CodigoLancamento |
27923 |
NumeroRegistro |
PRJ-182/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CULTIVO DE HORTALIÇAS EM HORTAS DE QUINTAIS NO MUNICÍPIO DE ... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
JOÃO RODRIGUES NETO (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), EVERALDO ANTONIO LOPES (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), VICTOR JORDÃO BRAGA OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), LAUDIANE ERICA LEITE (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), GABRIEL LACERDA VIANA (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), JÉSSICA GUIMARÃES SANTANA DOS REIS (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), HERMETO FERREIRA HOSTALÁCIO NETO (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), PRISCILA MARIA DE AQUINO (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), MARIANA KARLA DE OLIVEIRA (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), LUIS CLAUDIO SIMONI SANTOS (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), NAIARA ALVES CUNHA (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), RAFAELLA MARTINS MORAIS (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), JOSE ANTONIO DE PAULA BORBA JUNIOR (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), HUGO ELOI COUTINHO DE OLIVEIRA (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), AISLANN DE OLIVEIRA ROSA (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), HELBERT MORAIS BRAZ (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), FILIPE FRANCISCO RIBEIRO (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Objetivos gerais: Este projeto tem o propósito de promover a educação ambiental e alimentar da população atendida, utilizando a horta como possibilidade para integrar temas sobre saúde, nutrição e meio ambiente nos mais diversos setores da sociedade. Objetivos específicos: a) Criação de vínculos afetivos e solidários entre o grupo envolvido e a comunidade, b) Orientar as crianças na escolha de alimentos nutritivos e de boa qualidade, c) Elevação da auto-estima de crianças excepcionais, pois com as atividades educacionais na manutenção da horta as crianças resgatam a alegria de se viver e sentem incluídas na sociedade como um todo, d) Realização de atividades relacionadas à prática de responsabilidade social/empresarial, tão exigida atualmente pela sociedade, e) Aplicar o conhecimento adquirido no curso de agronomia para finalidades sociais, f) Aprendizado dos alunos membros do projeto e contato com o público alvo, g) Buscar uma atuação integrada com outras organizações, de outros ramos da sociedade, fortalecendo parcerias no desenvolvimento dos projetos sociais, visando otimizar oportunidades e recursos, h) Apontar os pontos críticos na implantação e manutenção da horta no ambiente escolar. |
PalavrasChave |
horticultura, olericultura, produção de alimentos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Pesquisa de campo e análise das instituições. - Seleção de voluntários. - Busca por parcerias para aquisição dos equipamentos e insumos necessários na implantação e condução da horta. - Limpeza da área, montagem dos canteiros, produção de mudas,transplantio das mudas, tratos culturais e colheita das hortaliças. - Encontros teóricos e práticos com a comunidade envolvida. - Análise de novas instituições. - Seleção de voluntários. - Instalação das novas hortas, com os tratos culturais necessários. - Avaliação geral do projeto. |
LocalidadeAtendida |
Instituições de ensino em Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27923 |
CodigoLancamento |
28269 |
NumeroRegistro |
PRJ-202/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE NAS AGROINDÚSTRIAS FAM... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
POLLYANNA CARDOSO PEREIRA (Orientador, 02/01/2012 a 31/12/2012), BRUNO DE SOUSA CORRADI (Coordenador, 02/01/2012 a 31/12/2012), ANA CLARA PIMENTA RIOS PEDRAS (Bolsista PIBEX JR, 02/01/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
Promover o desenvolvimento sustentável da agroindústria familiar rural de Florestal por meio da implantação das ferramentas da qualidade como o programa 5 S e o diagrama de causa e efeito para avaliar as adequações das agroindústrias familiares às exigência da vigilância sanitária, suporte para o atendimento e adequação higiênico-sanitária dos estabelecimentos rurais e produtos elaborados. |
PalavrasChave |
