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gov - CodigoLancamento:1173,NumeroRegistro:PRJ-023/2010,Tipo:Projeto,Titulo:HORTO BOTÂNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: UMA PROPOS...,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:,AreaTematica2:,Envolvid

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

1173

NumeroRegistro

PRJ-023/2010

Tipo

Projeto

Titulo

HORTO BOTÂNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: UMA PROPOS...

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

AreaTematica2

Envolvidos

FABRICIO FERNANDES SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 30/12/2010), JOSE DO CARMO DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 30/12/2010), FABRICIO FERNANDES SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 30/12/2010), MILENE FARIA VIEIRA (Coordenador, 01/03/2010 a 30/12/2010), CELSO ANTONIO DA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 30/12/2010), MARIANA NEVES MOURA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 30/12/2010), ANA CAROLINA DE ALBUQUERQUE SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 30/12/2010), (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 30/12/2010), ARIADINA CALLEGARI FERRARI (Bolsista PIBEX, 01/03/2010 a 30/12/2010), ADRIANO VALENTIN DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 30/12/2010)

DataInicio

2010-03-01

DataTermino

2010-12-30

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Utilizar o Horto Botânico (HB) da UFV como um espaço didático para alunos dos ensinos fundamental e médio, visando promover uma educação não-formal de qualidade, que incluam atividades dirigidas sobre educação ambiental. Pretende-se incluir o HB como um dos centros de apoio didático pedagógico da UFV.

PalavrasChave

ensino, coleção botânica, flora

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1-Divulgar nas escolas da região a possibilidade de se realizar visitas monitoradas ao HB da UFV, visando a educação ambiental, 2-Estruturar, executar e monitorar as visitas, 3-Programar, para cada visita, atividades de interação dos alunos com o meio ambiente, 4-Ilustrar, durante as atividades programadas, a diversidade, a estrutura e a variedade das comunidades vegetais, 5-Promover a conscientização da cidadania, através da educação ambiental, 6-Auxiliar o aprendizado por meio de recursos alternativos como jogos, roteiros de visita e contato físico com plantas, 7-Organização do percurso a ser utilizado durante as visitas, incluindo-se a confecção de placas informativas com dados de identificação e origem sobre as espécies vegetais selecionadas. 8-Envolver outros estudantes universitários nessa atividade de extensão, visando a sua continuidade.

LocalidadeAtendida

Microrregião de Viçosa

PessoasAtendidas

500

PessoasAtendidasPorMes

40

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1173


gov - CodigoLancamento:1180,NumeroRegistro:PRJ-223/2017,Tipo:Projeto,Titulo:APÊTI:DIFUSÃO E APERFEIÇOAMENTO DE TÉCNICAS AGROFLORESTAIS N...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Multidisciplinar,AreaTemat

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

1180

NumeroRegistro

PRJ-223/2017

Tipo

Projeto

Titulo

APÊTI:DIFUSÃO E APERFEIÇOAMENTO DE TÉCNICAS AGROFLORESTAIS N...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Multidisciplinar

