Ano |
2010 |
Programa |
0352 |
Identificador_Unico |
2169 |
Descricao |
Margem de Disponibilidade de Algodão em Pluma |
Unidade_Medida |
PERCENTAGEM |
Periodicidade |
Anual |
Base_Geografica |
Nacional |
Fonte |
Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB |
Fórmula_Calculo |
Relação percentual entre a quantidade estocada de algodão em pluma e o consumo aparente no ano de referência. |
Valor_Referencia |
15,0 |
Data_Referencia |
2003 |
Valor_Final_PPA |
0,0 |
Valor_Previsto_no_Ano |
59,0 |
Periodo_01 |
16,0 |
Periodo_02 |
0,0 |
Periodo_03 |
0,0 |
Periodo_04 |
0,0 |
Periodo_05 |
0,0 |
Periodo_06 |
0,0 |
Periodo_07 |
0,0 |
Periodo_08 |
0,0 |
Periodo_09 |
0,0 |
Periodo_10 |
0,0 |
Periodo_11 |
0,0 |
Periodo_12 |
0,0 |
Comentarios |
A margem de disponibilidade de algodão apurada em 2010 foi de 16%, inferior à meta prevista (60%).Tal fato decorre, principalmente, da redução na produção nacional e do aumento do consumo interno, devido à melhoria do mercado com o a redução dos efeitos da crise financeira mundial, em decorrência, houve aumento de 382,8% nas importações e redução de 3,5% nas exportações de fibras. A redução da produção mundial e o aumento da demanda ocasionou redução nos estoques de passagem, e manutenção dos preços em patamares elevados. No fim do exercício, o estoque de passagem era de 163,0 mil toneladas e os estoques públicos somaram apenas 37 toneladas, representando zero por cento do estoque de passagem e correspondendo a zero dias de consumo aparente. |
Ano |
2010 |
Programa |
0352 |
Identificador_Unico |
2170 |
Descricao |
Margem de Disponibilidade de Arroz em Casca |
Unidade_Medida |
PERCENTAGEM |
Periodicidade |
Anual |
Base_Geografica |
Nacional |
Fonte |
Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB |
Fórmula_Calculo |
Relação percdentual entre a quantidade estocada de arroz em casca e o consumo aparente no ano de referência. |
Valor_Referencia |
9,0 |
Data_Referencia |
2003 |
Valor_Final_PPA |
0,0 |
Valor_Previsto_no_Ano |
6,0 |
Periodo_01 |
11,0 |
Periodo_02 |
0,0 |
Periodo_03 |
0,0 |
Periodo_04 |
0,0 |
Periodo_05 |
0,0 |
Periodo_06 |
0,0 |
Periodo_07 |
0,0 |
Periodo_08 |
0,0 |
Periodo_09 |
0,0 |
Periodo_10 |
0,0 |
Periodo_11 |
0,0 |
Periodo_12 |
0,0 |
Comentarios |
A margem de disponibilidade de arroz em casca apurada em 2010 foi de 11%, superior à meta prevista (4%) em 175%. Na safra 2009/10 a produção de arroz atingiu 11,7 milhões de toneladas, inferior à anterior em 8,2% devido principalmente a fatores climáticos adversos ocorridos na Região Sul. O suprimento interno, compostos pelo total produzido mais o estoque inicial, ou seja, a quantidade residual do produto proveniente do período anterior, de 1,6 milhões de toneladas e às importações de 1,1 milhão de toneladas foi de 14,4 milhões de toneladas. Considerando a demanda estimada em 12,6 milhões de toneladas e as exportações realizadas durante o exercício de 400 mil toneladas, o estoque final foi de 4,4 milhões de toneladas, o menor dos 5 últimos anos. No fim do exercício, os estoques públicos somaram 981,3 mil toneladas, representando 85,85% do estoque de passagem correspondendo a 28,43 dias de consumo aparente. |
Ano |
2010 |
Programa |
0352 |
Identificador_Unico |
2171 |
Descricao |
Margem de Disponibilidade de Milho |
Unidade_Medida |
PERCENTAGEM |
Periodicidade |
Anual |
Base_Geografica |
Nacional |
Fonte |
Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB |
Fórmula_Calculo |
Relação percentual entre a quantidade estocada de milho e o consumo aparente no ano de referência. |
Valor_Referencia |
17,0 |
Data_Referencia |
2003 |
Valor_Final_PPA |
0,0 |
Valor_Previsto_no_Ano |
18,0 |
Periodo_01 |
24,0 |
Periodo_02 |
0,0 |
Periodo_03 |
0,0 |
Periodo_04 |
0,0 |
Periodo_05 |
0,0 |
Periodo_06 |
0,0 |
Periodo_07 |
0,0 |
Periodo_08 |
0,0 |
Periodo_09 |
0,0 |
Periodo_10 |
0,0 |
Periodo_11 |
0,0 |
Periodo_12 |
0,0 |
Comentarios |