Agroindústria familiar, Qualidade, Programa 5 S |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Caracterização das agroindústrias familiares No primeiro momento será realizada, por meio de visita in loco e entrevista, a identificação das famílias que trabalham com processamento de alimentos, os alimentos produzidos e as condições em que são produzidos, assim como a verificação do interesse na melhoria da qualidade dos alimentos beneficiados. A entrevista será realizada utilizando-se um questionário semi-estruturado, o qual permitirá a elucidação da realidade sócio-econômica das famílias que têm como renda básica o processamento de alimentos. 2. Sensibilização sobre as ferramentas da qualidade: programa 5 S e Diagrama de Causa e Efeito. Posteriormente serão realizados encontros, na forma de oficinas, nas comunidades e exposição sobre: o programa 5 S e o Diagrama de Ishikawa como ferramentas de qualidade, que auxiliarão na redução de custos e perdas, exigências legais para processamento e comercialização de alimentos, exigências do mercado consumidor. Os encontros terão como metodologia as oficinas com dinâmica de grupo, no qual as pessoas após o ao se confrontarem com hipotéticas situações-problemas, podem identificar a situação por elas vivenciadas e desta forma expor sua realidade de modo natural. A metodologia participativa, como a dinâmica de grupo, é aquela que permite a atuação efetiva dos participantes no processo educativo sem considerá-los meros receptores, nos quais depositam conhecimentos e informações. No enfoque participativo valoriza-se os conhecimentos e experiências dos participantes, envolvendo-os na discussão, identificação e busca de soluções para os problemas identificados. 3. Seleção das agroindústrias familiares que participarão do projeto De acordo com o perfil sócio-econômico e principalmente a relação entre a renda familiar total e o percentual advindo da agroindústria familiar serão selecionadas até 15 agroindústrias familiares para participarem do projeto. 4. Implantação das ferramentas de qualidade: Programa 5 S e Diagrama de Causa e Efeito Esta etapa será realizada in loco, junto aos manipuladores de alimentos, em encontros previamente agendados junto às agroindústrias familiares. O acompanhamento de todo o processo, desde a obtenção da matéria-prima até a venda do produto no mercado é de fundamental importância para se mensurar a qualidade desejada pelo consumidor e requerida pelos órgãos governamentais. Será utilizado o manual do Método 5 S desenvolvido pela ANVISA em 2005, o qual traz o roteiro a ser aplicado em unidades produtivas de qualquer atividade econômica e tamanho. 5. Avaliação das condições de processamento dos alimentos após os trabalhos de sensibilização para a qualidade e da implantação do Programa 5 S. Neste momento serão realizadas entrevistas com as famílias para avaliar o impacto das modificações propostas nos ambientes de processamento dos alimentos, assim como na adequação de qualidade da água, dos utensílios e equipamentos, dos ambientes de processamento e armazenamento, e das mãos dos manipuladores. 6. Análise e apresentação dos resultados e conclusão do trabalho Realização de um encontro com todas as famílias envolvidas no projeto de modo a incentivar a continuidade do trabalho realizado. Elaboração de artigos científicos para divulgação do trabalho. |
LocalidadeAtendida |
Florestal |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28269 |
CodigoLancamento |
22664 |
NumeroRegistro |
PRJ-079/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
?GRUPO CAPOEIRA ALTERNATIVA: DIFUNDINDO E RE-SIGNIFICANDO A ... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
PROSPERO BRUM PAOLI (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/02/2011 a 09/02/2012), ALBA PEDREIRA VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/02/2011 a 09/02/2012), MARISTELA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/02/2011 a 09/02/2012), LUCAS RAFAEL BIGARDI (Estagiário, 09/02/2011 a 09/02/2012), TALITA TIENGO MARONO (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/02/2011 a 09/02/2012), RAMON GUIDO THOMAZ MARLIERE (Estagiário, 09/02/2011 a 09/02/2012), LUIZA PEREIRA BITTENCOURT (Estagiário, 09/02/2011 a 09/02/2012), LAKSME NARAYANA OLIVEIRA DA SILVA (Estagiário, 09/02/2011 a 09/02/2012), BÁRBARA BATISTA PORTO (Estagiário, 09/02/2011 a 09/02/2012), EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/02/2011 a 09/02/2012), LINA ARRUDA MENEZES (Bolsista PIBEX, 09/02/2011 a 09/02/2012), FATIMA WACHOWICZ (Coordenador, 09/02/2011 a 09/02/2012), ANAIS DE ALMEIDA CAMPOS CORDEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/02/2011 a 09/02/2012), PEDRO HENRIQUE GONÇALVES TOMICH (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/02/2011 a 09/02/2012) |
