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gov - CodigoLancamento:34318,NumeroRegistro:PRJ-033/2014,Tipo:Projeto,Titulo:EDUCAÇÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:Comunicação,AreaTematica2:Educação,Envolvidos:RI

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

34318

NumeroRegistro

PRJ-033/2014

Tipo

Projeto

Titulo

EDUCAÇÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Comunicação

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

RICARDO FREITAS MARTINS DA COSTA (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2017), OTO TERTULIANO DE OLIVEIRA SANTANA (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), WALTER LUIZ DOS SANTOS JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2017), FABIO ANDRE TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2017)

DataInicio

2014-02-01

DataTermino

2017-12-31

LinhaExtensao

Mídias

Objetivo

O objetivo geral do projeto é compreender, analisar, e discutir Economia e Finanças domésticas e o processo de desenvolvimento econômico e social da região. Elaborar e apresentar um programa semanal de rádio intitulado "Por Dentro da Economia" coma participação de ouvintes e convidados especiais tais como: representantes de empresas, profissionais da área da Administração e Finanças, comunidade, membros de associações ligadas ao assunto. O programa será apresentado pelos professores da área de Economia e Finanças da UFV/CRP e contará com todo o suporte técnico da Rádio Paranaíba AM. Objetivos Específicos: Compreender as consequências econômicas, sociais, culturais e de integração da economia brasileira no contexto mundial, dessa forma possamos enxergar os desafios e oportunidades que se fazem presentes para o crescimento, e desenvolvimento dessa região e de quem nela reside. Para efetivar os objetivos, os promotores (professores e alunos) vão discutir planos econômicos, políticas de empréstimos, taxas de juros, e assuntos correlacionados com seus respectivos impactos na atualidade. Para tornar a dinâmica mais agradável o programa tem o intuito de promover debates de forma criativa e motivada, que contribuam para a formação crítica e ética dos ouvintes no que diz respeito à realidade brasileira, e ainda colaborar para a compreensão de como a região tem se inserido nas diversas dinâmicas de uma economia globalizada.

PalavrasChave

Comunicação, Educação Econômica e Financeira, Programa de Rádio

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O objetivo geral do projeto é compreender, analisar, e discutir Economia e Finanças domésticas e o processo de desenvolvimento econômico e social da região. Elaborar e apresentar um programa semanal de rádio intitulado "Por Dentro da Economia" coma participação de ouvintes e convidados especiais tais como: representantes de empresas, profissionais da área da Administração e Finanças, comunidade, membros de associações ligadas ao assunto. O programa será apresentado pelos professores da área de Economia e Finanças da UFV/CRP e contará com todo o suporte técnico da Rádio Paranaíba AM. Objetivos Específicos: Compreender as consequências econômicas, sociais, culturais e de integração da economia brasileira no contexto mundial, dessa forma possamos enxergar os desafios e oportunidades que se fazem presentes para o crescimento, e desenvolvimento dessa região e de quem nela reside. Para efetivar os objetivos, os promotores (professores e alunos) vão discutir planos econômicos, políticas de empréstimos, taxas de juros, e assuntos correlacionados com seus respectivos impactos na atualidade. Para tornar a dinâmica mais agradável o programa tem o intuito de promover debates de forma criativa e motivada, que contribuam para a formação crítica e ética dos ouvintes no que diz respeito à realidade brasileira, e ainda colaborar para a compreensão de como a região tem se inserido nas diversas dinâmicas de uma economia globalizada.

LocalidadeAtendida

Cidade de Rio Paranaíba (MG) e São Gortado (MG)

PessoasAtendidas

2000

PessoasAtendidasPorMes

2000

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34318


gov - CodigoLancamento:34366,NumeroRegistro:PRJ-057/2014,Tipo:Projeto,Titulo:USO DE EXTRATOS BOTÂNICOS NO CONTROLE DE PRAGAS DE HORTAS DA...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTematic

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

34366

NumeroRegistro

PRJ-057/2014

Tipo

Projeto

Titulo

USO DE EXTRATOS BOTÂNICOS NO CONTROLE DE PRAGAS DE HORTAS DA...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

PAULO ROBERTO DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2014 a 31/12/2014), RICARDO TSUYOSHI ENDO (Estagiário, 20/01/2014 a 31/12/2014), JÉSSICA EMILIANE RODRIGUES GORRI (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), FLAVIO LEMES FERNANDES (Coordenador, 20/01/2014 a 31/12/2014), MARIA ELISA DE SENA FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2014 a 31/12/2014), LUAN HUMBERTO RIBEIRO (Estagiário, 20/01/2014 a 31/12/2014)

DataInicio

2014-01-20

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento Regional

Objetivo

Identificar plantas do Cerrado com atividade inseticida à pragas agrícolas visando melhorias à população de estudantes e professores na agricultura familiar do Alto Paranaíba, MG.