A margem de disponibilidade de milho apurada em 2010 foi de 24% superando a meta prevista (17%) em 41,17%. O suprimento interno, formado pela quantidade produzida mais o estoque de passagem do ano anterior e as importações foi de 67,9 milhões de toneladas suficiente para a demanda (46,2 milhões de toneladas). O grande gargalo está relacionado à distribuição espacial da produção, que se concentra na região Centro-Sul, com 90% da produção, sem o amparo de infraestrutura de armazenagem suficiente, demandando grande logística na distribuição e apoio governamental no processo de comercialização. Favorecidas pela maior demanda mundial, por elevados preços internacionais e pelo aumento da produção interna as exportações somaram 10,5 milhões de toneladas, com incremento de 35,2% sobre as do ano anterior. No fim do exercício o estoque final foi de 11,1 milhões de toneladas e os estoques públicos somaram 4,7 milhões de toneladas, representando 42,07% do estoque de passagem e suficientes para 37,08 dias de consumo aparente. |
Ano |
2010 |
Programa |
0352 |
Identificador_Unico |
2172 |
Descricao |
Margem de Disponibilidade de Trigo |
Unidade_Medida |
PERCENTAGEM |
Periodicidade |
Anual |
Base_Geografica |
Nacional |
Fonte |
Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB |
Fórmula_Calculo |
Relação percentual entre a quantidade estocada de trigo e o consumo aparente no ano de referência. |
Valor_Referencia |
3,0 |
Data_Referencia |
2004 |
Valor_Final_PPA |
0,0 |
Valor_Previsto_no_Ano |
3,0 |
Periodo_01 |
24,0 |
Periodo_02 |
0,0 |
Periodo_03 |
0,0 |
Periodo_04 |
0,0 |
Periodo_05 |
0,0 |
Periodo_06 |
0,0 |
Periodo_07 |
0,0 |
Periodo_08 |
0,0 |
Periodo_09 |
0,0 |
Periodo_10 |
0,0 |
Periodo_11 |
0,0 |
Periodo_12 |
0,0 |
Comentarios |
A margem de disponibilidade de trigo apurada em 2010 foi de 24% superando a meta prevista (3%) em 800,%. O país não produz trigo suficiente para atender a demanda interna, praticamente 50% do consumo, ou seja, 5 milhões de toneladas são importadas do mercado internacional. Essa dependência coloca em risco não só o suprimento interno como nos deixa vulnerável a um processo de carestia, ocasionado por fatores externos. Na região Sul se concentram quase 94% da produção nacional de trigo. Na safra 2009/2010 a qualidade da semente utilizada, as técnicas de cultivo e a ocorrência de clima favorável para a cultura, contribuíram para que o produto colhido fosse de qualidade superior, adequada à panificação. Os estoques públicos no fim do exercício, somavam 1,2 milhão de toneladas, representando 84,72% do estoque de passagem, correspondente a 43 dias de consumo aparente. |
Ano |
2010 |
Programa |
0352 |
Identificador_Unico |
2760 |
Descricao |
Volume de Recursos Aplicados no Apoio à Comercialização de Produtos Agropecuários |
Unidade_Medida |
R$ mil |
Periodicidade |
Anual |
Base_Geografica |
Nacional |
Fonte |
CONAB e Banco do Brasil |
Fórmula_Calculo |
Recursos Orçamentários [(Valor Gasto com as AGF (somente valor das Aquisições) + Valor gasto com o Exercício de Contratos Públicos de Opção de Venda + Valor gasto na Garantia e Sustentação de Preços na Comercialização de Produtos Agropecuários)]+ Recursos Não Orçamentários [(Comercialização de Produtos Via Mercados Futuros e de Opções-BB Garantia de Preço)] |
Valor_Referencia |
3133029,0 |
Data_Referencia |
2006 |
Valor_Final_PPA |
0,0 |
Valor_Previsto_no_Ano |
4271152,0 |
Periodo_01 |
3402849,23 |
Periodo_02 |
0,0 |
Periodo_03 |
0,0 |
Periodo_04 |
0,0 |
Periodo_05 |
0,0 |
Periodo_06 |
0,0 |
Periodo_07 |
0,0 |
Periodo_08 |
0,0 |
Periodo_09 |
0,0 |
Periodo_10 |
0,0 |
Periodo_11 |
0,0 |
Periodo_12 |
0,0 |
Comentarios |
São os recursos orçamentários gastos na formação e manutenção dos estoques públicos, pelos prêmios de subvenção econômica de garantia e sustentação de preços na comercialização de produtos agropecuários adicionados aos recursos não-orçamentários na comercialização de produtos via mercados futuros e de opções. No ano de 2010 o valor aplicado foi de R$3.402.849.232,01, correspondente a 83,26% da meta prevista. Houve forte intervenção do governo federal em apoio aos produtores de milho, principalmente na Região Centro-Oeste. Também foram atendidos produtores de arroz, trigo e sisal, seja pela aquisição direta, via AGF, ou pela concessão de prêmios para escoamento da produção, viabilizando uma política de apoio para que o produtor tenha a garantia de preços mínimos. |
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