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gov - CodigoLancamento:34398,NumeroRegistro:PRJ-176/2014,Tipo:Projeto,Titulo:ECONOMIA SOLIDÁRIA E GERAÇÃO DE RENDA NA ZONA DA MATA MINEIR...,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:Trabalho,AreaTem

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

34398

NumeroRegistro

PRJ-176/2014

Tipo

Projeto

Titulo

ECONOMIA SOLIDÁRIA E GERAÇÃO DE RENDA NA ZONA DA MATA MINEIR...

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Trabalho

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

ALEXANDRE PIRES LAGE (Bolsista CNPq, 01/03/2014 a 01/03/2015), ADRIANO PEREIRA SANTOS (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 01/02/2015), EMERSON ALCIDES DA SILVA (Estagiário, 01/05/2014 a 01/05/2015), BIANCA APARECIDA LIMA COSTA (Coordenador, 17/12/2013 a 17/12/2015), NADIA DUTRA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), LUCIANO RODRIGUES COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), RENNAN LANNA MARTINS MAFRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), FRANCE MARIA GONTIJO COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), CRISTIANE NATALICIO DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), BRICIO DOS SANTOS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), MARIA IZABEL VIEIRA BOTELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), RICARDO HENRIQUE SILVA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), VINICIUS MONTEIRO NASCIMENTO (Bolsista CNPq, 01/03/2014 a 01/03/2015), RAPHAEL FONTES FERREIRA (Bolsista CNPq, 01/03/2014 a 01/03/2015), MARCELLA NUNES CORDEIRO COSTA (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 01/02/2015), LEILANE RIGONI BOSSATTO (Bolsista - Outros, 01/03/2014 a 01/03/2015), HEITOR NOVAIS RIBEIRO (Bolsista CNPq, 01/03/2014 a 01/03/2015), MARCELO LOURES DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), EDGAR PEREIRA COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/12/2013 a 17/12/2015), TAÍS PIRES DOS SANTOS (Estagiário, 01/08/2014 a 31/12/2015), GUTO MAYKE VILELA CRISPIM (Bolsista - Outros, 17/12/2013 a 31/07/2016), MARCIO GOMES DA SILVA (Orientador, 17/12/2013 a 17/12/2015)

DataInicio

2013-12-17

DataTermino

2016-07-31

LinhaExtensao

Emprego e renda

Objetivo

Objetivo Geral Fomentar à Economia Solidária na Zona da Mata de Minas Gerais, visando à geração de trabalho e renda e o desenvolvimento de referenciais metodológicos de incubação adequados à iniciativas populares e solidárias, a partir dos pilares de extensão, pesquisa e ensino. Objetivos Específicos Promover a assessoria a grupos de economia solidária dos segmentos de artesanato e cultura, reciclagem, agricultura familiar e agroecologia, Apoiar e fortalecer os espaços de gestão social de políticas públicas e articulação entre empreendimentos de economia solidária, tais como Fórum Regional de Economia Popular Solidária e Redes de Incubadoras de Tecnológicas de Cooperativas Populares, Promover a formação em economia solidária e em temáticas afins, Fomentar e apoiar políticas públicas municipais e estadual de Economia Solidária, Realizar pesquisas e sistematização dos processos de incubação durante a execução do projeto, Apoiar a consolidação de Incubadoras atuantes no campo da economia solidária em outras universidades.