PalavrasChave

Plantas inseticidas, Artrópodes, Sustentabilidade

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Contato com a EMATER para localização - Visitas às propriedades rurais - Entrevistas com os agricultores familiares - Identificação e coleta - Coleta dos insetos em lavouras, residências urbanas e armazéns - Extração hexânica e metanólica das folhas e/ou frutos de plantas provindas do campo - Montagem dos experimentos de mortalidade e repelência em placas de Petri - Avaliação da mortalidade e da repelência - Aplicação dos extratos botânicos em hortas escolares e campo da agricultura familiar - Ensino de técnicas de plantio e cultivos nas propriedades e em hortas urbanas para controle das pragas rurais e em produtos armazenados e Dias de campo - Análise estatística dos dados - Elaborar artigos, resumos, cartilhas, minicursos e relatório

LocalidadeAtendida

Comunidades rurais de Rio Paranaíba (Abaeté, Palmeiras,etc)

PessoasAtendidas

1000

PessoasAtendidasPorMes

10

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34366


gov - CodigoLancamento:34390,NumeroRegistro:PRJ-233/2014,Tipo:Projeto,Titulo:O COLUNI VAI ÀS ESCOLAS,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Multidisciplinar,Envolvidos:SEVERINA SARAH

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

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CodigoLancamento

34390

NumeroRegistro

PRJ-233/2014

Tipo

Projeto

Titulo

O COLUNI VAI ÀS ESCOLAS

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

SEVERINA SARAH LISBOA (Coordenador, 02/03/2014 a 23/12/2015), GERALDO ADRIANO EMERY PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), ANDRESSA MENDES DE SOUZA (Bolsista PIBEX JR, 02/03/2014 a 23/12/2014), LUCIANA LOPES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), ADALBERTO SALES MIRANDA JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), LUÍSA HENRIQUES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), STELLA FAUSTINO PINTO PESSOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), BRUNA MILIONE DANIEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), BRUNA MIRANDA DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), NEIDE LAURA REIS (Estagiário, 02/03/2014 a 10/11/2014), TIAGO DE JESUS OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), MARIA EDUARDA VIEIRA MEDINA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), LIVIA PEREIRA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014)

DataInicio

2014-02-03

DataTermino

2014-12-23

LinhaExtensao

Temas específicos

Objetivo

O projeto apresenta dois objetivos centrais que se resumem em: a) melhorar a perspectiva dos estudantes para a aquisição do conhecimento visando estimulá-los ao estudo à busca por um futuro melhor e b) estimular os alunos a estudarem para o exame de seleção do COLUNI, visando aumentar a representatividade de alunos de escolas públicas de Viçosa no Colégio de Aplicação da UFV.

PalavrasChave

Educação, Aprendizagem, Motivação

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Antes da realização das oficinas devem ser desenvolvidas as seguintes atividades: apropriação da proposta de trabalho, conhecimento da realidade na qual serão realizadas as intervenções,pesquisa acerca da produção bibliográfica sobre o tema, apropriação dos resultados obtidos através do projeto de pesquisa "Educação pública de qualidade: análise do acesso de estudantes de escolas públicas ao COLUNI", definição das escolas da rede pública que participarão do projeto, nas quais serão realizadas oficinas para divulgação do COLUNI e motivação dos estudantes à busca pelo conhecimento, organização das oficinas com definição de número e local da realização das oficinas, duração e público alvo, sistematização das oficinas e estabelecimento de mecanismos de avaliação. Na etapa de realização das oficinas haverá contato com as escolas para confirmar o interesse das mesmas em participarem do projeto, organização das atividades e oficinas (horários, séries e turmas a serem contempladas), realização de oficinas piloto seguida de adequações necessárias. Após realização das oficinas será feita avaliação utilizando o material coletado durante sua realização e a partir de contatos com professores, supervisores e diretores das escolas envolvidas, elaboração do relatório a ser apresentado à PEC e preparação de material para apresentação dos resultados e divulgação do projeto.

