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gov - id_meta:16659,id_etapa:20204,nm_etapa:Divulgação à Comunidade,ds_etapa:Realização de exposições, palestras, publicações e outras ações que visem a divulgação do acervo à Comunidade,ds_meta:Uma das dif

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Arquivo de dados seguindo [RFC 4180](https://tools.ietf.org/html/rfc4180) e [Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico - ePING](http://eping.governoeletronico.gov.br/) ## Dicionário de dados - id_meta (Inteiro): Identificador da meta - id_etapa (Inteiro): Identificador da etapa - nm_etapa (Texto): Nome da etapa - ds_etapa (Texto): Descrição da etapa - ds_meta (Texto): Descrição da meta - nm_meta (Texto): Nome da Meta

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Divulgação à Comunidade

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Realização de exposições, palestras, publicações e outras ações que visem a divulgação do acervo à Comunidade

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Uma das dificuldades encontradas por astrônomos amadores e interessados em astronomia em geral é a falta de telescópios de qualidade por um preço justo. Este custo está relacionado à sua ótica, mecânica, e partes técnicas de sua construção. Levando isso em consideração temos o objetivo de construir um telescópio Newtoniano automatizado utilizando a tecnologia 3D, e usando a técnica de confecção de espelhos, para o estudo de Astronomia. A estrutura do telescópio será desenvolvida e fabricada para possuir uma estrutura compacta e leve, elaborada através de software de modelagem e confeccionada em impressora 3D. Para a sua automatização será necessária a programação do sistema de busca automático e o desenvolvimento e fabricação de um sistema de busca do tipo GOTO com base em Arduino. A parte ótica contorá com confecção manual do espelho primário a partir do corte do bloco de vidro comum de 19mm no formato circular. O esmerilhamento do bloco de vidro, a fim de obter a curvatura necessária, será feito utilizando abrasivos carborumdum cada vez mais finos ao longo do processo. Depois do processo de geração da superfície côncava, será realizado o polimento do espelho com zirconita, e a deposição de alumínio na superfície. Quanto as oculares e ao espelho secundário, por se tratar de produtos de fabricação manual mais trabalhosos, será mais fácil e econômico adquiri-los no mercado nacional. O telescópio, por se tratar de um instrumento de foco primário, poderá ser facilmente equipado com acessórios que permitam a captação de imagens digitais de qualidade, como smartphones, podendo fazer o registro de eventos astronômicos diversos. Com os devidos cuidados na construção do telescópio conseguimos obter um equipamento com qualidade comparada aos existentes no mercado, mas por um preço inferior.

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Criação e desenvolvimento de telescópios automatizados


gov - id_meta:16667,id_etapa:20205,nm_etapa:Problematização de temas e realidades,ds_etapa:Encontros nas escolas para debate sobre temas e problematizações que surjam da localidade.,ds_meta:Devido a prototi

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Arquivo de dados seguindo [RFC 4180](https://tools.ietf.org/html/rfc4180) e [Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico - ePING](http://eping.governoeletronico.gov.br/) ## Dicionário de dados - id_meta (Inteiro): Identificador da meta - id_etapa (Inteiro): Identificador da etapa - nm_etapa (Texto): Nome da etapa - ds_etapa (Texto): Descrição da etapa - ds_meta (Texto): Descrição da meta - nm_meta (Texto): Nome da Meta

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Problematização de temas e realidades

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Encontros nas escolas para debate sobre temas e problematizações que surjam da localidade.

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Devido a prototipagem rápida e a prototipagem eletrônica trazerem a grande vantagem da produção customizados e de custo baixo, forneceremos apoio aos pesquisadores que precisarem de peças específicas e equipamentos personalizados para o funcionamento de seus experimentos científicos.

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Criação e desenvolvimento de peças e equipamentos personalizados para experimentos científicos


gov - id_meta:16666,id_etapa:20206,nm_etapa:Constituição de laços das comunidades escolares,ds_etapa:Encontro dos públicos das escolas participantes para troca de impressões, problemas e realidades vivencia

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Arquivo de dados seguindo [RFC 4180](https://tools.ietf.org/html/rfc4180) e [Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico - ePING](http://eping.governoeletronico.gov.br/) ## Dicionário de dados - id_meta (Inteiro): Identificador da meta - id_etapa (Inteiro): Identificador da etapa - nm_etapa (Texto): Nome da etapa - ds_etapa (Texto): Descrição da etapa - ds_meta (Texto): Descrição da meta - nm_meta (Texto): Nome da Meta

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Constituição de laços das comunidades escolares

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Encontro dos públicos das escolas participantes para troca de impressões, problemas e realidades vivenciadas na busca de elaborar um diagnóstico de suas vivências e, consequentemente, um prognóstico.

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De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão de 2015, art. 28 prioriza o aprimoramento dos sistemas educacionais e recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena. Sendo assim esse projeto também tem como objetivo produzir material adaptado a deficientes visuais para acesso a conteúdos de física favorecendo a fixação e facilitando a discriminação de detalhes através do toque, levando em consideração as peculiaridades do deficiente visual, a produção de material didático pedagógico que será construída com elementos sensíveis às percepções tátil-sinestésicas e sonoras.

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Criação e desenvolvimento de Materiais para Pessoas com Deficiência Visual


gov - id_meta:16668,id_etapa:20207,nm_etapa:Planejamento contínuo,ds_etapa:Reuniões dos executores do projeto com vias a debates sobre as atividades já realizadas e ainda a ser executadas de forma a constru

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Arquivo de dados seguindo [RFC 4180](https://tools.ietf.org/html/rfc4180) e [Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico - ePING](http://eping.governoeletronico.gov.br/) ## Dicionário de dados - id_meta (Inteiro): Identificador da meta - id_etapa (Inteiro): Identificador da etapa - nm_etapa (Texto): Nome da etapa - ds_etapa (Texto): Descrição da etapa - ds_meta (Texto): Descrição da meta - nm_meta (Texto): Nome da Meta

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Planejamento contínuo

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Reuniões dos executores do projeto com vias a debates sobre as atividades já realizadas e ainda a ser executadas de forma a construir coletivamente o projeto e produtos finais.

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A prátíca didática da Anatomia Médica deve ser repensado, buscando-se introduzir novas tecnologias como a impressão de replicas de órgãos que substituam, mantendo a qualidade do aprendizado, os tradicionais métodos com base em cadáveres. Ressalta-se que esta substituição, além de atender a questões éticas, perpassa por possíveis questões ambientais reduzindo a geração de resíduos químicos, e de saúde dos envolvidos nestas práticas. É possível usar imagens de tomografias para imprimir uma réplica em tamanho real do sistema vascular dos pacientes. Assim, os profissionais podem praticar melhor antes das cirurgias, diminuindo o tempo de operação e consequentemente os riscos.Além disso, ainda no campo médico, as próteses são mais um caso de aplicação das impressoras 3D para fins benéficos à saúde. As próteses ortopédicas impressas, além de se adaptarem as características físicas de seus usuários, apresentam um preço competitivo.

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Criação e desenvolvimento de materiais para a prática da Medicina e Física Médica


gov - id_meta:16670,id_etapa:20208,nm_etapa:colaborador,ds_etapa:1° etapa: No mês de outubro será realizado reuniões dos organizadores para divisão de tarefas e resolução de questões específicas da organiza

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Arquivo de dados seguindo [RFC 4180](https://tools.ietf.org/html/rfc4180) e [Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico - ePING](http://eping.governoeletronico.gov.br/) ## Dicionário de dados - id_meta (Inteiro): Identificador da meta - id_etapa (Inteiro): Identificador da etapa - nm_etapa (Texto): Nome da etapa - ds_etapa (Texto): Descrição da etapa - ds_meta (Texto): Descrição da meta - nm_meta (Texto): Nome da Meta

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1° etapa: No mês de outubro será realizado reuniões dos organizadores para divisão de tarefas e resolução de questões específicas da organização do evento, como aprovação do evento pelas instâncias necessárias, abertura do período de inscrições no SINSC, realização dos convites aos debatedores das mesas redondas, entre outras tarefas necessárias para a realização do evento.

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A crescente disponibilidade da tecnologia de impressão 3D abriu oportunidades de explorações em novas áreas, como a educação. Isso associado ao uso da platatorma Arduino, ou mesmo de smartphones, que permite automação de diversos projetos e são apropriadas à coleta automática de dados permite a criação e elaboração de instrumentos e experimentos didáticos para o Ensino de Ciências de baixo custo.

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Criação e desenvolvimento de materiais para o Ensino de Ciências


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