CodigoLancamento |
34828 |
NumeroRegistro |
PRJ-104/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ADEQUAÇÃO DAS CLASSES DE REFERÊNCIA DOS INDICADORES DE AVALI... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
SEBASTIAO VENANCIO MARTINS (Coordenador, 01/04/2014 a 31/01/2015) |
DataInicio |
2014-04-01 |
DataTermino |
2015-01-31 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
a)Objetivo Geral Fornecer subsídios para o ajuste da metodologia de avaliação e monitoramento da restauração florestal de áreas da Fibria Celulose S/A nos estados do Espírito Santo, Minas gerais e Bahia. b)Específicos - Realizar junto com técnicos da Fibria e TNC (The Nature Conservancy) o ajuste das classes de referência dos indicadores de avaliação e monitoramento da restauração, - Auxiliar no ajustamento da amostragem de áreas em restauração florestal, em nível de número de parcelas, número de áreas a serem avaliadas e escala temporal do monitoramento, - Definir uma amostragem para ecossistemas florestais de referência, considerando diferentes estágios de regeneração florestal, - Elaborar e propor metodologias de restauração que visem o controle da mato-competição através de técnicas alternativas, visando a redução dos custos e o estimulo da resiliência das áreas em restauração. |
PalavrasChave |
Restauração da Mata Atlântica, Bioindicadores, Restauração ecológica |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Revisão bibliográfica, Visita técnica áreas no ES, Visita técnica áreas em MG, Visita técnica áreas na BA, Analise de dados de campo, Elaboração de relatório parcial, Elaboração de relatório final. |
LocalidadeAtendida |
Aracruz, São Mateus e Vitória (ES), Nanuque (MG), Teixeira de Freitas (BA) |
PessoasAtendidas |
130 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34828 |
CodigoLancamento |
35095 |
NumeroRegistro |
PRJ-117/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA CONSERVAÇÃO DAS ... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
HERLY CARLOS TEIXEIRA DIAS (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014), LILIAN MESSIAS LOBO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), JOÃO HENRIQUE BARROS GALLO (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Recursos hídricos |
Objetivo |
Capacitar professores de primeiro ao quinto ano para ensinar sobre a conservação das águas |
PalavrasChave |
Hidrologia Florestal, Manejo de Bacias Hidrográficas, Água |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Quatro oficinas |
LocalidadeAtendida |
professores do 1 ao 5 ano da escola estadual madre santa face |
PessoasAtendidas |
24 |
PessoasAtendidasPorMes |
24 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35095 |
CodigoLancamento |
35890 |
NumeroRegistro |
PRJ-192/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
KARATÊ |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
ROGERIO FARIAS DE MELO (Coordenador, 01/01/2014 a 31/12/2014), LARISSA JÉSSICA DA SILVA VILELA (Bolsista PROEXT, 01/02/2014 a 31/12/2014), TAMARA FERNANDES DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), GUILHERME PEREIRA OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), JAIRO LUCAS DE FARIA FERRAZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
Objetivo Geral : Promover e disseminar a prática da modalidade esportiva Karatê entre estudantes do ensino fundamental, médio e superior do município de Florestal-MG. Objetivos Específicos: Massificar a prática do Karatê, como modalidade esportiva, entre estudantes do ensino fundamental, médio e superior do município de Florestal-MG, Desenvolver um trabalho educacional que vise, não somente a prática do Karatê, mas também o entendimento da construção histórica e do arcabouço cultural dessa modalidade esportiva, Oferecer o ensino do Karatê por meio de métodos educacionais que englobem os aspectos teóricos e práticos dessa modalidade esportiva, Promover, através do projeto Karatê, um espaço de prática pedagógica para os acadêmicos do curso de Educação Física da UFV Campus Florestal. |
PalavrasChave |
Karatê, Lazer, Esporte |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-Confecção de folders e cartazes para divulgação do projeto Karatê, 2-Criação de uma turma no período da tarde e uma no período da manhã para atender a demanda dos diferentes níveis de ensino atendidos (fundamental, médio e superior), 3-Realização de duas oficinas sobre avaliação física, funcional e motora para o bolsista e voluntários do projeto, 4-Realização de uma reunião por semana para discutir a elaboração, execução e avaliação das aulas com o bolsista e voluntários, 5-Realização de uma reunião mensal com o bolsista do projeto para avaliação e orientação pedagógica, 6-Realização de 1 relatório por mês pelo bolsista indicando parâmetros como frequência, participação e desenvolvimento de cada aluno em cada uma das turmas, 7-Produção de pelo menos uma publicação sobre o projeto Karatê. |
LocalidadeAtendida |
Indivíduos de ambos os gêneros, com idade a partir de 8 anos da comunidade de Florestal -MG |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35890 |
CodigoLancamento |
35159 |
NumeroRegistro |
PRJ-223/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
VIAGEM AO MUNDO MICROBIANO |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