LocalidadeAtendida

Escolas públicas de Viçosa a serem selecionadas

PessoasAtendidas

400

PessoasAtendidasPorMes

40

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34390


gov - CodigoLancamento:34398,NumeroRegistro:PRJ-176/2014,Tipo:Projeto,Titulo:ECONOMIA SOLIDÁRIA E GERAÇÃO DE RENDA NA ZONA DA MATA MINEIR...,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:Trabalho,AreaTem

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

34398

NumeroRegistro

PRJ-176/2014

Tipo

Projeto

Titulo

ECONOMIA SOLIDÁRIA E GERAÇÃO DE RENDA NA ZONA DA MATA MINEIR...

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Trabalho

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

ALEXANDRE PIRES LAGE (Bolsista CNPq, 01/03/2014 a 01/03/2015), ADRIANO PEREIRA SANTOS (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 01/02/2015), EMERSON ALCIDES DA SILVA (Estagiário, 01/05/2014 a 01/05/2015), BIANCA APARECIDA LIMA COSTA (Coordenador, 17/12/2013 a 17/12/2015), NADIA DUTRA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), LUCIANO RODRIGUES COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), RENNAN LANNA MARTINS MAFRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), FRANCE MARIA GONTIJO COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), CRISTIANE NATALICIO DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), BRICIO DOS SANTOS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), MARIA IZABEL VIEIRA BOTELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), RICARDO HENRIQUE SILVA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), VINICIUS MONTEIRO NASCIMENTO (Bolsista CNPq, 01/03/2014 a 01/03/2015), RAPHAEL FONTES FERREIRA (Bolsista CNPq, 01/03/2014 a 01/03/2015), MARCELLA NUNES CORDEIRO COSTA (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 01/02/2015), LEILANE RIGONI BOSSATTO (Bolsista - Outros, 01/03/2014 a 01/03/2015), HEITOR NOVAIS RIBEIRO (Bolsista CNPq, 01/03/2014 a 01/03/2015), MARCELO LOURES DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), EDGAR PEREIRA COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), TAÍS PIRES DOS SANTOS (Estagiário, 01/08/2014 a 31/12/2015), GUTO MAYKE VILELA CRISPIM (Bolsista - Outros, 17/12/2013 a 31/07/2016), MARCIO GOMES DA SILVA (Orientador, 17/12/2013 a 17/12/2015)

DataInicio

2013-12-17

DataTermino

2016-07-31

LinhaExtensao

Emprego e renda

Objetivo

Objetivo Geral Fomentar à Economia Solidária na Zona da Mata de Minas Gerais, visando à geração de trabalho e renda e o desenvolvimento de referenciais metodológicos de incubação adequados à iniciativas populares e solidárias, a partir dos pilares de extensão, pesquisa e ensino. Objetivos Específicos Promover a assessoria a grupos de economia solidária dos segmentos de artesanato e cultura, reciclagem, agricultura familiar e agroecologia, Apoiar e fortalecer os espaços de gestão social de políticas públicas e articulação entre empreendimentos de economia solidária, tais como Fórum Regional de Economia Popular Solidária e Redes de Incubadoras de Tecnológicas de Cooperativas Populares, Promover a formação em economia solidária e em temáticas afins, Fomentar e apoiar políticas públicas municipais e estadual de Economia Solidária, Realizar pesquisas e sistematização dos processos de incubação durante a execução do projeto, Apoiar a consolidação de Incubadoras atuantes no campo da economia solidária em outras universidades.