AreaTematica2

Envolvidos

SAMIR GONÇALVES SANTOS ARAÚJO (Estagiário, 01/07/2015 a 31/08/2017), TOMMY FLAVIO CARDOSO WANICK LOUREIRO DE SOUSA (Coordenador, 01/01/2016 a 31/12/2017), TOMÁS JOSÉ ALVES DOS SANTOS RAMOS (Estagiário, 01/03/2017 a 31/12/2017), PAULA FARIA SANTOS (Estagiário, 01/03/2017 a 31/12/2018), GILBERTO KISHIDA AMADOR (Estagiário, 01/03/2017 a 31/12/2018), CAMILA NASCIMENTO NEVES (Estagiário, 01/03/2017 a 31/12/2017), LETTYCIA OLIVEIRA DA CUNHA (Estagiário, 01/03/2017 a 31/12/2017), FELIPE LAGES D?ARAGONA (Estagiário, 01/03/2017 a 31/12/2017), WALTERSON LUZZI RODRIGUES (Estagiário, 01/03/2017 a 31/12/2017), ALEXANDRE SCHRÖDER (Bolsista PIBEX, 01/03/2016 a 30/11/2016), GUIDO BRANDÃO PIANTA (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), FELIPHE ROSSI TIBÚRCIO (Estagiário, 01/01/2016 a 30/12/2018), JULIANA PINHEIRO NEVES DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 01/07/2019), IVO JUCKSCH (Coordenador, 01/03/2010 a 31/12/2011), WILLER ARAUJO BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/01/2011), IVO JUCKSCH (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2012 a 01/01/2014), GUILHERME STUTZ ERTHAL (Bolsista PIBEX, 01/03/2010 a 31/12/2012), IAN LUIZ WILLACH GALLIEZ (Estagiário, 01/03/2010 a 01/01/2011), MATHEUS GARCIA FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/01/2012), FELIPE ELIDA DE ALMEIDA MAGALHÃES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/01/2011), ISRAEL DE ABREU JUNIOR (Estagiário, 01/03/2012 a 31/07/2014), GUIDO BRANDÃO PIANTA (Estagiário, 01/03/2013 a 31/12/2013), LEONARDO ABUD DANTAS DE OLIVEIRA (Estagiário, 01/03/2012 a 31/12/2016), NATAN CELIDONIO FERNANDES (Estagiário, 01/03/2013 a 31/12/2013), RAFAEL CAMPOS VALENTE (Estagiário, 01/07/2012 a 31/12/2013), GÊISA RAMOS RIBEIRO (Estagiário, 01/03/2013 a 31/12/2013), JOSÉ FERNANDO BASILE DA SILVA RAUSCHER (Estagiário, 01/07/2012 a 31/12/2017), DANIEL DE CARVALHO NOCERA (Estagiário, 01/03/2012 a 31/12/2013), TEOGENES SENNA DE OLIVEIRA (Coordenador, 01/01/2014 a 31/12/2015), ELPIDIO INACIO FERNANDES FILHO (Coordenador, 01/01/2012 a 31/12/2012), OLIVIA BEATRIZ MORAES DIAS DE AGUIAR (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2013), LUCAS FARIA MACHADO (Estagiário, 01/03/2010 a 01/04/2013), LEONARDO RODRIGUES BRITO LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/01/2011), VICTOR BICALHO PONTEDEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/01/2011), NINA CELLI RAMOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/01/2012), RAHÍ RODRIGUES DINI (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2017), ANA LUIZA MENDES MARTINS (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2013), JÚLIA GAIO FURTADO DE MENDONÇA (Estagiário, 01/03/2010 a 31/12/2012), TAINAH RIBEIRO REIS GODOY (Estagiário, 01/03/2010 a 01/03/2013), JULIANA CRISTINA TENIUS RIBEIRO (Estagiário, 01/03/2010 a 31/12/2011), GUILHERME PIMENTA DINIZ (Bolsista PIBEX, 01/07/2011 a 31/12/2013), PEDRO MONTESANO DE SOUZA CAMPOS (Estagiário, 01/07/2011 a 31/07/2013), MIRZA LAGO BEZERRA (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2012), RAPHAELA DA SILVA MENDES (Estagiário, 01/03/2010 a 31/12/2011), GUILHERME RODRIGO SILVA (Estagiário, 01/03/2010 a 31/12/2011), ADEMIR MARTINS LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2016 a 31/12/2017), INACIO GONCALVES DE SOUZA (Estagiário, 01/08/2016 a 31/12/2018), ANA CAROLINA DIAS DIÓRIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2016 a 31/12/2016), VITOR ALVES DA SILVEIRA (Estagiário, 01/03/2016 a 31/12/2016)

DataInicio

2010-03-01

DataTermino

2022-10-04

LinhaExtensao

Desenvolvimento rural e questão agrária

Objetivo

Capacitação em manejo e técnicas agroflorestais dos seus integrantes e dos agricultores com os quais trabalha e difusão do conhecimento sobre princípios e praticas agroflorestais. A execução do projeto contribuirá para aumentar o numero de comunidades envolvidas com o tema, alem de tornar o processo de capacitação do grupo e parceiros já envolvidos mais eficiente.

