CodigoLancamento |
32286 |
NumeroRegistro |
PRJ-225/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
RÁDIO ITINERANTE: UMA MÍDIA COMUNITÁRIA PARA A VALORIZAÇÃO D... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
KATIA DE LOURDES FRAGA (Coordenador, 02/04/2013 a 20/12/2013), DAYANE SILVA PEREIRA (Bolsista PIBEX, 02/04/2013 a 20/12/2013), CAÍQUE VERLI DE SOUSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/04/2013 a 20/12/2013), KAMILLA SILVA MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/04/2013 a 20/12/2013), RITA DE CÁSSIA LELLIS DE ARAÚJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/04/2013 a 20/12/2013), JONATHAN FAGUNDES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/04/2013 a 20/12/2013), CAMILA MACEDO DE ASSIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/04/2013 a 20/12/2013) |
DataInicio |
2013-02-04 |
DataTermino |
2013-12-20 |
LinhaExtensao |
Jornalismo |
Objetivo |
Objetivo Geral: - Dar voz à comunidade através de um meio alternativo de Comunicação é a tônica central do projeto de extensão Rádio Itinerante: uma mídia comunitária para a valorização da cultura popular e da cidadania. O objetivo geral dar continuidade a experiências de criação de emissoras comunitárias a fim de assegurar um meio de comunicação capaz de promover uma maior interação entre os membros da comunidade de Nova Viçosa, e entre eles e outras comunidades. Por meio dos programas radiofônicos, os integrantes podem difundir as atividades desenvolvidas no bairro a partir das ações e debates promovidos pelos membros da comunidade, permitindo, assim, fomentar reflexões acerca da questão da cultura popular local e da cidadania. Dessa forma, esse canal de comunicação possibilita aos moradores de Nova Viçosa realizar discussões e incrementar suas atividades a partir da programação produzida por eles e para eles. Objetivos Específicos: - Definir com os próximos participantes do projeto a concepção de Rádio Itinerante, Diagnosticar as principais temáticas acerca da questão da cultura popular, da cidadania dentre outros assuntos a serem inseridos na grade de programação da Rádio Itinerante, Promover oficinas sobre a operacionalização de uma rádio, abordando todas as etapas de funcionamento dessa mídia, desde os aspectos tecnológicos até a importância de definição de conteúdos a serem veiculados, Identificar o interesse daqueles que pretendem assumir as funções operacionais da emissora nas atividades de reportagem, produção, edição, apresentação de programa, entre outras, Procurar e contatar comunidades e movimentos populares interessados em receber a Rádio Itinerante de São José do Triunfo, Valorizar a cultura popular local e das comunidades atendidas na elaboração dos programas, gerando a consciência da importância da discussão sobre cultura popular e cidadania, Evidenciar como a interação entre o bairro e outras comunidades pode contribuir para a construção da cidadania por meio das práticas comunicacionais, Proporcionar, no meio acadêmico, debates e reflexões acerca dos processos de formação e re-significação das culturas populares, pretendendo evidenciar a importância da organização de grupos sociais, Capacitar os novos integrantes do grupo para exercerem as funções existentes em uma redação de rádio, enfocando, nas oficinas, o processo de produção da notícia: pesquisa, reportagem, apresentação, edição, veiculação, entre outras, Definir com todos os integrantes da rádio o conteúdo de cada edição dos programas posteriores da emissora, Oferecer suporte técnico para edição dos programas da Rádio Itinerante, Realizar pelo menos três apresentações da Rádio Itinerante na Comunidade de Nova Viçosa, por meio de estratégias e planejamento de cronograma de veiculação dos programas da Rádio Itinerante em conjunto com os membros da comunidade. |
PalavrasChave |
Rádio, Rádio Itinerante, Comunicação Comunitária |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Metodologia: Todo o processo de concepção da Rádio Itinerante, desde a produção até a apresentação, será realizado pelos moradores do bairro de Nova Viçosa com suporte operacional da equipe formada por alunos e professora de Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os programas terão como temas centrais a cultura popular e as aspirações da comunidade. Para tanto, os moradores serão auxiliados por oficinas ministradas pela equipe do projeto em conjunto com a professora de Radiojornalismo do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFV. Podemos, de modo geral, dividir em três fases: 1° etapa: Encontros semanais entre os integrantes do projeto para a definição das funções de cada um na realizadas do mesmo, agendamento das visitas que serão realizadas na comunidade, capacitação por