PalavrasChave

Economai Solidária, Geração de Renda, Incubação

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Procedimentos metodológicos de Incubação: A metodologia de Incubação da ITCP-UFV está dividida basicamente em três fases: pré-incubação, incubação e desincubação, conforme descrição a seguir. Pré-incubação A pré-incubação tem como objetivo principal iniciar um trabalho coletivo com os grupos que se aproximaram da incubadora. Essa etapa tem como principal função estabelecer o marco zero de acompanhamento da ITCP-UFV, ou seja, o diagnóstico da situação inicial do empreendimento econômico solidário que pode estar em fase inicial de constituição ou não. Nesse momento, o processo de incubação tem seus principais eixos de atuação definidos, assim como suas estratégias prioritárias. Os métodos utilizados na pré-incubação compreendem o Diagnóstico Rápido Participativo e o Planejamento Estratégico Participativo. É importante que se definam os indicadores de acompanhamento e de resultados a serem mensurados ao longo do processo de incubação. Trata-se de uma etapa em que se define o acordo entre empreendimento e ITCP-UFV. Para formalizar essa parceria um Termo de Parceria com Plano de Incubação é assinado, delimitando as responsabilidades e os papéis de cada ator. É importante, em princípio, prever um prazo para incubação e as possibilidades de sua renovação, de acordo com as fontes de recurso e os projetos disponíveis na ITCP-UFV. Incubação A fase de Incubação variará de empreendimento para empreendimento de acordo com as necessidades de desenvolvimento de cada um. Tais prioridades serão determinadas em processo de diálogo. Nessa ação, busca-se o fortalecimento do grupo em diferentes âmbitos: econômico, social e político. As peculiaridades dos empreendimentos inseridos no contexto da economia solidária demandam ações que possibilitem tal articulação, pois essas iniciativas compreendem ações de geração de trabalho e renda, por meio da atuação coletiva, contrapondo-se a modelos hegemônicos de organização e reprodução da vida. O processo de incubação deve estar atento e sensível à tais questões, trabalhando em diferentes frentes de forma interdisciplinar, privilegiando aspectos de viabilidade econômica, considerando que trata-se de iniciativas de geração de renda e inclusão produtiva. Por outro lado, torna-se fundamental também trabalhar estratégias voltadas à organização autogestionária, a formação em economia solidária, a organização de redes e os debates acerca de políticas públicas. Tal ação pressupõe a adequação sociotécnica e o desenvolvimento de tecnologias sociais para sustentabilidade e viabilidade das iniciativas envolvidas. Por meio de parcerias com diferentes departamentos da UFV, a ITCP-UFV busca fomentar a construção de produtos e técnicas apropriadas aos empreendimentos. Além disso, pode-se considerar que o desenvolvimento e sistematização da metodologia de incubação representa também a construção de métodos que devem passar por adequações e podem ser reaplicáveis. Conforme ressaltou-se anteriormente, a demanda parte dos grupos envolvidos e seus trabalhadores e trabalhadoras participam desse processo de construção na busca por soluções efetivas que possibilitem a transformação social. A estratégia de Incubação dos empreendimentos econômicos solidários busca ampliar a perspectiva de incubação de empreendimentos isoladamente. Essa opção apoia-se em diversos estudos e experiências práticas da ITCP-UFV que demonstram a necessidade de ações em rede e uma ambiência favorável que possibilite o desenvolvimento de iniciativas coletivas, autogestionárias e populares, inscritas no campo da economia solidária. A viabilização da autonomia e a promoção da sustentabilidade econômica desses grupos dependem de ações de capacitação e assessorias aos trabalhadores e às trabalhadoras, mas também do fomento de parcerias e políticas públicas e ações integradas com outros empreendimentos. Nesse sentido, como parte da metodologia de incubação, a ITCP tem equipes e eixos de assessoria divididos por segmentos econômicos. O objetivo é a realização de atividades conjuntas e o apoio mútuo dessas iniciativas, vislumbrando a intercooperação e o desenvolvimento local. Um exemplo claro dessa atuação é o da Rede de Prosumidores. Nela, diversos empreendimentos econômicos solidários podem comercializar produtos e serviços diretamente aos consumidores. A junção entre produção solidária e consumo consciente é capaz de viabilizar diferentes iniciativas que encontram nesse mercado espaço adequado para venda e troca. Através de intercâmbios entre as iniciativas econômicas e os consumidores, observa-se o avanço dessa iniciativa que tem sido uma ação transversal no processo de incubação de empreendimentos realizado pela ITCP-UFV. Além disso, o apoio aos fóruns municipais, regional e estadual de economia solidária representa a busca pela construção de uma conjuntura positiva ao desenvolvimento dos empreendimentos econômicos solidários. Nesses espaços, realizam-se ações de formação de lideranças dos movimentos, gestores públicos e construção de propostas para ações governamentais. O Fórum é o espaço que viabiliza o debate da sociedade civil no Conselho Estadual de Economia Popular Solidária, mobilizando suas regionais para proposição de orçamentos públicos na política estadual e para organização de conferências públicas com essa temática, por exemplo. Trata-se também da base onde as principais demandas dos empreendimentos são