CodigoLancamento |
32327 |
NumeroRegistro |
PRJ-177/2018 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROGRAMA AMAGAIA: EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NA FLORESTA NACIONAL ... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
LILLIAN MARIA FREDERICO DE SOUZA (Bolsista - Outros, 01/04/2018 a 31/07/2019), ANA CAROLINA BEER FIGUEIRA SIMAS (Coordenador, 01/04/2018 a 31/07/2019), FELIPE NOGUEIRA BELLO SIMAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 31/07/2019), PEDRO CHRISTO BRANDÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 31/07/2019), TATIANA REIS BRANDÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 31/07/2019), JULIA CHRISTO BRANDÃO TIMO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 31/07/2019), FELIPE SALGADO DE SENNA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 31/07/2019) |
DataInicio |
2019-01-01 |
DataTermino |
|
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Construir e implementar, de forma participativa e colaborativa, um Programa de Educação Sustentável, como parte de um conjunto mais amplo de ações tecidas no Programa AmaGaia de apoio à sustentabilidade comunitária, junto com moradores da Floresta Nacional do Purus-AM. |
PalavrasChave |
Comunicação, Educação, Sustentabilidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Será construído, de maneira participativa, um Programa Transdisciplinar de Educação para a Sustentabilidade, voltado aos moradores da Vila Céu do Mapiá e entorno, na Floresta Nacional do Purus-AM. O programa será construído a partir da abordagem metodológica da Aprendizagem Baseada em Projetos e da Pedagogia da Alternância e orientado pela valorização dos saberes e experiências locais, e pela lógica do planejamento de ecovilas, que considera a sustentabilidade em suas quatro dimensões: social, econômica, ecológica e cultural. Estão previstas atividades e oficinas presenciais para a elaboração e acompanhamento de planos de ação, com a presença de educadores e facilitadores, para aprofundamento de temas a partir das demandas apresentadas pelos participantes. Serão socializadas com os participantes informações acerca da complexidade da crise atual resultante do modelo de desenvolvimento baseado no crescimento industrial e construído o entendimento de como esta crise afeta a comunidade em seu contexto de isolamento geográfico. Através de oficinas participativas serão compartilhadas e aplicadas ferramentas e fundamentos de facilitação de processos de aprendizagem social, tecnologias sociais apropriadas à realidade local, e formações específicas adequadas às demandas atuais da comunidade. Este processo pressupõem a pesquisa-ação junto com a comunidade acerca da realidade atual, dos potenciais e desafios para se alcançar o futuro desejado. Através de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, espera-se um processo de aprendizagem social que permita que a comunidade avance conscientemente em direção à autonomia e bem viver. Estão previstas as seguintes atividades: Para se atingir os objetivos propostos neste projeto serão realizadas as seguintes atividades: 1)Articulação com o Grupo de Trabalho Interinstitucional da comunidade e com a Associação de Moradores (AMVCM) para organização das etapas do projeto e agendamento de atividades locais (encontros, reuniões, oficinas). 2) Realização de oficina de planejamento estratégico participativo para atualização da missão e propósito da comunidade, e das indicações da comunidade sobre setores e projetos prioritários para o bem-viver, nas quatro dimensões da sustentabilidade: social, econômica, ecológica e cultural. 3)Elaboração de processos e instrumentos para construção e implementação de projetos comunitários locais para o bem-viver. 4)Sistematização de material já coletado e/ou produzido sobre as experiências de Educação Sustentável na Floresta Nacional do Purus em projetos de pesquisa e extensão anteriormente desenvolvidos pela proponente e equipe: AmaGaia Educação para o Desenvolvimento de Ecovilas na Floresta Nacional do Purus, e projeto Escolas Sustentáveis. O material sistematizado será utilizado para organização das etapas subsequentes propostas neste projeto. 