Ano |
2009 |
Cod_Programa |
0282 |
Titulo |
Atuação Internacional na Área de Petróleo |
Orgao_Responsavel |
32000 |
Descricao_Orgao_Responsavel |
Ministério de Minas e Energia |
Tipo_Programa |
Finalístico |
Problema |
Pouca atuação internacional do Pais na área de Petróleo. A maior participação da PETROBRAS no mercado externo diversificando o portfólio e contribuindo para a redução do risco empresarial da companhia. |
Objetivo |
Incorporar novas reservas e aumentar a participação do sistema Petrobras no mercado externo de petróleo, derivados e gás natural |
PublicoAlvo |
Consumidores de gás natural, petróleo e seus derivados |
Justificativa |
Aumentar a participação do Brasil no cenário internacional através da ampliação da participação do Sistema Petrobras no exterior, aproveitando as oportunidades de negócios, reduzindo desta forma a nossa dependência externa e promovendo a integração tecnológica e energética, prioritariamente, na América Latina |
Estrategia |
Participar seletivamente nas áreas foco (América Latina, EUA e África) em projetos que permitam agregação de valor pela Petrobras.Otimizar o atendimento dos mercados, tanto do Brasil quanto do exterior, assegurando a melhor colocação dos produtos e agregando maior valor ao Sistema. |
Contexto |
Não Informado |
Data_Atualizacao_Contexto |
Não Informado |
Ano |
2009 |
Cod_Programa |
0283 |
Titulo |
Distribuição de Derivados de Petróleo, Gás Natural, Álcool e Biocombustíveis |
Orgao_Responsavel |
32000 |
Descricao_Orgao_Responsavel |
Ministério de Minas e Energia |
Tipo_Programa |
Finalístico |
Problema |
Necessidade de ampliação, modernização e manutenção da infra-estrutura de distribuição, de modo a minimizar o risco ambiental e a atender a demanda do crescente mercado consumidor de derivados de petróleo, gás natural, álcool e biocombustíveis. |
Objetivo |
Oferecer adequada infra-estrutura de produtos e serviços na distribuição de derivados de petróleo, gás natural, álcool e outros combustíveis |
PublicoAlvo |
Consumidores de derivados, gás natural e álcool e outros combustíveis |
Justificativa |
Diante das taxas de crescimento projetadas para o mercado consumidor de derivados de petróleo, gás natural, álcool e outros combustíveis, das necessidades percebidas no tocante a energia produzida a partir destes produtos e do crescimento das exigências nos aspectos de segurança, meio ambiente e saúde, é imperativo ampliar, modernizar e manter a infra-estrutura de distribuição de modo a minimizar o risco ambiental e atender a demanda, preservando ou ampliando a posição de liderança no mercado. |
Estrategia |
As bases para a condução dos negócios da empresa foram traçadas no Plano Estratégico do período de 2004 a 2007, que estabelece os objetivos e ações estratégicas para a consolidação da liderança de mercado nos diversos seguimentos:- oferta de produtos e serviços de alta qualidade para atender às necessidades dos clientes;- implementação de ações e projetos para fidelização dos clientes da área de varejo e consumidora;- consolidação de uma rede fiel de postos de serviços multi-negócios, ampliando a rede de postos GNV e a rede de conveniências;- ênfase em soluções energéticas, - consolidação da implantação de tecnologias inovadoras e competitivas as diversas áreas de atuação;- consolidação da estrutura de logística de distribuição e operações de alta confiabilidade, produtividade e desempenho, segundo padrões internacionais de desempenho em SMS . |
Contexto |
Não Informado |
Data_Atualizacao_Contexto |
Não Informado |
Ano |
2009 |
Cod_Programa |
0285 |
Titulo |
Indústria Petroquímica |
Orgao_Responsavel |
32000 |
Descricao_Orgao_Responsavel |
Ministério de Minas e Energia |
Tipo_Programa |
Finalístico |
Problema |
Crescimento acentuado da demanda por produtos petroquímicos. Desta forma, a não implementação de ações que busquem aumentar a oferta nacional destes produtos acarretará na sua importação, implicando na saída de divisas, prejudicando o equilíbrio da balança comercial brasileira. |
Objetivo |
Ampliar a oferta de produtos da indústria petroquímica nacional para atendimento ao mercado |
PublicoAlvo |
Consumidores de produtos petroquímicos |
Justificativa |
A demanda por produtos petroquímicos vem crescendo acentuadamente. Desta forma, a não implementação de ações que busquem aumentar a oferta nacional destes produtos acarretará na sua importação, implicando na saída de divisas, prejudicando o equilíbrio da balança comercial brasileira |
Estrategia |
A estratégia de implementação está fundamentada na formação de parcerias e alianças com outros grupos empresariais, nacionais e/ou internacionais, e empresas detentoras de tecnologia. Portanto, a atuação será através de parcerias com gestão compartilhada. |
Contexto |
