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gov - CodigoLancamento:37328,NumeroRegistro:PRJ-346/2014,Tipo:Projeto,Titulo:DESENVOLVIMENTO DE MOLHOS E CONSERVAS DE PIMENTAS A PARTIR D...,AreaCNPQ:Engenharia/Tecnologia,AreaTematica:Tecnologia e Produção

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

37328

NumeroRegistro

PRJ-346/2014

Tipo

Projeto

Titulo

DESENVOLVIMENTO DE MOLHOS E CONSERVAS DE PIMENTAS A PARTIR D...

AreaCNPQ

Engenharia/Tecnologia

AreaTematica

Tecnologia e Produção

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

CLAUDIA LUCIA DE OLIVEIRA PINTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), ERICA NASCIF RUFINO VIEIRA (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014), BIANCA ARCHETTE NOGUEIRA (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), AFONSO MOTA RAMOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), CLEIDE MARIA FERREIRA PINTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014)

DataInicio

2014-02-01

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Segurança alimentar

Objetivo

Análises físico-químicas de frutos de pimentas a serem utilizados como matéria- prima na elaboração de molhos e conservas, -Formulações de molhos a base de pimentas de variedades tradicionalmente utilizadas para consumo e ornamentais comestíveis produzidas em Minas Gerais, - Determinar as características físico-químicas dos molhos elaborados, - Elaborar conservas de pimenta de acordo com as boas práticas de fabricação, - Realizar teste sensorial de aceitação dos molhos de pimenta, - Publicar um artigo técnico contendo as formulações dos molhos e as melhores formas de conservação da pimenta in natura por meio de conservas, - Elaborar um curso sobre Boas Práticas Agrícolas e Boas Práticas de Fabricação de molhos e conservas de pimenta, destinado a produtores e processadores de pimenta em Minas Gerais, - Implementar o curso aos produtores e processadores de pimenta, - Participação na Semana do Fazendeiro com aplicação do curso de Molhos e Conservas de Pimenta - Avaliar o curso por meio de questionários aplicados durante os cursos aplicados.

PalavrasChave

pimenta, molho, conserva

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Desenvolvimento de formulações de molhos e conservas de pimenta. Realização de cursos para disseminação do conhecimento. Elaboração de uma cartilha com o material de pesquisa.

LocalidadeAtendida

Viçosa

PessoasAtendidas

30

PessoasAtendidasPorMes

30

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=37328


gov - CodigoLancamento:37744,NumeroRegistro:PRJ-286/2014,Tipo:Projeto,Titulo:LEGADO ESPORTIVO BRASILEIRO,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:Comunicação,AreaTematica2:,Envolvidos:CAROLINE MAURI

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

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CodigoLancamento

37744

NumeroRegistro

PRJ-286/2014

Tipo

Projeto

Titulo

LEGADO ESPORTIVO BRASILEIRO

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Comunicação

AreaTematica2

Envolvidos

CAROLINE MAURI (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/11/2014 a 04/11/2014), RONAN JOSÉ NUNES DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/11/2014 a 04/11/2014), DIOGO SOARES MOREIRA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/11/2014 a 04/11/2014), JOAQUIM SUCENA LANNES (Coordenador, 03/11/2014 a 04/11/2014), FELIPE PACHECO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/11/2014 a 04/11/2014), GUSTAVO PIRES DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/11/2014 a 04/11/2014), KARINA MENDES DA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/11/2014 a 04/11/2014), CAROLINE ANDRADE SANTOS BACELAR (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/11/2014 a 04/11/2014), MARIANA GOUVEIA ELIAN (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/11/2014 a 04/11/2014)

DataInicio

2014-11-03

DataTermino

2014-11-04

LinhaExtensao

Esporte e lazer

Objetivo

Conhecer e discutir o legado do jornalismo esportivo brasileiro a partir da Copa do Mundo de Futebol (2014) e as perspectivas para os Jogos Olímpicos.

PalavrasChave

Organização esportiva, Cobertura jornalística, Jornalismo especializado

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Palestra, Mesa-redonda, workshop e exposições.