PalavrasChave

Agroecologia, SAFs, Agricultura Familiar

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1.Envolver a comunidade do Cruzeiro, em Espera Feliz/MG, no processo de desenvolvimento de tecnologias que aliem o reflorestamento à produção 2.Estimular nos jovens o pensamento critico em relação as dificuldades encontradas pelos pequenos produtores rurais e inicia-los em princípios e técnicas de manejo agroecológico 3.Criar um apostila teórico-prático que sirva de instrumento de ensino e extensão, podendo o grupo divulga-la e utilizá-la em cursos e oficinas 4.Contribuir para o desenvolvimento de tecnologias de implantação e manejo de SAF´s nas comunidades envolvidas pelo projeto. 5.Colaborar com o aumento e disseminação do conhecimento sobre implantação e manejo de SAF´s. 6.Contribuir para o processo de formação do grupo e parceiros. 7.Aumentar o envolvimento do grupo Apeti com projetos afins, de forma a fortalecer o movimento agroecológico.

LocalidadeAtendida

Viçosa, Acaiaca, Espera Feliz

PessoasAtendidas

100

PessoasAtendidasPorMes

10

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1180


gov - CodigoLancamento:1182,NumeroRegistro:PRJ-065/2010,Tipo:Projeto,Titulo:EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TRANSFORMANDO IDÉIAS E CRIANDO MUNDOS,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:,AreaTematica2:,Envolvi

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

1182

NumeroRegistro

PRJ-065/2010

Tipo

Projeto

Titulo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TRANSFORMANDO IDÉIAS E CRIANDO MUNDOS

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

AreaTematica2

Envolvidos

HENRIQUE PISA PERRONI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 30/12/2010), LUANA ARAÚJO DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 30/12/2010), ROBERTO PRECCI LOPES (Coordenador, 01/03/2010 a 30/12/2010), LUCAS YOSHIKAZO KYOMEN (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 30/12/2010), ROBERTO PRECCI LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 30/12/2010), VINICIUS RODRIGUES FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 30/12/2010), DIOGO NEPOMUCENO COSENZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 30/12/2010), ANDRÉ FONSECA VIEGAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 30/12/2010)

DataInicio

2010-03-01

DataTermino

2010-12-30

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Capacitação de dirigentes, funcionários e professores das organizações envolvidas em educação ambiental, e concientização da primeira infância para preservação do meio ambiente, para que as crianças possam ser futuros agentes promotores de um mundo melhor.

PalavrasChave

Criança, Reciclagem, Resíduo

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Realizar oficinas, atividades práticas, mini-cursos e passeios ecológicos sobre temas como: reciclagem, preservação ambiental, racionalização da energia, reaproveitamento de materiais.

LocalidadeAtendida

Vale do Sol e Inácio Martins

PessoasAtendidas

177

PessoasAtendidasPorMes

40

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1182


gov - CodigoLancamento:537,NumeroRegistro:PRJ-012/2006,Tipo:Projeto,Titulo:PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS COM HOMEOPATIA EM AG...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:,AreaTematica2:,Envolvidos:

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

537

NumeroRegistro

PRJ-012/2006

Tipo

Projeto

Titulo

PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS COM HOMEOPATIA EM AG...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

AreaTematica2

Envolvidos

VICENTE WAGNER DIAS CASALI (Coordenador, 16/02/2006 a 31/12/2010), RICARDO HENRIQUE SILVA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/02/2006 a 31/12/2010), VICENTE WAGNER DIAS CASALI (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/02/2006 a 31/12/2010), JOÃO CARLOS CARDOSO GALVÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/02/2006 a 31/12/2010), SUZANA PATRÍCIA LISBÔA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/02/2006 a 31/12/2010), MARIA DO CARMO CUPERTINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/02/2006 a 31/12/2010), FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/02/2006 a 31/12/2010), ANÍSIO GONÇALVES DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/02/2006 a 31/12/2010), MARIA APARECIDA CUPERTINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/02/2006 a 31/12/2010), MARIA GORETE CUPERTINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/02/2006 a 31/12/2010), RENATA RODRIGUES SOLAR (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/02/2006 a 31/12/2010), VICENTE WAGNER DIAS CASALI (Coordenador, 03/01/2011 a 31/12/2015), RICARDO HENRIQUE SILVA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 31/12/2015), FERNANDO LUIZ FINGER (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 31/12/2015), JOAO CARLOS CARDOSO GALVAO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 31/12/2015), SUZANA PATRÍCIA LISBÔA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 31/12/2015), FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 31/12/2015), ANISIO GONÇALVES DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 31/12/2015), ELEN SONIA MARIA DUARTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 31/12/2015), JULIANA VIEIRA AFONSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 31/12/2015), MARINEI DE FÁTIMA BATALHA DE LANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 31/12/2015), FERNANDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 31/12/2015), FRANCISCO GLICERIO RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 31/12/2015)