discutidas e encaminhadas. No caso da regional da Zona da Mata e do Fórum Mineiro, a ITCP-UFV desempenha a função de secretaria executiva, apoiando todas as ações dessas organizações, tais como formação em economia solidária, seminários temáticos e feiras. O diálogo com poderes públicos, principalmente municipais e estadual, tem sido constante, o que levou a propor nesse projeto um curso direcionado aos gestores públicos e lideranças comunitárias. Dentre os eixos de atuação da ITCP-UFV, a formação em economia solidária é considerada fundamental para o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários. Tal ação é prevista ao longo do processo de incubação e perpassa de forma transversal as discussões metodológicas desenvolvidas junto aos grupos. Por se tratar de uma temática nem sempre conhecida em diferentes áreas do conhecimento, a Incubadora desenvolve atividades internas à Universidade que visam a divulgação e reflexão sobre a temática em seminários, encontros e atividades de intercâmbio. Dessa forma, busca-se envolver técnicos, docentes e discentes nesses debates. Além disso, a ITCP-UFV tem desenvolvido peças teatrais acerca da economia solidária e temas afins para apresentação em espaços públicos em que tais interações artísticas representam momentos de formação. Da mesma forma, o programa participa da Troca de Saberes, espaço de integração entre conhecimentos científicos e não científicos através das instalações artísticas pedagógicas. Dessa forma, compreendendo o desafio elencado e a complexidade da tarefaa de incubação de empreendimentos econômicos solidários, a ITCP-UFV baseou sua metodologia a partir de eixos de atuação que, mesmo integrados, envolverão determinadas técnicas e equipes especializadas nessas frentes. Entre os eixos de ação no processo de Incubação destacam-se: 1) Econômico, 2) Autogestão, 3) Formação em Economia Solidária, 4) Legalização, 5) Tecnologia Social, 6) Organização em Redes, Fóruns e acesso à Políticas Públicas. Para cada um dos eixos, há professores e estudantes de diferentes áreas de conhecimento responsáveis em desenvolver instrumentos adequados a cada processo que envolve a atividade econômica dos grupos incubados. Nesse sentido, no que se refere ao eixo econômico, por exemplo, tem-se a elaboração de estudos de viabilidade econômica, contendo análise de custos e análise de mercado. No caso do eixo autogestão, processos de gestão organizacional e organização coletiva. No eixo de formação solidária em economia solidária, tem-se a discussão de temas e princípios envolvendo a discussão teórica e política da economia solidária. O eixo legislação, envolve aspectos organizativos (constituição de empreendimentos, tributação e legislação específicas). O eixo tecnologia social, trata de questões relacionadas à inovações sociais que envolvem tanto os processos produtivos, quanto organizativos. Já o eixo de Organização de Redes e Fóruns, são habilidades voltadas para gestão social de políticas públicas e capacidade de incidência política. Esses conteúdos (eixos) serão trabalhados por meio diagnóstico rápido participativo, planejamento estratégico participativo, reuniões sistemáticas de acompanhamento, oficinas em temas diversos, visitas técnicas de assessoria e intercâmbio. Para espaços de avaliação e planejamento do projeto, serão realizados dois encontros com a participação de todos os grupos incubados. Para o desenvolvimento do diagnóstico será utilizado entrevistas semi-estruturadas bem como metodologias participativas e técnicas de METAPLAN na qual serão identificadas as principais dificuldades e potencialidades de desenvolvimento da atividade desenvolvida pelo grupo. A partir do diagnóstico será realizado um planejamento estratégico, envolvendo questões referentes ao ambiente interno e externo, forças, fraquezas, ameaças e fortalezas, na qual gerará um plano de ação, que balizará as visitas técnicas, reuniões de acompanhamento, oficinas e intercâmbios. Na execução do plano de ação, a equipe se organizará pelas áreas temáticas (eixos) e por habilidades técnicas para promoção da assessoria. Nas oficinas, os participantes discutirão problemas e potencialidades, trocarão experiências vividas e proporão alternativas e soluções condizentes com a realidade e encaminhamentos necessários. O conteúdo das oficinas será definido a partir dos diagnósticos participativos e planejamento estratégico. As visitas técnicas serão responsáveis em operacionalizar as problemáticas levantadas nas oficinas, relacionando cada intervenção a uma demanda evidenciada nas oficinas. Dessa forma, pretende-se promover a adequação sócio-técnica, ou seja, cada visita técnica ocorrerá de acordo com a realidade dos empreendimentos de distintas maneiras por estes encontrarem-se em realidades diversas, sempre após as demandas levantadas nas oficinas. O intercâmbio entre esses empreendimentos e grupos tem o objetivo de compartilhar desafios e aprendizados na gestão da atividade econômica e na organização coletiva. (Des)incubaçao Por fim, a fase de desincubação leva em consideração o planejamento realizado inicialmente e suas avaliações periódicas. Os empreendimentos econômicos solidários serão desincubados, sabendo que eles podem continuar a participar de ações pontuais promovidas pela Incubadora, assim como se almeja que os mesmos estejam articulados em redes e fóruns locais. Para isso, faz-se necessário construir um plano de desincubação com os indicadores e critérios favoráveis para o momento.