PalavrasChave

Economai Solidária, Geração de Renda, Incubação

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Procedimentos metodológicos de Incubação: A metodologia de Incubação da ITCP-UFV está dividida basicamente em três fases: pré-incubação, incubação e desincubação, conforme descrição a seguir. Pré-incubação A pré-incubação tem como objetivo principal iniciar um trabalho coletivo com os grupos que se aproximaram da incubadora. Essa etapa tem como principal função estabelecer o marco zero de acompanhamento da ITCP-UFV, ou seja, o diagnóstico da situação inicial do empreendimento econômico solidário que pode estar em fase inicial de constituição ou não. Nesse momento, o processo de incubação tem seus principais eixos de atuação definidos, assim como suas estratégias prioritárias. Os métodos utilizados na pré-incubação compreendem o Diagnóstico Rápido Participativo e o Planejamento Estratégico Participativo. É importante que se definam os indicadores de acompanhamento e de resultados a serem mensurados ao longo do processo de incubação. Trata-se de uma etapa em que se define o acordo entre empreendimento e ITCP-UFV. Para formalizar essa parceria um Termo de Parceria com Plano de Incubação é assinado, delimitando as responsabilidades e os papéis de cada ator. É importante, em princípio, prever um prazo para incubação e as possibilidades de sua renovação, de acordo com as fontes de recurso e os projetos disponíveis na ITCP-UFV. Incubação A fase de Incubação variará de empreendimento para empreendimento de acordo com as necessidades de desenvolvimento de cada um. Tais prioridades serão determinadas em processo de diálogo. Nessa ação, busca-se o fortalecimento do grupo em diferentes âmbitos: econômico, social e político. As peculiaridades dos empreendimentos inseridos no contexto da economia solidária demandam ações que possibilitem tal articulação, pois essas iniciativas compreendem ações de geração de trabalho e renda, por meio da atuação coletiva, contrapondo-se a modelos hegemônicos de organização e reprodução da vida. O processo de incubação deve estar atento e sensível à tais questões, trabalhando em diferentes frentes de forma interdisciplinar, privilegiando aspectos de viabilidade econômica, considerando que trata-se de iniciativas de geração de renda e inclusão produtiva. Por outro lado, torna-se fundamental também trabalhar estratégias voltadas à organização autogestionária, a formação em economia solidária, a organização de redes e os debates acerca de políticas públicas. Tal ação pressupõe a adequação sociotécnica e o desenvolvimento de tecnologias sociais para sustentabilidade e viabilidade das iniciativas envolvidas. Por meio de parcerias com diferentes departamentos da UFV, a ITCP-UFV busca fomentar a construção de produtos e técnicas apropriadas aos empreendimentos. Além disso, pode-se considerar que o desenvolvimento e sistematização da metodologia de incubação representa também a construção de métodos que devem passar por adequações e podem ser reaplicáveis. Conforme ressaltou-se anteriormente, a demanda parte dos grupos envolvidos e seus trabalhadores e trabalhadoras participam desse processo de construção na busca por soluções efetivas que possibilitem a transformação social. A estratégia de Incubação dos empreendimentos econômicos solidários busca ampliar a perspectiva de incubação de empreendimentos isoladamente. Essa opção apoia-se em diversos estudos e experiências práticas da ITCP-UFV que demonstram a necessidade de ações em rede e uma ambiência favorável que possibilite o desenvolvimento de iniciativas coletivas, autogestionárias e populares, inscritas no campo da economia solidária. A viabilização da autonomia e a promoção da sustentabilidade econômica desses grupos dependem de ações de capacitação e assessorias aos trabalhadores e às trabalhadoras, mas também do fomento de parcerias e políticas públicas e ações integradas com outros empreendimentos. Nesse sentido, como parte da metodologia de incubação, a ITCP tem equipes e eixos de assessoria divididos por segmentos econômicos. O objetivo é a realização de atividades conjuntas e o apoio mútuo dessas iniciativas, vislumbrando a intercooperação e o desenvolvimento local. Um exemplo claro dessa atuação é o da Rede de Prosumidores. Nela, diversos empreendimentos econômicos solidários podem comercializar produtos e serviços diretamente aos consumidores. A junção entre produção solidária e consumo consciente é capaz de viabilizar diferentes iniciativas que encontram nesse mercado espaço adequado para venda e troca. Através de intercâmbios entre as iniciativas econômicas e os consumidores, observa-se o avanço dessa iniciativa que tem sido uma ação transversal no processo de incubação de empreendimentos realizado pela ITCP-UFV. Além disso, o apoio aos fóruns municipais, regional e estadual de economia solidária representa a busca pela construção de uma conjuntura positiva ao desenvolvimento dos empreendimentos econômicos solidários. Nesses espaços, realizam-se ações de formação de lideranças dos movimentos, gestores públicos e construção de propostas para ações governamentais. O Fórum é o espaço que viabiliza o debate da sociedade civil no Conselho Estadual de Economia Popular Solidária, mobilizando suas regionais para proposição de orçamentos públicos na política estadual e para organização de conferências públicas com essa temática, por exemplo. Trata-se também da base onde as principais demandas dos empreendimentos são