Envolvidos |
VICENTE WAGNER DIAS CASALI (Coordenador, 02/05/2011 a 31/12/2015), RICARDO HENRIQUE SILVA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), JOAO CARLOS CARDOSO GALVAO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), FERNANDO LUIZ FINGER (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), FRANCE MARIA GONTIJO COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), ANISIO GONÇALVES DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), ITACIARA MANDES CAMPOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), BRUNO NERY FERNANDES VASCONCELOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), MARISMELIA CATARINA GOMES OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), FILIPE PEREIRA GIARDINI BONFIN (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), ANA CECILIA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), LÍVIA C. C. A MORAES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), WALTER BATISTA JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), JOSÉ LUIZ DE FREITAS PAIXÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), MARGARIDA ALVES OLIVEIRA PINHEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), AMAURI ADOLFO DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), PATRICIA LACERDA RESENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), CINTIA ARMOND (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), DANIEL MELO DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), VIVIANE MODESTO ARRUDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), FABIANA MIRANDA MARROCOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), ADALGISA DE JESUS PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), JOSÉ CARLOS DA SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), LAIDA MORENA DA SILVA CRUZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), INÁ LIMA REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), FRANCISCO GLICERIO RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), DANIELA BOANARES DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015), ISABELA CRISTINA GOMES HONÓRIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2015) |
AtividadesProjeto |
INTERAÇÃO COM O ENSINO E A PESQUISA O ensino e a pesquisa na UFV, no âmbito da homeopatia e da agroecologia estão consolidados como linha de pesquisa do programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, como disciplinas no nível graduação e no nível Pós-Graduação. Atividades de extensão sobre homeopatia e agroecologia tem sido conduzidas demandando a participação de estudantes de agronomia, biologia, engenharia florestal, dentre outros. Cursos de extensão tem como instrutores alunos da UFV nível graduação e pós-graduação. Na realização de eventos (encontros, seminários e oficinas) professores são solicitados a pelestrarem possibilitando aproximações do meio universitário com o meio rural e assim promovendo interações construtivas entre as disciplinas da UFV pertinentes ao projeto e aos alunos participantes das atividades de extensão são destaque: %u2022FIT 465 Homeopatia %u2022FIT 664 Homeopatia na Agricultura %u2022FIT 665 Homeopatia %u2022FIT 691 Agroecologia %u2022FIT 490 Agroecologia I %u2022FIT 491 Agroecologia II Estudantes de alguns cursos de graduação que realizam estágios nos laboratórios de Homeopatia e de Agroecologia tem sido convidados a interagirem com atividades e extensão possibilitando o contacto próximo com unidades familiares de produção agrícola. O ensino e a pesquisa sobre Geobiologia não são praticados na UFV até o momento. Os estudantes nível graduação e nível pós-graduação que permanecem maior tempo nas atividades do programa tem sido envolvidos pelas demandas de conhecimento sobre geobiologia. Assim os saberes estão sendo captados via leituras e convivências com os estudantes de maior experiência que estão há mais tempo desenvolvendo atividades de extensão. IMPACTOS ESPERADOS Como conseqüência da inserção de conhecimento sobre homeopatia nas comunidades rurais tem ocorrido impactos significativos de adoção repentina dos princípios da homeopatia nos sistemas de produção de alimentos. As praticas agroecológicas tem sido adotadas com criatividade possibilitando adaptações tecnológicas que preservam a essência das leis naturais presentes em textos de biologia. Os instrumentais de geobiologia tem gerado expectativas de adoção, porém, ao iniciar as práticas as famílias agrícolas respondem positivamente com satisfação plena. A satisfação parcial acontece quando as unidades produtivas familiares trazem o histórico de erros acumulados e equívocos na interpretação sócio-ecônomica dos processos de geobiologia. Os impactos esperados tem sido retratados nos encontros sobre partilha de experiências tem sido impactados e há esperanças no aprofundamento das mudanças por causa da pressão que a sociedade tem exercido sobre o meio rural na adoção do consumismo dependente. VINCULAÇÃO DO PROJETO AO PROGRAMA O programa de extensão tem o foco de resgatar os fundamentos da Homeopatia e aplicar como recurso tecnológico nas comunidades rurais visando o bem estar social e a produção de alimentos seguros e saudáveis. O programa de extensão visa também divulgar as praticas de fitoterapia preservadas pelas tradições culturais. Assim fitoterapia, homeopatia e alimentos orgânicos significam qualidade de vida. A Geobiologia e a Agroecologia também são fontes de conhecimento