DataInicio

2011-01-03

DataTermino

2017-12-31

LinhaExtensao

Empreendedorismo

Objetivo

Ensinar homeopatia, promover as metodologias participativas dos alunos-agricultores, partilhar os resultados.Ensinar homeopatia, promover as metodologias participativas dos alunos-agricultores, partilhar os resultados. Executar a proposta aprovada pelo CNPq (Processo 553241-2005/2) Homeopatia: Tecnologia social destinada à agricultura familiar.

PalavrasChave

homeopatia, Agrosistemas, Produção Familiar

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Justificativas e relevância social. Cuidar dos agrossistemas com homeopatia significa administrar os tratamentos dos solos, das águas, das plantas, dos animais, e da família agrícola, porque fazem parte do organismo vivo Terra (ARRUDA et.al., 2005). A UFV ao trabalhar a homeopatia no meio rural propõe o modelo de geração de tecnologias que se inicia pela capacitação dos (das) agricultores (as) ensinando a ciência da homeopatia. Os (as) agricultores (as) capacitados são estimulados a conduzir experimentações em suas propriedades interagindo criativamente com os recursos locais disponíveis. Este público segundo HOCDÉ (1999) é espontaneamente experimentador, sendo elemento importante na criação de conhecimentos, tecnologias e propostas. A inserção da homeopatia no meio rural tem como fundamento social contribuir com o básico da humanidade a sobrevivência. O absurdo de produzir alimentos usando venenos, de poluir as águas, de esterilizar o solo, não tem sido suficiente na conscientização do ser humano animal. É a hora de se tentar tecnologias limpas que concedam autonomia à família agrícola pois o sistema ?bolsa de valores? e consumista faliu e a sobrevivências está comprometida. Suporte Teórico. Os (as) agricultores (as), em suas experimentações, não seguem a mesma lógica dos pesquisadores. Suas experiências envolvem inovação, comunicação, experimentação, organização, e a visão sistêmica de análise dos resultados (EDWARDS, 1993). Os agricultores analisam com óptica mais real que o pesquisador, seja pelos seus conceitos tradicionais, seja pelo seu convívio diário. Deste modo, torna-se evidente a importância da implementação de metodologias participativas em estudos de casos que envolvam a recuperação, a transição, o equilíbrio e a conservação dos agrossistemas os quais necessitam do acompanhamento integrado da evolução dos processos ao longo do tempo. O monitoramento das unidades familiares de produção com homeopatia por meio sistemático de coleta de dados e avaliação de indicadores de qualidade, dá suporte às observações à campo, favorecendo a geração de processos e procedimentos tecnológicos de modo rápido, simples, barato e acessível à produção agrícola familiar (CASALI, 2005). Tal modelo associa a pesquisa à extensão rural com objetivos sociais. ARRUDA et. al. (2005) resgatou a técnica de elaboração dos nosódios vivos (preparados homeopáticos feitos com o próprio agente causador dos desequilíbrios/danos) proposta por Roberto Costa permitindo autonomia à família agrícola e sustentabilidade ao agrosistema. Por outro lado Lisboa et.al (2005) delineou a nova visão dos organismos vivos, o que inclui os agrosistemas orgânicos, além dos procedimentos da ciência da homeopatia que permitem a busca do equilíbrio entre os componentes da vida da propriedade rural produtora de alimentos com vitalidade. CASALI et. al. (2005) discutiu os modelos de ação da homeopatia nos organismos vivos e em particular no reino vegetal. ANDRADE e CASALI (2004) relataram os efeitos de vários tratamentos homeopáticos no solo tendo em vista a manutenção da vitalidade, o equilíbrio da respiração e o manejo da matéria orgânica incorporada pelos resíduos dos cultivos. A base teórica relatada dá suporte lógico ao modelo de extensão proposto. Interação com o ensino e a pesquisa. A UFV, de modo pioneiro no Brasil, faz o ensino da Ciência da Homeopatia à família agrícola (extensão) e aos universitários (ensino de graduação). Os estudantes de