CodigoLancamento |
38509 |
NumeroRegistro |
PRJ-034/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PEQUENO CHEF: ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVE... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ELIANA CARLA GOMES DE SOUZA (Coordenador, 01/11/2016 a 01/11/2016), NAYARA NANTES GUERRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/11/2016 a 01/11/2016) |
DataInicio |
2016-11-01 |
DataTermino |
2016-11-01 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Incentivar a alimentação saudável através de contato prático em oficinas culinárias, ressaltando a importância e características do alimento através de mecanismos lúdicos minimizando problemas alimentares e rejeições referente a alimentos naturais. |
PalavrasChave |
Educação Nutricional, Escolares, Saúde |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Participarão do projeto crianças de 4 a 10 anos matriculadas em diferentes redes de ensino infantil e fundamental. Os atendimentos nutricionais serão realizados na própria escola da criança. Para estabelecer e conhecer os problemas, aversões e dificuldades nutricionais, serão consideradas avaliação antropométricas em todos os pré-escolares e escolares, assim como avaliação nutricional através do uso complementar dos inquéritos dietéticos aplicados aos responsáveis e aos escolares acima de 7 anos de forma a subsidiar o planejamento de estratégias para as preparações a serem desenvolvidas em oficinas e para cartilha. Avaliação Nutricional e Antropométrico A avaliação nutricional se dará por meio de questionário de inquérito alimentar, avaliação antropométrica, história familiar. A partir dos valores de peso e estatura aferidos, será calculado o Índice de Massa Corporal (IMC) e, de acordo com a idade e o sexo, será classificado o estado nutricional das crianças segundo a classificação proposta pela World Health Organization (WHO 2006, 2007). A referência antropométrica também será baseada na WHO (2006, 2007). O peso será obtido, utilizando-se balança portátil, digital e eletrônica, com capacidade de 150 quilos e sensibilidade de 50 gramas. A estatura será verificada com estadiômetro, com extensão de 2 metros, dividido em centímetros e subdividido em milímetros. A aferição destas duas medidas será baseada na preconização de JELLIFFE (1968). Os pais das crianças, cuja aceitação for espontânea, terão seu estado nutricional avaliado, com aferição das medidas de peso e estatura. A partir dessas medidas, será calculado o IMC, sendo este classificado de acordo com WHO (1998). Para a obtenção dos dados de consumo alimentar domiciliar optou-se pela utilização de um inquérito do tipo Recordatório de 24 horas - R24h. O inquérito será aplicado ao responsável pela alimentação da criança. Para a Estimativa da Necessidade de Energia será considerada proposta do Institute of Medicine (2002), segundo sexo e idade, para todos os avaliados. A distribuição percentual dos macronutrientes será avaliada conforme Acceptable Macronutrient Distribution Range (AMDR), proposta do Institute of Medicine (2002/2005). A análise do consumo alimentar será feita com o auxílio do "software" DIETPRO, versão 5i e os nutrientes analisados serão carboidrato, proteína, gordura total, ácidos graxos saturado, monoinsaturado e polinsaturado, colesterol, ferro, vitamina A, selênio, zinco, cálcio, sódio, cobre, vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, E, folato e niacina Educação Nutricional Com o objetivo de garantir a expansão do conceito da alimentação saudável em qualquer ambiente, atividades de educação nutricional serão realizadas com as crianças no momento do retorno na forma da construção da pirâmide individual de consumo de alimentos, dessa forma, promovendo a percepção pelas crianças da mudança dos hábitos alimentares. Sendo este, um estímulo à perpetuação de tais mudanças. Além disso, os pais serão instruídos em relação às preparações saudáveis e de baixo custo para o café da manhã, lanche e jantar. As atividades