CodigoLancamento |
28269 |
NumeroRegistro |
PRJ-202/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE NAS AGROINDÚSTRIAS FAM... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
POLLYANNA CARDOSO PEREIRA (Orientador, 02/01/2012 a 31/12/2012), BRUNO DE SOUSA CORRADI (Coordenador, 02/01/2012 a 31/12/2012), ANA CLARA PIMENTA RIOS PEDRAS (Bolsista PIBEX JR, 02/01/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
Promover o desenvolvimento sustentável da agroindústria familiar rural de Florestal por meio da implantação das ferramentas da qualidade como o programa 5 S e o diagrama de causa e efeito para avaliar as adequações das agroindústrias familiares às exigência da vigilância sanitária, suporte para o atendimento e adequação higiênico-sanitária dos estabelecimentos rurais e produtos elaborados. |
PalavrasChave |
Agroindústria familiar, Qualidade, Programa 5 S |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Caracterização das agroindústrias familiares No primeiro momento será realizada, por meio de visita in loco e entrevista, a identificação das famílias que trabalham com processamento de alimentos, os alimentos produzidos e as condições em que são produzidos, assim como a verificação do interesse na melhoria da qualidade dos alimentos beneficiados. A entrevista será realizada utilizando-se um questionário semi-estruturado, o qual permitirá a elucidação da realidade sócio-econômica das famílias que têm como renda básica o processamento de alimentos. 2. Sensibilização sobre as ferramentas da qualidade: programa 5 S e Diagrama de Causa e Efeito. Posteriormente serão realizados encontros, na forma de oficinas, nas comunidades e exposição sobre: o programa 5 S e o Diagrama de Ishikawa como ferramentas de qualidade, que auxiliarão na redução de custos e perdas, exigências legais para processamento e comercialização de alimentos, exigências do mercado consumidor. Os encontros terão como metodologia as oficinas com dinâmica de grupo, no qual as pessoas após o ao se confrontarem com hipotéticas situações-problemas, podem identificar a situação por elas vivenciadas e desta forma expor sua realidade de modo natural. A metodologia participativa, como a dinâmica de grupo, é aquela que permite a atuação efetiva dos participantes no processo educativo sem considerá-los meros receptores, nos quais depositam conhecimentos e informações. No enfoque participativo valoriza-se os conhecimentos e experiências dos participantes, envolvendo-os na discussão, identificação e busca de soluções para os problemas identificados. 3. Seleção das agroindústrias familiares que participarão do projeto De acordo com o perfil sócio-econômico e principalmente a relação entre a renda familiar total e o percentual advindo da agroindústria familiar serão selecionadas até 15 agroindústrias familiares para participarem do projeto. 4. Implantação das ferramentas de qualidade: Programa 5 S e Diagrama de Causa e Efeito Esta etapa será realizada in loco, junto aos manipuladores de alimentos, em encontros previamente agendados junto às agroindústrias familiares. O acompanhamento de todo o processo, desde a obtenção da matéria-prima até a venda do produto no mercado é de fundamental importância para se mensurar a qualidade desejada pelo consumidor e requerida pelos órgãos governamentais. Será utilizado o manual do Método 5 S desenvolvido pela ANVISA em 2005, o qual traz o roteiro a ser aplicado em unidades produtivas de qualquer atividade econômica e tamanho. 5. Avaliação das condições de processamento dos alimentos após os trabalhos de sensibilização para a qualidade e da implantação do Programa 5 S. Neste momento serão realizadas entrevistas com as famílias para avaliar o impacto das modificações propostas nos ambientes de processamento dos alimentos, assim como na adequação de qualidade da água, dos utensílios e equipamentos, dos ambientes de processamento e armazenamento, e das mãos dos manipuladores. 6. Análise e apresentação dos resultados e conclusão do trabalho Realização de um encontro com todas as famílias envolvidas no projeto de modo a incentivar a continuidade do trabalho realizado. Elaboração de artigos científicos para divulgação do trabalho. |