Não Informado |
Data_Atualizacao_Contexto |
Não Informado |
Ano |
2009 |
Cod_Programa |
0286 |
Titulo |
Oferta de Petróleo e Gás Natural |
Orgao_Responsavel |
32000 |
Descricao_Orgao_Responsavel |
Ministério de Minas e Energia |
Tipo_Programa |
Finalístico |
Problema |
Participação muito elevada na matriz energética nacional do gás natural, petróleo e seus derivados, mesmo com a busca crescente por energias alternativas. A forma de suprir essa crescente demanda, nos próximos anos, é por meio do aumento da oferta de petróleo e gás natural ao mercado interno, buscando reduzir cada vez mais a dependência externa, evitando assim o risco na redução de oferta de derivados que levaria ao racionamento e redução da atividade econômica nacional. |
Objetivo |
Aumentar a oferta de petróleo e gás natural ao mercado, de forma a reduzir a dependência externa, observando os padrões de segurança e as exigências ambientais |
PublicoAlvo |
Consumidores de petróleo, gás natural e derivados de petróleo |
Justificativa |
Apesar da busca crescente por energias alternativas, o gás natural, o petróleo e seus derivados ainda terão, nos próximos anos, uma participação muito elevada na matriz energética nacional, refletida na crescente demanda por esses produtos. A forma de suprir essa necessidade é por meio do aumento da oferta de petróleo e gás natural ao mercado interno, buscando reduzir cada vez mais a dependência externa, evitando assim o risco na redução de oferta de derivados que levaria ao racionamento e redução da atividade economica nacional. |
Estrategia |
Crescimento focado em águas profundas (profundidade d´água acima de 400 m); priorização de áreas com acesso ao mercado existente ou potencial; otimização dos processos produtivos; maior aproveitamento do gás natural; alavancagem de negócios através de parcerias financeiras e industriais, que assegurem o mercado para produção; respeito ao meio ambiente, em total atendimento à legislação ambiental |
Contexto |
Não Informado |
Data_Atualizacao_Contexto |
Não Informado |
Ano |
2009 |
Cod_Programa |
0288 |
Titulo |
Refino de Petróleo |
Orgao_Responsavel |
32000 |
Descricao_Orgao_Responsavel |
Ministério de Minas e Energia |
Tipo_Programa |
Finalístico |
Problema |
Aumento da demanda por derivados de petróleo em quantidade e qualidade, fato que exige a adoção de ações visando garantir sua oferta. A ampliação da capacidade de refino nacional e a modernização das refinarias existentes representam oportunidade de desenvolvimento para o país, decorrendo deste programa ganhos para a balança comercial brasileira. Simultaneamente, os resultado empresariais positivos permitirão a sustentação do processo de desenvolvimento do parque industrial com seu conseqüente desdobramento na forma de incremento ao mercado de fornecimento de bens e serviços no país, e a evolução dos padrões de qualidade de combustíveis para patamares compatíveis com uma visão ecologicamente correta. |
Objetivo |
Ampliar e modernizar o parque de refino, ofertando derivados de petróleo em conformidade com a demanda e qualidade requeridas pelo mercado, maximizando o uso de matéria-prima nacional |
PublicoAlvo |
Consumidores de derivados do petróleo |
Justificativa |
A crescente demanda por derivados de petróleo em quantidade e qualidade adequados exige a adoção de ações visando garantir o seu atendimento. A ampliação da capacidade de refino nacional e a modernização das refinarias existentes representam oportunidade de desenvolvimento para o país, decorrendo deste programa ganhos para a balança comercial brasileira. Simultaneamente, os resultado empresariais positivos permitirão a sustentação do processo de desenvolvimento do parque industrial com seu conseqüente desdobramento na forma de incremento ao mercado de fornecimento de bens e serviços no país, e a evolução dos padrões de qualidade de combustíveis para patamares compatíveis com uma visão ecologicamente correta. |
Estrategia |
A adequação do parque de refino às crescentes demandas quantitativas e qualitativas exige uma estratégia de implementação baseada em cenários traçados para a evolução dos fatores determinantes destas demandas. Ao mesmo tempo, deve concolidar um modelo de planejamento que considere todo o parque de refino como uma única instalação, permitindo desta forma a otimização das propostas de implantação de novas unidades ou de ampliação daquelas existentes. Definida a carteira de unidades, reorganizam-se as mesmas de acordo com ações previamente firmadas, buscando desencadear um processo de implementação padrão: projeto básico; projeto de detalhamento; suprimento e construção e montagem. |
Contexto |
Não Informado |
Data_Atualizacao_Contexto |
Não Informado |
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