de educação nutricional serão definidas com base na avaliação nutricional das crianças, na adequação dietética das refeições existentes e na observação do comportamento alimentar e de higiene das crianças. As mesmas serão realizadas no momento do atendimento. Conversas Orientadas com os Pais ou Responsáveis Todos os temas trabalhados com as crianças também serão abordados com seus pais ou responsáveis de forma que o conhecimento seja construído juntamente com eles buscando sua autonomia em relação às questões comentadas. Uma exposição dinamizada, utilizando pirâmide dos alimentos e outros recursos, todos abordando a saúde das crianças com enfoque na alimentação e nutrição destas também será realizada. Os pais também receberão informações acerca de higiene e saúde em sala de espera. Para a análise da evolução do atendimento nutricional das crianças, serão analisadas a primeira e a última consultas, comparando se houve melhoria nos parâmetros usados na avaliação do estado nutricional e mudanças no estilo de vida. Oficinas e desenvolvimento de alimentos As preparações serão testadas em laboratório de estudo experimental dos alimentos no Departamento de Nutrição e Saúde, o qual também poderá ser utilizado para o oferecimento das oficinas culinárias com aplicações de analise sensorial com escala hedônica afetiva. O índice de adesão corresponderá à medida percentual de alunos que se referiram consumir a alimentação preparada e o índice de aceitação, à medida percentual de alunos que se referiram gostar da alimentação oferecida |
LocalidadeAtendida |
Escolas do municípios de Viçosa/MG |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38509 |
CodigoLancamento |
34671 |
NumeroRegistro |
PRJ-088/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MICORRIZAS: PRÁTICAS CORPORAIS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS INTEGRA... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
LAURA PRONSATO (Orientador, 01/02/2014 a 31/12/2014), LARA OLIVEIRA ALENCAR SANTOS (Bolsista PROCULTURA, 01/02/2014 a 31/12/2014), FERNANDA HENRIQUE MENEGHELLI CASSILHAS (Estagiário, 01/02/2014 a 31/12/2014), ANANDA DEVA ASSIS TRIVELATO (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014), MARCELA RENATA COSTA SILVERIO (Estagiário, 01/02/2014 a 31/12/2014), HANA BRENER MOCKDECE (Estagiário, 01/02/2014 a 31/12/2014), RONILSE DA PAIXÃO OLIVEIRA (Estagiário, 01/02/2014 a 31/12/2014), RAPHAELA BARBOZA LIMA DA SILVA (Estagiário, 01/02/2014 a 31/12/2014), ROBERTA FERREIRA MONTEIRO (Estagiário, 01/02/2014 a 31/12/2014), BRUNA CÁSSIA GOMES (Estagiário, 01/02/2014 a 31/12/2014), EDLENE MALDONADO GAMA (Estagiário, 01/02/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Artes integradas |
Objetivo |
Articular processos criativos de performance em dança contemporânea de matrizes afro-ameríndioluso-brasileiras. Versando sobre nossas origens identitárias e ancestrais em diálogo com a Zona Rural e a Agroecologia dos saberes. A performance pretende retratar e pensar sobre o universo ancestral mítico e servir como um espaço de apreciação reflexivo onde o cidadão possa se reconhecer, isto porque ali reflete-se a própria história ancestral e a corporeidade do povo brasileiro. Por meio de apresentações e interações artísticas entre público e performers, criar espaços de apreciação e reflexão artística, além da formação e conscientização de público. |
PalavrasChave |
performance, arte-educação, agroecologia |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1 realização de 100 (cem) encontros para estudo teórico e prático, 15 (quinze) encontros para planejamento e produção de um Plano de Trabalho sistematizado juntamente com 6 (seis) municípios, 3 Realização de 7 (sete) oficinas de práticas corporais com ênfase no contexto da Anatomia Simbólica de Graziela Rodrigues e Corpo e Ancestralidade de Inaicyra Falcão, música e memória cultural, 4 1 (uma) publicação sobre o sentido de Micorrizas para o grupo, 5 realização de 15 (quinze) ensaios fotográficos e 2 (duas) exposições fotográficas, 6 construção de 1 (um) registro audiovisual. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa, Teixeiras, Araponga, Espera Feliz, São José do Triunfo, Divino |