LocalidadeAtendida |
Florestal |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28269 |
CodigoLancamento |
22664 |
NumeroRegistro |
PRJ-079/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
?GRUPO CAPOEIRA ALTERNATIVA: DIFUNDINDO E RE-SIGNIFICANDO A ... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
PROSPERO BRUM PAOLI (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/02/2011 a 09/02/2012), ALBA PEDREIRA VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/02/2011 a 09/02/2012), MARISTELA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/02/2011 a 09/02/2012), LUCAS RAFAEL BIGARDI (Estagiário, 09/02/2011 a 09/02/2012), TALITA TIENGO MARONO (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/02/2011 a 09/02/2012), RAMON GUIDO THOMAZ MARLIERE (Estagiário, 09/02/2011 a 09/02/2012), LUIZA PEREIRA BITTENCOURT (Estagiário, 09/02/2011 a 09/02/2012), LAKSME NARAYANA OLIVEIRA DA SILVA (Estagiário, 09/02/2011 a 09/02/2012), BÁRBARA BATISTA PORTO (Estagiário, 09/02/2011 a 09/02/2012), EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/02/2011 a 09/02/2012), LINA ARRUDA MENEZES (Bolsista PIBEX, 09/02/2011 a 09/02/2012), FATIMA WACHOWICZ (Coordenador, 09/02/2011 a 09/02/2012), ANAIS DE ALMEIDA CAMPOS CORDEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/02/2011 a 09/02/2012), PEDRO HENRIQUE GONÇALVES TOMICH (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/02/2011 a 09/02/2012) |
DataInicio |
2011-02-09 |
DataTermino |
2025-02-09 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
Objetivos: Objetivo Geral Divulgar, valorizar e tornar a prática da capoeira acessível à comunidade viçosense e universitária, re- significando-a, a fim de compreender sua história e ancestralidade, valorizando-a como manifestação cultural brasileira. Objetivos Específicos: -Promover inclusão social por meio de atividades e eventos realizados no espaço acadêmico da Universidade Federal de Viçosa. -Buscar por meio do contato com mestres, capoeiristas e grupos tradicionais as raízes e fundamentos da prática da Capoeira. -Incentivar a pratica esportiva -Estabelecer relações entre os ensinamentos da Capoeira e a assimilação do conhecimento acadêmico, -Proporcionar um espaço de troca de conhecimentos e filosofias no contexto da Capoeira. |
PalavrasChave |
Capoeira, Cultura, Educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O projeto é realizado por uma equipe multidisciplinar de oito estudantes, agraciados com Bolsa-Esporte, concedida pela Divisão de Esporte e Lazer, que utilizam uma metodologia participativa no planejamento das atividades. A coordenação reúne-se semanalmente para organizar e dividir as demandas, programar os treinos, articular eventos, e realizar estudo e reflexões acerca de textos relacionados com a proposta do projeto. Participação e colaboração em eventos interdisciplinares, promovendo a integração dos vários grupos e promovendo a apreensão de outros valores. O grupo realiza as rodas de Capoeira semanalmente, sendo que uma roda do mês ocorre em espaços públicos do campus universitário e da cidade. Os treinos físicos diários são ministrados pelos integrantes mais antigos no grupo. Periodicamente são promovidos cursos teórico-práticos com mestres e professores tradicionais da Capoeira. Estes cursos têm por objetivo trazer novos conhecimentos aos integrantes do grupo, além de propiciar um contato com diferentes didáticas e metodologias de ensino, essenciais à continuidade do projeto. Anualmente é realizado o Batizado de Capoeira que representa o reconhecimento pelo desenvolvimento dentro dos fundamentos e do jogo da Capoeira, e os já batizados trocam seus cordéis, num sistema de graduação que remete à evolução do capoeirista pelo seu aperfeiçoamento técnico e filosófico dentro do grupo, o sistema de graduação do