LocalidadeAtendida

Viçosa e região

PessoasAtendidas

150

PessoasAtendidasPorMes

150

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=37744


gov - CodigoLancamento:37773,NumeroRegistro:PRJ-066/2015,Tipo:Projeto,Titulo:MINIONU, MODELO INTERCOLEGIAL DAS NAÇÕES UNIDAS É UM PROJETO...,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:Direitos Humanos

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

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CodigoLancamento

37773

NumeroRegistro

PRJ-066/2015

Tipo

Projeto

Titulo

MINIONU, MODELO INTERCOLEGIAL DAS NAÇÕES UNIDAS É UM PROJETO...

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Direitos Humanos e Justiça

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

ALESSANDRA GOMES MENDES TOSTES (Coordenador, 02/05/2014 a 15/10/2014), VALDENIA CARVALHO E ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2014 a 15/10/2014), THAIS DE ALMEIDA FIALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2014 a 15/10/2014)

DataInicio

2014-05-02

DataTermino

2014-10-15

LinhaExtensao

Direitos individuais e coletivos

Objetivo

O objetivo é a preparação dos estudantes do enino médio na temática das relações internacionais. O MINIONU possui função pedagógica-cultural, possibilitando aos estudantes desenvolverem suas capacidades de percepção e compreensão dos acontecimentos internacionais.

PalavrasChave

Direitos humanos, Relações internacionais, Organização das Nações Unidas

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Preparação e realização de simulações das reuniões dos comitês da Organização das Nações Unidas, a partir de diferentes temáticas que envolvem as relações internacionais.

LocalidadeAtendida

Estudantes do ensino médio

PessoasAtendidas

30

PessoasAtendidasPorMes

30

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=37773


gov - CodigoLancamento:37780,NumeroRegistro:PRG-021/2014,Tipo:Programa,Titulo:PROGRAMA DE EDUCAÇÃO COOPERATIVA E CAPACITAÇÃO TÉCNICA E GER...,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:Educação,AreaTe

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CodigoLancamento

37780

NumeroRegistro

PRG-021/2014

Tipo

Programa

Titulo

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO COOPERATIVA E CAPACITAÇÃO TÉCNICA E GER...

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

NEY SUSSUMU SAKIYAMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2014), ANDRE LUIS RIBEIRO LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2014), JANDERSON DAMACENO DOS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2014), FRANCE MARIA GONTIJO COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2014), PAULO MARCOS DOS REIS CIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2014), THIAGO TEIXEIRA SANT´ANA E CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2014), JOSÉ ANTONIO MACHADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2014), PABLO MURTA BAIAO ALBINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2014), JOSÉ LUIZ DO SANTOS RUFINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2014), ROBERTO MAX PROTIL (Coordenador, 01/01/2014 a 31/12/2014)

DataInicio

2014-01-01

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento Regional

Objetivo

Desenvolver e executar um programa de educação cooperativa e capacitação técnica, economica e gerencial dos associados das cooperativas de produção de café das Matas de Minas.

PalavrasChave

Cooperativismo, Economia e Administraçaõ Rural, Cafeicultura

ProjetosVinculados

PRJ-100/2014, PRJ-095/2014

AtividadesProjeto

LocalidadeAtendida

PessoasAtendidas

PessoasAtendidasPorMes

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=1&codigoLancamento=37780


gov - CodigoLancamento:38319,NumeroRegistro:PRJ-079/2015,Tipo:Projeto,Titulo:O JOGO MATEMÁTICO COMO RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIM...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Educação,AreaTem

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

38319

NumeroRegistro

PRJ-079/2015

Tipo

Projeto

Titulo

O JOGO MATEMÁTICO COMO RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIM...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

NILVA RODRIGUES RIBEIRO (Coordenador, 18/08/2014 a 31/07/2015), NILVA RODRIGUES RIBEIRO (Orientador, 18/08/2014 a 31/07/2015), FERNANDA ROCHA BRAES (Bolsista - Outros, 18/08/2014 a 31/07/2015)