pós-graduação aprendem os avanços da ciência da Homeopatia aplicada à agropecuária cursando a disciplina ?Homeopatia na Agricultura?, além disso, conduzem pesquisas visando as dissertações/teses dentro do tema homeopatia. Os cursos de extensão sobre homeopatia tem significativa receptibilidade por parte dos estudantes de pós-graduação da UFV. O desenvolvimento de experiências pelos agricultores que aprendem homeopatia e a respectiva divulgação faz acontecer a interação ensino-pesquisa no programa. As metodologias participativas possibilitam também a interação entre o ensino e a pesquisa, visto que, tem ocorrido a presença de vários alunos de agronomia/biologia/engenharia agrícola nos cursos de extensão de homeopatia. Metodologia de ação. Este trabalho visa promover o estudo preliminar do ?Manejo de Sistemas Agrícolas com Homeopatia?, vinculado ao Programa de Extensão da UFV: ?Divulgação das Plantas Medicinais, da Homeopatia e da Produção de Alimentos Orgânicos?, o qual oferece o ?Curso de Homeopatia?, extensão universitária. A atividade de extensão está sendo realizada com os (as) trabalhadores (as) rurais, alunos (as) do referido curso. A) Mobilização dos alunos Nesta etapa instrutores e alunos discutem e elaboram propostas iniciais de execução, monitoramento e avaliação das experimentações no campo. B) Identificação das propriedades agrícolas Por meio de metodologia participativa são selecionadas as propriedades agrícolas denominadas de acordo com a localização. Foram selecionadas: Barra de São Francisco-ES, Paula Cândido-MG, Espera Feliz-MG e Sacramento-MG/Agrotóxico e Sacramento-MG/Agrofloresta. Na identificação/seleção das áreas utiliza-se critérios tais como: Localização, Diversidade de recursos e usos, Participação de agricultores (as) que já estejam realizando experimentações, Disponibilidade da família agrícola em participar das atividades. C) Diagnóstico Por meio de metodologia participativa é realizado o mapeamento e o diagnóstico das unidades agrícolas. O diagnostico não é apenas o momento de identificação dos problemas e potencialidades de cada área, mas também, o momento em que todos os agricultores alunos oferecem sugestões sobre práticas de manejo de base ecológica e recursos homeopáticos, priorizando o enfoque sistêmico e nova visão dos organismos vivos proposta pela homeopatia. A escolha dos recursos da homeopatia mais indicados é participativa, com objetivo de exercitar na prática os conhecimentos adquiridos em aula. Estão sendo priorizados os preparados homeopáticos obtidos com recursos locais da propriedade, sejam de origem animal, vegetal, mineral ou outros, sendo a base dos conteúdos das experimentações os problemas e condições locais. A homeopatia do solo tem sido sugerida à todas as áreas como essencial ao manejo dos sistemas agrícolas com homeopatia. D) Coleta do Solo A partir do mapa da propriedade, são detectados os pontos de interseção (pontos energéticos) da área, os quais são demarcados no campo com estaca. Amostras de solo (aproximadamente 10 gramas) são coletadas em cada ponto identificado, dando origem a amostra composta representativa da área. A amostra composta é a matéria-prima do preparado homeopático do solo, aplicado segundo a lógica de cada agricultor (a) experimentador (a). E) Avaliações no campo Estão sendo enfatizados os critérios de avaliação definidos pelos (as) agricultores (as), adequados à realidade local de acordo com a lógica de cada família agrícola. Foi adotada a metodologia de estudo de caso. Cada propriedade é individual e caso único a ser estudado. Não são impostas limitações de indicações homeopáticas ou de procedimentos, como modo de respeitar as diversidades de condições, fazendo assim valer os três princípios que fundamentam as abordagens participativas: a especificidade local, a flexibilidade e a criatividade. Os observadores dos sistemas agrícolas são considerados unidades de repetição experimental. Os observadores definidos envolvem alguns membros da família rural residentes no local, os quais