CodigoLancamento |
32131 |
NumeroRegistro |
PRJ-186/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ESTRUTURAÇÃO DA COLEÇÃO DIDÁTICA DE VERTEBRADOS DO LABORATÓR... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
CAROLINY HELENA MOREIRA FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 31/07/2014), MONICA SONIA RODRIGUEZ (Coordenador, 01/08/2013 a 31/07/2014), PIERRE RAFAEL PENTEADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 31/07/2014), ANA LAURA LIMA MULATI (Bolsista - Outros, 01/08/2013 a 31/07/2014), GUSTAVO RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 31/07/2014), WILLIAN LOPES DA SIVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 31/07/2014), MICHELLE SILVA SCALABRINI MESTRES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 31/07/2014), ERIC AZEVEDO CAZETTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 31/07/2014), EDERSON WILSON PIRES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 31/07/2014) |
DataInicio |
2013-08-01 |
DataTermino |
2014-07-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
- Preparar esqueletos de diversos grupos de vertebrados. - Confeccionar e laminário de escamas cicloides e ctenoides dos peixes da região do Alto Paranaíba. - Cultivar os Dermestes sp. (besouros da Família Dermestidae, que se alimentam de matéria orgânica em decomposição) como matéria prima que se alimentará dos tecidos moles dos vertebrados utilizados, - Triar material e identificar o material doado de peixes e outros vertebrados, com a ajuda de bibliografia adequada para identificação (chaves, descrições originais e redescrições das espécies) |
PalavrasChave |
coleção didática, vertebrados, Zoologia |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Preparação e manutenção dos Dermestes sp. - Controle da limpeza dos esqueletos dos espécimes pelos Dermestes sp. - Montagem dos esqueletos - Triagem e identificação do material doado por diversas instituições federais e particulares, até o momento de todos os grupos de vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). - Elaboração dos relatórios (parcial e final) referente ao projeto de Ensino, - Apresentações orais dos resultados (minicurso) referentes ao projeto de Ensino, como o ensino dos procedimentos de montagem de esqueletos durante a semana da Biologia. - Elaboração de uma base de dados com o acervo do Laboratório Didático de Zoologia de Vertebrados - Elaboração do relatório final e apresentação dos dados. |
LocalidadeAtendida |
Campus de Rio Paranaíba- UFV |
PessoasAtendidas |
60 |
PessoasAtendidasPorMes |
60 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32131 |
CodigoLancamento |
32466 |
NumeroRegistro |
PRJ-179/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ESTUDO DO REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DOS DESTILADORES DOS LABO... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
LUCAS SANTANA LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2013 a 15/08/2013), JOSE CARLOS BOHNENBERGER (Coordenador, 01/07/2013 a 15/08/2013) |
DataInicio |
2013-07-01 |
DataTermino |
2013-08-15 |
LinhaExtensao |
Recursos hídricos |
Objetivo |
Promover o reaproveitamento da água descartada nos destiladores do DZO. |
PalavrasChave |
reaproveitamento de águas, materiais, orçamento |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Realização do estudo da área "in locu", elaboração do projeto de reaproveitamento, levantamento de materiais e orçamento |
LocalidadeAtendida |
DZO |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32466 |
CodigoLancamento |
33728 |
NumeroRegistro |
PRJ-266/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
APLICAÇÕES DE SOFTWARES MATEMÁTICOS PARA AUXILIAR NA EXECUÇÃ... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
MIGUEL JUNIOR CEZANA (Coordenador, 01/08/2013 a 31/07/2015), VAGNER RODRIGUES DE BESSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 31/07/2015), GUILHERME MARQUES SANTOS (Bolsista - Outros, 01/08/2013 a 31/01/2014), ANNA LUIZA DORNELAS DA COSTA (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 31/07/2015) |
DataInicio |
2013-08-01 |
DataTermino |
2015-07-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Implementar atividades desafiadoras, que leve o aluno a buscar a informação, conjecturar, construir seu conhecimento e ser autor da solução utilizando o software GeoGebra , a fim de reproduzir e validar conceitos como: funções, limites, derivadas e integrais, Aprimorar o estudo do Cálculo e ampliar o conhecimento de seus conceitos utilizando dinâmicas não convencionais através de computadores disponibilizados pelos laboratórios da UFV-Campus de Rio Paranaíba ou mesmo em casa, através de atividades instruídas postadas no ambiente virtual PVAnet, Realizar oficinas previamente organizadas pelos envolvidos no projeto com a participação de professores e alunos com o objetivo de quebrar barreiras de conceitos antes tidos como difíceis, através de encontros descontraídos e instrutivos com o uso das atividades previamente elaboradas, abordando problemas do dia a dia das aulas de Cálculo e propondo soluções dinâmicas e criativas. |