DataInicio |
2011-02-09 |
DataTermino |
2025-02-09 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
Objetivos: Objetivo Geral Divulgar, valorizar e tornar a prática da capoeira acessível à comunidade viçosense e universitária, re- significando-a, a fim de compreender sua história e ancestralidade, valorizando-a como manifestação cultural brasileira. Objetivos Específicos: -Promover inclusão social por meio de atividades e eventos realizados no espaço acadêmico da Universidade Federal de Viçosa. -Buscar por meio do contato com mestres, capoeiristas e grupos tradicionais as raízes e fundamentos da prática da Capoeira. -Incentivar a pratica esportiva -Estabelecer relações entre os ensinamentos da Capoeira e a assimilação do conhecimento acadêmico, -Proporcionar um espaço de troca de conhecimentos e filosofias no contexto da Capoeira. |
PalavrasChave |
Capoeira, Cultura, Educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O projeto é realizado por uma equipe multidisciplinar de oito estudantes, agraciados com Bolsa-Esporte, concedida pela Divisão de Esporte e Lazer, que utilizam uma metodologia participativa no planejamento das atividades. A coordenação reúne-se semanalmente para organizar e dividir as demandas, programar os treinos, articular eventos, e realizar estudo e reflexões acerca de textos relacionados com a proposta do projeto. Participação e colaboração em eventos interdisciplinares, promovendo a integração dos vários grupos e promovendo a apreensão de outros valores. O grupo realiza as rodas de Capoeira semanalmente, sendo que uma roda do mês ocorre em espaços públicos do campus universitário e da cidade. Os treinos físicos diários são ministrados pelos integrantes mais antigos no grupo. Periodicamente são promovidos cursos teórico-práticos com mestres e professores tradicionais da Capoeira. Estes cursos têm por objetivo trazer novos conhecimentos aos integrantes do grupo, além de propiciar um contato com diferentes didáticas e metodologias de ensino, essenciais à continuidade do projeto. Anualmente é realizado o Batizado de Capoeira que representa o reconhecimento pelo desenvolvimento dentro dos fundamentos e do jogo da Capoeira, e os já batizados trocam seus cordéis, num sistema de graduação que remete à evolução do capoeirista pelo seu aperfeiçoamento técnico e filosófico dentro do grupo, o sistema de graduação do grupo é formado por quatro cordéis, que são: Branco (cru), Branco e Amarelo, Branco, Amarelo e Vermelho, Branco, Amarelo, Vermelho e Preto, cores que compõem a bandeira da UFV. As aulas a serem ministradas no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) ocorrerão semanalmente, com o acompanhamento de pelo menos dois coordenadores, mais voluntários. Estas aulas terão como foco principal trabalhar o convívio social, a musicalidade e a concentração. Haverá, ainda, o Batizado e Troca de Cordéis das duas turmas infantis do LDI e LDH. Em sua estrutura, o grupo mantém uma bibliotequinha com vários materiais obtidos desde o seu inicio e ao longo dos anos, assim como outros produzidos pelos integrantes. Os materiais - periódicos, livros, revistas, relatórios dos integrantes do grupo, vídeos das atuações do grupo e de outros - servem de uso para o estudo teórico de todos os integrantes do grupo. Para sua boa manutenção e organização, contamos com a atenção especial de um integrante do grupo. Todas as atividades serão registradas por meio de relatórios dos coordenadores, vídeos e fotos. Para viabilizá-las é fundamental o apoio da Divisão de Esporte e Lazer através da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. |
LocalidadeAtendida |
Crianças de 3 a 5 anos do LDI e LDH e alunos funcionários e docentes da UFV |
PessoasAtendidas |
158 |
PessoasAtendidasPorMes |
158 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22664 |
CodigoLancamento |
22725 |
NumeroRegistro |
PRJ-067/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
FICA VIVO: DIFUSÃO DA CULTURA DE PAZ NO TRÂNSITO EM VIÇOSA |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Direitos Humanos e Justiça |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
GABRIELA CRISTINA FRANCESCHI PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2011 a 15/01/2012), VICTOR CEZAR DE SOUSA VITOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2011 a 15/01/2012), BRUNA CAROLINE MOREIRA SILVA (Bolsista PIBEX, 15/03/2011 a 15/01/2012), BRUNO OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2011 a 15/01/2012), MARCELO OTTONI DURANTE (Coordenador, 15/03/2011 a 15/01/2012) |