descrevem as informações captadas periodicamente ao longo do tempo. Apesar dos ensaios serem realizados individualmente (pela família agrícola) são analisados e interpretados em conjunto (com os demais alunos e instrutores) durante espaço reservado nas aulas, quando também novas ações podem ser sugeridas. F) Monitoramento e amostragem A fim de dar suporte às demandas de informações, o desenvolvimento das unidades agrícolas experimentadoras está sendo monitorado por meio da avaliação periódica (intervalo de 2 meses) da qualidade do solo e da água. A amostragem do solo segue o procedimento de Coleta do Solo. As amostras da água são coletadas sempre nos mesmos pontos definidos inicialmente pelos participantes. G) Avaliação em laboratório As amostras de solo e de água são encaminhadas à UFV onde são avaliadas, por meio dos indicadores de qualidade, descritos abaixo: 1) Água a) Condutividade elétrica (CE) b) pH 2) Solo a) Análise química b) Respiração microbiana do solo c) Biomassa microbiana do solo G) Criação do Banco de Dados Os procedimentos adotados em cada propriedade rural e os resultados alcançados, paralelamente aos resultados laboratoriais, são organizados e arquivados no Banco de Dados e ser criado na UFV e a ser disponibilizado aos estudiosos da homeopatia. Comunidade Atendida O objetivo final do projeto é atingir a família agrícola que, por ignorância ou por imposição do sistema, ainda gera alimentos com venenos e deteriora a propriedade rural. O meio de atender essa comunidade passa pelas famílias agrícolas que foram encaminhadas ao estudo da homeopatia como proposta de solução ecológica. Os estudantes universitários decepcionados com o modelo consumista da agricultura são bem recebidos e não discriminados. Considerando as dificuldades de implementação dos cursos de homeopatia além de Minas Gerais e Espírito Santo, o projeto em vista será restrito as comunidades destes dois estados. É possível acontecer a seleção indireta das comunidades atendidas por causa da atuação dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais no projeto. A comunidade atendida diretamente será o instrumento de extensão da homeopatia às famílias agrícolas que ainda não estudaram homeopatia. Impactos Esperados Neste projeto tem-se a expectativa de impactar o procedimento passivo e inconsequente de geração de alimentos com venenos. Serão considerados bem sucedidos os cursos de homeopatia, com alunos provenientes de famílias agrícolas, que além de realizarem experiências, adquirem a capacidade de motivarem e ensinarem os vizinhos das propriedades. Assim o impacto esperado poderá ser multiplicado. Os indicadores do impacto serão: o abandono dos agrotóxicos, a adoção da homeopatia, a aceitação dos procedimentos agroecológicos de vida, a autonomia da família agrícola e sustentabilidade das propriedades rurais. Vinculação do Projeto ao Programa O programa de extensão tem o foco resgatar a homeopatia como recurso tecnológico das comunidades rurais visando o bem estar social e produção saudável de alimentos pela família. O presente projeto insere no programa as metodologias participativas a serem praticadas pelos próprios alunos-agricultores dos cursos de homeopatia. A experiência realizada pelos próprios agricultores, partilhada durante o projeto, visa provocar saltos nos programas, possibilitando motivação à família agrícola participante e as famílias que serão atingidas indiretamente. Cronograma das ações 1 Organização dos cursos de homeopatia 1º mês. 2 Mobilização dos alunos visando as experiências de campo 2º mês. 3 Identificação das propriedades rurais 3º mês. 4 Diagnóstico participativo 3º mês 5 Implementação dos tratamentos 4º e 5º mês 6 Avaliações e acompanhamentos 6º ao 8º mês 7 Monitoramento e amostragem 6º ao 8º mês 8 Análises de laboratório 6º ao 8º mês 9 Geração do Banco de Dados 6º ao 9º mês 10 Promoção de Seminário com partilha do conhecimento 10º mês 11 Produção gráfica do texto contendo as experiências partilhadas 11 mês 12 Avaliação do Projeto 12º mês