PessoasAtendidas |
300 |
PessoasAtendidasPorMes |
27 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34671 |
CodigoLancamento |
34682 |
NumeroRegistro |
PRJ-074/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MELHORIA DA EFICIÊNCIA DO SETOR DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWA... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Trabalho |
Envolvidos |
KARINE SERRADO DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/01/2014 a 15/07/2014), NEDSON ANTONIO CAMPOS (Coordenador, 15/01/2014 a 15/07/2014) |
DataInicio |
2014-01-15 |
DataTermino |
2014-07-15 |
LinhaExtensao |
Tecnologia da informação |
Objetivo |
O objetivo geral do projeto é contribuir para o aumento da eficiência do setor de desenvolvimento de software da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), preservando, por outro lado, a saúde dos profissionais envolvidos. |
PalavrasChave |
Desenvolvimento de softwares, Organização do trabalho, Análise ergonômica do trabalho |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Revisão bibliográfica 2. Análise da demanda 3. Análise da empresa e do ambiente de trabalho 4. Análise da atividade de trabalho 5. Elaboração do projeto de mudança 6. Apresentação do projeto de mudança 7. Teste piloto |
LocalidadeAtendida |
Setor de desenvolvimento de softwares da DTI/UFV |
PessoasAtendidas |
40 |
PessoasAtendidasPorMes |
40 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34682 |
CodigoLancamento |
36244 |
NumeroRegistro |
PRJ-205/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROGRAMA DE APOIO AOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Trabalho |
Envolvidos |
JANSEN CARDOSO PEREIRA (Orientador, 13/11/2013 a 13/11/2016), JULIANA VIEIRA AFONSO (Orientador, 13/11/2013 a 13/11/2016), CLAUDIA MIRANDA MARTINS DRUMOND (Orientador, 13/11/2013 a 13/11/2016), MICHELLE NAVE VALADÃO (Orientador, 13/11/2013 a 13/11/2016), LARISSA FIALHO DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 13/11/2013 a 13/11/2016), MARALICE BOATO PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 13/11/2013 a 13/11/2016), HEMELYM DE SOUZA PAULA (Colaborador(a) Voluntário(a), 13/11/2013 a 13/11/2016), WALERIA MARANGON JARDIM (Orientador, 13/11/2013 a 13/11/2016), LUCIANA LOPES MAFIA (Orientador, 13/11/2013 a 13/11/2016), WANESSA DE ASSIS SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 13/11/2013 a 13/11/2016), ADRIEL RODRIGUES DE OLIVEIRA (Orientador, 13/11/2013 a 13/11/2016), VICENTINA APARECIDA VELOSO DE BARROS LISBOA (Orientador, 13/11/2013 a 13/11/2016), MARINA LOURENÇO MOURA (Colaborador(a) Voluntário(a), 13/11/2013 a 13/11/2016), CRISTIANE APARECIDA BAQUIM (Orientador, 13/11/2013 a 13/11/2016), JULIANA CLARA PITON (Orientador, 13/11/2013 a 13/11/2016), TATIANA DE MIRANDA COSTA (Orientador, 13/11/2013 a 13/11/2016), MARCELO OTTONI DURANTE (Orientador, 13/11/2013 a 13/11/2016), DJAIR CESARIO DE ARAUJO (Orientador, 13/11/2013 a 13/11/2016), ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS (Orientador, 13/11/2013 a 13/11/2016), MARIA DAS GRACAS SOARES FLORESTA (Coordenador, 13/11/2013 a 13/11/2016), AMANDA JULIANA DO CARMO (Colaborador(a) Voluntário(a), 13/11/2013 a 13/11/2016), LIDIANA APARECIDA ABRANCHES (Colaborador(a) Voluntário(a), 13/11/2013 a 13/11/2016), MAÍSA MAIA BARBOSA DOS SANTOS (Orientador, 13/11/2013 a 13/11/2016) |
DataInicio |
2013-11-13 |
DataTermino |
2016-11-13 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
Tomando, por base o princípio da gestão democrática, o objetivo é aprimorar a formação dos dirigentes municipais e da equipe técnica do quadro de Secretarias Municipais de Educação, em nível de Especialização, para atuarem nas áreas de gestão educacional, dos sistemas de ensino e da gestão escolar, de forma a contribuirem para o fortalecimento e qualidade da sua gestão e para o exercício de seu papel estratégico na implementação da política educacional no município, com vistas a garantir o direito de aprender de todos e contribuir para o desenvolvimento de uma Educação Básica com qualidade social. |