grupo é formado por quatro cordéis, que são: Branco (cru), Branco e Amarelo, Branco, Amarelo e Vermelho, Branco, Amarelo, Vermelho e Preto, cores que compõem a bandeira da UFV. As aulas a serem ministradas no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) ocorrerão semanalmente, com o acompanhamento de pelo menos dois coordenadores, mais voluntários. Estas aulas terão como foco principal trabalhar o convívio social, a musicalidade e a concentração. Haverá, ainda, o Batizado e Troca de Cordéis das duas turmas infantis do LDI e LDH. Em sua estrutura, o grupo mantém uma bibliotequinha com vários materiais obtidos desde o seu inicio e ao longo dos anos, assim como outros produzidos pelos integrantes. Os materiais - periódicos, livros, revistas, relatórios dos integrantes do grupo, vídeos das atuações do grupo e de outros - servem de uso para o estudo teórico de todos os integrantes do grupo. Para sua boa manutenção e organização, contamos com a atenção especial de um integrante do grupo. Todas as atividades serão registradas por meio de relatórios dos coordenadores, vídeos e fotos. Para viabilizá-las é fundamental o apoio da Divisão de Esporte e Lazer através da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. |
LocalidadeAtendida |
Crianças de 3 a 5 anos do LDI e LDH e alunos funcionários e docentes da UFV |
PessoasAtendidas |
158 |
PessoasAtendidasPorMes |
158 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22664 |
CodigoLancamento |
22725 |
NumeroRegistro |
PRJ-067/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
FICA VIVO: DIFUSÃO DA CULTURA DE PAZ NO TRÂNSITO EM VIÇOSA |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Direitos Humanos e Justiça |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
GABRIELA CRISTINA FRANCESCHI PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2011 a 15/01/2012), VICTOR CEZAR DE SOUSA VITOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2011 a 15/01/2012), BRUNA CAROLINE MOREIRA SILVA (Bolsista PIBEX, 15/03/2011 a 15/01/2012), BRUNO OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2011 a 15/01/2012), MARCELO OTTONI DURANTE (Coordenador, 15/03/2011 a 15/01/2012) |
DataInicio |
2011-03-15 |
DataTermino |
2012-01-15 |
LinhaExtensao |
Segurança pública e defesa social |
Objetivo |
Objetivo Geral: O programa Fica Vivo tem como objetivo promover uma mudança no comportamento da população de Viçosa, motoristas e pedestres, no trânsito visando valorizar uma orientação no sentido das pessoas perceberem que o risco de acontecer um acidente depende da forma como eles se comportam e, assim, reduzir o alto índice de vítimas fatais de acidentes de trânsito. Objetivos Específicos: 1.Difundir a cultura de paz no trânsito em Viçosa, mudando o comportamento da sua população, incluindo motoristas e pedestres, no sentido de valorizar uma orientação preventiva. 2.Promover a difusão contínua de informações fundamentais para a população de Viçosa orientar seu comportamento no trânsito de modo a prevenir a ocorrência de acidentes. |
PalavrasChave |
acidentes de trânsito, Viçosa, gestão pública |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Difundir a cultura de paz no trânsito em Viçosa, mudando o comportamento da sua população, incluindo motoristas e pedestres, no sentido de valorizar uma orientação preventiva. Ações a serem executadas: (1)Identificar as principais causas dos acidentes de trânsito com vítima e sem vítima que ocorrerem em Viçosa a partir de uma análise dos boletins de ocorrência registrados pela Polícia Civil e entrevistas com as vítimas, (2)Realizar uma avaliação da cultura de trânsito da população residente em Viçosa por meio da realização de um survey com uma amostra representativa da população de Viçosa. (3)Fazer campanhas educativas difundindo os valores e princípios da cultura de paz no trânsito, tendo em vista os conhecimentos adquiridos na pesquisa, por meio de distribuição de informativos em papel, realização da palestras em escolas e difusão de conhecimento pelo rádio. Promover a difusão contínua de informações fundamentais para a população de Viçosa orientar seu comportamento no trânsito de modo a prevenir a ocorrência de acidentes. Ações a serem executadas: (1)Criar uma metodologia de monitoramento das vias urbanas do município de Viçosa no intuito de delimitar as áreas de maior risco de ocorrerem acidentes de trânsito, (2)Criar um site para divulgação das áreas de risco de acidente em Viçosa, por meio do uso do sistema Google maps |
