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gov - CodigoLancamento:24343,NumeroRegistro:PRJ-150/2011,Tipo:Projeto,Titulo:EDUCAÇÃO POPULAR: A ÉTICA E A CIDADANIA NO CURSINHO POPULAR ...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Cul

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

24343

NumeroRegistro

PRJ-150/2011

Tipo

Projeto

Titulo

EDUCAÇÃO POPULAR: A ÉTICA E A CIDADANIA NO CURSINHO POPULAR ...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

ROGER ANIBAL LAMBERT DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010), TAILANE DE OLIVEIRA DIAS (Bolsista PROEXT, 01/03/2010 a 31/12/2010), HELIO PAULO PEREIRA FILHO (Coordenador, 01/03/2010 a 31/12/2010), MÁRCIO FRANCISCO DE CARVALHO (Bolsista PIBEX, 01/03/2010 a 31/12/2010)

DataInicio

2010-03-01

DataTermino

2010-12-31

LinhaExtensao

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Objetivo

O projeto se propõe através da disciplina Ética e Cidadania possibilitar o amadurecimento de uma consciência crítica de si (classe) e da realidade, proporcionando o desenvolvimento das potencialidades dos educandos e educadores. Tem também como objetivo geral subsidiar as discussões e o fazer auto-gestionário do Cursinho Popular DCE/UFV, buscando sempre trabalhar temas relacionados à educação, cultura, política, cidadania, participação, entre outros.

PalavrasChave

Ética e Cidadania, Educação Popular, Cursinho Popular

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

As atividades coletivas se constituirão de propostas sugeridas pelos educadores nos coletivos de formação e organização e dos estudantes em sala de aula dentro do universo temático trabalhado. Estas atividades podem ser palestras, ?místicas?, apresentações culturais, filmes, mesas redondas e outros. Nestas, a arte, a cultura e o conhecimento estão intimamente interligados e se traduzem como a expressão do processo construído pelos educandos e educadores, ou seja, como a manifestação do saber coletivo e popular (GARCIA, 1980). Nesse sentido, ?educador e educandos, co-intencionados à realidade, se encontram numa tarefa em que ambos são sujeitos no ato, não só de desvelá-las e, assim, criticamente conhecê-las, mas também no recriar este conhecimento? (FREIRE, 1987, p.61).

LocalidadeAtendida

Viçosa e cidades vizinhas

PessoasAtendidas

210

PessoasAtendidasPorMes

210

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24343


gov - CodigoLancamento:25323,NumeroRegistro:PRJ-208/2011,Tipo:Projeto,Titulo:DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS PARTICIPATIVAS COM BIOESTIMUL...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Tecnologia e Produção,Are

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

25323

NumeroRegistro

PRJ-208/2011

Tipo

Projeto

Titulo

DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS PARTICIPATIVAS COM BIOESTIMUL...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Tecnologia e Produção

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

MARIHUS ALTOE BALDOTTO (Coordenador, 27/10/2011 a 27/10/2014), LILIAN ESTRELA BORGES BALDOTTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/10/2011 a 27/10/2014), RAÍZA DE OLIVEIRA DUTRA RODRIGUES GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/10/2011 a 27/10/2014), HERMINIA EMILIA PRIETO MARTINEZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/10/2011 a 27/10/2014), VICTOR HUGO ALVAREZ VENEGAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/10/2011 a 27/10/2014), DAIANE REGINA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/10/2011 a 27/10/2014), HEND PEREIRA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/10/2011 a 27/10/2014), JÚNIA MARIA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/10/2011 a 27/10/2014), RAÍSSA REZENDE SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/10/2011 a 27/10/2014), REGES RODRIGUES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/10/2011 a 27/10/2014), ALUIZIO DA COSTA RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/10/2011 a 27/10/2014), HENRIQUE RIOS MENDES (Estagiário, 27/10/2011 a 27/10/2014), WANDERLEI HENRIQUES DE MENDONÇA (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/10/2011 a 27/10/2014), DANILO AUGUSTO MENDES VIANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/10/2011 a 31/01/2013), AMANDA CRISTINA GONÇALVES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/10/2011 a 27/10/2014), DEBORA DURAES ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/10/2011 a 27/10/2015), ALINE DA COSTA SOUZA (Bolsista Fapemig, 27/10/2011 a 27/10/2015)