PalavrasChave |
EDUCAÇÃO, TRABALHO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1- ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PÚBLICO A SER FORMADO 2- PROCESSO DE SELEÇÃO DE CURSISTAS 3- PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES FORMATIVAS PRESENCIAIS E A DISTANCIA 4- DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO EM BLOCOS - CURSO DE APERFEIÇOAMENTO (EXTENSÃO) 5- ATIVIDADES AVALIATIVAS - DO CURSO E DO PROJETO 6- RELATÓRIOS PARCIAIS E FINAL |
LocalidadeAtendida |
ESTADO DE MINAS GERAIS |
PessoasAtendidas |
600 |
PessoasAtendidasPorMes |
300 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=36244 |
CodigoLancamento |
36391 |
NumeroRegistro |
PRJ-210/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O AEROMODELISMO COMO ATIVIDADE DE EXTENSÃO |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ROBSON LUIZ SANTOS (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2016), LETÍCIA LEÃO SANTOS (Bolsista PROEXT, 01/02/2014 a 31/12/2016) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
-Fomentar a prática de uma atividade esporte ciência por crianças e adolescentes da cidade de Florestal-MG, no intuito de auxiliá-las a estabelecer convívio com tarefas técnico-científicas. Objetivos Específicos -Propiciar que crianças e adolescentes aprendam sobre a história da aviação e do aeromodelismo. -Promover oficinas de construção de pequenas aeronaves propulsadas a elástico. -Promover a aprendizagem de manuseio de ferramentas e técnicas construtivas básicas para a construção das aeronaves. -Permitir que os estudantes aprendam como corrigir deficiências apresentadas em voo pelas aeronaves. -Proporcionar aos acadêmicos do curso de Física e Engenharia de Alimentos do Campus UFV-Florestal um ambiente de prática pedagógica no trabalho de desenvolvimento de uma atividade esporte ciência. |
PalavrasChave |
aeromodelismo, lazer, educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
o projeto aqui proposto atenderá à estudantes, de ambos os gêneros, regularmente matriculados nas escolas públicas da educação básica do município. Pretende-se atender aproximadamente a 50 estudantes que serão divididos em 5 grupos com 10 estudantes em cada. Cada grupo realizará oficinas com aulas teóricas e práticas em dois encontros semanais de 2 horas cada por um período de 4 semanas. Nas aulas teóricas serão mostradas a história da aviação de modo geral particularizando para a história do aeromodelismo. Será mostrado o desenvolvimento do aeromodelismo e sua importância como esporte ciência e, em um nível apropriado à faixa etária dos envolvidos, aspectos teóricos sobre a física do voo como aerodinâmica e equilíbrio. As aulas práticas serão desenvolvidas no Laboratório de Física Aplicada (LaFA) e constará no conhecimento de materiais usados na construção de pequenas aeronaves e na aprendizagem de técnicas construtivas e manuseio de ferramentas. Nessas aulas os estudantes construirão uma pequena aeronave propulsada a energia armazenada em um elástico quando esse é torcido no sentido contrário ao do movimento da hélice quando em movimento de tração. Para que os estudantes possam aprender sobre o controle em voo de uma aeronave, eles construirão pequenos aviões de papel e perceberão como a atitude em voo é alterada por modificações em sua geometria, simulando a ação de superfícies de controle em aeromodelos controlados. Como atividade final da oficina sobre aeromodelismo, os estudantes lançarão seus pequenos aeromodelos movidos a elástico no campo de futebol do Campus UFV-Florestal. |
LocalidadeAtendida |
Florestal/MG |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
10 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=36391 |
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