ELSA FERNANDES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), ANALICE CLAUDIA DE AZEVEDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), LEONARDO LOURENÇO LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), CAROLINE MOURA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), WEMERSON DE CASTRO OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), VINICIUS DA SILVA DUARTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), MARLIANE DE CÁSSIA SOARES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), DANIELE RUELA DE CARVALHO (Estagiário, 03/09/2013 a 03/09/2014), VICTOR HUGO ARAÚJO BONDUKI (Estagiário, 03/09/2013 a 03/09/2014), IGOR RODRIGUES MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), MARIANA RACHEL NASCIMENTO CARVALHO (Estagiário, 03/09/2013 a 03/09/2014), WENDEL BATISTA DA SILVEIRA (Coordenador, 03/09/2013 a 03/09/2014), MARIA CATARINA MEGUMI KASUYA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), MIRIAM TERESINHA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), DENISE MARA SOARES BAZZOLLI (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), ANTONIO GALVAO DO NASCIMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), CYNTHIA CANEDO DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), MAURICIO DUTRA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), MARISA VIEIRA DE QUEIROZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), ROBSON DE ASSIS SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), MONALESSA FÁBIA PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), GILBERTO DE OLIVEIRA MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), TOMÁS GOMES REIS VELOSO (Estagiário, 03/09/2013 a 03/09/2014), BRUNO COUTINHO MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014), MATEUS FERREIRA SANTANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/09/2013 a 03/09/2014) |
DataInicio |
2013-09-03 |
DataTermino |
2014-09-03 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
-Oferecer novas ferramentas de ensino para professores de Ciência da escola básica, -Destacar os papéis desempenhados pelos micro-organismos na vida doméstica, pela observação macroscópica e microscópica dos micro-organismos, |
PalavrasChave |
Microbiologia, Esino-aprendizagem, Educação básica |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Oficina "Microbiologia para o Ensino Básico" para professores da Educação Básica. -OFICINA "MICRO-ORGANISMOS NA MINHA CASA" -Viagem de visita a museus e espaços de ciência do Rio de Janeiro |
LocalidadeAtendida |
Escolas da cidade de Viçosa/MG: Professores e estudantes |
PessoasAtendidas |
32 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35159 |
CodigoLancamento |
35360 |
NumeroRegistro |
PRJ-128/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O JORNAL E AS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS COMO INSTRUMENTOS DE FO... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Comunicação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
JOAQUIM SUCENA LANNES (Coordenador, 01/02/2014 a 30/12/2014), ANA LUIZA CARVALHO OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 30/12/2014), CAÍQUE VERLI DE SOUSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 30/12/2014) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2014-12-30 |
LinhaExtensao |
Jornalismo |
Objetivo |
Objetivo Geral: - Ajudar e conscientizar o professor da utilização do produto jornalístico OutrOlhar em sala de aula, com objetivo de estimular a leitura e a interpretação de assuntos voltados para seu cotidiano e para uma formação cidadã. Objetivos Específicos: -Buscar maior integração dos estudantes do ensino médio de escola pública com o jornal OutrOlhar. -Auxiliar os professores, na aplicação de conteúdo das disciplinas, apropriando-se do jornal como uma ferramenta de aprendizado. -Estimular o interesse pela leitura e pelo conhecimento e formação de posição crítica sobre os fatos que gravitam o cotidiano dos adolescentes das escolas atendidas pelo Projeto. - Repassar e a aplicação das diversas teorias aprendidas no Curso de Jornalismo aos estudantes do Nível médio, assim com as técnicas de produção de um veículo jornalístico. -Estimular a criação de um Jornal Mural, produzido pelos róprios estudantes de Ensino Médio, no qual as pautas principais sejam sempre sugeridas por eles e a produção de matérias utilize linguagens e modos próprios do seu cotidiano. |
PalavrasChave |
Jornalismo, Educomunicação, Comunicação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Inicialmente aplicar instrumentos de pesquisa individuais, direcionados aos alunos do Segundo Grau do Nível Médio para conhecer e entender as suas realidades. Após a análise dos dados coletados, montar estratégias e ações com vistas a utilização do jornal OutrOlhar na sala de aula, bem como para a produção de um veículo jornalístico produzido pelos próprios alunos de Ensino Médio. Realização de oficinas de interpretação de textos jornalísticos, veiculados no OutrOlhar. Além disso, oferecer oficinas de texto (pauta e notícia), de entrevista, de fotografia e diagramação, ministradas pela bolsista com orientação dos professores do Curso de Jornalismo. Durante as oficinas os estudantes sugerem o nome do jornal, os assuntos a serem veiculados, de que forma eles sejam abordados e as fotografias. Após as oficinas, sob orientação da professora do Ensino Médio e da bolsista,eles realizarão as entrevistas, tiraram as fotos e produziram os textos. Depois da edição e impressão do material os estudantes montam o jornal em um mural na própria escola. |
LocalidadeAtendida |
Escolas públicas do município de Viçosa |
PessoasAtendidas |
250 |
PessoasAtendidasPorMes |
250 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35360 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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