DataInicio

2011-10-27

DataTermino

2016-12-31

LinhaExtensao

Inovação tecnológica

Objetivo

Gerais: A produção com base em materiais orgânicos é uma atividade tradicional para a cultura dos agricultores, sendo um potencial gerador de renda nas comunidades. Assim, religar os efeitos benéficos dos bioestimulantes presentes no húmus com a produção vegetal é um dos focos principais desta proposta, envolvendo, de forma plural, discentes, docentes e produtores, potencializando sua participação no desenvolvimento local. Nesse sentido, a proposta visa a ação de levantamento das lideranças locais, para identificar os agricultores e iniciar o contato dos discentes e docentes com a sua realidade. Escolhidos os momentos mais adequados, desenvolver as trocas de experiências sobre o húmus e a produção orgânica nas comunidades, de forma a desenvolver participativamente tecnologias apropriadas à realidade local. Específicos: Como focos da proposta, são previstas motivações dos docentes e discentes, junto aos agricultores, no resgate das seguintes atividades: i) Produção de compostos orgânicos e isolamento das substâncias bioativas do húmus, ii) Propagação, plantio, condução, colheita e comercialização com base orgânica, iii)Manejo e conservação do solo, da água e da biodiversidade nas comunidades, Ressaltar os temas transversais meio ambiente (práticas conservacionistas e agroecologia), cidadania (organização em associações de agricultores/comunitária, regularização de viveiros e comércio coletivos, entre outras), cultura e arte (plantas ornamentais, paisagismo, artesanato, por exemplo), democracia e humanização, sexualidade e preconceito (participação democrática na tomada de decisão em todas as fases da ação extensionista, relacionamento entre participantes, gênero, etc).

PalavrasChave

Tecnologia apropriada, Pesquisa participativa, Extensão universitária

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

A extensão universitária será realizada junto aos agricultores familiares de Florestal-MG, inicialmente revisitando Sindicados Rurais, IBGE, IEF, EMATER, Secretarias Municipais, principalmente de Ação Social, Agricultura e Meio Ambiente, bem como outros setores representativos, visando aproximação das lideranças locais. A metodologia participativa consistirá de trocas de saberes entre universitários e agricultores. Serão escolhidos momentos adequados para reuniões visando a realização de oficinas de compostagem, manejo do solo e das culturas. Temas transversais, tais como, cidadania, meio ambiente, gênero, serão trabalhados durante os momentos de trocas de saberes, visando a inclusão social, tanto pela qualificação profissional, como pelo protagonismo na sua obtenção. A interação com os agricultores será incrementada pela reunião das informações sobre solos e matéria orgânica como meios de produção vegetal, objetivando diagnosticar potenciais e refletindo sobre demandas de comercialização. Surgirão situações problema. Dentre elas, organizar a base de produção de forma a garantir a saúde de agricultores e do meio ambiente, dificuldades de logística, necessidade de fortalecimento da comunidade pelo associativismo, busca de uma identidade para a produção da comunidade, regulamentação das atividades fiscalizáveis pelo poder público, etc. A ação extensionista buscará fazer emergir os saberes locais para, de forma participativa, equacionar cada uma das situações problemas evidenciadas. O diagnóstico participativo será o fundamento metodológico da proposta.

LocalidadeAtendida

Floretal-MG: Cachoeira de Almas e Ribeirão do Ouro

PessoasAtendidas

100

PessoasAtendidasPorMes

100

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=25323


gov - CodigoLancamento:25882,NumeroRegistro:PRJ-027/2012,Tipo:Projeto,Titulo:CORES DO CERRADO,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Meio Ambiente,Envolvidos:NATHANY KÁSSIA MORAIS

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

25882

NumeroRegistro

PRJ-027/2012

Tipo

Projeto

Titulo

CORES DO CERRADO

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

NATHANY KÁSSIA MORAIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2010 a 31/12/2010), LARISSA LUISA BRAGA XAVIER (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2010 a 31/12/2010), TAYNARA DAYANE GUIMARÃES SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2010 a 31/12/2010), JACQUELINE BONFIM E CÂNDIDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2010 a 31/12/2010), JOÃO PAULO DE MORAIS SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2010 a 31/12/2010), SILVANA DA COSTA FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2010 a 31/12/2010), WILLIAN LOPES DA SIVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2010 a 31/12/2010), MOEMA LOPES RAMOS (Coordenador, 08/01/2010 a 31/12/2010)

DataInicio

2010-08-01

DataTermino

2010-12-31

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

O projeto Cores do Cerrado tem como objetivos: - Fabricação de tinta ecológica a partir de pigmentos encontrados no solo. - Revitalização de edificação familiar utilizando pintura a base de solo. - Conscientização dos alunos do curso de Ciências Biológicas do segundo período do ano de 2010 da Universidade Federal de Viçosa (campus Rio Paranaíba-CRP), sobre os benefícios que o uso de uma tinta ecológica trará ao meio ambiente e ao homem.

PalavrasChave

Tinta ecológica, Educação Ambiental, Pigmentos de solo

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Abordagem Teórica com enfoque: - A tinta nos tempos, - Os Valores Culturais, - Sustentabilidade, - Questão Ambiental, - Sensibilização dos alunos e professores do curso de Ciências Biológicas UFV-CRP, - Fontes de Pigmentos. - Apresentação de trabalho no SIA 2011, - Apresentação de trabalho no II SIMBIO - Apresentação de Seminário na disciplina de Educação Ambiental do curso de Ciências Biológicas da UFV-CRP.