estudantes, 2° etapa: Debates com a comunidade de Nova Viçosa sobre as questões da cultura popular, como saberes, crença, costumes, danças, músicas, que foram inseridas nos programas veiculados, identificação dos membros de Nova Viçosa diretamente envolvidos no projeto, elaboração, em conjunto com os integrantes da comunidade, da linha editorial dos programas a serem veiculados, definição dos possíveis dias e locais para realização dos programas, promoção de oficinas sobre a operacionalização de uma rádio, abordando todas as etapas de funcionamento dessa mídia, desde aspectos tecnológicos até a importância da definição de conteúdos a serem veiculados, definição das funções de cada integrante da comunidade na produção dos programas, 3° etapa: realização, por parte dos integrantes da comunidade de Nova Viçosa, das reportagens, entrevistas e demais conteúdos que comporiam o programa, definição de possíveis apresentações culturais, edição de algumas peças radiofônicas (vinhetas, spots, reportagens) para os programas, realização de programas, apresentados pelos integrantes do bairro, a fim de propiciar um intercâmbio cultural entre as comunidades. |
LocalidadeAtendida |
Nova Viçosa e Posses |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
200 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32286 |
CodigoLancamento |
31326 |
NumeroRegistro |
PRJ-167/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NUTRICIONAL, CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANI... |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
LETICIA MARIA DE MELO (Bolsista PIBEX, 01/01/2013 a 20/12/2013), MARIA CLARA FRANCISCO NUNES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2013 a 20/12/2013), VIRGINIA SOUZA SANTOS (Coordenador, 01/01/2013 a 20/12/2013) |
DataInicio |
2013-01-01 |
DataTermino |
2013-12-20 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
Objetivo geral: Avaliar as condições higiênico sanitárias, o valor nutricional e o impacto de treinamentos de BPF na merenda escolar de escolas municipais de Rio Paranaíba MG. Objetivos específicos: - Avaliar as condições de produção de merenda escolar, - Verificar a higiene pessoal dos manipuladores, bem como a higiene ambiental e dos utensílios utilizados, - Avaliar a estrutura física das unidades produtoras de merenda escolar, - Classificar as escolas quanto ao atendimento dos requisitos higiênico-sanitários, -Verificar as práticas de higiene e manipulação de alimentos antes e depois dos treinamentos, - Analisar a eficácia dos treinamentos sobre as práticas de higiene de manipuladores de alimentos, - Avaliar o valor nutricional de macro e micronutrientes (calorias, carboidrato, proteína, lipídio, cálcio, ferro) do cardápio da merenda escolar oferecidas nestas escolas, - Verificar se o cardápio adotado pelas escolas atende as recomendações do PNAE, - Auxiliar as escolas na promoção de uma alimentação saudável, - Difundir o conhecimento sobre BPF, - Realizar maior interação social entre a comunidade escolar e Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba no que se trata de promoção de uma merenda escolar adequada. |
PalavrasChave |
Segurança Alimentar, Merenda Escolar, BPF |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Diagnóstico do atendimento dos requisitos higiênico-sanitários da produção da merenda escolar, Treinamentos para melhoria das condições de segurança alimentar, Prover conhecimentos sobre BPF para as cantineiras, Preparo de uma merenda escolar em condições de segurança alimentar, Oferecimento de uma merenda escolar que atenda as necessidades de micro e macronutrientes dos pré escolares e escolares, de acordo com as exigências do PNAE. |
LocalidadeAtendida |
Escolas Municipais de Rio Paranaíba- MG |
PessoasAtendidas |
1100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=31326 |
CodigoLancamento |
31838 |
NumeroRegistro |
PRJ-160/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ATENÇÃO À SAÚDE E NUTRIÇÃO DE PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA (Coordenador, 02/02/2013 a 12/02/2013), FERNANDA DE ALBUQUERQUE VASSALLI (Estagiário, 02/02/2013 a 12/02/2013), HATANNE CARLA FIALHO MORAES E LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2013 a 12/02/2013), ALICE DIVINA MELO DE BRITO (Estagiário, 02/02/2013 a 12/02/2013) |
DataInicio |
2013-02-02 |
DataTermino |
2013-12-02 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Pretende-se ampliar o conhecimento em alimentação saudável dos participantes por meio de processos pedagógicos apropriados 2. Propiciar por meio da prática extensionista um aprendizado coletivo dos participantes, bolsista e colaboradores. 3. Estimular o exercício da cidadania, na utilização do direito de usufruir da infra-estrutura do projeto na Divisão de Saúde da UFV. 4. Aumentar a atitude de acolhimento do bolsista para com os participantes do projeto, estimulando a consciência cidadã do mesmo. 5. Intervir no comportamento alimentar das crianças e de seus cuidadores a fim de resgatar os hábitos de vida saudáveis, garantindo a promoção e/ou recuperação da saúde. Justificativa: |