LocalidadeAtendida |
Viçosa |
PessoasAtendidas |
74172 |
PessoasAtendidasPorMes |
6750 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22725 |
CodigoLancamento |
22815 |
NumeroRegistro |
PRJ-078/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
VIAJANDO COM A MATEMÁTICA |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
FERNANDO DE SOUZA BASTOS (Coordenador, 01/02/2011 a 31/12/2011), SERGIO HENRIQUE NOGUEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), JUSTINO MUNIZ JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), MARCINA AMALIA NUNES MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), THAÍS DE ARAÚJO GONÇALVES (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2011), RAFAELA GUIMARÃES MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Temas específicos |
Objetivo |
Divulgar a Universidade Federal de Viçosa, principalmente o Campus de Florestal nas cidades de Juatuba, Mateus Leme, Pará de Minas, Florestal, Betim, Contagem,Itaúna e etc, na tentativa de aumentar a procura pelos cursos superiores deste campus. Além disso, pretende-se com esse projeto também divulgar os cursos de licenciatura da UFV com ênfase no curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Florestal. |
PalavrasChave |
Matemática, Universidade Federal de Viçosa, Campus de Florestal |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Reuniões semanais do Coordenador e o Bolsista. Reuniões mensais com todos os Colaboradores. Pesquisa de referências e de trabalhos similares a este Projeto. Elaboração das atividades desenvolvidas. Pesquisa e preparo de Materiais Lúdicos. Reuniõe para discutir como será a divulgação do projeto. Divulgação, programação e organização das viagens às Escolas, a fim de realizar palestras, mini-cursos, mesas redondas e oficinas do projeto. Elaboração, Aplicação e Correção dos testes. Avaliação e conclusão do projeto. Elaboração do relatório final. |
LocalidadeAtendida |
Florestal, Juatuba, Mateus Leme, Pará de Minas, Betim, Contagem, Itaúna |
PessoasAtendidas |
5000 |
PessoasAtendidasPorMes |
500 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22815 |
CodigoLancamento |
34426 |
NumeroRegistro |
PRJ-054/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MARACATU E CULTURA POPULAR : O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA ED... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
MURILO BANDEIRA DE PAULA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2014), VINICIUS SOUZA PINTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2014), PEDRO HENRIQUE DA SILVA QUEIROZ (Estagiário, 02/01/2014 a 31/12/2014), LOUISE ROCHEBOIS QUINTÃO (Estagiário, 02/01/2014 a 31/12/2014), ROBSON CIRÊNIO SOUSA JÚNIOR (Estagiário, 02/01/2014 a 31/12/2014), FRANCE MARIA GONTIJO COELHO (Coordenador, 02/01/2014 a 31/12/2014), ALDEMIRO GOMES PIO (Bolsista PROCULTURA, 02/01/2014 a 31/12/2014), CIRO JOSE TABET (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Música |
Objetivo |