LocalidadeAtendida

Minas Gerais e Espírito Santo

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

1

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=537


gov - CodigoLancamento:1135,NumeroRegistro:PRJ-097/2009,Tipo:Projeto,Titulo:JORNALISMO E CIDADANIA,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:,AreaTematica2:,Envolvidos:DANIEL PIRES JUNQUEIRA (Colabor

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

1135

NumeroRegistro

PRJ-097/2009

Tipo

Projeto

Titulo

JORNALISMO E CIDADANIA

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

AreaTematica2

Envolvidos

DANIEL PIRES JUNQUEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2020 a 01/10/2020), JAMILIA APARECIDA LOPES SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2020 a 01/09/2021), ANTÔNIO HENRIQUE SANTOS SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 19/05/2019 a 01/10/2020), MELISSA APARECIDA COSTA DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2020 a 01/10/2020), ALEXANDRE AUGUSTO DE OLIVEIRA LEITE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2020 a 01/09/2021), ERNANE CORREA RABELO (Coordenador, 01/10/2019 a 01/09/2021), ALICE RUSCHEL MOCHKO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2020 a 01/10/2020), LAENE MUCCI DANIEL (Comissão Coordenadora, 01/10/2019 a 01/09/2021), RACHEL MONTEIRO MARINHO BARROSO (Bolsista PIBEX, 01/09/2010 a 01/09/2011), RACHEL MONTEIRO MARINHO BARROSO (Bolsista PIBEX, 01/09/2010 a 01/09/2011), PÂMERA TADEU MACIEL MATTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2009 a 01/08/2011), ELOAH MONTEIRO ANDRADE BARRETO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2009 a 01/08/2011), LAENE MUCCI DANIEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2011 a 01/09/2011), ERNANE CORREA RABELO (Coordenador, 01/09/2009 a 01/09/2011), JOAQUIM SUCENA LANNES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2009 a 01/08/2011), JANAINA DE OLIVEIRA NUNES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2009 a 01/08/2011), THAÍS PEREIRA CAL (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/03/2020 a 27/09/2020), GIULIANO PEREIRA DE SALES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2009 a 01/08/2011), BRUNA BARBOSA HONORATO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2009 a 01/08/2011), DIEGO TEIXEIRA DE ABREU (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2009 a 01/08/2011), CLARA JULIO FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2009 a 01/08/2011), PATRÍCIA SANTOS FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2009 a 01/08/2011), LUIZA QUINTAO RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2009 a 01/08/2011), RAFAELA DE MELO SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2009 a 01/08/2011), MARDEN RICARDO LEITE CHAVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2009 a 01/08/2011), DIEGO ABDOU OBEID ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2009 a 01/08/2011), CAMILA TEIXEIRA BARROS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2009 a 01/08/2011), MATEUS ELIAS DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2009 a 01/08/2011), MICHELLY AKEMI ODA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2009 a 01/08/2011), MATEUS LIMA DA SILVA (Comissão Coordenadora, 01/10/2019 a 01/09/2021), GUILHERME DE CARVALHO ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 01/08/2020)

DataInicio

2019-10-01

DataTermino

2021-09-01

LinhaExtensao

Jornalismo

Objetivo

Geral: Promover a interação dos estudantes com a comunidade viçosense, investigar sua demanda e disponibilizar tais informações no formato jornalístico em suporte on line. Específicos: 1) Oferecer à comunidade alternativa de comunicação jornalística. 2) Servir de canal intermediário entre as necessidades informacionais do poder público para a comunidade, e vice-versa. 3) Debater com os futuros jornalistas a potencialidade do Jornalismo comprometido com a cidadania e com a democracia. 4) Estimular a população flutuante da UFV, principalmente estudantes de Jornalismo, a conhecer e a se integrar à comunidade. 5) Incentivar a participação popular, por intermédio do Jornalismo, no debate democrático sobre os problemas da comunidade.

PalavrasChave

JORNAL, VIÇOSA, CIDADANIA

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Criar um jornal eletrônico, de livre e de fácil acesso, com notícias que abordem o cotidiano da cidade de Viçosa. Publicar informações de interesse desta comunidade tais como serviços de utilidade pública, campanhas e anúncios publicitários. Estabelecer canal de informação entre demandas da comunidade e órgãos públicos. Refletir sobre o exercício do jornalismo cívico. Contribuir para a formação dos futuros jornalistas, comprometidos com o social, o interesse público e a democratização das informações.

LocalidadeAtendida

VIÇOSA

PessoasAtendidas

80000

PessoasAtendidasPorMes

80000

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1135


PWG

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