PalavrasChave |
pré-escolar, escolar, saúde |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Desenvolver atividades de promoção da saúde de pré-escolares e escolares por meio de oficinas, encontros, reuniões com as crianças e seus responsáveis |
LocalidadeAtendida |
Divisão d e Saúde-UFV |
PessoasAtendidas |
17 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=31838 |
CodigoLancamento |
32327 |
NumeroRegistro |
PRJ-177/2018 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROGRAMA AMAGAIA: EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NA FLORESTA NACIONAL ... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
LILLIAN MARIA FREDERICO DE SOUZA (Bolsista - Outros, 01/04/2018 a 31/07/2019), ANA CAROLINA BEER FIGUEIRA SIMAS (Coordenador, 01/04/2018 a 31/07/2019), FELIPE NOGUEIRA BELLO SIMAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 31/07/2019), PEDRO CHRISTO BRANDÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 31/07/2019), TATIANA REIS BRANDÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 31/07/2019), JULIA CHRISTO BRANDÃO TIMO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 31/07/2019), FELIPE SALGADO DE SENNA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 31/07/2019) |
DataInicio |
2019-01-01 |
DataTermino |
|
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Construir e implementar, de forma participativa e colaborativa, um Programa de Educação Sustentável, como parte de um conjunto mais amplo de ações tecidas no Programa AmaGaia de apoio à sustentabilidade comunitária, junto com moradores da Floresta Nacional do Purus-AM. |
PalavrasChave |
Comunicação, Educação, Sustentabilidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Será construído, de maneira participativa, um Programa Transdisciplinar de Educação para a Sustentabilidade, voltado aos moradores da Vila Céu do Mapiá e entorno, na Floresta Nacional do Purus-AM. O programa será construído a partir da abordagem metodológica da Aprendizagem Baseada em Projetos e da Pedagogia da Alternância e orientado pela valorização dos saberes e experiências locais, e pela lógica do planejamento de ecovilas, que considera a sustentabilidade em suas quatro dimensões: social, econômica, ecológica e cultural. Estão previstas atividades e oficinas presenciais para a elaboração e acompanhamento de planos de ação, com a presença de educadores e facilitadores, para aprofundamento de temas a partir das demandas apresentadas pelos participantes. Serão socializadas com os participantes informações acerca da complexidade da crise atual resultante do modelo de desenvolvimento baseado no crescimento industrial e construído o entendimento de como esta crise afeta a comunidade em seu contexto de isolamento geográfico. Através de oficinas participativas serão compartilhadas e aplicadas ferramentas e fundamentos de facilitação de processos de aprendizagem social, tecnologias sociais apropriadas à realidade local, e formações específicas adequadas às demandas atuais da comunidade. Este processo pressupõem a pesquisa-ação junto com a comunidade acerca da realidade atual, dos potenciais e desafios para se alcançar o futuro desejado. Através de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, espera-se um processo de aprendizagem social que permita que a comunidade avance conscientemente em direção à autonomia e bem viver. Estão previstas as seguintes atividades: Para se atingir os objetivos propostos neste projeto serão realizadas as seguintes atividades: 1)Articulação com o Grupo de Trabalho Interinstitucional da comunidade e com a Associação de Moradores (AMVCM) para organização das etapas do projeto e agendamento de atividades locais (encontros, reuniões, oficinas). 2) Realização de oficina de planejamento estratégico participativo para atualização da missão e propósito da comunidade, e das indicações da comunidade sobre setores e projetos prioritários para o bem-viver, nas quatro dimensões da sustentabilidade: social, econômica, ecológica e cultural. 3)Elaboração de processos e instrumentos para construção e implementação de projetos comunitários locais para o bem-viver. 4)Sistematização de material já coletado e/ou produzido sobre as experiências de Educação Sustentável na Floresta Nacional do Purus em projetos de pesquisa e extensão anteriormente desenvolvidos pela proponente e equipe: AmaGaia Educação para o Desenvolvimento de Ecovilas na Floresta Nacional do Purus, e projeto Escolas Sustentáveis. O material sistematizado será utilizado para organização das etapas subsequentes propostas neste projeto. 