, três integrantes compõem o grupo musical, um integrante será o responsável pela divulgação das atividades da banda e dos eventos culturais nos quais serão realizadas apresentações, e um integrante será responsável pelo apoio logístico da banda durante os eventos. Ensaios semanais ocorrerão, com duração média de quatro horas, para o aperfeiçoamento de um repertório selecionado. Canções nacionais e internacionais com alto teor de qualidade poética e melódica são almejadas pela equipe. Consequentemente, combateremos a pobreza musical que, infelizmente, se encontra nos principais meios de comunicação. |
PalavrasChave |
Música, Apresentações, Cultura |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Análise de músicas, - Ensaios semanais das músicas do repertório selecionado, - Apresentações musicais, - Divulgação na Internet dos futuros eventos em que o grupo participará e de alguns dos trabalhos realizados nos links: --- https://www.youtube.com/user/coleradragao --- https://www.facebook.com/ColeraDoDragao - Pesquisa constante sobre eventos da Universidade e região em que o grupo possa participar e divulgar o trabalho. |
LocalidadeAtendida |
Região do Alto Paranaíba |
PessoasAtendidas |
2800 |
PessoasAtendidasPorMes |
400 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30432 |
CodigoLancamento |
30452 |
NumeroRegistro |
PRJ-082/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
A QUÍMICA DO SUPERMERCADO: UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUAL... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
PRISCILA PEREIRA SILVA CALDEIRA (Coordenador, 01/02/2013 a 31/12/2013), BÁRBARA REZENDE GONÇALVES (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
O projeto tem por objetivo ajudar a aguçar o interesse dos alunos de ensino médio de escolas públicas pelas ciências. O projeto consiste na implementação de uma agenda de aulas práticas-temáticas mensais. As aulas serão contextualizadoras e de cunho investigativo de modo a alcançar o interesse dos alunos e também objetivamos ensinar vários conceitos químicos através dos experimentos e discussões teóricas. |
PalavrasChave |
Ensino de química, contextualizado, aplicado |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Preparação de aulas temáticas-práticas para serem ministradas para alunos de 2º gruau, Ministração das aulas, Avaliação por meio de questionários dos impactos causados. |
LocalidadeAtendida |
Escolas Públicas de Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30452 |
CodigoLancamento |
30567 |
NumeroRegistro |
PRJ-087/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
LABORATÓRIO DE ARTE, CORPO E MULTIMÍDIA (LACOM) |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
SIANE PAULA DE ARAUJO (Coordenador, 04/03/2013 a 20/12/2013), DANIELE MARIN DURAN (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/03/2013 a 20/12/2013), DÉBORA KAMASCHE HENRIQUE DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/03/2013 a 20/12/2013), NATALY RUSSI PINTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/03/2013 a 20/12/2013), ANDREA BERGALLO SNIZEK (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/03/2013 a 20/12/2013), GABRIEL VINÍCIUS DE OLIVEIRA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/03/2013 a 20/12/2013) |
DataInicio |
2013-03-04 |
DataTermino |
2013-12-20 |
LinhaExtensao |
Artes integradas |
Objetivo |
Ampliar e diversificar as fontes de pesquisa, criação e produção em arte, em especial, que integrem o corpo às multimídias e às demais linguagens artísticas como a literária, a musical e as artes visuais. Também anseia fortalecer e sofisticar a produção acadêmica, já evidente do Departamento de Artes e Humanidades da UFV, por meio da estruturação e funcionamento do Laboratório. Além disso, visa atingir os anseios do Projeto Político Pedagógico do Curso promovendo e provocando avanços relacionados aos usos e entendimentos sobre multimídias e arte na tentativa de melhor qualificar a formação discente entre distintas áreas do conhecimento. |
PalavrasChave |
Arte, Corpo, Multimídias |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Desenvolver ações próprias, mas também integradas a outros projetos relacionados à arte e multimídia da Universidade e/ou de forma interinstitucional. Realizar atividades de pesquisa e produção artística como videodanças, perfomances midiáticas e instalações multimídia, podendo-se incluir a elaboração de interfaces interativas ou softwares livres conforme a demanda, além das atividades de produção administrativa das ações. Promover oficinas que visam tanto a inclusão digital de professores e alunos da área e da comunidade interessada em geral, quanto de oficinas voltadas à produção artística multimídia, relacionadas ao corpo e demais linguagens. Intervenções urbanas, e utilização do cenário social como foco de produção artística e fílmica. Ampliação do acervo de mídias do Curso por meio de doação do material gerado, bem como a elaboração de um canal on-line ou similar para divulgação do material produzido no sítio web da Universidade. |
LocalidadeAtendida |
Sede do curso de Dança, UFV, Viçosa e arredores. |
PessoasAtendidas |
1800 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30567 |
CodigoLancamento |
30604 |
NumeroRegistro |
PRJ-098/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CASEÍNA MICELAR, CONCENTRADOS PROTEICOS DE SORO E PERMEADO D... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
LUIZ FERNANDO CAPPA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 14/02/2013 a 14/02/2015), MAURICIO ANTONIO PEREIRA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 14/02/2013 a 14/02/2015), ÍTALO TULER PERRONE (Coordenador, 14/02/2013 a 14/02/2015), ANTONIO FERNANDES DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 14/02/2013 a 14/02/2015), RODRIGO STEPHANI (Colaborador(a) Voluntário(a), 14/02/2013 a 14/02/2015) |
DataInicio |
2013-02-14 |
DataTermino |
2015-02-14 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento tecnológico |
Objetivo |
Determinar a influência dos parâmetros de processamento industrial sobre as propriedades químicas e funcionais de caseína micelar, concentrado proteico de soro e permeado de ultrafiltração. |
PalavrasChave |
Lácteos desidratados, Caracterização química e tecnofuncional, Tecnologia de processamento |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Determinar a composição centesimal das caseínas micelares (CM), concentrados proteicos de soro (CPS) e permeado de ultrafiltração (PU). Caracterizar e avaliar a estabilidade durante o armazenamento da CM, dos CPS e do PU por meio da espectroscopia Raman, da análise térmica diferencial (DTA) e termogravimetria (TG). Determinar o perfil viscográfico dos produtos em condições simuladas de aquecimento e resfriamento por meio do analisador rápido de viscosidade (RVA), avaliando desta forma um dos seus atributos de funcionalidade. Determinar a influência dos processamentos industriais sobre a estrutura, conformação e propriedades das proteínas lácteas por meio da eletroforese, da espectroscopia Raman, da análise térmica diferencial (DTA), termogravimetria (TG) e do analisador rápido de viscosidade (RVA). Determinar a influência do tipo de processamento industrial sobre a cinética de cristalização da lactose no permeado de ultrafiltração concentrado por evaporação a vácuo. |
LocalidadeAtendida |
Empresas brasileiras produtoras de lácteos desidratados |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
10 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30604 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |