CodigoLancamento |
34318 |
NumeroRegistro |
PRJ-033/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Comunicação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
RICARDO FREITAS MARTINS DA COSTA (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2017), OTO TERTULIANO DE OLIVEIRA SANTANA (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), WALTER LUIZ DOS SANTOS JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2017), FABIO ANDRE TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2017) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2017-12-31 |
LinhaExtensao |
Mídias |
Objetivo |
O objetivo geral do projeto é compreender, analisar, e discutir Economia e Finanças domésticas e o processo de desenvolvimento econômico e social da região. Elaborar e apresentar um programa semanal de rádio intitulado "Por Dentro da Economia" coma participação de ouvintes e convidados especiais tais como: representantes de empresas, profissionais da área da Administração e Finanças, comunidade, membros de associações ligadas ao assunto. O programa será apresentado pelos professores da área de Economia e Finanças da UFV/CRP e contará com todo o suporte técnico da Rádio Paranaíba AM. Objetivos Específicos: Compreender as consequências econômicas, sociais, culturais e de integração da economia brasileira no contexto mundial, dessa forma possamos enxergar os desafios e oportunidades que se fazem presentes para o crescimento, e desenvolvimento dessa região e de quem nela reside. Para efetivar os objetivos, os promotores (professores e alunos) vão discutir planos econômicos, políticas de empréstimos, taxas de juros, e assuntos correlacionados com seus respectivos impactos na atualidade. Para tornar a dinâmica mais agradável o programa tem o intuito de promover debates de forma criativa e motivada, que contribuam para a formação crítica e ética dos ouvintes no que diz respeito à realidade brasileira, e ainda colaborar para a compreensão de como a região tem se inserido nas diversas dinâmicas de uma economia globalizada. |
PalavrasChave |
Comunicação, Educação Econômica e Financeira, Programa de Rádio |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O objetivo geral do projeto é compreender, analisar, e discutir Economia e Finanças domésticas e o processo de desenvolvimento econômico e social da região. Elaborar e apresentar um programa semanal de rádio intitulado "Por Dentro da Economia" coma participação de ouvintes e convidados especiais tais como: representantes de empresas, profissionais da área da Administração e Finanças, comunidade, membros de associações ligadas ao assunto. O programa será apresentado pelos professores da área de Economia e Finanças da UFV/CRP e contará com todo o suporte técnico da Rádio Paranaíba AM. Objetivos Específicos: Compreender as consequências econômicas, sociais, culturais e de integração da economia brasileira no contexto mundial, dessa forma possamos enxergar os desafios e oportunidades que se fazem presentes para o crescimento, e desenvolvimento dessa região e de quem nela reside. Para efetivar os objetivos, os promotores (professores e alunos) vão discutir planos econômicos, políticas de empréstimos, taxas de juros, e assuntos correlacionados com seus respectivos impactos na atualidade. Para tornar a dinâmica mais agradável o programa tem o intuito de promover debates de forma criativa e motivada, que contribuam para a formação crítica e ética dos ouvintes no que diz respeito à realidade brasileira, e ainda colaborar para a compreensão de como a região tem se inserido nas diversas dinâmicas de uma economia globalizada. |
LocalidadeAtendida |
Cidade de Rio Paranaíba (MG) e São Gortado (MG) |
PessoasAtendidas |
2000 |
PessoasAtendidasPorMes |
2000 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34318 |
CodigoLancamento |
34366 |
NumeroRegistro |
PRJ-057/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
USO DE EXTRATOS BOTÂNICOS NO CONTROLE DE PRAGAS DE HORTAS DA... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
PAULO ROBERTO DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2014 a 31/12/2014), RICARDO TSUYOSHI ENDO (Estagiário, 20/01/2014 a 31/12/2014), JÉSSICA EMILIANE RODRIGUES GORRI (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), FLAVIO LEMES FERNANDES (Coordenador, 20/01/2014 a 31/12/2014), MARIA ELISA DE SENA FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2014 a 31/12/2014), LUAN HUMBERTO RIBEIRO (Estagiário, 20/01/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-01-20 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
Identificar plantas do Cerrado com atividade inseticida à pragas agrícolas visando melhorias à população de estudantes e professores na agricultura familiar do Alto Paranaíba, MG. |
PalavrasChave |
Plantas inseticidas, Artrópodes, Sustentabilidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Contato com a EMATER para localização - Visitas às propriedades rurais - Entrevistas com os agricultores familiares - Identificação e coleta - Coleta dos insetos em lavouras, residências urbanas e armazéns - Extração hexânica e metanólica das folhas e/ou frutos de plantas provindas do campo - Montagem dos experimentos de mortalidade e repelência em placas de Petri - Avaliação da mortalidade e da repelência - Aplicação dos extratos botânicos em hortas escolares e campo da agricultura familiar - Ensino de técnicas de plantio e cultivos nas propriedades e em hortas urbanas para controle das pragas rurais e em produtos armazenados e Dias de campo - Análise estatística dos dados - Elaborar artigos, resumos, cartilhas, minicursos e relatório |
LocalidadeAtendida |
Comunidades rurais de Rio Paranaíba (Abaeté, Palmeiras,etc) |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
10 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34366 |
CodigoLancamento |
34390 |
NumeroRegistro |
PRJ-233/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O COLUNI VAI ÀS ESCOLAS |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
SEVERINA SARAH LISBOA (Coordenador, 02/03/2014 a 23/12/2015), GERALDO ADRIANO EMERY PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), ANDRESSA MENDES DE SOUZA (Bolsista PIBEX JR, 02/03/2014 a 23/12/2014), LUCIANA LOPES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), ADALBERTO SALES MIRANDA JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), LUÍSA HENRIQUES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), STELLA FAUSTINO PINTO PESSOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), BRUNA MILIONE DANIEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), BRUNA MIRANDA DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), NEIDE LAURA REIS (Estagiário, 02/03/2014 a 10/11/2014), TIAGO DE JESUS OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), MARIA EDUARDA VIEIRA MEDINA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014), LIVIA PEREIRA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 10/11/2014) |
DataInicio |
2014-02-03 |
DataTermino |
2014-12-23 |
LinhaExtensao |
Temas específicos |
Objetivo |
O projeto apresenta dois objetivos centrais que se resumem em: a) melhorar a perspectiva dos estudantes para a aquisição do conhecimento visando estimulá-los ao estudo à busca por um futuro melhor e b) estimular os alunos a estudarem para o exame de seleção do COLUNI, visando aumentar a representatividade de alunos de escolas públicas de Viçosa no Colégio de Aplicação da UFV. |
PalavrasChave |
Educação, Aprendizagem, Motivação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Antes da realização das oficinas devem ser desenvolvidas as seguintes atividades: apropriação da proposta de trabalho, conhecimento da realidade na qual serão realizadas as intervenções,pesquisa acerca da produção bibliográfica sobre o tema, apropriação dos resultados obtidos através do projeto de pesquisa "Educação pública de qualidade: análise do acesso de estudantes de escolas públicas ao COLUNI", definição das escolas da rede pública que participarão do projeto, nas quais serão realizadas oficinas para divulgação do COLUNI e motivação dos estudantes à busca pelo conhecimento, organização das oficinas com definição de número e local da realização das oficinas, duração e público alvo, sistematização das oficinas e estabelecimento de mecanismos de avaliação. Na etapa de realização das oficinas haverá contato com as escolas para confirmar o interesse das mesmas em participarem do projeto, organização das atividades e oficinas (horários, séries e turmas a serem contempladas), realização de oficinas piloto seguida de adequações necessárias. Após realização das oficinas será feita avaliação utilizando o material coletado durante sua realização e a partir de contatos com professores, supervisores e diretores das escolas envolvidas, elaboração do relatório a ser apresentado à PEC e preparação de material para apresentação dos resultados e divulgação do projeto. |
LocalidadeAtendida |
Escolas públicas de Viçosa a serem selecionadas |
PessoasAtendidas |
400 |
PessoasAtendidasPorMes |
40 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34390 |
CodigoLancamento |
34398 |
NumeroRegistro |
PRJ-176/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ECONOMIA SOLIDÁRIA E GERAÇÃO DE RENDA NA ZONA DA MATA MINEIR... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Trabalho |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
ALEXANDRE PIRES LAGE (Bolsista CNPq, 01/03/2014 a 01/03/2015), ADRIANO PEREIRA SANTOS (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 01/02/2015), EMERSON ALCIDES DA SILVA (Estagiário, 01/05/2014 a 01/05/2015), BIANCA APARECIDA LIMA COSTA (Coordenador, 17/12/2013 a 17/12/2015), NADIA DUTRA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), LUCIANO RODRIGUES COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), RENNAN LANNA MARTINS MAFRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), FRANCE MARIA GONTIJO COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), CRISTIANE NATALICIO DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), BRICIO DOS SANTOS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), MARIA IZABEL VIEIRA BOTELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), RICARDO HENRIQUE SILVA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), VINICIUS MONTEIRO NASCIMENTO (Bolsista CNPq, 01/03/2014 a 01/03/2015), RAPHAEL FONTES FERREIRA (Bolsista CNPq, 01/03/2014 a 01/03/2015), MARCELLA NUNES CORDEIRO COSTA (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 01/02/2015), LEILANE RIGONI BOSSATTO (Bolsista - Outros, 01/03/2014 a 01/03/2015), HEITOR NOVAIS RIBEIRO (Bolsista CNPq, 01/03/2014 a 01/03/2015), MARCELO LOURES DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), EDGAR PEREIRA COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), TAÍS PIRES DOS SANTOS (Estagiário, 01/08/2014 a 31/12/2015), GUTO MAYKE VILELA CRISPIM (Bolsista - Outros, 17/12/2013 a 31/07/2016), MARCIO GOMES DA SILVA (Orientador, 17/12/2013 a 17/12/2015) |
DataInicio |
2013-12-17 |
DataTermino |
2016-07-31 |
LinhaExtensao |
Emprego e renda |
Objetivo |
Objetivo Geral Fomentar à Economia Solidária na Zona da Mata de Minas Gerais, visando à geração de trabalho e renda e o desenvolvimento de referenciais metodológicos de incubação adequados à iniciativas populares e solidárias, a partir dos pilares de extensão, pesquisa e ensino. Objetivos Específicos Promover a assessoria a grupos de economia solidária dos segmentos de artesanato e cultura, reciclagem, agricultura familiar e agroecologia, Apoiar e fortalecer os espaços de gestão social de políticas públicas e articulação entre empreendimentos de economia solidária, tais como Fórum Regional de Economia Popular Solidária e Redes de Incubadoras de Tecnológicas de Cooperativas Populares, Promover a formação em economia solidária e em temáticas afins, Fomentar e apoiar políticas públicas municipais e estadual de Economia Solidária, Realizar pesquisas e sistematização dos processos de incubação durante a execução do projeto, Apoiar a consolidação de Incubadoras atuantes no campo da economia solidária em outras universidades. |
PalavrasChave |
Economai Solidária, Geração de Renda, Incubação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Procedimentos metodológicos de Incubação: A metodologia de Incubação da ITCP-UFV está dividida basicamente em três fases: pré-incubação, incubação e desincubação, conforme descrição a seguir. Pré-incubação A pré-incubação tem como objetivo principal iniciar um trabalho coletivo com os grupos que se aproximaram da incubadora. Essa etapa tem como principal função estabelecer o marco zero de acompanhamento da ITCP-UFV, ou seja, o diagnóstico da situação inicial do empreendimento econômico solidário que pode estar em fase inicial de constituição ou não. Nesse momento, o processo de incubação tem seus principais eixos de atuação definidos, assim como suas estratégias prioritárias. Os métodos utilizados na pré-incubação compreendem o Diagnóstico Rápido Participativo e o Planejamento Estratégico Participativo. É importante que se definam os indicadores de acompanhamento e de resultados a serem mensurados ao longo do processo de incubação. Trata-se de uma etapa em que se define o acordo entre empreendimento e ITCP-UFV. Para formalizar essa parceria um Termo de Parceria com Plano de Incubação é assinado, delimitando as responsabilidades e os papéis de cada ator. É importante, em princípio, prever um prazo para incubação e as possibilidades de sua renovação, de acordo com as fontes de recurso e os projetos disponíveis na ITCP-UFV. Incubação A fase de Incubação variará de empreendimento para empreendimento de acordo com as necessidades de desenvolvimento de cada um. Tais prioridades serão determinadas em processo de diálogo. Nessa ação, busca-se o fortalecimento do grupo em diferentes âmbitos: econômico, social e político. As peculiaridades dos empreendimentos inseridos no contexto da economia solidária demandam ações que possibilitem tal articulação, pois essas iniciativas compreendem ações de geração de trabalho e renda, por meio da atuação coletiva, contrapondo-se a modelos hegemônicos de organização e reprodução da vida. O processo de incubação deve estar atento e sensível à tais questões, trabalhando em diferentes frentes de forma interdisciplinar, privilegiando aspectos de viabilidade econômica, considerando que trata-se de iniciativas de geração de renda e inclusão produtiva. Por outro lado, torna-se fundamental também trabalhar estratégias voltadas à organização autogestionária, a formação em economia solidária, a organização de redes e os debates acerca de políticas públicas. Tal ação pressupõe a adequação sociotécnica e o desenvolvimento de tecnologias sociais para sustentabilidade e viabilidade das iniciativas envolvidas. Por meio de parcerias com diferentes departamentos da UFV, a ITCP-UFV busca fomentar a construção de produtos e técnicas apropriadas aos empreendimentos. Além disso, pode-se considerar que o desenvolvimento e sistematização da metodologia de incubação representa também a construção de métodos que devem passar por adequações e podem ser reaplicáveis. Conforme ressaltou-se anteriormente, a demanda parte dos grupos envolvidos e seus trabalhadores e trabalhadoras participam desse processo de construção na busca por soluções efetivas que possibilitem a transformação social. A estratégia de Incubação dos empreendimentos econômicos solidários busca ampliar a perspectiva de incubação de empreendimentos isoladamente. Essa opção apoia-se em diversos estudos e experiências práticas da ITCP-UFV que demonstram a necessidade de ações em rede e uma ambiência favorável que possibilite o desenvolvimento de iniciativas coletivas, autogestionárias e populares, inscritas no campo da economia solidária. A viabilização da autonomia e a promoção da sustentabilidade econômica desses grupos dependem de ações de capacitação e assessorias aos trabalhadores e às trabalhadoras, mas também do fomento de parcerias e políticas públicas e ações integradas com outros empreendimentos. Nesse sentido, como parte da metodologia de incubação, a ITCP tem equipes e eixos de assessoria divididos por segmentos econômicos. O objetivo é a realização de atividades conjuntas e o apoio mútuo dessas iniciativas, vislumbrando a intercooperação e o desenvolvimento local. Um exemplo claro dessa atuação é o da Rede de Prosumidores. Nela, diversos empreendimentos econômicos solidários podem comercializar produtos e serviços diretamente aos consumidores. A junção entre produção solidária e consumo consciente é capaz de viabilizar diferentes iniciativas que encontram nesse mercado espaço adequado para venda e troca. Através de intercâmbios entre as iniciativas econômicas e os consumidores, observa-se o avanço dessa iniciativa que tem sido uma ação transversal no processo de incubação de empreendimentos realizado pela ITCP-UFV. Além disso, o apoio aos fóruns municipais, regional e estadual de economia solidária representa a busca pela construção de uma conjuntura positiva ao desenvolvimento dos empreendimentos econômicos solidários. Nesses espaços, realizam-se ações de formação de lideranças dos movimentos, gestores públicos e construção de propostas para ações governamentais. O Fórum é o espaço que viabiliza o debate da sociedade civil no Conselho Estadual de Economia Popular Solidária, mobilizando suas regionais para proposição de orçamentos públicos na política estadual e para organização de conferências públicas com essa temática, por exemplo. Trata-se também da base onde as principais demandas dos empreendimentos são discutidas e encaminhadas. No caso da regional da Zona da Mata e do Fórum Mineiro, a ITCP-UFV desempenha a função de secretaria executiva, apoiando todas as ações dessas organizações, tais como formação em economia solidária, seminários temáticos e feiras. O diálogo com poderes públicos, principalmente municipais e estadual, tem sido constante, o que levou a propor nesse projeto um curso direcionado aos gestores públicos e lideranças comunitárias. Dentre os eixos de atuação da ITCP-UFV, a formação em economia solidária é considerada fundamental para o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários. Tal ação é prevista ao longo do processo de incubação e perpassa de forma transversal as discussões metodológicas desenvolvidas junto aos grupos. Por se tratar de uma temática nem sempre conhecida em diferentes áreas do conhecimento, a Incubadora desenvolve atividades internas à Universidade que visam a divulgação e reflexão sobre a temática em seminários, encontros e atividades de intercâmbio. Dessa forma, busca-se envolver técnicos, docentes e discentes nesses debates. Além disso, a ITCP-UFV tem desenvolvido peças teatrais acerca da economia solidária e temas afins para apresentação em espaços públicos em que tais interações artísticas representam momentos de formação. Da mesma forma, o programa participa da Troca de Saberes, espaço de integração entre conhecimentos científicos e não científicos através das instalações artísticas pedagógicas. Dessa forma, compreendendo o desafio elencado e a complexidade da tarefaa de incubação de empreendimentos econômicos solidários, a ITCP-UFV baseou sua metodologia a partir de eixos de atuação que, mesmo integrados, envolverão determinadas técnicas e equipes especializadas nessas frentes. Entre os eixos de ação no processo de Incubação destacam-se: 1) Econômico, 2) Autogestão, 3) Formação em Economia Solidária, 4) Legalização, 5) Tecnologia Social, 6) Organização em Redes, Fóruns e acesso à Políticas Públicas. Para cada um dos eixos, há professores e estudantes de diferentes áreas de conhecimento responsáveis em desenvolver instrumentos adequados a cada processo que envolve a atividade econômica dos grupos incubados. Nesse sentido, no que se refere ao eixo econômico, por exemplo, tem-se a elaboração de estudos de viabilidade econômica, contendo análise de custos e análise de mercado. No caso do eixo autogestão, processos de gestão organizacional e organização coletiva. No eixo de formação solidária em economia solidária, tem-se a discussão de temas e princípios envolvendo a discussão teórica e política da economia solidária. O eixo legislação, envolve aspectos organizativos (constituição de empreendimentos, tributação e legislação específicas). O eixo tecnologia social, trata de questões relacionadas à inovações sociais que envolvem tanto os processos produtivos, quanto organizativos. Já o eixo de Organização de Redes e Fóruns, são habilidades voltadas para gestão social de políticas públicas e capacidade de incidência política. Esses conteúdos (eixos) serão trabalhados por meio diagnóstico rápido participativo, planejamento estratégico participativo, reuniões sistemáticas de acompanhamento, oficinas em temas diversos, visitas técnicas de assessoria e intercâmbio. Para espaços de avaliação e planejamento do projeto, serão realizados dois encontros com a participação de todos os grupos incubados. Para o desenvolvimento do diagnóstico será utilizado entrevistas semi-estruturadas bem como metodologias participativas e técnicas de METAPLAN na qual serão identificadas as principais dificuldades e potencialidades de desenvolvimento da atividade desenvolvida pelo grupo. A partir do diagnóstico será realizado um planejamento estratégico, envolvendo questões referentes ao ambiente interno e externo, forças, fraquezas, ameaças e fortalezas, na qual gerará um plano de ação, que balizará as visitas técnicas, reuniões de acompanhamento, oficinas e intercâmbios. Na execução do plano de ação, a equipe se organizará pelas áreas temáticas (eixos) e por habilidades técnicas para promoção da assessoria. Nas oficinas, os participantes discutirão problemas e potencialidades, trocarão experiências vividas e proporão alternativas e soluções condizentes com a realidade e encaminhamentos necessários. O conteúdo das oficinas será definido a partir dos diagnósticos participativos e planejamento estratégico. As visitas técnicas serão responsáveis em operacionalizar as problemáticas levantadas nas oficinas, relacionando cada intervenção a uma demanda evidenciada nas oficinas. Dessa forma, pretende-se promover a adequação sócio-técnica, ou seja, cada visita técnica ocorrerá de acordo com a realidade dos empreendimentos de distintas maneiras por estes encontrarem-se em realidades diversas, sempre após as demandas levantadas nas oficinas. O intercâmbio entre esses empreendimentos e grupos tem o objetivo de compartilhar desafios e aprendizados na gestão da atividade econômica e na organização coletiva. (Des)incubaçao Por fim, a fase de desincubação leva em consideração o planejamento realizado inicialmente e suas avaliações periódicas. Os empreendimentos econômicos solidários serão desincubados, sabendo que eles podem continuar a participar de ações pontuais promovidas pela Incubadora, assim como se almeja que os mesmos estejam articulados em redes e fóruns locais. Para isso, faz-se necessário construir um plano de desincubação com os indicadores e critérios favoráveis para o momento. |
LocalidadeAtendida |
Municípios da Zona da Mata Mineira |
PessoasAtendidas |
300 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34398 |
CodigoLancamento |
35894 |
NumeroRegistro |
PRJ-173/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO ENTRE PAI... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
BRUNO DAVID HENRIQUES (Coordenador, 20/01/2012 a 20/01/2013), AMANDA APARECIDA CORREA MARTINS MACHADO (Bolsista PIBEX, 20/01/2012 a 20/01/2013), ANA CAROLINA DE PAULA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013), ISABEL MAIA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013), ERICA TOLEDO DE MENDONCA (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013), TIAGO RICARDO MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013), LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013), MARILANE DE OLIVEIRA FANI AMARO (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013) |
DataInicio |
2012-01-20 |
DataTermino |
2013-01-20 |
LinhaExtensao |
Infância e adolescência |
Objetivo |
Geral - Orientar e capacitar os pais dos adolescentes estudantes de escolas públicas do município de Viçosa, para lidar com o desenvolvimento da sexualidade de seus filhos. Específicos: - Promover o conhecimento dos pais sobre as fases do desenvolvimento da sexualidade. - Identificar as principais dificuldades dos pais no estabelecimento do diálogo sobre a sexualidade. - Estimular a manutenção do diálogo intra-familiar (pais e filhos) sobre sexualidade. - Promover a troca de experiências e vivência dos participantes sobre o tema. - Inserção dos acadêmicos do Curso de Enfermagem em atividades que envolvam a comunidade, exercendo o papel social da universidade, articulando a formação desse estudante. -Identificar, conhecer e compreender a percepção dos pais sobre a sexualidade, através de uma análise qualitativa |
PalavrasChave |
Saúde do adolescente, Família, Sexualidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-Promover a integração entre a Universidade Federal de Viçosa e a comunidade, proporcionando melhorias no relacionamento e diálogo entre pais e filhos sobre a temática sexualidade. 2-Desenvolver as atividades proposta com foco no ensino, e promover a interface entre a pesquisa e a extensão. 3-Estimular a participação de acadêmicos em atividades de extensão, ampliando conhecimentos e adquirindo habilidades para planejamento, execução e avaliação das atividades. 4-Estimular a participação de servidores técnico-administrativos, docentes e acadêmicos em atividades de extensão. 5-Iniciar e executar atividades que proporcionem e melhorem a relação dos pais com os filhos, quanto ao desenvolvimento da sexualidade. 6-Possibilitar que os pais de adolescentes de escolas públicas do município de Viçosa tenham a capacidade e conhecimento para estabelecer um diálogo com seus filhos sobre a sexualidade, melhorando o relacionamento familiar e rompendo paradigmas relacionados ao tema. |
LocalidadeAtendida |
Escolas públicas do município de Viçosa |
PessoasAtendidas |
240 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35894 |
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