discutidas e encaminhadas. No caso da regional da Zona da Mata e do Fórum Mineiro, a ITCP-UFV desempenha a função de secretaria executiva, apoiando todas as ações dessas organizações, tais como formação em economia solidária, seminários temáticos e feiras. O diálogo com poderes públicos, principalmente municipais e estadual, tem sido constante, o que levou a propor nesse projeto um curso direcionado aos gestores públicos e lideranças comunitárias. Dentre os eixos de atuação da ITCP-UFV, a formação em economia solidária é considerada fundamental para o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários. Tal ação é prevista ao longo do processo de incubação e perpassa de forma transversal as discussões metodológicas desenvolvidas junto aos grupos. Por se tratar de uma temática nem sempre conhecida em diferentes áreas do conhecimento, a Incubadora desenvolve atividades internas à Universidade que visam a divulgação e reflexão sobre a temática em seminários, encontros e atividades de intercâmbio. Dessa forma, busca-se envolver técnicos, docentes e discentes nesses debates. Além disso, a ITCP-UFV tem desenvolvido peças teatrais acerca da economia solidária e temas afins para apresentação em espaços públicos em que tais interações artísticas representam momentos de formação. Da mesma forma, o programa participa da Troca de Saberes, espaço de integração entre conhecimentos científicos e não científicos através das instalações artísticas pedagógicas. Dessa forma, compreendendo o desafio elencado e a complexidade da tarefaa de incubação de empreendimentos econômicos solidários, a ITCP-UFV baseou sua metodologia a partir de eixos de atuação que, mesmo integrados, envolverão determinadas técnicas e equipes especializadas nessas frentes. Entre os eixos de ação no processo de Incubação destacam-se: 1) Econômico, 2) Autogestão, 3) Formação em Economia Solidária, 4) Legalização, 5) Tecnologia Social, 6) Organização em Redes, Fóruns e acesso à Políticas Públicas. Para cada um dos eixos, há professores e estudantes de diferentes áreas de conhecimento responsáveis em desenvolver instrumentos adequados a cada processo que envolve a atividade econômica dos grupos incubados. Nesse sentido, no que se refere ao eixo econômico, por exemplo, tem-se a elaboração de estudos de viabilidade econômica, contendo análise de custos e análise de mercado. No caso do eixo autogestão, processos de gestão organizacional e organização coletiva. No eixo de formação solidária em economia solidária, tem-se a discussão de temas e princípios envolvendo a discussão teórica e política da economia solidária. O eixo legislação, envolve aspectos organizativos (constituição de empreendimentos, tributação e legislação específicas). O eixo tecnologia social, trata de questões relacionadas à inovações sociais que envolvem tanto os processos produtivos, quanto organizativos. Já o eixo de Organização de Redes e Fóruns, são habilidades voltadas para gestão social de políticas públicas e capacidade de incidência política. Esses conteúdos (eixos) serão trabalhados por meio diagnóstico rápido participativo, planejamento estratégico participativo, reuniões sistemáticas de acompanhamento, oficinas em temas diversos, visitas técnicas de assessoria e intercâmbio. Para espaços de avaliação e planejamento do projeto, serão realizados dois encontros com a participação de todos os grupos incubados. Para o desenvolvimento do diagnóstico será utilizado entrevistas semi-estruturadas bem como metodologias participativas e técnicas de METAPLAN na qual serão identificadas as principais dificuldades e potencialidades de desenvolvimento da atividade desenvolvida pelo grupo. A partir do diagnóstico será realizado um planejamento estratégico, envolvendo questões referentes ao ambiente interno e externo, forças, fraquezas, ameaças e fortalezas, na qual gerará um plano de ação, que balizará as visitas técnicas, reuniões de acompanhamento, oficinas e intercâmbios. Na execução do plano de ação, a equipe se organizará pelas áreas temáticas (eixos) e por habilidades técnicas para promoção da assessoria. Nas oficinas, os participantes discutirão problemas e potencialidades, trocarão experiências vividas e proporão alternativas e soluções condizentes com a realidade e encaminhamentos necessários. O conteúdo das oficinas será definido a partir dos diagnósticos participativos e planejamento estratégico. As visitas técnicas serão responsáveis em operacionalizar as problemáticas levantadas nas oficinas, relacionando cada intervenção a uma demanda evidenciada nas oficinas. Dessa forma, pretende-se promover a adequação sócio-técnica, ou seja, cada visita técnica ocorrerá de acordo com a realidade dos empreendimentos de distintas maneiras por estes encontrarem-se em realidades diversas, sempre após as demandas levantadas nas oficinas. O intercâmbio entre esses empreendimentos e grupos tem o objetivo de compartilhar desafios e aprendizados na gestão da atividade econômica e na organização coletiva. (Des)incubaçao Por fim, a fase de desincubação leva em consideração o planejamento realizado inicialmente e suas avaliações periódicas. Os empreendimentos econômicos solidários serão desincubados, sabendo que eles podem continuar a participar de ações pontuais promovidas pela Incubadora, assim como se almeja que os mesmos estejam articulados em redes e fóruns locais. Para isso, faz-se necessário construir um plano de desincubação com os indicadores e critérios favoráveis para o momento.

LocalidadeAtendida

Municípios da Zona da Mata Mineira

PessoasAtendidas

300

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34398


gov - CodigoLancamento:35894,NumeroRegistro:PRJ-173/2014,Tipo:Projeto,Titulo:SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO ENTRE PAI...,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Mul

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

35894

NumeroRegistro

PRJ-173/2014

Tipo

Projeto

Titulo

SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO ENTRE PAI...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

BRUNO DAVID HENRIQUES (Coordenador, 20/01/2012 a 20/01/2013), AMANDA APARECIDA CORREA MARTINS MACHADO (Bolsista PIBEX, 20/01/2012 a 20/01/2013), ANA CAROLINA DE PAULA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013), ISABEL MAIA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013), ERICA TOLEDO DE MENDONCA (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013), TIAGO RICARDO MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013), LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013), MARILANE DE OLIVEIRA FANI AMARO (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2012 a 20/01/2013)

DataInicio

2012-01-20

DataTermino

2013-01-20

LinhaExtensao

Infância e adolescência

Objetivo

Geral - Orientar e capacitar os pais dos adolescentes estudantes de escolas públicas do município de Viçosa, para lidar com o desenvolvimento da sexualidade de seus filhos. Específicos: - Promover o conhecimento dos pais sobre as fases do desenvolvimento da sexualidade. - Identificar as principais dificuldades dos pais no estabelecimento do diálogo sobre a sexualidade. - Estimular a manutenção do diálogo intra-familiar (pais e filhos) sobre sexualidade. - Promover a troca de experiências e vivência dos participantes sobre o tema. - Inserção dos acadêmicos do Curso de Enfermagem em atividades que envolvam a comunidade, exercendo o papel social da universidade, articulando a formação desse estudante. -Identificar, conhecer e compreender a percepção dos pais sobre a sexualidade, através de uma análise qualitativa

PalavrasChave

Saúde do adolescente, Família, Sexualidade

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1-Promover a integração entre a Universidade Federal de Viçosa e a comunidade, proporcionando melhorias no relacionamento e diálogo entre pais e filhos sobre a temática sexualidade. 2-Desenvolver as atividades proposta com foco no ensino, e promover a interface entre a pesquisa e a extensão. 3-Estimular a participação de acadêmicos em atividades de extensão, ampliando conhecimentos e adquirindo habilidades para planejamento, execução e avaliação das atividades. 4-Estimular a participação de servidores técnico-administrativos, docentes e acadêmicos em atividades de extensão. 5-Iniciar e executar atividades que proporcionem e melhorem a relação dos pais com os filhos, quanto ao desenvolvimento da sexualidade. 6-Possibilitar que os pais de adolescentes de escolas públicas do município de Viçosa tenham a capacidade e conhecimento para estabelecer um diálogo com seus filhos sobre a sexualidade, melhorando o relacionamento familiar e rompendo paradigmas relacionados ao tema.

LocalidadeAtendida

Escolas públicas do município de Viçosa

PessoasAtendidas

240

PessoasAtendidasPorMes

20

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35894


gov - CodigoLancamento:36826,NumeroRegistro:PRJ-257/2014,Tipo:Projeto,Titulo:PRESERVAÇÃO E ACESSO ÀS FOTOGRAFIAS SOBRE POSSE DO MUSEU HIS...,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:Cultura,AreaTema

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

36826

NumeroRegistro

PRJ-257/2014

Tipo

Projeto

Titulo

PRESERVAÇÃO E ACESSO ÀS FOTOGRAFIAS SOBRE POSSE DO MUSEU HIS...

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Comunicação

Envolvidos

EDUARDO LUIZ DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2014), MICHELE MICHELETI DE MELLO (Coordenador, 02/01/2014 a 31/12/2014), VITOR DE PAIVA ZUCHINI (Bolsista PIBEX, 02/01/2014 a 07/01/2014), GUSTAVO SOARES SABIONI (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 31/12/2014), VANESSA CERQUEIRA TEIXEIRA (Bolsista PIBEX, 07/01/2014 a 31/12/2014)

DataInicio

2014-02-01

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial

Objetivo

Finalizar o processo de organização do acervo fotográfico do Museu Histórico da UFV através da qualificação do acesso ao acervo, com objetivo de difundir a memória histórica da Universidade com o auxílio da metodologia museológica e arquivística (ordenação e acondicionamento físico(arquivamento), descrição e indexação) e exposição. Posteriormente disseminar a informação por meio dos instrumentos de pesquisa, possibilitando o acesso às comunidades da UFV e de Viçosa, bem como uma tentativa de estreitamento de relações a partir da memória observada nas fotografias.

PalavrasChave

Fotografias, Museu Histórico, Memória

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1 Aplicação de procedimentos arquivísticos, descrição e indexação, 2 Criação de instrumento de pesquisa para a recuperação divulgação da informação, 3 Disponibilização on-line do instrumento de pesquisa para difundir o acervo fotográfico do museu, bem como para qualificar o acesso às informações, 5 Realização de exposição das fotografias em lugares públicos de grande movimentação para a comunidade viçosense visualizá-las, 6 - Exposição permanente nas instalações do próprio Museu, 7 Recolhimento dos relatos em relação às fotografias expostas, com objetivo de expandir suas descrições.

LocalidadeAtendida

Comunidade Viçosense e acadêmica

PessoasAtendidas

1500

PessoasAtendidasPorMes

80

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=36826


gov - CodigoLancamento:37031,NumeroRegistro:PRJ-369/2014,Tipo:Projeto,Titulo:A OLIMPÍADA VIÇOSENSE DE MATEMÁTICA PARA A MELHORIA DO ENSIN...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Educação,AreaTem

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

37031

NumeroRegistro

PRJ-369/2014

Tipo

Projeto

Titulo

A OLIMPÍADA VIÇOSENSE DE MATEMÁTICA PARA A MELHORIA DO ENSIN...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Envolvidos

SIMONE MARIA DE MORAES (Coordenador, 01/02/2014 a 21/07/2014), LEONAMME VALVIDES DA COSTA TEIXEIRA (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 03/12/2014), EVERTON ANTONIO DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 03/12/2014), FELIPE DE AZEVEDO MACIEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 03/12/2014), GUILHERME MATHEUS DE BARROS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 03/12/2014), ISADORA MARIA MIRANDA GUEDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 03/12/2014), JOÃO VICTOR NEVES OLIVEIRA SOBREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 03/12/2014), NOEMIA PAZ DO CARMO DE SOUSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 03/12/2014), RAFAEL TOLEDO AMORIM (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 03/12/2014), RENATA APARECIDA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 03/12/2014), SHAMYLLA IRINEU FREDERICO DOS SANTOS SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 03/12/2014), SOLAINE MARIA MONTEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 03/12/2014), MERCIO BOTELHO FARIA (Coordenador, 22/07/2014 a 03/12/2014)

DataInicio

2014-02-01

DataTermino

2014-12-03

LinhaExtensao

Temas específicos

Objetivo

Objetivos Gerais: 1) Dar treinamento aos alunos do Ensino Fundamental do 6º ano (antiga 5ª série) ao 9º ano (antiga 8ª série) das escolas públicas estaduais e municipais de Viçosa para participarem da 5 Olimpíada Viçosense de Matemática. 2) Promover, organizar e realizar a 5ª Olimpíada Viçosense de Matemática nos níveis I (6º e 7º anos) e II (8º e 9º anos) no município de Viçosa. Objetivos Específicos: 1) Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das redes estaduais e municipais de ensino da cidade de Viçosa-MG. 2) Colaborar na melhoria da qualidade do ensino de Matemática no ensino fundamental do município. 3) Estimular a prática docente dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFV. 4) Despertar nos alunos do ensino fundamental a curiosidade para pesquisar e a vontade de querer aprender e solucionar problemas matemáticos. 5) Contribuir para a integração das escolas estaduais e municipais de Viçosa com a UFV. 6) Propiciar aos estudantes do curso de licenciatura em Matemática a vivência com a comunidade do município, através de visitas às escolas e dos atendimentos alunos. 7) Promover a inclusão social através da difusão do conhecimento matemático.

PalavrasChave

Olimpíada de matemática., Ensino de matemática., Resolução de problemas.

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1. Atualização e divulgação do Regulamento da 5ª OVM. 2. Reuniões com a secretária municipal de Educação e com os diretores. 3. Visita às escolas para apresentação da 5ª OVM aos professores, supervisores pedagógicos e diretores. 4. Divulgação da 5ª OVM e manutenção da página eletrônica. 5. Busca de recursos e apoios para obtenção dos prêmios. 6. Elaboração do banco de questões para os níveis I e II. 7. Disponibilização do banco de questões nas escolas e na página eletrônica e abertura das inscrições da olimpíada. 8. Encerramento das inscrições, elaboração e disponibilização da lista dos inscritos. 9. Elaboração da 1ª fase. 10. Preparação do material para aplicação da 1ª fase. 11. Aplicação da 1ª fase. 12. Correção das provas da 1ª fase. 13. Divulgação do resultado da 1ª fase. 14. Atendimentos aos classificados para a 2ª fase. 15. Elaboração das provas da 2ª fase. 16. Preparação do material para aplicação da 2ª fase da competição. 17. Divulgação do horário e do local de realização das provas aos classificados para a 2ª fase. 18. Aplicação da 2ª fase. 19. Correção das provas da 2ª fase. 20. Divulgação do resultado final com a lista dos premiados e apresentação do diagnóstico da olimpíada aos professores. 21. Solenidade de premiação da 5ª OVM. 22. Avaliação final e conclusão do projeto. 23. Elaboração do relatório final.