5)Realização de diagnóstico participativo sobre a sustentabilidade comunitária, através da aplicação de questionário específico com indicadores desenvolvidos pela Rede Global de Ecovilas. 6)Realização de reuniões com grupos específicos de projetos e setores comunitários, para detalhamento de planos de ação a serem implementados. 7)Realização de eventos de sensibilização, mobilização e formação da juventude na Floresta Nacional do Purus. Apoio à formação de um Conselho de Jovens. 8)Formação de equipe local de apoio, através da definição participativa dos perfis demandados. 9)Apoio técnico constante para captação de recursos, acompanhamento e gestão de projetos comunitários locais. 10) Articulação com redes e indivíduos para apoio técnico e intercâmbio de informações e experiências para fomento a temas e projetos estratégicos a serem iniciados em áreas específicas apontadas como prioritárias nas ações 3 e 4. Esta articulação deverá dar início ao trabalho de organização de uma Rede de Solidariedade para o Bem-Viver Comunitário na Floresta Nacional do Purus. 11) Realização de encontros, oficinas e reuniões para fortalecimento da governança comunitária, em especial para elaboração e implementação do Plano Diretor. 12) Facilitação de oficinas para fortalecimento das instituições comunitárias, com foco na Associação de Moradores. 13) Mobilização de grupo focalizador e realização de oficinas locais para a construção colaborativa de um Programa AmaGaia de Educação Sustentável na Floresta Nacional do Purus, para formação de agentes comunitários. A quantidade, metodologia e programação específica destas oficinas será definida no primeiro encontro com os participantes. 14) A partir das informações levantadas nas etapas anteriores, preparação da programação específica e de material para oficinas-piloto de formação a serem realizadas na Floresta Nacional do Purus, nas quatro dimensões da sustentabilidade. 15) Realização de oficinas-piloto do Programa AmaGaia de Educação Sustentável na Floresta Nacional do Purus, para compartilhamento de processos, instrumentos, e tecnologias sociais apropriadas às demandas locais, nas quatro dimensões da sustentabilidade. 16) Sistematização dos resultados das oficinas de construção participativa e das oficinas-piloto na forma de um projeto ou proposta de Programa de Educação Sustentável na Floresta Nacional do Purus curso de extensão para formação de agentes comunitários. 17) Elaboração de publicações de divulgação e apoio à consolidação do Programa AmaGaia. 18) Redação do relatório final do projeto. |
LocalidadeAtendida |
Comunidades da Floresta Nacional do Purus e entorno |
PessoasAtendidas |
600 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32327 |
CodigoLancamento |
34676 |
NumeroRegistro |
PRJ-100/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO COOPERATIVA |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
THIAGO HELENO MARIANO (Bolsista PROEXT, 01/01/2014 a 31/12/2014), ROBERTO MAX PROTIL (Coordenador, 01/01/2014 a 31/12/2014), PABLO MURTA BAIAO ALBINO (Orientador, 01/01/2014 a 31/12/2014), THIAGO TEIXEIRA SANT´ANA E CASTRO (Bolsista - Outros, 01/01/2014 a 31/12/2014), PAULO MARCOS DOS REIS CIRO (Bolsista CNPq, 01/01/2014 a 31/12/2014), MAX ZANUNCIO PROTIL (Bolsista PROEXT, 01/01/2014 a 31/12/2014), ANA CRISTINA ALMEIDA COELHO COSTA (Bolsista PROEXT, 01/01/2014 a 31/12/2014), DENER DE SOUZA DA SILVEIRA (Bolsista PROEXT, 01/01/2014 a 31/12/2014), GUILHERME MATTOS PORTO ROCHA (Bolsista PROEXT, 01/01/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-01-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
O objetivos desse treinamento é capacitar técnicos e alunos que dão assistência aos produtores rurais, apresentando-lhes fundamentos e técnicas cooperativistas. Esses Cursos serão ministrados no Centro de Treinamento de Armazenagem - CENTREINAR, situado no Campus da UFV. Os instrutores serão especialistas vinculados à OCEMG e alunos de pós-graduação em Economia e Extensão Rural da UFV. |
PalavrasChave |
Educação Cooperativa, Cooperativismo, Agronegocio |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Serão ministrados 3 cursos com carga horária de 16 horas, em dois dias, com 8 horas de aulas diárias. Cada turma terá 25 participantes, sendo vinte técnicos e cinco estudantes. |
LocalidadeAtendida |
