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Governo e Política - Ano:Esses resultados confirmam a boa mobilização e a efetividade das redes de acompanhamento da frequência escolar com o empenho da rede municipal de acompanhamento da educação, coordenada pela Secret

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Dados Anualizados da Programação Qualitativa do Plano Plurianual do Governo Federal para o período 2008-2011. Foram gerados os arquivos de Programas, Ações, Indicadores e Dados Físicos para cada Ano do PPA

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Esses resultados confirmam a boa mobilização e a efetividade das redes de acompanhamento da frequência escolar com o empenho da rede municipal de acompanhamento da educação, coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –Secadi, do Ministério da Educação - MEC.

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Governo e Política - Ano:Apesar de não ter alcançado o índice previsto para o exercício (95%), importa ressaltar que o MEC e o MDS vêm atuando em parceria para acompanhar todos os beneficiários incluídos no público de aco

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Dados Anualizados da Programação Qualitativa do Plano Plurianual do Governo Federal para o período 2008-2011. Foram gerados os arquivos de Programas, Ações, Indicadores e Dados Físicos para cada Ano do PPA

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Apesar de não ter alcançado o índice previsto para o exercício (95%), importa ressaltar que o MEC e o MDS vêm atuando em parceria para acompanhar todos os beneficiários incluídos no público de acompanhamento da educação e que esse acompanhamento, segundo a Avaliação de Impacto do Programa Bolsa Família ( Paes-Souza & Quiroga, 2011, Pg 265, Saúde Brasil 2010: Uma análise da situação de saúde e de evidências selecionadas de impacto de ações de vigilância em saúde ) têm obtido resultados positivos pois “A frequência à escola entre crianças de 6 a 17 anos foi 4,4 p.p. maior nas famílias beneficiárias no contraste com as famílias não beneficiárias “ . Entretanto, quanto mais próximo de um acompanhamento total, mais lento e difícil se torna o crescimento em nível percentual devido a maior dificuldade de alcançar este segmento do público no processo de acompanhamento.

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Governo e Política - Ano:No acompanhamento da condicionalidade da educação o fator que dificulta o maior crescimento do acompanhamento é a falta de informação da escola em que estudam parcela dos beneficiários, são os “nã

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Dados Anualizados da Programação Qualitativa do Plano Plurianual do Governo Federal para o período 2008-2011. Foram gerados os arquivos de Programas, Ações, Indicadores e Dados Físicos para cada Ano do PPA

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No acompanhamento da condicionalidade da educação o fator que dificulta o maior crescimento do acompanhamento é a falta de informação da escola em que estudam parcela dos beneficiários, são os “não localizados” no acompanhamento da frequência. Essa situação decorre do não registro da frequência escolar. Considerando somente os beneficiários com identificação de escola, acompanhou-se 97,6 % no último período de 2011. A situação “não localizado” no público da educação representa 11,3 % do público para acompanhamento.

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Governo e Política - Ano:A existência dos “não localizados” se deve a transferência de aluno de escola sem a correspondente atualização da informação no Sistema Presença - MEC, situações de cadastro desatualizado no Cad

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A existência dos “não localizados” se deve a transferência de aluno de escola sem a correspondente atualização da informação no Sistema Presença - MEC, situações de cadastro desatualizado no Cadastro Único ou mesmo beneficiário fora da escola. O MEC e o MDS mobilizam constantemente as suas respectivas redes na busca desse público. Além disso, nesse ano de 2011 houve um grande aumento na quantidade de beneficiários BVJ, faixa etária de 16 e 17 anos. No início de 2011, esse público era de 1,1 milhão de beneficiários, encerrando o ano com 2 milhões. Nessa faixa etária há maior dificuldade de acompanhar o público das condicionalidades na educação, tornando mais difícil o aumento do percentual de acompanhamento.

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Governo e Política - Ano:Consoante as dificuldades apresentadas, em 2011, foi desenvolvida uma ação para superar uma das causas que afetam o acompanhamento da condicionalidade da educação, a ação de busca dos “não localiz

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Dados Anualizados da Programação Qualitativa do Plano Plurianual do Governo Federal para o período 2008-2011. Foram gerados os arquivos de Programas, Ações, Indicadores e Dados Físicos para cada Ano do PPA

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Consoante as dificuldades apresentadas, em 2011, foi desenvolvida uma ação para superar uma das causas que afetam o acompanhamento da condicionalidade da educação, a ação de busca dos “não localizados” em escolas do ano de 2010. Esta estratégia foi resultado de uma ação articulada entre o MDS, o MEC, os gestores do PBF e da educação, tanto dos municípios quanto dos estados. O público inicialmente envolvido nesta ação foi de 572.233 crianças e jovens que estiveram como não localizados em todos os períodos de acompanhamento no ano de 2010, sendo 45.499 beneficiários de 16 a 17 anos (BVJ) e 526.734 beneficiários de 6 a 15 anos de idade (BFA), esses beneficiários integravam 515.784 famílias. A ação articulada entre a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), MEC e a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) realizada durante o ano de 2011 teve grande sucesso devido à mobilização das redes municipais de acompanhamento da educação, dos técnicos da assistência social e dos gestores do Programa Bolsa Família (PBF). No final do processo, das 515.784 famílias incluídas na ação, 487.547, 94,5%, encerraram o processo sem pendências, com isso foram retiradas do público dessa ação, garantindo a permanência no PBF.

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