LocalidadeAtendida

Municípios da Zona da Mata Mineira

PessoasAtendidas

300

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34398


gov - CodigoLancamento:35894,NumeroRegistro:PRJ-173/2014,Tipo:Projeto,Titulo:SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO ENTRE PAI...,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Mul

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

35894

NumeroRegistro

PRJ-173/2014

Tipo

Projeto

Titulo

SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO ENTRE PAI...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

BRUNO DAVID HENRIQUES (Coordenador, 20/01/2012 a 20/01/2013), AMANDA APARECIDA CORREA MARTINS MACHADO (Bolsista PIBEX, 20/01/2012 a 20/01/2013), ANA CAROLINA DE PAULA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013), ISABEL MAIA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013), ERICA TOLEDO DE MENDONCA (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013), TIAGO RICARDO MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013), LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013), MARILANE DE OLIVEIRA FANI AMARO (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013)

DataInicio

2012-01-20

DataTermino

2013-01-20

LinhaExtensao

Infância e adolescência

Objetivo

Geral - Orientar e capacitar os pais dos adolescentes estudantes de escolas públicas do município de Viçosa, para lidar com o desenvolvimento da sexualidade de seus filhos. Específicos: - Promover o conhecimento dos pais sobre as fases do desenvolvimento da sexualidade. - Identificar as principais dificuldades dos pais no estabelecimento do diálogo sobre a sexualidade. - Estimular a manutenção do diálogo intra-familiar (pais e filhos) sobre sexualidade. - Promover a troca de experiências e vivência dos participantes sobre o tema. - Inserção dos acadêmicos do Curso de Enfermagem em atividades que envolvam a comunidade, exercendo o papel social da universidade, articulando a formação desse estudante. -Identificar, conhecer e compreender a percepção dos pais sobre a sexualidade, através de uma análise qualitativa

PalavrasChave

Saúde do adolescente, Família, Sexualidade

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1-Promover a integração entre a Universidade Federal de Viçosa e a comunidade, proporcionando melhorias no relacionamento e diálogo entre pais e filhos sobre a temática sexualidade. 2-Desenvolver as atividades proposta com foco no ensino, e promover a interface entre a pesquisa e a extensão. 3-Estimular a participação de acadêmicos em atividades de extensão, ampliando conhecimentos e adquirindo habilidades para planejamento, execução e avaliação das atividades. 4-Estimular a participação de servidores técnico-administrativos, docentes e acadêmicos em atividades de extensão. 5-Iniciar e executar atividades que proporcionem e melhorem a relação dos pais com os filhos, quanto ao desenvolvimento da sexualidade. 6-Possibilitar que os pais de adolescentes de escolas públicas do município de Viçosa tenham a capacidade e conhecimento para estabelecer um diálogo com seus filhos sobre a sexualidade, melhorando o relacionamento familiar e rompendo paradigmas relacionados ao tema.

LocalidadeAtendida

Escolas públicas do município de Viçosa

PessoasAtendidas

240

PessoasAtendidasPorMes

20

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35894


PWG

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