Associação dos Municípios Produtores de Cafe das Matas de Minas |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34676 |
CodigoLancamento |
34683 |
NumeroRegistro |
PRJ-096/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO MUSCULAÇÃO - ACADEMIA UNIVERSITÁRIA |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
JONATHAN BITENCOURT PEREIRA (Estagiário, 02/01/2014 a 31/12/2020), LAÍS LUCENA GOMES MARTINS (Estagiário, 02/01/2014 a 31/12/2020), PABLO ROBERTO PEREIRA (Estagiário, 02/01/2014 a 31/12/2020), KATIELE PICOLI DADALTO (Estagiário, 02/01/2014 a 31/12/2020), PAULO LANES LOBATO (Coordenador, 02/01/2014 a 31/12/2020) |
DataInicio |
2020-01-02 |
DataTermino |
2023-12-31 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
Promover a oportunidade de prática da musculação a todos os academicos da UFV Contribuir para a formação dos academicos do curso Educação Física. |
PalavrasChave |
musculação, academia universitária, gestão |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Formação dos academicos por meio de cursos. Elaboração da grade de horarios Seleção e preparação dos estagiários Divulgação das atividades Inscrição e avaliação dos interessados Preparação do programa de atividades Desenvolvimento e execução do programa de atividades Acompanhamento e controle da evolução e desenvolvimento dos participantes Participação em reuniões, grupos de estudos participações em eventos Elaboração de relatorios |
LocalidadeAtendida |
Universitários da UFV |
PessoasAtendidas |
120 |
PessoasAtendidasPorMes |
120 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34683 |
CodigoLancamento |
35067 |
NumeroRegistro |
PRJ-116/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PRODUÇÃO DE BIOMASSA MICROBIANA DE IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMIC... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
FLAVIA MARIA LOPES PASSOS (Coordenador, 01/04/2014 a 31/03/2015), WENDEL BATISTA DA SILVEIRA (Orientador, 01/04/2014 a 31/03/2015), ANTONIO GALVAO DO NASCIMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/03/2015), HUGO LEONARDO ANDRE GENIER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/03/2015), FERNANDO AUGUSTO DA SILVEIRA (Bolsista - Outros, 01/04/2014 a 31/03/2015) |
DataInicio |
2014-04-01 |
DataTermino |
2015-03-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento de produtos |
Objetivo |
Determinar parâmetros cinéticos de crescimento de micro-organismos que afetam a formação de produtos ou processos industriais e ambientais de importância sócio-econômica, de modo a atender as demandas de pequenas e médias empresas regionais e treinar jovens de nível médio ou universitários para futura atuação profissional. |
PalavrasChave |
biomassa microbiana, fermentação, treinamento |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
%u2022Selecionar ou formular meios de cultura sintético ou natural apropriado, %u2022Determinar a velocidade específica máxima de crescimento e o tempo de geração, %u2022Determinar o rendimento em termos de biomassa microbiana (gramas) por volume (litros) ou massa (gramas) de meio de cultura, %u2022Determinar a produtividade em termos de biomassa microbiana (gramas) por volume (litros) ou massa (gramas) de meio de cultura por unidade de tempo (horas), %u2022Determinar a cinética de crescimento em função de fatores fisico-químicos, tais como concentração de nutrientes, pH, temperatura, nível de oxigenio, luz, etc, %u2022Montar, operar e analisar culturas sob velocidades de crescimento controladas, %u2022Quantificar produtos microbianos tais como biomassa microbiana, alcoois e acidos, proteinas e enzimas conforme o interesse e demanda. |
LocalidadeAtendida |
microempresas regionais, jovens de nível médio e universitários |
PessoasAtendidas |
24 |
PessoasAtendidasPorMes |
2 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35067 |
CodigoLancamento |
35072 |
NumeroRegistro |
PRJ-154/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Direitos Humanos e Justiça |
AreaTematica2 |
Trabalho |
Envolvidos |