Objetivo Geral Dar continuidade e aprimorar as ações culturais e sociais do grupo O Bloco, na UFV e junto a outros grupos culturais da região, do país e aos jovens de Escolas de ensino fundamental e médio. Objetivos Específicos - 1)Valorizar, divulgar, fortalecer a cultura brasileira, por meio do trabalho com Maracatu, dentro e fora da UFV. 2)Propiciar aos integrantes do Bloco uma vivência democrática e coletiva num espaço de produção de cultura e arte. 3)Viabilizar, para os participantes, um espaço e vivências significativas para uma formação de identidade cultural que não negue sua condição de cidadão brasileiro. 4)Realizar apresentações musicais, exposição de fotos e divulgação do trabalho por meio de vídeos na Internet. 5) Promover oficinas de capacitação para novos membros de O Bloco. 6) Promover ações educativas musicais e rítmicas em Escolas do município, buscando cativar os jovens para constituição de grupos de tambores, Maracatu ou Congado. 7)Manter os vínculos com outros grupos musicais e do Congado da região e incentivar as práticas musicais e culturais tradicionais noutros municípios. 8) Manter a prática de encontros para tocar tambor e aprimorar a acuidade e a capacidade de apreciação musical dos envolvidos. 9) Participar de eventos culturais com outros grupos musicais da UFV e manter as aulas de teoria musical com foco em percussão com o maestro Ciro Tabet 10) Motivar, entre estudantes, membros do Bloco, levantamentos etnográficos e registro de músicas, cantorias, loas afrobrasileiras ainda exisentes na memória de pessoas da geração mais idosa da mico- região de Viçosa. |
PalavrasChave |
Maracatu, Etnomusica, Manifestações culutrais populares |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
FOCO1: FORMAÇÃO INTERNA Para o desenvolvimento da acuidade musical e habilidade percursionista: oficinas, teoria musical e ensaios. Para melhorar os conhecimentos rítmicos sobre Maracatu: Trazer músicos e batuqueiros experientes. Criação de Espaços de discussão sobre o Maracatu, sua história e seus reflexos no reconhecimento social do valor das manifestações culturais afro-brasileiras. Além disso, motivar os participantes do Bloco, que são estudantes, para elaboração de TCCs e monografias com temas relativos à cultura afro-brasileira numa perspectiva de etnomusica tradicional nas atividades de trabalho, de cuidados com crianças ou de rituais religiosos afrobrasileiros. Proceder ao registro de depoimentos, cantorias e loas e divulgar no blog http://oblocovicosa.blogspot.com.br/ Realizar uma mini-curso sobre Etnociências e musicalidade. Aulas de teoria musical, com foco em percussão, com Maestro Ciro José Tabet, FOCO2: MANTER INTEGRAÇÃO COM CONGADO E OUTROS GRUPOS DE PERCUSSÃO DA REGIÃO e da UFV Buscar participar das festas de Nossa Senhora de Fátima e do Rosário Participar de eventos com outros grupos musicais da UFV. FOCO3: AÇÃO EDUCATIVA Realizar apresentações musicais para diversos públicos Visitas, com apresentações, em Escolas Municipais de Viçosa Convidar jovens das Escolas para participarem de atividades culturais com tambores, na UFV ou em locais de apresentação em Viçosa. FOCO4: MOTIVAÇÃO E DIVULGAÇÃO EM AUDIO-VISUAL Exposição de fotos na BBT Filmagens das atividades do Bloco e produção de vídeo Manter constante a atualização do blog para divulgação de ações na Internet (http://oblocovicosa.blogspot.com.br/ ) Criar lista de e-mail para divulgação das atividades e apresentações. FOCO5: GESTÃO: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÕES Reuniões semanais, após ensaios, para planejamento e avaliações. Produção de relatórios para o PROCULTURA Registro coleta de assinatura dos frequentadores das oficinas. Registrar no RAEX todos os eventos serão registrados junto à UFV para os quais se espera aprovação das instâncias superiores. FOCO 6: APRESENTAÇÕES Realizar ensaios semanais que acontecem aos domingos na UFV. Estes são regidos por uma pessoa com vasta experiência musical e que vivenciou ensaios em uma Nação de Maracatu de Recife. Nesses ensaios, o grupo toca e canta músicas tradicionais do Maracatu e tenta reproduzir cada instrumento e suas variações de uma Nação para outra. Realizar apresentações fora da UFV. |
LocalidadeAtendida |
Airões, Paula Cândido, Comunidades rurasi de Viçosa, Escolas Públicas de Viçosa, comunidades em BH |
PessoasAtendidas |
2300 |
PessoasAtendidasPorMes |
230 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34426 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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