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gov - CodigoLancamento:27216,NumeroRegistro:PRJ-195/2012,Tipo:Projeto,Titulo:A PRESENÇA DO LÚDICO NA ESCOLA: CAPACITANDO E INTEGRANDO,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Educação,E

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

27216

NumeroRegistro

PRJ-195/2012

Tipo

Projeto

Titulo

A PRESENÇA DO LÚDICO NA ESCOLA: CAPACITANDO E INTEGRANDO

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

RANAH MANEZENCO SILVA (Coordenador, 27/02/2012 a 27/02/2013), LÍVIA DE OLIVEIRA JÚLIO FIDÊNCIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/02/2012 a 27/02/2013), JANINE JANNIS MARTINS DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/02/2012 a 27/02/2013)

DataInicio

2012-02-27

DataTermino

2013-02-27

LinhaExtensao

Formação Docente

Objetivo

Objetivos: Objetivo Geral - Promover a melhoria da qualidade do Ensino oferecido neste município, através de capacitação dos profissionais que atuam na educação infantil na Escola Municipal Maria Sant´Ana Objetivos Específicos - Proporcionar aos profissionais da Educação Infantil por meio de diversas atividades a aquisição e construção crítica de conhecimentos, habilidades e valores a partir da ludicidade contribuindo assim para que se tornem competentes e se qualifiquem como pessoas, como cidadãos e como gestores de um determinado espaço escolar, - Discutir e desenvolver práticas pedagógicas eficazes, - Capacitar e aperfeiçoar os profissionais da Educação para que possam passar aos alunos conhecimentos diversos ligados aos jogos, - Proporcionar um conjunto de atividades teórico-práticas, investigativas e reflexivas para a formação de professores da Educação Infantil, - Conscientizar os professores da necessidade de uma mudança de paradigmas em relação às suas atitudes e condutas pedagógicas relacionadas à ludicidade.

PalavrasChave

Lúdico, Capacitção, Educação Infantil

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Após as etapas iniciais de diagnóstico, planejamento, sensibilização dos professores e preparação dos materiais, haverá a seleção do público que participará efetivamente das capacitações, que ocorrerão por meio de Oficinas temáticas, com atividades diversas a serem desenvolvidas na forma presencial. Em cada Oficina serão apresentados modelos de Projetos que poderão ser usados pelos participantes como referência em suas respectivas aulas. É sabido que a qualificação profissional envolve, entre tantas coisas, a promoção de alternativas que possibilitem melhores condições de atuação para os professores da Escola. Então, deve-se respeitar as práticas pedagógicas e demais formas de atuação já desenvolvidas ao longo da experiência profissional de cada um dos envolvidos. Assim, a concepção de da capacitação que se propõe tem como referência as condições sociais, psicológicas, culturais, históricas e cognitivas daqueles que atuam na Escola Municipal Maria Sant´Ana. Cada Oficina terá duração de 8 horas e estão previstas 7 (sete) Oficinas temáticas a partir dos jogos e brincadeiras. Em cada Oficina temática serão utilizadas técnicas e estratégias pedagógicas diversas, como por exemplo: aulas discursivas, dinâmicas, jogos, brincadeiras, simulações, exercícios em grupos, sempre com foco na participação, reflexão e revisão de valores e posturas, bem como para reconstrução e compreensão de significados e conceitos. As pautas de cada ?Oficina? serão desenvolvidas pela bolsista e a Supervisão Pedagógica da escola. Sabe-se que o aprendizado é um processo ativo, que perpassa pela interpretação e compreensão da realidade. A construção do saber implica na reconfiguração permanente de nossos conhecimentos e é influenciado pelas diversas experiências do dia-a-dia que nos trazem novos significados e valores. Diante dessa compreensão, destacamos que as atividades a serem desenvolvidas nas Oficinas propostas terão como meta a incorporação desses conhecimentos, visando à formação dos profissionais da escola para um novo padrão de conhecimento que inclua a ludicidade como essencial na educação infantil.

LocalidadeAtendida

Viçosa

PessoasAtendidas

30

PessoasAtendidasPorMes

30

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27216


gov - CodigoLancamento:38227,NumeroRegistro:PRJ-351/2014,Tipo:Projeto,Titulo:MENINAS MAIS MAIS: UM PROJETO APLICADO AO MUNICÍPIO DE RIO P...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Educação,AreaTem

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

38227

NumeroRegistro

PRJ-351/2014

Tipo

Projeto

Titulo

MENINAS MAIS MAIS: UM PROJETO APLICADO AO MUNICÍPIO DE RIO P...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

LIZIANE SANTOS SOARES (Coordenador, 01/02/2015 a 31/12/2015), ADRIANA ZANELLA MARTINHAGO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), RACHEL CARLOS DUQUE REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), LARISSA FERREIRA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), MARINA MACEDO NUNES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), SIRLEI HELENA SILVA RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), ITHALA SILVA FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), LARA SOUZA FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), LOREN LUIZA RIBEIRO GUIMARÃES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), LORRAINE LEMOS E SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), STANELLE JULLE DE JESUS SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), ARLETE MARIA FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015)