LocalidadeAtendida

Viçosa

PessoasAtendidas

1500

PessoasAtendidasPorMes

150

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=37031


gov - CodigoLancamento:37109,NumeroRegistro:PRJ-281/2014,Tipo:Projeto,Titulo:PROJETO BOM DE NOTA, BOM DE BOLA: IMPLANTAÇÃO, ACOMPANHAMENT...,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Educaç

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

37109

NumeroRegistro

PRJ-281/2014

Tipo

Projeto

Titulo

PROJETO BOM DE NOTA, BOM DE BOLA: IMPLANTAÇÃO, ACOMPANHAMENT...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

JOAO PAULO ABREU MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2015), LAURA BEATRIZ FALEIRO DINIZ (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 31/10/2014), ANNANDA GARCIA DE PAULA (Bolsista - Outros, 01/01/2015 a 31/12/2015), BEATRIZ DO ROSÁRIO RODRIGUES SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), RODRIGO MATOSO SILVA (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 31/12/2014), WÉSSILA APARECIDA HENRIQUE CLEM (Bolsista - Outros, 01/01/2015 a 31/12/2015), MARIANA CALABRIA LOPES (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2015), BRUNO DE OLIVEIRA CORRÊA (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 31/12/2014), ELENICE DE SOUSA PEREIRA (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 31/12/2015), MATHEUS LOPES DA SILVA (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 31/12/2014), RAIANE TEIXEIRA MAGALHÃES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2015), DARLAN EVERTON MOREIRA (Bolsista - Outros, 01/07/2014 a 30/04/2015), JAQUELINE SALGADO LOPES (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 31/12/2014), CRISLAYNE FERREIRA MACEDO (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 31/12/2015), CLAUDIO HENRIQUE MENDES MARTINS (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 31/12/2014), CARLA DE FREITAS FELÍCIO (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 31/12/2014), RENATO DE CASTRO PAIVA (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 31/12/2015), AFONSO GOMES DA SILVA JÚNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/03/2015), MARIANI MIRANDA LABANCA (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 31/08/2014), ROBERTA BARBOSA MACHADO (Bolsista - Outros, 01/01/2015 a 31/12/2015), ARTHUR MATHEUS LOPES E SILVA (Bolsista - Outros, 01/03/2015 a 30/06/2015)

DataInicio

2014-02-01

DataTermino

2015-12-31

LinhaExtensao

Esporte e lazer

Objetivo

- Implementar, acompanhar e avaliar os efeitos de um processo de ensino-aprendizagem implícita de modalidades esportivas coletivas (voleibol, futsal, futebol e handebol) no projeto esportivo "Bom de Nota, Bom de Bola", da prefeitura de Viçosa, - Criar turmas de iniciação esportiva geral para crianças na faixa etária de 6-12 anos, da classe de risco social, dentro do projeto esportivo "Bom de Nota, Bom de Bola", da prefeitura de Viçosa, - Acompanhar e sistematizar as atividades desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem das modalidades esportivas coletivas, conforme os parâmetros adotados pela metodologia da EB e do IEU, - Avaliar o nível de coordenação motora, habilidade técnica e conhecimento tático processual das crianças participantes do programa "Bom de Nota, Bom de Bola" da prefeitura de Viçosa, observando sua associação com níveis de atividade física,

PalavrasChave

ensino-aprendizagem-treinamento, Projeto Bom de Nota, Bom de Bola, esportes coletivos

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Aulas de esportes coletivos: voleibol, futsal, futebol de campo e handebol Aulas de iniciação esportiva geral: diversos jogos e atividades esportivas

LocalidadeAtendida

Alunos de escolas públicas de Vicosa e regiao

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

200

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=37109


PWG

PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o
acesso a dados já publicados pelo governo

      

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