PalavrasChave |
Geometria Dinâmica, GeoGebra, Cálculo Diferencial |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Para o desenvolvimento do nosso trabalho, estão previstas reuniões semanais entre o aluno bolsista e o coordenador do projeto com a intensão de traçar novas estratégias para o encaminhamento do trabalho, e também, serão feitas reuniões mensais com todos os integrantes do projeto para discutir sobre os resultados das etapas realizadas e sobre as demais que estejam por vir. Inicialmente buscaremos atividades dinâmicas já desenvolvidas com o software e buscar adaptações ao nosso contesto, numa perspectiva do aluno bolsista se familiarizar com o software, e com isso teremos o objetivo de explorar, ao máximo, suas potencialidades. Para tanto, faremos um estudo em artigos científicos, revistas brasileiras de ensino, em projetos já executados, na busca de trabalhos semelhantes que, eventualmente, já houvessem sido realizados trabalhos similares. Como exemplos preliminares de referências têm-se: (BARBOSA, 2009), (BARBOSA, 2010), (CURY, 2005), (FLEMMING e LUZ, 1999), (LOPES, 1999) e (MACHADO, 2005), (ARAÚJO e NÓBRIGA, 2010). Posteriormente serão selecionados os alunos participantes das oficinas do curso, que será, preferencialmente, composto por alunos matriculados regularmente no curso de Cálculo Diferencial e Integral (CRP191 ou CRP 199). Será feito uma conscientização dos alunos sobre a importância de sua participação nas oficinas, aonde serão relatadas as diversas vantagens para se ter melhoras no empenho do seu curso de cálculo, se o mesmo contar com o auxílio das atividades desenvolvidas no software. Por fim, trabalharemos no intuito de divulgar os resultados alcançados no projeto com o interesse de motivar trabalhos futuros e também uma busca por ideias inovadoras. |
LocalidadeAtendida |
Discentes da Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
80 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=33728 |
CodigoLancamento |
34058 |
NumeroRegistro |
PRJ-009/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
SERVIÇO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE - ESPAÇO MOVIMENTO AGROS... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
AFONSO TIMAO SIMPLICIO (Coordenador, 31/01/2013 a 31/12/2015), VALÉRIA CRISTINA DE FARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/01/2013 a 31/12/2015), CARLOS ANTONIO DE MELO LEITE (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/01/2013 a 31/12/2015), MAYLA PAULA TORRES SIMPLICIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/01/2013 a 31/12/2015), GUILHERME DE AZAMBUJA PUSSIELDI (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/01/2013 a 31/12/2015), ERIKA MAGESTE DE ALMEIDA CANDIDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/01/2013 a 31/12/2015), CHAIENE CAROLINE DE MENEZES (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/01/2013 a 31/12/2015), RONIERY SILVEIRA DE FREITAS DUARTE (Estagiário, 31/01/2013 a 31/12/2015), GUILHERME PEREIRA OLIVEIRA (Estagiário, 31/01/2013 a 31/12/2015), EDSON PABLO DE JESUS GOMES (Estagiário, 31/01/2013 a 31/12/2015), MICHELE APARECIDA ALMEIDA (Estagiário, 31/01/2013 a 31/12/2015), LEONARDO MATEUS TEIXEIRA DE REZENDE (Estagiário, 31/01/2013 a 31/12/2015), MARIA DA PENHA MENDES GERALDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/01/2013 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2013-01-31 |
DataTermino |
2015-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Verificar o efeito da atividade física regular e programada em equipe multiprofissional na aquisição de maiores índices de aptidão física e adequação de dados antropométricos na prevenção de riscos e doenças entre os servidores ativos/inativos e seus dependentes, participantes do AGROS na UFV Campus Florestal. |
PalavrasChave |
Atividade Física, Saúde., Equipe Multiprofissional |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Aprovação pelos Conselhos e Diretoria Executiva do Agros a criação do SAFS (Serviço de Atividade Física e Saúde), EM (Espaço Movimento), considerando os resultados alcançados no estudo piloto, intitulado PIAFEL-EP (Programa Integrado de Atividade Física Esporte e Lazer - estudo Piloto), em etapas, durante o período de 2017 a 2011 na UFV Campus Florestal, Contratação, pelo Agros, de Profissional de Educação Física para atuar no SAFS-EM na UFV-CAF, Assinatura de Termo Aditivo entre AGROS & UFV, sobre a continuidade permanente dos serviços, resultados de estudos anteriores, agora intitulado, SAFS-EM, Lançamento das atividades SAFS-EM NA UFV-CAF (31/01/2013) Início das atividades: 1ª Etapa:Assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (ANEXO1), do Termo de Compromisso com a rotina do Espaço Movimento (ANEXO 2), e do Termo de Consentimento do dependente quando este for menor de idade (ANEXO3). 