CodigoLancamento |
23564 |
NumeroRegistro |
PRJ-096/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
JORNAIS DO BRASIL: O ARQUIVO CENTRAL HISTÓRICO DA UFV NA PRE... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
ALESSANDRO NUNES BARBOSA (Bolsista FUNARBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013), EDUARDO LUIZ DOS SANTOS (Coordenador, 01/03/2011 a 02/01/2012), PATRICIA VARGAS LOPES DE ARAUJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 02/01/2012), MONICA MARIA MESQUITA GONCALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 02/01/2012), SARA HELENA AMARAL DE SOUSA (Bolsista PIBEX, 01/03/2011 a 02/01/2012), JULIO CESAR PEREIRA DA SILVA (Bolsista - Outros, 01/03/2011 a 02/01/2012), PAMELA CRISTINA SOUZA DA SILVA (Bolsista - Outros, 01/03/2011 a 02/01/2012), PATRICIA VARGAS LOPES DE ARAUJO (Coordenador, 01/02/2013 a 30/08/2013) |
DataInicio |
2011-03-01 |
DataTermino |
2015-02-01 |
LinhaExtensao |
Gestão informacional |
Objetivo |
Organizar e preservar o acervo constituído por jornais, sob guarda do Arquivo Histórico e Central da UFV, e dessa forma potencializar a informação contida para futuras pesquisas. Tornar as informações contidas nos jornais acessíveis aos pesquisadores, com o auxílio da metodologia arquivística, por meio de uma base de dados em que serão indexadas as informações com o uso de palavras-chave. |
PalavrasChave |
acesso a informação, preservação da memória, Jornais |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Higienizar e acondicionar o acervo, Criar um instrumento de pesquisa que ofereça informações gerais sobre as informações contidas nos jornais, Elaborar uma base de dados informatizada para armazenamento e acesso ao conteúdo da documentação, Digitalização dos jornais, Desenvolver pesquisas acadêmicas e de iniciação científica a partir do manuseio com os jornais. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade Viçosense e comunidade acadêmica da UFV |
PessoasAtendidas |
250 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23564 |
CodigoLancamento |
24639 |
NumeroRegistro |
PRJ-200/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MONITORAMENTO PARTICIPATIVO DA QUANTIDADE E QUALIDADE DA ÁGU... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
LUAN RITCHELLE APARECIDO DOS ANJOS (Estagiário, 02/01/2011 a 31/12/2013), PATANJALY BARBOSA DE ANDRADE (Estagiário, 02/08/2011 a 31/12/2012), PATANJALY BARBOSA DE ANDRADE (Bolsista PIBEX, 01/03/2013 a 31/12/2013), TOMMY FLAVIO CARDOSO WANICK LOUREIRO DE SOUSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2013), ADRIELLEM LIDIA MARTA SOARES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2013), JOANA JUNQUEIRA CARNEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2013), MARCUS VINÍCIUS DE OLIVEIRA MACHADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2013), LUCAS TEIXEIRA FERRARI (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2013), IVO JUCKSCH (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2013), RAPHAEL BRAGANCA ALVES FERNANDES (Coordenador, 02/01/2011 a 31/12/2013), IRENE MARIA CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2013), MATHEUS DURSO NEVES CAETANO (Bolsista PIBEX, 02/01/2011 a 31/12/2012), EDUARDO DE SÁ MENDONÇA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Recursos hídricos |
Objetivo |
O presente projeto objetiva dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos e que visam avaliar, a partir de metodologias participativas, as experiências de agricultores familiares da Zona da Mata de Minas Gerais, e monitorar como diferentes práticas de manejo do solo interferem na quantidade e qualidade dos recursos hídricos. |
PalavrasChave |
agroecologia, recursos hídricos, produção de água |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As atividades do presente projeto darão continuidade às medições de vazão, precipitação e erosão já desenvolvidas na área de estudo, bem como das análises da qualidade da água em alguns cursos de água da região, além de oficinas educativas com os estudantes da EFA-Puris. |
LocalidadeAtendida |
Bacia do Córrego São Joaquim, Araponga, MG |
PessoasAtendidas |
123 |
PessoasAtendidasPorMes |
45 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24639 |
CodigoLancamento |
34301 |
NumeroRegistro |
PRJ-036/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE CONHECIMENTO E PRÁTICA EM MANEJO... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