MARCELO OTTONI DURANTE (Coordenador, 01/04/2014 a 31/12/2016), ANNA CHRISTINA DE SOUZA CLIMACO VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/12/2016), ALLAN KÁSSIO DE OLIVEIRA SANTOS RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/12/2016), FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/12/2016), LUCIANO RODRIGUES COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/12/2016), JOSÉ CÉSAR DE SOUSA VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/12/2016), MAXWELL LOPES VIANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/12/2016) |
DataInicio |
2014-04-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares |
Objetivo |
Objetivo Central: promover organização da sociedade e a redução das desigualdades sociais nas áreas com elevada pobreza e criminalidade em Viçosa. Além de munir a população, especialmente os jovens, com os recursos necessários para a atuação profissional, destacamos também a necessidade de construir um ambiente de vivência social que incentive a população a ter uma perspectiva de vida centrada nos valores do respeito, convivência pacífica e a crença na capacidade de construir um futuro por meio do esforço próprio através da educação e do trabalho. Neste contexto, destacamos os seguintes objetivos secundários: 1. Promover a inclusão social e produtiva da população, especialmente dos jovens. 2. Promover entre as pessoas residentes em áreas vulneráveis uma valorização da vida pelas pessoas, o respeito mútuo, a disponibilidade de ajudar os outros e a felicidade. 3. Promover uma valorização da educação pelas crianças, adolescentes e jovens residentes em áreas vulneráveis, fazendo do ambiente escolar um ambiente de respeito, convivência e promoção de uma perspectiva de futuro. 4. Reduzir o isolamento das áreas vulneráveis por meio da iluminação das áreas problemáticas e urbanização dos territórios. 5. Promover o convívio pacífico e o respeito entre as pessoas disponibilizando nas áreas vulneráveis espaços para esporte e para atividades culturais, artísticas, festivas, musicais. 6. Promover a construção de redes locais por meio de ações agregadoras, lúdicas ou de lazer. 7. Garantir o acesso pleno das pessoas aos seus direitos por meio de atividades de capacitação e regularização dos seus documentos. 8. Fortalecer as famílias enquanto instituição de socialização de valores primários relacionados a convivência pacífica entre as pessoas por meio do apoio psicossocial para as famílias. |
PalavrasChave |
Organização da sociedade, Inclusão social, Segurança Pública |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
A execução do projeto envolverá atividades em sete frentes distintas de trabalho: 1.Organizar a população que mora nas regiões que serão foco da política em associações comunitárias ativas e participativas, responsáveis pela implementação da política. 2.Estabelecer os centros comunitários como base física para a execução da política e espaço de promoção do convívio pacífico entre as pessoas. 3.Promover a inclusão social dos jovens por meio da realização de cursos profissionalizantes, criação de espaços físicos para atividades profissionais (marcenaria, serralheria, lavanderia, etc) e a criação cooperativas para reunir os jovens para prestação de serviços. 4.Estimular os valores de paz e respeito entre os jovens por meio do estabelecimento de parcerias com as escolas para execução de atividades de esporte, dança e teatro e fazer discussões sobre temas polêmicos em torno das drogas, desigualdade social, segurança, dentre outros. 5.Implementar um espaço de mediação de conflitos para criar entre a população que mora nas regiões que serão foco da política a cultura de solucionar os conflitos por meio do diálogo. 6.Promover uma ação de regularização dos documentos das pessoas, envolvendo certidão de nascimento e de óbito, escrituras de posse de bens e imóveis, para fortalecer o acesso das pessoas aos seus direitos. 7.Prestar apoio psicossocial às famílias cujos membros se envolveram com a criminalidade, o uso de drogas ou estão atuando no contexto da escola de forma deficiente, estando vulneráveis ou com maior risco de se envolverem com as drogas ou com a criminalidade. |
LocalidadeAtendida |
Bairros de viçosa: Bom Jesus, Nova Viçosa, Posses, Santo Antônio, Santa Clara e Silvestre |
PessoasAtendidas |
24280 |
PessoasAtendidasPorMes |
24280 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35072 |
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