DataInicio

2015-02-01

DataTermino

2015-12-31

LinhaExtensao

Educação profissional

Objetivo

O objetivo deste projeto é continuar a contribuir com a ampliação da presença de jovens talentos do sexo feminino nos cursos associados à área de Tecnologia da Informação. Para isso, o projeto Meninas mais mais complementará o trabalho que vem sendo desenvolvido na Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boaventura do município de Rio Paranaíba cumprindo seu papel social em aproximar a comunidade em que a universidade se encontra, de projetos de extensão desenvolvidos pela UFV-CRP. No ano de 2014, vários materiais e atividades foram desenvolvidos e trabalhados com um conjunto de turmas de ensino médio da escola. Este projeto visa a continuar com o trabalho, contemplando turmas que ainda não foram contempladas pelo projeto e desenvolvendo novos materiais e atividades para serem desenvolvidas com essas turmas.

PalavrasChave

Mulheres em TI, Mulheres na Computação, Carreira

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1. Pesquisar sobre novos trabalhos e iniciativas que abordem o problema de escassez de mulheres na área de TI, bem como as soluções para o problema. 2. Estender a pesquisa sobre o desinteresse de mulheres na área de Computação: serão aplicados questionários e realizadas entrevistas com os novos grupos de alunos da Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boaventura. 3. Realização de trabalho vocacional com os alunos do ensino médio, dando-se mais ênfase aos cursos da UFV-CRP. Durante todas as exposições, será dada ênfase à importância da presença feminina na área de Computação, priorizando exemplos femininos. 4. Visitas à escola para promover palestras associadas a dinâmicas, mostra de profissão e outros eventos. 5- Realização de minicursos nos laboratórios da UFV para os estudantes da escola. 6. Aplicação de questionários aos alunos do ensino médio da escola antes da realização do Exame Nacional do Ensino Médio, a fim de verificar se houve mudança no comportamento desses alunos na escolha do curso superior e se a mesma ocorreu em decorrência do projeto.

LocalidadeAtendida

Cidade de Rio Paranaíba

PessoasAtendidas

250

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38227


gov - CodigoLancamento:38438,NumeroRegistro:PRJ-070/2015,Tipo:Projeto,Titulo:PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR COMO ESTRATÉGIA DE TRABALHO INT...,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Multid

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

38438

NumeroRegistro

PRJ-070/2015

Tipo

Projeto

Titulo

PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR COMO ESTRATÉGIA DE TRABALHO INT...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

LEÔNCIO LOPES SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), LETICIA DA SILVA FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), LÍVIA CARDOSO REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), LUANA ANTUNES SILQUEIRA NEVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), MARIA LÚCYA BRAGA PORFÍRIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), EVELINE TORRES PEREIRA (Coordenador, 01/10/2012 a 31/12/2015), MILENE CRISTINE PESSOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), AIRYSMARA APARECIDA BARBOSA LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), ALEX SANTOS MAGALHÃES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), ANA PAULA DA SILVA LEMOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), ANDRÉ GIL ALCON (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), KAREN MENDES PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), LARA ROCHA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), DEBORA DE PAIVA SOUSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), ELIANE LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), ERIK DE SOUZA CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), GISELE MUNIZ DE ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), JEFFERSON ADRIANO BIATA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), ANDRESSA PAULA DE CASTRO MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), ARIANE APARECIDA PINTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), AYRA DA COSTA GUIMARÃES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), BEATRIZ BASTOS BRAGA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), CAMILA FONSECA DE PAULA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), CAMILA GALDINO RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), CRISTIANE ALMEIDA MENEZES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), CYNARA CHRISTINE FERREIRA DUTRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), DANIELE DO CARMO ELETO HAMADÉ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), SAMUEL RIBEIRO DE ARAÚJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), SUÉLEN PESSATA FERRAZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), TASSIANA ELENA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), THALYTA CÁSSIA DE FREITAS MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), VANESSA FREITAS SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), VANESSA KNAUF LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), MARINA GREGORIO MACHADO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), MÔNICA SABRINA RIBEIRO DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), RANIERY OLIVEIRA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015), RAQUEL ELISABETH CNOSSEN (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2012 a 31/12/2015)

DataInicio

2012-10-01

DataTermino

2015-12-31

LinhaExtensao

Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais

Objetivo

Articular propostas e condutas terapêuticas na perspectiva interdisciplinar no planejamento e promoção das ações de saúde do portador de deficiência, assistido pela Estratégia Saúde da Família do município de Viçosa, MG.