MARLON CORREA PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 01/02/2018), VICTOR HUGO ALVAREZ VENEGAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 01/02/2018), JÚLIA BRANDÃO GONTIJO (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 01/02/2015), GRACIELLE VIDAL SILVA ANDRADE (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 01/02/2015), KLEVER CRISTIANO SILVEIRA (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 01/02/2015), LILIAN ESTRELA BORGES BALDOTTO (Coordenador, 01/02/2014 a 01/02/2018), MARIHUS ALTOE BALDOTTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 01/02/2018), SAULLO SÉRGIO CARVALHO CAMPOS (Bolsista FUNARBEX, 01/02/2015 a 01/02/2016) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2018-02-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento tecnológico |
Objetivo |
1.OBJETIVOS 1.1. OBJETIVO GERAL O presente projeto tem como objetivo geral a construção participativa de conhecimento e prática em manejo e conservação de orquídeas. 1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS O presente trabalho tem como objetivos específicos: (i)Estimular a troca de informações sobre as orquídeas (e.g.: identificação botânica, época de florescimento, tempo de maturação dos frutos, métodos de propagação e manejo) entre os agentes envolvidos (produtores rurais, viveiristas, orquidófilos, estudantes, professores e funcionários da Universidade Federal de Viçosa Campus de Florestal (UFV-CAF), funcionários da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) do Município de Florestal, funcionários do Instituto Estadual de Florestas (IEF) do Município de Florestal, funcionários da Prefeitura do Município de Florestal, alunos, professores e funcionários das escolas Municipal e Estadual do Município de Florestal, a Associação de Artesãos de Florestal, o Grupo da Terceira Idade de Florestal, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Florestal e demais interessados). (ii)Estimular a realização da identificação botânica de orquídeas cultivadas, a troca de recursos genéticos (mudas, sementes, pólen), o melhoramento genético por meio de hibridações direcionadas e a propagação in vitro de orquídeas pelo método caseiro. (iii)Construir de forma participativa um orquidário na UFV-CAF visando à conservação ex situ de exemplares da família Orchidaceae e uso dos germoplasmas em projetos de pesquisa, extensão e ensino. (iv)Confeccionar material didático digital com fotos e informações (e.g.: família botânica, nome científico, época do florescimento, tempo de maturação dos frutos) dos exemplares de orquídeas pertencentes ao orquidário da UFV-CAF. (v)Divulgar informações técnicas sobre manejo e conservação de orquídeas por meio de encontros, palestras e cursos de extensão e divulgação do material didático digital. (vi)Armazenar sementes e pólen de orquídeas visando à conservação, troca e uso dos germoplasmas em projetos de pesquisa, extensão e ensino. |
PalavrasChave |
floricultura, recursos genéticos, propagação de plantas |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
3.METODOLOGIA DE TRABALHO 3.1.ETAPA I TROCA DE SABERES E DE GERMOPLASMAS DE ORQUÍDEAS Essa etapa será realizada ao longo de todo o projeto e visa à construção coletiva de conhecimento sobre manejo e conservação de orquídeas e a troca de germoplasmas de orquídeas (mudas, sementes, pólen) entre os participantes do projeto. Serão convidados: produtores rurais, viveiristas, orquidófilos, alunos, professores e funcionários da UFV-CAF, funcionários da EMATER-Florestal, funcionários do IEF-Florestal, funcionários da Prefeitura de Florestal, alunos, professores e funcionários das escolas Municipal e Estadual do Município de Florestal, a Associação de Artesãos de Florestal, o Grupo da Terceira Idade de Florestal, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Florestal, para os encontros. No primeiro encontro, será realizada a apresentação do projeto de extensão, a apresentação dos participantes do encontro e os interesses de cada um e uma palestra introdutória sobre ´Manejo e Conservação de Orquídeas´. Serão listados de forma participativa os principais tópicos a serem abordados nos próximos encontros. Esses encontros ocorrerão ao longo de todo o projeto para troca de saberes e de materiais. Serão oferecidos também palestras ou cursos de extensão sobre: %u2022Cultivo de Orquídeas %u2022Melhoramento e Propagação in vitro de Orquídeas %u2022Adubação e Nutrição de Orquídeas %u2022Associação micorrízica em Orquídeas 3.2.ETAPA II CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO ORQUIDÁRIO E DO BANCO DE SEMENTES E DE PÓLEN 3.2.1.IDENTIFICAÇÃO BOTÂNICA DAS ORQUÍDEAS As plantas de orquídeas pertencentes ao Setor de Floricultura da Universidade Federal de Viçosa Campus de Florestal receberão a identificação botânica e posteriormente serão catalogadas para criação de uma coleção de germoplasmas de orquídeas. A identificação será realizada com auxílio da literatura especializada (Paula & Silva, 2001, Brito & Cribb, 2005, Faria, 2005, Faria et al., 2010) e por meio da colaboração de pesquisadores, produtores, viveiristas e orquidófilos. Essa etapa será realizada ao longo de todo ano, devido às diferenças na época de floração das orquídeas. Será estimulada também a realização da identificação botânica das orquídeas pertencentes a todos os envolvidos com o projeto. 