DataInicio

2014-08-18

DataTermino

2015-07-31

LinhaExtensao

Educação profissional

Objetivo

Podemos destacar alguns objetivos centrais de nossa proposta: %u2022Implementar atividades desafiadoras, que leve o aluno a buscar a informação, conjecturar, construir seu conhecimento e ser autor da solução utilizando alguns dos jogos acima citados. %u2022Aprimorar o estudo do Cálculo e da Geometria Analítica e Álgebra Linear e ampliar o conhecimento de seus conceitos utilizando dinâmicas em salas de aulas. Realizar oficinas previamente organizadas pelos envolvidos no projeto com a participação de professores e alunos com o objetivo de quebrar barreiras de conceitos antes tidos como difíceis, através de encontros descontraídos e instrutivos com o uso das atividades previamente elaboradas, abordando problemas do dia a dia das aulas de Cálculo, de Geometria Analítica e Álgebra Linear e propondo soluções dinâmicas e criativas. 3.2.2 Objetivos específicos Neste projeto propomos a utilização de jogos como ferramenta auxiliar a disciplina Cálculo Diferencial e Integral e de Geometria Analítica e Álgebra Linear. Podemos destacar alguns objetivos específicos: %u2022Conhecer os jogos, apesar de já existir há muitos anos, muitos jovens ainda não teve contato com nenhum dos jogos acima citados, %u2022Desenvolver e incentivar o estudo do cálculo através de brincadeiras, apresentando uma nova proposta metodológica de ensino, %u2022Buscar o desenvolvimento de conceitos do pré-cálculo úteis para o desenvolvimento da disciplina, %u2022Tentar diminuir o número de alunos desistentes e reprovados, %u2022Disponibilizar atividades programadas no ambiente virtual da universidade (PVAnet), %u2022Participação em eventos científicos internos e externos para divulgação de resultados e troca de experiências.

PalavrasChave

jogos matemáticos, oficinas matemáticas, capacitação

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Para o desenvolvimento do nosso trabalho, estão previstas reuniões semanais entre o aluno bolsista e o coordenador do projeto com a intenção de traçar novas estratégias para o encaminhamento do trabalho, e também, serão feitas reuniões mensais com todos os integrantes do projeto para discutir sobre os resultados das etapas realizadas e sobre as demais que estejam por vir. Inicialmente buscaremos atividades dinâmicas já desenvolvidas com estes jogos e vamos buscar adaptações ao nosso contexto, numa perspectiva do aluno bolsista se familiarizar com os jogos, e com isso teremos o objetivo de explorar, ao máximo, suas potencialidades. Para tanto, faremos um estudo em artigos científicos, revistas brasileiras de ensino,em projetos já executados, na busca de trabalhos semelhantes que, eventualmente, já houvessem sido realizados trabalhos similares. O jogo recebe de teóricos como Piaget, Vygotsky, Leontiev, Elkonin, entre outros, as contribuições para o seu aparecimento em propostas de ensino de matemática. Posteriormente serão selecionados os alunos participantes das oficinas do curso, que será, preferencialmente, composto por alunos matriculados regularmente no curso de Cálculo Diferencial e Integral (CRP191 ou CRP 199) Ou Geometra Analítica e Álgebra Linear (CRP 190 e CRP 298). Será feito uma conscientização dos alunos sobre a importância de sua participação nas oficinas, aonde serão relatadas as diversas vantagens para se ter melhoras no empenho do seus cursos. Por fim, trabalharemos no intuito de divulgar os resultados alcançados no projeto com o interesse de motivar trabalhos futuros e também uma busca por idéias inovadoras. Os desenvolvimentos das atividades serão efetuados de acordo com ementa da disciplina. Primeiro, será apresentado ao aluno e lhe será repassado como utilizar seus principais comandos. Então, serão inicialmente desenvolvidas atividades com os alunos que contribuam com o estudo de funções. A cada etapa desenvolvida sempre atenderá a estes objetivos para os demais assuntos a serem desenvolvidos.

LocalidadeAtendida

Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba e Lagoa Formosa

PessoasAtendidas

400

PessoasAtendidasPorMes

20

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38319


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