PalavrasChave

Equipe de Assistência ao Paciente, Assistência Integral à Saúde, Pessoas com Deficiência

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1-Identificar o perfil dos usuários das unidades de saúde da família. 2- Determinar os indivíduos e/ou famílias para incluir no projeto terapêutico singular. 3- Realizar visitas domiciliares. 4- Realizar reuniões periódicas da equipe de trabalho. 5- Estabelecer as metas e resultados esperados acerca das necessidades reais e potenciais do indivíduo. 6- Elaborar plano de cuidados individual e familiar de acordo com as necessidades do usuário selecionado. 7- Discutir o plano de cuidados com o usuário e a família. 8- Estabelecer corresponsabilidades entre os discentes e preceptores de acordo com a área de atuação. 9- Realizar o registro das condutas em prontuário único. 10- Avaliar periodicamente a efetividade das condutas estabelecidas no plano de cuidados.

LocalidadeAtendida

Unidade de Saúde da Família: Santo Antonio II, Amoras e São José.

PessoasAtendidas

8

PessoasAtendidasPorMes

8

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38438


gov - CodigoLancamento:38509,NumeroRegistro:PRJ-034/2015,Tipo:Projeto,Titulo:PEQUENO CHEF: ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVE...,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Educaç

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

38509

NumeroRegistro

PRJ-034/2015

Tipo

Projeto

Titulo

PEQUENO CHEF: ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVE...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

ELIANA CARLA GOMES DE SOUZA (Coordenador, 01/11/2016 a 01/11/2016), NAYARA NANTES GUERRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/11/2016 a 01/11/2016)

DataInicio

2016-11-01

DataTermino

2016-11-01

LinhaExtensao

Saúde Humana

Objetivo

Incentivar a alimentação saudável através de contato prático em oficinas culinárias, ressaltando a importância e características do alimento através de mecanismos lúdicos minimizando problemas alimentares e rejeições referente a alimentos naturais.

PalavrasChave

Educação Nutricional, Escolares, Saúde

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Participarão do projeto crianças de 4 a 10 anos matriculadas em diferentes redes de ensino infantil e fundamental. Os atendimentos nutricionais serão realizados na própria escola da criança. Para estabelecer e conhecer os problemas, aversões e dificuldades nutricionais, serão consideradas avaliação antropométricas em todos os pré-escolares e escolares, assim como avaliação nutricional através do uso complementar dos inquéritos dietéticos aplicados aos responsáveis e aos escolares acima de 7 anos de forma a subsidiar o planejamento de estratégias para as preparações a serem desenvolvidas em oficinas e para cartilha. Avaliação Nutricional e Antropométrico A avaliação nutricional se dará por meio de questionário de inquérito alimentar, avaliação antropométrica, história familiar. A partir dos valores de peso e estatura aferidos, será calculado o Índice de Massa Corporal (IMC) e, de acordo com a idade e o sexo, será classificado o estado nutricional das crianças segundo a classificação proposta pela World Health Organization (WHO 2006, 2007). A referência antropométrica também será baseada na WHO (2006, 2007). O peso será obtido, utilizando-se balança portátil, digital e eletrônica, com capacidade de 150 quilos e sensibilidade de 50 gramas. A estatura será verificada com estadiômetro, com extensão de 2 metros, dividido em centímetros e subdividido em milímetros. A aferição destas duas medidas será baseada na preconização de JELLIFFE (1968). Os pais das crianças, cuja aceitação for espontânea, terão seu estado nutricional avaliado, com aferição das medidas de peso e estatura. A partir dessas medidas, será calculado o IMC, sendo este classificado de acordo com WHO (1998). Para a obtenção dos dados de consumo alimentar domiciliar optou-se pela utilização de um inquérito do tipo Recordatório de 24 horas - R24h. O inquérito será aplicado ao responsável pela alimentação da criança. Para a Estimativa da Necessidade de Energia será considerada proposta do Institute of Medicine (2002), segundo sexo e idade, para todos os avaliados. A distribuição percentual dos macronutrientes será avaliada conforme Acceptable Macronutrient Distribution Range (AMDR), proposta do Institute of Medicine (2002/2005). A análise do consumo alimentar será feita com o auxílio do "software" DIETPRO, versão 5i e os nutrientes analisados serão carboidrato, proteína, gordura total, ácidos graxos saturado, monoinsaturado e polinsaturado, colesterol, ferro, vitamina A, selênio, zinco, cálcio, sódio, cobre, vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, E, folato e niacina Educação Nutricional Com o objetivo de garantir a expansão do conceito da alimentação saudável em qualquer ambiente, atividades de educação nutricional serão realizadas com as crianças no momento do retorno na forma da construção da pirâmide individual de consumo de alimentos, dessa forma, promovendo a percepção pelas crianças da mudança dos hábitos alimentares. Sendo este, um estímulo à perpetuação de tais mudanças. Além disso, os pais serão instruídos em relação às preparações saudáveis e de baixo custo para o café da manhã, lanche e jantar. As atividades de educação nutricional serão definidas com base na avaliação nutricional das crianças, na adequação dietética das refeições existentes e na observação do comportamento alimentar e de higiene das crianças. As mesmas serão realizadas no momento do atendimento. Conversas Orientadas com os Pais ou Responsáveis Todos os temas trabalhados com as crianças também serão abordados com seus pais ou responsáveis de forma que o conhecimento seja construído juntamente com eles buscando sua autonomia em relação às questões comentadas. Uma exposição dinamizada, utilizando pirâmide dos alimentos e outros recursos, todos abordando a saúde das crianças com enfoque na alimentação e nutrição destas também será realizada. Os pais também receberão informações acerca de higiene e saúde em sala de espera. Para a análise da evolução do atendimento nutricional das crianças, serão analisadas a primeira e a última consultas, comparando se houve melhoria nos parâmetros usados na avaliação do estado nutricional e mudanças no estilo de vida. Oficinas e desenvolvimento de alimentos As preparações serão testadas em laboratório de estudo experimental dos alimentos no Departamento de Nutrição e Saúde, o qual também poderá ser utilizado para o oferecimento das oficinas culinárias com aplicações de analise sensorial com escala hedônica afetiva. O índice de adesão corresponderá à medida percentual de alunos que se referiram consumir a alimentação preparada e o índice de aceitação, à medida percentual de alunos que se referiram gostar da alimentação oferecida