3.2.2.CULTIVO DAS PLANTAS MATRIZES As plantas matrizes serão mantidas em casa-de-vegetação, cultivadas em vasos de cerâmica, vasos de plásticos ou cachepôs, contendo como substrato fibra de coco, argila expandida ou substrato comercial e manejadas conforme descrito em Paula & Silva (2001) e Faria et al. (2010), considerando-se os diferentes aspectos de cultivo (adubação, controle fitossanitário, irrigação, poda, etc) para cada genótipo. 3.2.3.CATALOGAÇÃO DAS ORQUÍDEAS As plantas de orquídeas após identificação serão catalogadas para criação de uma coleção de germoplasmas de orquídeas da UFV-CAF. 3.2.4.OBTENÇÃO DE MUDAS POR PROPAGAÇÃO VEGETATIVA Após identificação e catalogação das orquídeas, as mesmas serão propagadas de forma vegetativa na época e por meio de técnica indicada para cada genótipo (Paula & Silva, 2001, Brito & Cribb, 2005, Faria, 2005, Faria et al., 2010). 3.2.5.OBTENÇÃO DE MUDAS POR PROPAGAÇÃO SEMINÍFERA IN VITRO Cápsulas fechadas de orquídeas, contendo as sementes maduras serão coletadas nas plantas matrizes. Em seguida, as sementes serão retiradas da cápsula e desinfetadas com hipoclorito de sódio 0,5 % por 15 min, seguido de três lavagens consecutivas em água destilada autoclavada. As sementes serão germinadas in vitro em meio MS (Murashige & Skoog, 1962), modificado com metade dos macronutrientes e acrescido de 3,0 g L-1 de carvão ativado, 30,0 g L-1 de sacarose e 8,0 g L-1 de ágar. O pH do meio será ajustado para 5,7 antes da inclusão do ágar. Os frascos contendo as sementes serão transferidos para sala de crescimento e mantidos sob temperatura de 26 ± 2 oC, com fluxo de fótons fotossintéticos de 25 µmol m-2 s-1 e fotoperíodo de 16 horas. A cada quatro meses o material vegetal será transferido para novo meio de cultivo. 3.2.6.ARMAZENAMENTO DE SEMENTES E PÓLENS DE ORQUÍDEAS Cápsulas fechadas e maduras serão retiradas das plantas matrizes e as sementes serão retiradas das cápsulas com auxílio de bisturi. As sementes serão colocadas em sacos de papel com a identificação (espécie, data) que serão colocados em sacos plásticos e armazenados em refrigerador (Faria et al., 2012). As políneas serão retiradas das flores, colocadas em sacos de papel com a identificação (espécie, data) que serão colocados em sacos plásticos e armazenados em refrigerador (Faria et al., 2012). 3.3.ETAPA III CONFECCÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL SOBRE ORQUÍDEAS As orquídeas floridas serão fotografadas com auxílio de máquina fotográfica digital e as imagens obtidas serão usadas para confecção de material didático digital, com a inclusão de informações como, por exemplo, nome científico, época de florescimento, tempo de maturação da cápsula. |
LocalidadeAtendida |
Florestal |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34301 |
CodigoLancamento |
34313 |
NumeroRegistro |
PRJ-059/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MEDICINA PREVENTIVA E INCLUSÃO SOCIAL: PRECAUÇÃO CONTRA ACID... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
ANTONIO REIS DE SA JUNIOR (Coordenador, 02/01/2014 a 02/01/2015), MARINA SILVA DE LUCCA (Orientador, 02/01/2014 a 02/01/2015), ELTON DIAS LOPES BARUD (Bolsista PIBEX, 02/01/2014 a 02/01/2015), EMERSON DE PAULA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 02/01/2015), FILIPE ANTUNES DE LÊU (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 02/01/2015) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2015-02-01 |
LinhaExtensao |
Infância e adolescência |
Objetivo |
Objetivo Geral: O objetivo geral é promover uma interação com os profissionais da área de saúde que atuam nas UAPS, capacitando e proporcionando condições para identificar situações de risco de violência infanto-juvenil. Além disso, através da conscientização de situações de riscos relacionados aos acidentes nesse faixa etária, atuar junto à comunidade elaborando campanhas e intervindo de forma preventiva para minimizar os prejuízos à saúde. Não obstante, integrar a comunidade acadêmica e o DEM com a rede de atenção primária de Viçosa. Articular, assim, uma troca de conhecimentos que são produzidos na academia com a experiência vivenciada junto à comunidade. Basicamente, subenumerados: a.Implementar um programa de prevenção de acidentes e violência infanto-juvenil em unidades de atenção primária de saúde, b.Favorecer uma maior articulação entre os estudantes e o DEM com as UAPS do município de Viçosa, fortalecendo o vínculo entre os profissionais, c.Promover a capacitação para a identificação e conduta frente à situação de violência, d.Estimular o conceito de prevenção de acidentes junto à comunidade envolvida, e.Estimular a valorização dos direitos básicos da criança e do adolescente, f.Atuar preventivamente nas populações em situações de risco de violência infanto-juvenil, g.Avaliar as atividades desenvolvidas no projeto, h.Apresentar os resultados do projeto em eventos e/ou publicações científicas, Objetivos Específicos: 1)Reunir um Grupo Extensionista de Pesquisa, de caráter interdisciplinar e sintonizado com o "Medicina Preventiva e Inclusão Social: Precaução contra acidentes e violência na infância e adolescência", envolvendo discentes e docentes dos cursos de medicina. 