DataInicio |
2011-03-15 |
DataTermino |
2012-01-15 |
LinhaExtensao |
Segurança pública e defesa social |
Objetivo |
Objetivo Geral: O programa Fica Vivo tem como objetivo promover uma mudança no comportamento da população de Viçosa, motoristas e pedestres, no trânsito visando valorizar uma orientação no sentido das pessoas perceberem que o risco de acontecer um acidente depende da forma como eles se comportam e, assim, reduzir o alto índice de vítimas fatais de acidentes de trânsito. Objetivos Específicos: 1.Difundir a cultura de paz no trânsito em Viçosa, mudando o comportamento da sua população, incluindo motoristas e pedestres, no sentido de valorizar uma orientação preventiva. 2.Promover a difusão contínua de informações fundamentais para a população de Viçosa orientar seu comportamento no trânsito de modo a prevenir a ocorrência de acidentes. |
PalavrasChave |
acidentes de trânsito, Viçosa, gestão pública |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Difundir a cultura de paz no trânsito em Viçosa, mudando o comportamento da sua população, incluindo motoristas e pedestres, no sentido de valorizar uma orientação preventiva. Ações a serem executadas: (1)Identificar as principais causas dos acidentes de trânsito com vítima e sem vítima que ocorrerem em Viçosa a partir de uma análise dos boletins de ocorrência registrados pela Polícia Civil e entrevistas com as vítimas, (2)Realizar uma avaliação da cultura de trânsito da população residente em Viçosa por meio da realização de um survey com uma amostra representativa da população de Viçosa. (3)Fazer campanhas educativas difundindo os valores e princípios da cultura de paz no trânsito, tendo em vista os conhecimentos adquiridos na pesquisa, por meio de distribuição de informativos em papel, realização da palestras em escolas e difusão de conhecimento pelo rádio. Promover a difusão contínua de informações fundamentais para a população de Viçosa orientar seu comportamento no trânsito de modo a prevenir a ocorrência de acidentes. Ações a serem executadas: (1)Criar uma metodologia de monitoramento das vias urbanas do município de Viçosa no intuito de delimitar as áreas de maior risco de ocorrerem acidentes de trânsito, (2)Criar um site para divulgação das áreas de risco de acidente em Viçosa, por meio do uso do sistema Google maps |
LocalidadeAtendida |
Viçosa |
PessoasAtendidas |
74172 |
PessoasAtendidasPorMes |
6750 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22725 |
CodigoLancamento |
22815 |
NumeroRegistro |
PRJ-078/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
VIAJANDO COM A MATEMÁTICA |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
FERNANDO DE SOUZA BASTOS (Coordenador, 01/02/2011 a 31/12/2011), SERGIO HENRIQUE NOGUEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), JUSTINO MUNIZ JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), MARCINA AMALIA NUNES MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), THAÍS DE ARAÚJO GONÇALVES (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2011), RAFAELA GUIMARÃES MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Temas específicos |
Objetivo |
Divulgar a Universidade Federal de Viçosa, principalmente o Campus de Florestal nas cidades de Juatuba, Mateus Leme, Pará de Minas, Florestal, Betim, Contagem,Itaúna e etc, na tentativa de aumentar a procura pelos cursos superiores deste campus. Além disso, pretende-se com esse projeto também divulgar os cursos de licenciatura da UFV com ênfase no curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Florestal. |
PalavrasChave |
Matemática, Universidade Federal de Viçosa, Campus de Florestal |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Reuniões semanais do Coordenador e o Bolsista. Reuniões mensais com todos os Colaboradores. Pesquisa de referências e de trabalhos similares a este Projeto. Elaboração das atividades desenvolvidas. Pesquisa e preparo de Materiais Lúdicos. Reuniõe para discutir como será a divulgação do projeto. Divulgação, programação e organização das viagens às Escolas, a fim de realizar palestras, mini-cursos, mesas redondas e oficinas do projeto. Elaboração, Aplicação e Correção dos testes. Avaliação e conclusão do projeto. Elaboração do relatório final. |
LocalidadeAtendida |
Florestal, Juatuba, Mateus Leme, Pará de Minas, Betim, Contagem, Itaúna |
PessoasAtendidas |
5000 |
PessoasAtendidasPorMes |
500 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22815 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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