LocalidadeAtendida

Escolas do municípios de Viçosa/MG

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38509


gov - CodigoLancamento:34671,NumeroRegistro:PRJ-088/2014,Tipo:Projeto,Titulo:MICORRIZAS: PRÁTICAS CORPORAIS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS INTEGRA...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Cultura,AreaTematica2:Educ

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

34671

NumeroRegistro

PRJ-088/2014

Tipo

Projeto

Titulo

MICORRIZAS: PRÁTICAS CORPORAIS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS INTEGRA...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

LAURA PRONSATO (Orientador, 01/02/2014 a 31/12/2014), LARA OLIVEIRA ALENCAR SANTOS (Bolsista PROCULTURA, 01/02/2014 a 31/12/2014), FERNANDA HENRIQUE MENEGHELLI CASSILHAS (Estagiário, 01/02/2014 a 31/12/2014), ANANDA DEVA ASSIS TRIVELATO (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014), MARCELA RENATA COSTA SILVERIO (Estagiário, 01/02/2014 a 31/12/2014), HANA BRENER MOCKDECE (Estagiário, 01/02/2014 a 31/12/2014), RONILSE DA PAIXÃO OLIVEIRA (Estagiário, 01/02/2014 a 31/12/2014), RAPHAELA BARBOZA LIMA DA SILVA (Estagiário, 01/02/2014 a 31/12/2014), ROBERTA FERREIRA MONTEIRO (Estagiário, 01/02/2014 a 31/12/2014), BRUNA CÁSSIA GOMES (Estagiário, 01/02/2014 a 31/12/2014), EDLENE MALDONADO GAMA (Estagiário, 01/02/2014 a 31/12/2014)

DataInicio

2014-02-01

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Artes integradas

Objetivo

Articular processos criativos de performance em dança contemporânea de matrizes afro-ameríndioluso-brasileiras. Versando sobre nossas origens identitárias e ancestrais em diálogo com a Zona Rural e a Agroecologia dos saberes. A performance pretende retratar e pensar sobre o universo ancestral mítico e servir como um espaço de apreciação reflexivo onde o cidadão possa se reconhecer, isto porque ali reflete-se a própria história ancestral e a corporeidade do povo brasileiro. Por meio de apresentações e interações artísticas entre público e performers, criar espaços de apreciação e reflexão artística, além da formação e conscientização de público.

PalavrasChave

performance, arte-educação, agroecologia

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1 realização de 100 (cem) encontros para estudo teórico e prático, 15 (quinze) encontros para planejamento e produção de um Plano de Trabalho sistematizado juntamente com 6 (seis) municípios, 3 Realização de 7 (sete) oficinas de práticas corporais com ênfase no contexto da Anatomia Simbólica de Graziela Rodrigues e Corpo e Ancestralidade de Inaicyra Falcão, música e memória cultural, 4 1 (uma) publicação sobre o sentido de Micorrizas para o grupo, 5 realização de 15 (quinze) ensaios fotográficos e 2 (duas) exposições fotográficas, 6 construção de 1 (um) registro audiovisual.

LocalidadeAtendida

Viçosa, Teixeiras, Araponga, Espera Feliz, São José do Triunfo, Divino

PessoasAtendidas

300

PessoasAtendidasPorMes

27

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34671


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