2)Criar parceiras com os órgãos públicos, na esfera municipal, responsáveis pelos sistemas de saúde e segurança. 3)Levar a comunidade viçosense o conhecimento que está sendo gerado na universidade, através da produção de material atualizado e orientado por fonte de referencia nacional e internacional sobre a temática proposta. 4)Capacitar os membros a transmitir o conhecimento de forma dinâmica. 5)Promover ao público alvo a capacitação para o diagnóstico das condições de risco e das situações de pós exposição. 6)Avaliar as atividades desenvolvidas no projeto. 7)Apresentar os resultados do Projeto em eventos e/ou publicações científicas. |
PalavrasChave |
INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, MEDICINA PREVENTIVA, INCLUSÃO SOCIAL |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Levantamento bibliográfico sobre a temática proposta e aprofundamento teórico sobre o tema. Elaboração da proposta didática, com a criação de um cronograma e agenda de encontros. Comunicação com os órgãos regionais de saúde e segurança responsáveis pela adesão dos profissionais ao programa. Exposição-dialogada com médicos e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Confecção dos materiais para as UAPS. Analise estatística e correlação dos dados obtidos com as da literatura. Elaboração de material para publicação e apresentação, incluindo congressos e simpósio. Avaliação das atividades pelos profissionais alcançados pelo projeto e implementação das sugestões. Auto avaliação das atividades pelo grupo acadêmico. |
LocalidadeAtendida |
Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município de Viçosa |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34313 |
CodigoLancamento |
35958 |
NumeroRegistro |
PRJ-204/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
BADMINTON - PROEXT 2014 |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
JAIRO LUCAS DE FARIA FERRAZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2014), GUILHERME PEREIRA OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2014), ROGERIO FARIAS DE MELO (Coordenador, 01/01/2014 a 31/12/2014), TAMARA FERNANDES DE SOUZA (Bolsista PROEXT, 01/01/2014 a 31/12/2014), LARISSA JÉSSICA DA SILVA VILELA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
Objetivo Geral : Promover e disseminar a prática da modalidade esportiva Badminton entre estudantes do ensino fundamental, médio e superior do município de Florestal-MG. Objetivos Específicos: Massificar a prática do Badminton, como modalidade esportiva, entre estudantes do ensino fundamental, médio e superior do município de Florestal-MG, Desenvolver um trabalho educacional que vise, não somente a prática do Badminton, mas também o entendimento da construção histórica e do arcabouço cultural dessa modalidade esportiva, Oferecer o ensino do Badminton por meio de métodos educacionais que englobem os aspectos teóricos e práticos dessa modalidade esportiva, Promover, através do projeto Badminton, um espaço de prática pedagógica para os acadêmicos do curso de Educação Física da UFV Campus Florestal. |
PalavrasChave |
Badminton, Lazer, Esporte |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-Confecção de folders e cartazes para divulgação do projeto Badminton, 2-Criação de uma turma no período da manhã e uma turma no período da tarde para atender a demanda dos níveis de ensino atendidos (fundamental, médio e superior), 3-Realização de duas oficinas sobre avaliação física, funcional e motora para o bolsista e voluntários do projeto, 4-Realização de uma reunião por semana para discutir a elaboração, execução e avaliação das aulas com o bolsista e voluntários, 5-Realização de uma reunião mensal com o bolsista do projeto para avaliação e orientação pedagógica, 6-Realização de 1 relatório por mês pelo bolsista indicando parâmetros como frequência, participação e desenvolvimento de cada aluno em cada uma das turmas, 7-Produção de pelo menos uma publicação sobre o projeto Badminton. |
LocalidadeAtendida |
Indivíduos de ambos os gêneros, com idade a partir de 8 anos da comunidade de Florestal -MG |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35958 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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