2ª Etapa:Avaliação física (ANEXO 4) - realizada por um educador físico, na qual será avaliado o índice de massa corporal (IMC), o índice de cintura quadril (ICQ), o % de gordura corporal (%GC), flexibilidade e o perfil de estado de humor através da Escala de Humor de Brunel, BRUMS (TERRY et al., 2003) (ANEXO 5). 3ª Etapa: Avaliação médica (ANEXO 4)- serão avaliados exames laboratoriais (glicose, colesterol total e fracionado, triglicerídeo e ácido úrico) e teste ergométrico. 4ª Etapa: Prescrição de treino: Academia (ANEXO 6) ou caminhada/corrida orientada - os treinos serão preparados pelo educador físico responsável e fundamentados nas recomendações da literatura, destacando que o início e a evolução de cada participante no programa de atividade física serão avaliados individualmente, considerando sua prática de atividade física habitual, função física, adaptação aos estímulos e metas estabelecidas, sempre na perspectiva da promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças. Na modalidade caminhada/corrida orientada os participantes serão divididos em subgrupos, de acordo com o condicionamento físico e orientação médica individual. 5ª Etapa: Capacitação de monitores/estagiários, alunos do curso de Licenciatura em Educação Física, para atuarem como estagiários nas atividades de acompanhamento das atividades em geral do SAFS - EM, 6ª Etapa: Reavaliações - os participantes que cumprirem a meta mínima de frequência serão submetidos a uma reavaliação física a cada seis meses e a uma reavaliação médica a cada ano, além disso, na oportunidade responderão um questionário de avaliação do Espaço Movimento (ANEXO 7). 7ª Etapa: Reuniões mensais da equipe multiprofissional (Administração, Educação Física, Enfermagem, medicina, Nutrição e Odontologia), pela coordenação geral das atividades SAFS-UFV-CAF & AGROS. |
LocalidadeAtendida |
Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
80 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34058 |
CodigoLancamento |
34524 |
NumeroRegistro |
PRJ-182/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO PROCULTURA: ARTE DIGITAL: DIVULGAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
MICHELE MICHELETI DE MELLO (Coordenador, 02/01/2014 a 31/12/2016), DOUGLAS LOPES DE SOUZA (Orientador, 02/01/2014 a 31/12/2016), ANDREA BERGALLO SNIZEK (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2016), MATEUS ABRANTES (Bolsista PROCULTURA, 02/01/2014 a 31/12/2016), JÉSSICA MIRANDA REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2016), VANESSA CERQUEIRA TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2016), (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 27/02/2014), INACIO ANDRADE SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2016), BRUNA MIRANDA DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/01/2014 a 31/12/2016), RAFAEL GAROTTI REZENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2015 a 31/12/2016), CELIA MARIA DE ANDRADE ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/01/2014 a 31/12/2016) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Mídia artes (mídias contemporâneas, multimídia, web-arte, arte digital) |
Objetivo |
Disseminar a arte digital como manifestação artística contemporânea às comunidade universitária, viçosense e da região. Objetivos específicos: %u2022Promover capacitação e divulgação em arte digital, %u2022Promover lazer com foco em manifestações culturais, %u2022Fomentar a discussão sobre as diferentes manifestações artísticas, %u2022Incentivar profissionais das áreas de dança e teatro a utilizarem projeções como forma de produção de cenário. |
PalavrasChave |
Arte Digital, Projeções, Performances |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Ao longo do ano serão realizadas apresentações ligadas às exposições da Pinacoteca da UFV, tais apresentações terão, pelo menos, um intervalo de 45 dias e funcionarão como meio de popularizar o acesso da comunidade de Viçosa à um estilo de manifestação artística pouco difundido na região. A fim de capacitar de forma adequada aqueles que tiverem interesse pelas intervenções artísticas, será desenvolvido um material didático que contemple tanto os aspectos teóricos da arte digital, bem como os aspectos práticos, sendo possível utilizar o material como orientador de trabalhos futuros. A capacitação e qualificação dos envolvidos se dará por meio de formação interna para os membros da equipe e, para os externos, a equipe promoverá um curso e, ao final do ano, uma palestra ou workshop. Será oferecida uma apresentação voltada ao público infanto-juvenil no mês de Outubro (mês das Crianças) a fim de criar um vínculo entre esse público e a arte digital. A apresentação será audiovisual, ou seja, trará elementos visuais (projeções) acompanhados de contação de histórias. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e região |
PessoasAtendidas |
500 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34524 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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