LocalidadeAtendida

Rio Paranaíba/MG

PessoasAtendidas

60

PessoasAtendidasPorMes

60

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=25882


gov - CodigoLancamento:25886,NumeroRegistro:PRJ-225/2011,Tipo:Projeto,Titulo:A CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DE CULTURA E A...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Cul

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

25886

NumeroRegistro

PRJ-225/2011

Tipo

Projeto

Titulo

A CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DE CULTURA E A...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

LUIZA PEREIRA BITTENCOURT (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/05/2012 a 30/11/2012), LUCIANE ISABEL RAMOS MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/05/2012 a 30/11/2012), CELESTE ARAÚJO DUARTE FIALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/05/2012 a 30/11/2012), LUNA GRIPP SIMOES ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/05/2012 a 30/11/2012), RAMON GUIDO THOMAZ MARLIERE (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/05/2012 a 30/11/2012), LILIANE FERNANDES CAIAFA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/05/2012 a 30/11/2012), ADRIANE FONTES BRAGA (Coordenador, 03/05/2012 a 30/11/2012), LAKSME NARAYANA OLIVEIRA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/05/2012 a 30/11/2012)

DataInicio

2012-03-05

DataTermino

2012-11-30

LinhaExtensao

Infância e adolescência

Objetivo

%u2022Desenvolver atividades educativas, por meio da Capoeira, utilizando o lúdico como instrumento metodológico e promovendo a inclusão social e cultural das crianças de quatro a cinco anos e de cinco a seis anos de idade atendidas pelos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Humano (LDH) da Universidade Federal de Viçosa, respectivamente. %u2022Divulgar a Capoeira, levando seus ensinamentos às crianças atendidas pelo projeto, juntamente com as raízes culturais brasileiras, %u2022Proporcionar os benefícios físicos da Capoeira às crianças atendidas pelo projeto, de modo a estimular o desenvolvimento da consciência corporal, coordenação motora grossa e fina e lateralidade dessas crianças, incentivando também a prática esportiva, %u2022Utilizar a prática da Capoeira como instrumento didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem infantil, estimulando na criança o desenvolvimento da musicalidade e a noção de tempo-espaço, fazendo dessa atividade uma brincadeira dirigida e transdisciplinar, %u2022Estimular a valorização da capoeira entre as crianças atendidas pelo projeto, estendendo para a toda a comunidade de Viçosa, por meio das professoras da Educação Infantil do LDI e LDH e das famílias das crianças. %u2022Estimular, por meio da Capoeira, o desenvolvimento social das crianças atendidas pelo projeto, aliando princípios educativos, culturais e éticos da comunidade participante e do grupo de Capoeira Alternativa.

PalavrasChave

CAPOEIRA, EDUCAÇÃO INFANTIL, CULTURA BRASILEIRA

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Planejar e realizar as atividades semanais de Capoeira de cada uma das duas turmas de crianças (04 a 05 anos e 05 a 06 anos). - Incluir nas atividades semanais o maculelê e a puxada-de-rede. - Realizar atividades temáticas no dia das crianças, no dia da consciência negra e no fim de cada semestre. - Realizar um curso anual de capoeira para crianças, com Mestre de Capoeira. - Realizar um Batizado Infantil ao ano. - Realizar uma exposição de fotos das atividades de capoeira com as crianças no LDI/LDH e uma confraternização para encerramento do período letivo.

LocalidadeAtendida

Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH)

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=25886


gov - CodigoLancamento:26172,NumeroRegistro:PRJ-003/2012,Tipo:Projeto,Titulo:CONTRATO ENTRE SIMASA/UFV/SIF.,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTematica2:Meio Ambiente,Envolvidos:GUIDO

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

26172

NumeroRegistro

PRJ-003/2012

Tipo

Projeto

Titulo

CONTRATO ENTRE SIMASA/UFV/SIF.

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

GUIDO ASSUNCAO RIBEIRO (Coordenador, 03/11/2010 a 09/11/2010)

DataInicio

2010-11-03

DataTermino

2010-11-09

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Prestar consultoria sobre a instalação de duas torres de observação para prevenção contra incêndios florestais.

PalavrasChave

Torres de Observação, Incêndios Florestais, Prevenção de Incêndios Florestais

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Determinar local exato em que serão instalados as duas torres de observação, justificando tal escolha. Instruir os empregados que serão alocados para as referidas torres, de forma que possam estes ter um melhor aproveitamento na atividade para qual serão designados.

LocalidadeAtendida

Açailandia - MG

PessoasAtendidas

40

PessoasAtendidasPorMes

40

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26172


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