e de tecnologias que visam qualidade de vida sendo praticáveis conjuntamente com a homeopatia pela família agrícola. Agroecologia e Geobiologia contêm recursos tecnológicos que somados à Homeopatia possibilitam a família agrícola conviver com as leis da natureza mais contrastantes: a construção da vida e a ciclagem dos organismos vivos. Pelas leis da natureza a família agrícola gera alimentos próprios e transferíveis de modo sócio-economico justo às populações urbanas. Administrando as leis da natureza, os conhecimentos de ciências básicas o meio rural cumpre sua função social e existencial no ambiente dentro da sequência temporal da Terra. A Homeopatia, a Geobiologia e a Agroecologia são ciências com recursos e praticas aplicáveis pelas famílias agrícolas e sustentáveis. COMUNIDADE ATENDIDA O objetivo final do projeto é atingir a família agrícola que, por ignorância ou por imposição do sistema, ainda gera alimentos com venenos e deteriora a propriedade rural. O meio de atender essa comunidade passa pelas famílias agrícolas que foram encaminhadas ao estudo da homeopatia como proposta de solução ecológica. Os estudantes universitários decepcionados com o modelo consumista da agricultura são bem recebidos e não discriminados. Considerando as dificuldades de implementação dos cursos de homeopatia além de Minas Gerais e Espírito Santo, o projeto em vista será restrito as comunidades destes dois estados. É possível acontecer a seleção indireta das comunidades atendidas por causa da atuação dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais no projeto. A comunidade atendida diretamente será o instrumento de extensão da homeopatia às famílias agrícolas que ainda não estudaram homeopatia. Serão atendidas famílias vinculadas a associações ou sindicatos com ações voltadas a Agroecologia tendo em vista a facilidade de inserção dos conhecimentos de Homeopatia e de Geobiologia entre pessoas com tal nível de maturidade. As experiências adquiridas por famílias agrícolas associados ou sindicalização serão partilhadas a outras pessoas por meio de eventos, reuniões e cadernos de extensão. A família agrícola é o principal objetivo na extensão universitária proposta no Programa e neste projeto. A Zona da Mata Mineira, em razão da proximidade, será a comunidade mais trabalhada. Nos eventos (encontros e seminários) serão inseridas palestras e oficinas sobre praticas de geobiologia e agroecologia. As comunidades assistidas pelos Sindicatos de Trabalhadores Rurais, e Comissão Pastoral da Terra poderão ser beneficiados de imediato por causa da facilidade de contacto. As Escolas Família Agrícola fazem parte de outro conjunto de comunidades também a serem atendidas diretamente via alunos e indiretamente quando os alunos acessarem a família no regime de alternância. METODOLOGIA DE AÇÃO Basicamente o projeto desenvolverá a inserção do conhecimento fundamental, estimulará e acompanhará as aplicações praticas, realizará eventos congregando componentes das famílias agrícolas e promoverá a livre partilha das experiências adquiridas dentro da lógica dos (as) agricultores (as) conforme HOCDE (1999). A inserção é necessária em razão do conhecimento em Geobiologia, Agroecologia e Homeopatia não estarem com frequência no domínio cultural-tecnologico das famílias agrícolas. Há praticas nestas áreas, notadamente em Geobiologia e Agroecologia que são adotadas, porém, a coadjuvância com a Homeopatia gerou novo quadro de aprendizagem, assim, novo procedimento de extensão. A parceria com os movimentos sindicais, pastorais e com as Escolas Famílias Agrícola serão inicialmente a via de acesso aos componentes das famílias agrícolas. Serão realizados eventos de extensão, como Encontros e Seminários, de adesão livre, porém, com ampla divulgação pelas parcerias e por meio de remessas postais de programas impressos, a associações, ONGs da área e Escola Estaduais ou Municipais localizadas em meio rural. Por meio de palestras e oficinas serão apresentados as potencialidades da Geobiologia, da Agroecologia e da Homeopatia como coadjuvantes do novo cenário de qualidade de vida substituindo atividades e insumos convencionais do mercantilismo. Nos eventos serão planejados cursos de Extensão sobre Geobiologia, Agroecologia associados À Homeopatia. Nos cursos serão ensinados os princípios que regem a adoção da Geobiologia, da Agroecologia aplicados juntamente com recursos da Homeopatia. Após a conclusão dos cursos os (as) participantes serão convidados e farão à partilha de experiências adquiridas durante a aplicação dos princípios e conhecimentos básicos. Poderão ser oferecidos cursos de aprofundamento que vão gerar aplicações práticas novas e assim outras partilhas de experiências deverão acontecer. As experiências serão reunidas, sistematicamente e publicada na forma de Cadernos Instrutivos (Cartilhas) que serão distribuídos em eventos, em escolas, sindicatos e pastorais visando alcançar pessoas que momentaneamente não participaram do trabalho. CRONOGRAMA DAS AÇÕES 1.Planejamentos dos eventos e cursos. 2.Localização dos Municípios e Distritos. 3.Contacto com movimentos pastorais e sindicatos que acessam famílias agrícolas. 4.Realização de encontros e seminários. 5.Organização de cursos. 6.Promoção de partilhas das experiências. 7.Reunião dos dados e relatos seguida de sistematização e publicação dos cadernos de extensão. 8.Distribuição dos cadernos. 9.Avaliação do projeto. |