5)Realização de diagnóstico participativo sobre a sustentabilidade comunitária, através da aplicação de questionário específico com indicadores desenvolvidos pela Rede Global de Ecovilas. 6)Realização de reuniões com grupos específicos de projetos e setores comunitários, para detalhamento de planos de ação a serem implementados. 7)Realização de eventos de sensibilização, mobilização e formação da juventude na Floresta Nacional do Purus. Apoio à formação de um Conselho de Jovens. 8)Formação de equipe local de apoio, através da definição participativa dos perfis demandados. 9)Apoio técnico constante para captação de recursos, acompanhamento e gestão de projetos comunitários locais. 10) Articulação com redes e indivíduos para apoio técnico e intercâmbio de informações e experiências para fomento a temas e projetos estratégicos a serem iniciados em áreas específicas apontadas como prioritárias nas ações 3 e 4. Esta articulação deverá dar início ao trabalho de organização de uma Rede de Solidariedade para o Bem-Viver Comunitário na Floresta Nacional do Purus. 11) Realização de encontros, oficinas e reuniões para fortalecimento da governança comunitária, em especial para elaboração e implementação do Plano Diretor. 12) Facilitação de oficinas para fortalecimento das instituições comunitárias, com foco na Associação de Moradores. 13) Mobilização de grupo focalizador e realização de oficinas locais para a construção colaborativa de um Programa AmaGaia de Educação Sustentável na Floresta Nacional do Purus, para formação de agentes comunitários. A quantidade, metodologia e programação específica destas oficinas será definida no primeiro encontro com os participantes. 14) A partir das informações levantadas nas etapas anteriores, preparação da programação específica e de material para oficinas-piloto de formação a serem realizadas na Floresta Nacional do Purus, nas quatro dimensões da sustentabilidade. 15) Realização de oficinas-piloto do Programa AmaGaia de Educação Sustentável na Floresta Nacional do Purus, para compartilhamento de processos, instrumentos, e tecnologias sociais apropriadas às demandas locais, nas quatro dimensões da sustentabilidade. 16) Sistematização dos resultados das oficinas de construção participativa e das oficinas-piloto na forma de um projeto ou proposta de Programa de Educação Sustentável na Floresta Nacional do Purus curso de extensão para formação de agentes comunitários. 17) Elaboração de publicações de divulgação e apoio à consolidação do Programa AmaGaia. 18) Redação do relatório final do projeto. |
LocalidadeAtendida |
Comunidades da Floresta Nacional do Purus e entorno |
PessoasAtendidas |
600 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32327 |
CodigoLancamento |
34676 |
NumeroRegistro |
PRJ-100/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO COOPERATIVA |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
THIAGO HELENO MARIANO (Bolsista PROEXT, 01/01/2014 a 31/12/2014), ROBERTO MAX PROTIL (Coordenador, 01/01/2014 a 31/12/2014), PABLO MURTA BAIAO ALBINO (Orientador, 01/01/2014 a 31/12/2014), THIAGO TEIXEIRA SANT´ANA E CASTRO (Bolsista - Outros, 01/01/2014 a 31/12/2014), PAULO MARCOS DOS REIS CIRO (Bolsista CNPq, 01/01/2014 a 31/12/2014), MAX ZANUNCIO PROTIL (Bolsista PROEXT, 01/01/2014 a 31/12/2014), ANA CRISTINA ALMEIDA COELHO COSTA (Bolsista PROEXT, 01/01/2014 a 31/12/2014), DENER DE SOUZA DA SILVEIRA (Bolsista PROEXT, 01/01/2014 a 31/12/2014), GUILHERME MATTOS PORTO ROCHA (Bolsista PROEXT, 01/01/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-01-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
O objetivos desse treinamento é capacitar técnicos e alunos que dão assistência aos produtores rurais, apresentando-lhes fundamentos e técnicas cooperativistas. Esses Cursos serão ministrados no Centro de Treinamento de Armazenagem - CENTREINAR, situado no Campus da UFV. Os instrutores serão especialistas vinculados à OCEMG e alunos de pós-graduação em Economia e Extensão Rural da UFV. |
PalavrasChave |
Educação Cooperativa, Cooperativismo, Agronegocio |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Serão ministrados 3 cursos com carga horária de 16 horas, em dois dias, com 8 horas de aulas diárias. Cada turma terá 25 participantes, sendo vinte técnicos e cinco estudantes. |
LocalidadeAtendida |
Associação dos Municípios Produtores de Cafe das Matas de Minas |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34676 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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